Estamos Bem

Estamos Bem Nina LaCour

Resenhas - Estamos Bem

Rose, Cams 03/04/2020

Um livro que eu queria ter amado
Não vou falar do enredo do livro, mas da minha experiência com ele.

Talvez as minhas expectativas tenham atrapalhado a leitura, pois um livro que fala de luto e aborda a sexualidade da protagonista não poderia ser menos que favoritado, certo? Errado.

A escrita é fluída, li em uma sentada só. Mas é apenas isso. Para mim, o problema foi a autora ter molhado os pés em vez de mergulhar com profundidade nas diversas camadas que ambos os temas abordados permitiam. Ela podia! Em diversos momentos, quando aquela chama poderia se tornar uma explosão, tive a sensação de que ela recuava.

Não posso negar que senti empatia, que há quotes reflexivos e repletos de significado no livro, que eu me conectei com a dor da protagonista e, inclusive, me emocionei em umas três cenas do meio para o final. Não é um livro ruim, de forma nenhuma. Porém, o plot é previsível e a autora vai "jogando migalhas" óbvias para que a gente se atente ao que ela está construindo. Por sua vez, também foi lindo acompanhar a ressignificação da relação entre Marin e Mabel. A escrita poética da Nina trouxe uma doçura aos momentos entre elas.

Por fim, o livro vale pelo sentimento e, dependendo do leitor que você for, certamente cumpre o propósito de te tirar de uma ressaca literária, por exemplo. Não vá com sede ao pote, é tudo o que digo.

"O desconhecido é um lugar escuro. É difícil se render a ele. Mas acho que é onde moro a maior parte do tempo. Acho que é onde todos nós vivemos, então talvez não precise ser tão solitário. Talvez eu consiga me acomodar, me aconchegar, construir um lar na incerteza" (p. 215).

Leo Oliveira 22/12/2017

Demorei muito mais na leitura desse livro do que gostaria.
"Estamos Bem" é triste e extremamente pesado em alguns pontos, acompanhar a solidão de Marin não é nada fácil. A leitura não fluiu tão rápido para mim, principalmente porque eu começava a refletir sobre os sentimentos e pensamentos da personagem. Foi um livro difícil de se digerir, é o tipo de história que te agarra e te sufoca ao mesmo tempo em que te ensina inúmeras coisas importantes. Fazia anos que eu não lia um YA tão forte como esse.

Aurora 04/09/2022

É um livro tao triste, mas tb tao bonito. O jeito como ela fala sobre solidão é muito bonito.
O final é tao tocante, tao lindo. Eu simplismente nao parei de chorar nos ultimos 10% kkkkkk
A escrita é impecavel e foi uma leitura bem rapida. É um livro meio pesado com poucos momentos leves, mas muito bom.

"Acreditava que era mais o contrário. Eu tinha afastado a dor. E a encontrara nos livros. Chorava pela ficção em vez de chorar pela verdade. A verdade era irrestrita, sem enfeites. Não havia linguagem poética nela, nem borboletas amarelas, nem inundações épicas. Não havia uma cidade presa embaixo d?água nem gerações de homens com o mesmo nome, destinados a repetir os mesmos erros. A verdade era ampla o bastante para se afogar nela."

Sofiacavalc 27/06/2021

ok?
Antes de ler esse livro eu tinha visto muitas opniões mistas sobre ele, mas acho que acabei criando expectativa demais?

O livro tem uma história meio confusa/complexa, com flashbacks bons mas com um casal bem complicado. Me decepcionei um pouco por ter criado tantas expectativas com ele!! Uma leitura bem rápida e com alguns ?gatilhos? +14 tbm

uma personagem solitária, mas com mensagens muito boas ao decorrer do livro

analice 16/03/2021

São exatamente humanos
Gostei de como o amor fraternal é representado nesse livro e da demonstração de como o ser humano pode ser falho em seus relacionamentos e que está tudo bem, não é o fim do mundo ou do amor.

sofs 31/08/2021

Estamos bem
Que livro maravilhoso!O livro fala sobre coisas que eu nunca tinha lido antes e confesso que até pensei em não ler porque era muito diferente dos assuntos que eu gosto, mas que bom que eu não me deixe levar por esse pensamento.Eu consegui sentir a dor da personagem principal e passei o livro inteiro secando lágrimas que caíram sem eu ver.A solidão que ela descreve, como ela perdeu tudo, e ela sentindo que tudo que ela viveu era mentira me pegava cada vez mais durante o livro.Teve um plot twist que eu não esperava que foi um ponto de início para entender tudo oque a Marin estava sentindo e do porque ela ter se isolado de todos.A relação de amizade dela com a Mabel foi linda mas queria muito que elas ficassem juntas e fiquei muito triste por isso não ter acontecido mas acho que o sentido do livro não era isso.O jeito que a família da Mabel acolheu a Marin foi lindo e tenho certeza que eles ficaram bem como uma família.Foi rápido e fácil de ler, recomendo muito!

jenni 11/05/2021

melancólico
se for ler esperando uma história bacana, este não é o livro. se você focar nas partes sentimentais desse livro, nas partes sobre sentimento de solidão, de perda e de luto, é um livro perfeito que abre um buraco no peito de qualquer um que já passou por momentos iguais ao de marin. mas se você for focar na história do livro, chega a ser lento e meio maçante... a amizade/amor de marin e mabel ajudam a querer terminar o livro mas o plot do avô.... achei bem ruim....

lua 10/05/2021

a dor em palavras
Eu nunca imaginei que choraria tanto ao ler um livro, acredito que chorei mais do que em todos os livros do Adam Silvera. A forma como Nina descreve os sentimentos de Marin é algo espetacular e sensível.
Favoritei o livro, para minha vida, há tantas coisas nele que me fizeram pensar e refletir, não consigo não recomendar. Acredito que seja aquela leitura obrigatória para todo mundo.
sthef 10/05/2021minha estante
pretendo ller por sua causa

lua 10/05/2021minha estante
LEIA EH TUDO

laritude 18/09/2022

?????
esse livro mexeu cmg pq algumas coisas eu tava me identificando com a marin e as frases que contém no livro me deram um tapa na cara mano esse livro é triste ???

ingrid || ig: bookworm_cave 10/12/2021

chorei e sofri muito = 5? + ??
eu comecei esse livro sabendo que ia ser favoritado e não foi diferente!
Primeiramente eu amei a escrita da Nina, além de fluída e poética, ela colocou elementos do cotidiano que eu fiquei ?.
Esse livro pegou lá na alma, e apesar do receio de ler por me identificar tantoooo c a Marin, foi muito bom, porque a evolução dela, me motivou de novo!
É um livro sobre luto, e sobre família, sobre amizade e com uma ceninha de romance que eu fiquei ???
Amei a experiência e eu mal sei descrever em palavras o que foi pra mim, muita mistura de sentimento

M i l m y ' 04/10/2022

Virou favorito
Trata de questões importantes de maneira leve, o que fez esse livro se tornar quase que meu confort book, mas infelizmente n achei que o final deixou a desejar.

sofi_a 22/09/2022

tocante
A historia é linda, melancólica e tocante. A jornada da protagonista lidando com o luto foi muito bem feita e eu gostei de não usarem esse luto dela pra transforma-la numa personagem "chata", invés disso a Marin é super relacionavel
Eu demorei um bom tempo nos 50% iniciais pq tava numa ressaca literaria mas a escrita é super envolvente entao acho q é um bom livro pra ler durante uma ressaca pq nao cansa

Rejane.Viegas 16/06/2020

Luto
Um livro sobre o luto, um tema tão pesado, mas que a autora conseguiu deixar ?leve? a leitura... achei o final um pouco corrido por isso tirei algumas estrelas