O Vendedor de Armas

O Vendedor de Armas Hugh Laurie

Resenhas - O Vendedor de Armas

Camila 06/02/2010

O Vendedor de Armas
O livro é sensacional e Hugh Laurie mostrou que além de um excelente ator é um escritor muito bom!! Apesar do livro ter sido escrito a mais de 10 anos, a linguagem é super atual e o tema então nem se fala!! O ritmo da história é ótimo e o personagem central é tão sarcástico e irônico que é impossível não adorá-lo! Uma boa leitura com certeza!

Rodrigojean 15/08/2013minha estante
nao entendi nada a historia se enrola

Andréia 22/01/2022

Leitura difícil, porém boa no final
Leitura bem difícil e confusa na parte um. A parte dois é muito boa e faz sentido. Alguns pontos seguiram confusos mesmo após o final. Boa leitura, porém requer muita persistência.

Leonardo 04/07/2011

História boa, linguagem cansativa, edição sofrível
Disponível em: http://catalisecritica.wordpress.com

Quem gosta de House – e eu gosto muito – deve ficar minimamente curioso com o livro que tem a foto do médico tomando uma pequena parte da capa desse livro e toda a contracapa. E ainda diz: “o bestseller do ator da série House” ou algo parecido.

Eu fiquei curioso, sem dúvida, e após convencer meu irmão a escolher esse livro para ganhar de presente do outro irmão, acabei levando para mais uma viagem e terminei ontem a leitura. Eu gosto das tiradas ácidas de House, sem dúvida. Mas ler um livro todo assim cansa. Muito. O livro foi escrito por Hugh Laurie antes da série, em 1998, mas House está lá. É possível muito bem identificar o tipo de humor, algumas citações mais ou menos sofisticadas, mas, principalmente, a ironia. Só que no seriado, por mais que House dê o nome à série e seja o personagem principal, ele fica calado algumas vezes, outros personagens falam, enfim, dá tempo para você descansar das piadas e até começar a sentir falta delas.

No livro, não. Thomas Lang é o narrador e há momentos de overdose de ironia, de acidez. Cansa e cansa e cansa. A história é até legal. Não é um livro profundo, mas uma história meio Bourne, meio James Bond, com um personagem inteligente e cínico, mas que se torna meio idealista (?) e que acaba não me convencendo.

Assim como aquele livro O menino do pijama listrado tem todas as características de ter sido escrito para virar filme, esse O Vendedor de Armas parace ter sido escrito para que o personagem principal, Thomas Lang, seja Jason Statham, Sarah Woolf seja alguém como Zooey Deschanel e Lonnie seja Emily Blunt. Eu assistiria com um certo entusiasmo ao filme, talvez o mesmo com que eu veria Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes…

P.S.: Só um acréscimo, que havia esquecido: a edição dessa editora Planeta é horrível. Vários erros ortográficos e de concordância, de regência e de tradução. Apenas para citar alguns exemplos que minha péssima memória me permitiram lembrar, a palavra “DECENTE” é duas vezes (não uma, mas DUAS) grafada “DESCENTE”; usa-se a palavra “ACENTO” referindo-se ao banco do carro; seguindo a cartilha do MEC, pelo menos duas vezes utilizou-se a construção “A gente viu isso, depois fomos a tal lugar”; utilização de ele no lugar de ela, falta de preposições ou artigos, e umas duas vezes pelo menos aquela tradução que foi feita literalmente e que não cola, fica sem sentido…

Tatah 14/10/2010

Meh.
Assim, esse livro é um roteiro pronto pra um filminho super sem graça que teria uma audiência pífia em um sábado à noite num SuperCine da vida. Sem graaaaaçaa... termina e vc diz: é. Ok. Tsc... queria entender como o "House" conseguiu publicar isso lá nos anos 80, mas entendo porque só ficou famoso agora (afinal, só agora ele é o astro de uma das séries mais comentadas na TV). elaiá

Duane.Eckermann 05/08/2021

Então o que falar sobre este livro??!!
Bom, é engraçado tem bastante sarcasmos e ironia, mas a história em si é muito crua, ele divaga bastante no meio de uma cena, fica se enrolando pra contar algo e quando concluí é meio confuso e sem muita explicação, as cenas pulam pra outro lugar de uma hora pra outra.. resumindo é bem confuso, mas da pra entender.
No meu ponto de vista o livro é sobre ação e reação, sabe quando você acaba em uma confusão sem nem querer estar ali.. então é sobre isso .. kkkk

Raul Oliveira 06/06/2010

Um dos livros mais enfadonhos que já li
Quando li a resenha do livro acreditei que havia esperança de encontrar um clima descontraído e um livro que realmente fosse possível de ler, entreter e divertir.

Muito pelo contrário. O livro é entediante. Cansativo. Fraco. Toda a trama é superfícial e os diálogos curtos como se fosse um roteiro. Além de desatualizado. Pegaram um texto escrito pelo Hugh Laurie e diante do sucesso da personagem dele, venderam como se realmente fosse um ótimo livro ou uma ótima aquisição.

Um total caso de marketing que deu certo e assumo que cai feito um patinho. Péssimo livro, marketing perfeito.
Gabriel 22/11/2011minha estante
"...trama superficial e os diálogos curtos como se fosse um roteiro.." você resumiu de forma brilhante o livro.

Se eu quisesse uma histórinha de james bond tinha alugado um filme que seria muito melhor que este livro e não teria feito eu perder o meu tempo.

Winder 24/04/2012minha estante
Concordo plenamente, Raul. Li até o final por "preguiça" de parar. Mas a trama é mesmo muito superficial.

Logo logo vira filme, se brincar.

Gabriel 02/12/2011

Poutz...
Não vou escrever nada pois o que li em dois comentários resume de forma BRILHANTE este livro:

"...trama superficial e os diálogos curtos como se fosse um roteiro.."

"...você tinha ouvido falar desse livro, que é bem antigo, antes do seriado House ser um sucesso?"

Desculpa gente, mas é fraco demais, e o final, Poutz...

Nalí 30/03/2012

“Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém”

Não vou dizer que é um livro excepcional, mas ele é um bocado divertido! Logo de cara eu estranhei a citação que aparece no primeiro capítulo. Achei um barato ele ter usado umas citações disparatadas! E se não for algo original de se fazer, é bem incomum e já prenuncia o humor do autor.

É bem verdade que o fato de Hugh-Laurie-House ser igualzinho a quem me emprestou o livro também deu um gostinho a mais na leitura, especialmente pelo humor sarcástico e divertido constante, mesmo em cenas pesadas. Thomas Lang é homem de brio, mas sem ser um chatonildo. Diga-se de passagem, se você não é fã de sarcasmo e acidez na literatura, este livro não é para você: Hugh Laurie certamente deve ter gasto mais tempo pensando nas piadinhas que no lance político todo.

O livro foi publicado em 1996 antes do autor se tornar particularmente famoso como House. Como diz na sinopse do livro, o protagonista tem esse quê de James Bond, com essa coisa de espionagem, missão e ter mulheres bonitas no meio. Thomas Lang é um ex-oficial das guardas escocesas e foi convidado para um trabalho sujo ao qual recusou. Assim ele foi introduzido à conspiração, e se embrenhou numa história envolvendo o comércio de armas para poder salvar a mulher por quem se apaixonou.

Lang se apaixonar pela filha de Woolf, a mocinha que deve ser salva ao mesmo tempo que se evita uma catástrofe mundial, é bastante clichê, mas segue o clima do tema proposto. Por outro lado, o autor desvia desse rumo na trama em certo ponto para algo menos bobão e mais pé no chão: Sarah é decepcionante. Yay!

Vale salientar que o revisor desta primeira edição merece alguns puxões de orelha.

Komay 01/06/2010

Tradução desaponta
Estou achando o livro muito bom, o senso de humor, canastrice e inteligência da narrativa é excelente. Mas o que peca, nesse livro é a tradução mal feita, o excesso de erros de grafia, de português. Pra um livro que foi traduzido e revisado, que custa quase 40 reais, é um absurdo. Estou extremamente insatisfeito com a editora.
Carol_K 22/06/2010minha estante
Percebi o mesmo problema com a tradução do livro.
Como comprei junto com alguns amigos, reclamamos junto à editora e copiamos à livraria onde compramos. Resultado a Editora Planeta enviou outra cópia a 3ª Reimpressão que continua com erros de gramática e concordância como na página 139 "meio milhão de pessoas VAI construir"! Um absurdo!
A livraria informou que já retirou o lote da loja e nós poderemos trocar o livro pelo original.
Acho com que mais pessoas reclamem pois a Editora está ganhando em cima da fama de Hugh Laurie e sem merecimento.
O e-mail para reclamar é atendimento@editoraplaneta.com.br

Juliana Piovani 14/05/2012

Hugh Laurie que me desculpe,mas como escritor ele é um ótimo ator.A história não prendeu minha atenção,é confusa em alguns momentos e os personagens não são interessantes.Achei a leitura cansativa e longa.Acho que o livro ficaria melhor se fosse adaptado para o cinema,funcionaria mais como um roteiro mesmo.

PHSG 07/03/2011

Boring
Poucos momentos de empolgação, me parece mais uma montagem de cenas cheias de descrição detalhadas.
Na mão de um bom roterista, podem vim a ser um filme bom.

Andre Batista 25/08/2010

Realmente Hugh Laurie não deixa nada a desejar em sua carreira artística. Todos já conhecem suas atuações, quer seja no simples "Stuart Little", no apagado "O Homem da Máscara de Ferro" ou na genial "House". Alguns conhecem também seu perfeccionismo musical, aliás estou muito ansioso para ouvir o primeiro CD de blues de sua carreira que será lançado em novembro. Como comeiante no final dos anos 80 no esquecido programa "Brothers Qualquer-Quer-Coisa" ele já mostrava seus dotes. Agora chega às livrarias "O Vendedor". Por que não ler?
Simples: é a história mais comum possível. Com um herói-agente secreto-destemido-ex-veterano de guerra que desafia a todos. Só falta a gente desenhar o rosto de Cruise e dizer que é mais um Missão Impossível (vale lembrar que, em 95 quando o livro foi escrito, só havia 1 MI).
Acontece que não é tão simples. A genialidade de Laurie faz com que essa história que todo mundo conhece e sabe o final se torne instigante, hilária e envolvente. É fácil descobrir que David Shore não participou em nada na criação de Gregory House. Tomas Lang É Greg House. Laurie não buscou métodos infalíveis para escrever e vender livros, ou fórmulas prontas para fazer sucesso. Escreveu a história mais simples com sua genialidade. É o melhor livro leio em muitos anos. E olha que são muitos livros...