O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

EsterCristina 27/06/2021

O peso da glória é um compilado de nove sermões de C.S. Lewis de temas variados, um compilado diga se de passagem sensacionais!
O sermão do título é com certeza meu favorito, logo depois vem Círculo Íntimo e Aprendizados em Tempos de Guerra.
Amei ver o ponto de vista de Lewis, cada tema eu já ouvi em algum lugar ou momento mas o jeito que ele interpreta é diferente de qualquer lugar que eu já vi/ouvi.
Confesso que não é fácil de compreender, dois por exemplo eu não entendi por completo mas ainda não tira o brilho da obra.
O bom de ter ele na estante é que poderei reler quando precisar de uma palavra tão boa!

Vitória 24/08/2020

Citações favoritas
Somos criaturas medíocres, brincando com bebida, sexo e ambição, quando a alegria infinita nos é oferecida, como uma criança ignorante que prefere fazer castelos na lama em meio à insalubridade por não imaginar o que significa o convite de passar um feriado na praia. Nos contentamos com muito pouco. (Pág. 32)

De fato, se fomos feitos para o Céu, o desejo pelo nosso lugar apropriado já estará em nós, mas ainda não está associado a seu verdadeiro objeto e parecerá até mesmo como rival daquele objeto. (Pág. 35)

Se um bem transtemporal e transfinito é o nosso destino real, qualquer outro bem em que nosso desejo se fixa deve ser, em certo sentido, falacioso, e deve testificar, no melhor cenário, apenas uma relação simbólica com aquilo que verdadeiramente trará satisfação. (Pág. 35)

Embora eu não creia que (eu gostaria de crer) meu desejo pelo Paraíso prove que eu irei desfrutá-lo, penso que seja uma boa indicação de que tal coisa existe e de que algumas pessoas irão. (Pág. 38)

Se Deus estiver satisfeito com a obra, a obra pode ficar satisfeita consigo mesma. (Pág. 43)

A sensação de que somos tratados como estranhos nesse universo, o anseio por sermos reconhecidos, de encontrar alguma resposta, de construir uma ponte entre o vazio que se escancara entre nós e a realidade, tudo isso faz parte do nosso segredo inconsolável. E, certamente, desse desse ponto de vista a promessa da glória, no sentido descrito, se torna altamente relevante para o nosso profundo desejo, pois glória significa ter uma boa avaliação de Deus, se aceito por Deus, obter resposta, reconhecimento e acolhimento no coração das coisas. A porta em que estivemos batendo por toda nossa vida se abrirá afinal. (Pág. 45 - 46)

Não existe pessoas comuns. Você nunca conversou com um mero mortal. (Pág. 50)

Não é que o cristianismo simplesmente substitui nossa vida natural por uma nova vida; é antes uma nova organização que cultiva esses materiais naturais para seus próprios fins sobrenaturais. (Pág. 58)

Toda a vida animal em nós, todos os esquemas de felicidade que estão centrados neste mundo, sempre estiveram fadados ao fracasso. (Pág. 66)

Coisas espirituais são discernidas espiritualmente, mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido. (Pág. 105)

As nossas experiências (sensoriais, emocionais, imaginativas) são apenas desenhos, como linhas feitas com grafite num papel plano. (Pág. 110)

De certo modo, arruinamos uma mitologia feita para propósitos imaginativos quando cremos nela. (Pág. 120)

Uma ideia crida é sentida de forma diferente de uma ideia que não é para ser crida. (Pág. 121)

O Ser Humano é um animal poético e não toca nada que ele não adorne. (Pág. 125)

A Teologia cristã pode acomodar a ciência, a arte, a moralidade, e as religiões não-cristãs. A perspetiva da ciência não é capaz de acomodar nenhuma dessas coisas, nem mesmo a própria ciência. Creio no cristianismo assim como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais. (Pág. 138)

De todas as paixões, a paixão pelo Círculo Íntimo é a mais hábil em fazer com que uma pessoa que ainda não é muito má faça coisas muito más. (Pág. 151)

Enquanto não dominarmos o medo de ser de fora, de fora vocês serão. (Pág. 151)

A exclusão não é acidental; é a essência. (Pág. 153)

Obediência é o caminho para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o caminho para a personalidade. (Pág. 164)

O valor de cada alma humana, considerada simplesmente em si mesma, sem um relacionamento com Deus, é zero. (Pág. 166)

Não é o indivíduo nem a comunidade, como pensamento popular entendi, que irá herdar a vida eterna, nem o eu natural nem a massa coletiva, mais uma nova criatura. (Pág. 171)

Ser um cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você. (Pág. 176)

Monique Baliza 20/12/2022

A profundidade do conhecimento de Lewis as vezes dificulta um pouco a compreensão dos seus textos, são muitas referências históricas, filosóficas,mitos e o contexto da época que tornam a leitura um pouco difícil. Acho que vou precisar de uma releitura mas a frente para uma melhor compreensão dos 9 sermões reunido nesse livro.

Ny 23/04/2022

"Como Deus pensa sobre nós, não apenas é mais importante, é infinitamente mais importante"
gostei do livro

Silva 15/11/2022

Muito Bom!
Tem alguns capítulos que eu não consigui entender o autor, porém tem outros que mexeram comigo profundamente. O C.S Lewis descobriu coisas que muitos teólogos atuais nem chegaram perto, e é por isso que vale muito a pena ler suas obras.

Milene 09/04/2022

O peso da glória
C. S. Lewis sabe escrever como ninguém. Cada reflexão incrível que ele traz para nós! Que leitura para aumentar nossa fé e nosso conhecimento da palavra

Quel⥠24/03/2022

Que livro incrível
O Lewis tem uma escrita fascinante. Ele é um dos melhores escritores do mundo, é tão bom ler seus livros?. Super Recomendo???

Tamyres016 14/04/2020

Frases favoritas
Neste livro, são apresentados vários discursos de C.S. Lewis, a respeito de diversos assuntos, como pacifismo, a glória de Deus e o perdão.

Minhas frases favoritas de cada tema:

O peso da Glória:
"A promessa da glória é promessa, quase que incrível e somente possível pela obra de Cristo, de que alguns de nós, que qualquer um de nós que realmente escolher, realmente sobreviverá a esse exame, e encontrará aprovação, isto é, agradará a Deus."

Por que não sou um pacifista:
"Penso que a arte da vida consiste em lidar com cada um dos males imediatos da melhor maneira possível."

Teologia é poesia?
"Creio no cristianismo assim como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais."

Membresia:
"Estamos todos constantemente ensinando e aprendendo, perdoando e sendo perdoados, representando Cristo para as pessoas, quando intercedemos por elas, e representando as pessoas para Cristo, quando outros intercedem por nós."

"Obediência é o caminho para a liberdade, humildade é o caminho para o prazer, unidade é o caminho para a personalidade."

"Deus não morreu pelo ser humano por causa de algum valor que tenha percebido nele. O valor de cada alma humana, considerada simplesmente em si mesma, sem um relacionamento com Deus, é zero."

Sobre o perdão:
"Ser um cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você."

Ato falho:
"Se você fizer um contrato com Deus, sobre o quanto você o servirá, verá que você mesmo assinou ambas as cópias do contrato." (Thomas More)

Christofaro 25/07/2020

Teologia doce e educativa
Em O Peso da Glória temos uma compilação de manifestações teológicas de C. S. Lewis. Com linguagem agradável e delicada o autor expõe suas visões sobre a relação entre o Homem e Deus, tanto na sua esfera individual como no agir coletivo .

FLemos 21/07/2020

Artigos clássicos do Lewis
Este livro contém um total de 9 pregações, palestras ou artigos de Lewis, sendo que 5 delas foram reunidas por ele mesmo e lançados em 1949, e as demais foram agregadas à coletânea por seu amigo pessoal Walter Hooper, em 1980. Apesar de não ser um ministro ordenado da igreja anglicana, pelo que parece ele era esporadicamente chamado para pregar em eventos ou datas especiais das capelas de Oxford e Cambridge, além de falar para associações da cidade e escrever para revistas conforme demanda.
Os textos tratam de assuntos realmente variados, desde vida eterna até pacifismo, passando por pecado e perdão. A maioria foi lançada ou durante da II Guerra Mundial, ou logo no pós-guerra, e como o livro segue a ordem cronológica em que Lewis escreveu ministrou as os sermões, conseguimos ver claramente as influências do contexto de guerra nos primeiros capítulos.
O texto principal, O Peso da Glória, possui 21 páginas e faz uma belíssima análise sobre as implicações de se ter uma visão latente da alegria eterna prometida aos cristãos, ao encararmos nosso modo de ver as alegrias temporais. Além disso, parte para analisar a glória prometida a nós e ao nosso próximo (um potencial glorificado), e como isso deve nos levar a encarar as nossas relações com mais respeito e temor. O artigo em si é meio longo, e ele dá várias voltas (que quem está acostumado com o Lewis já conhece), mas o fechamento do sermão tem me impactado até hoje, anos após eu ter lido pela primeira vez.
Nos outros artigos há muita coisa boa também. Há alguns que ele divaga bastante, por exemplo o capítulo 4, Transposição, que até agora não sei como tirar um proveito dele direito, ou então o capítulo 5, Teologia é Poesia, mas não é nada de outro mundo, somente maçante mesmo. O Lewis algumas vezes faz isso mesmo de dar várias voltas, você até gosta das sacadas dele nos assuntos intermediários e tudo mais, mas quando vai chegando no final você fica com a impressão de que poderia ser muito menor o argumento.
Com exceção do Transposição, todos os demais capítulos eu aprecio bastante, com destaque para o Membresia, capítulo 7. Da primeira vez que eu li, não me saltou aos olhos, mas agora que reli para fazer a resenha, diria que está no mesmo nível do Peso da Glória. Fala sobre os perigos do individualismo, do chamado secular à coletividade sem um propósito eterno, critica a visão secular de que a vida espiritual deve ser reservada a ambientes privados e de culto e também fala um pouco sobre o conceito de igualdade. É nesse artigo que está a posição mais clara dele em relação à democracia, que ele considera uma questão necessária, mas só por causa da queda. Sim, é uma salada de críticas, mas no final das contas tá tudo conectado. Ele contrapõe todos esses problemas com uma solução que resolve a todos: participar como membro do corpo de Cristo, cada um com sua função e bem ajustado. Essa identidade em Cristo, como membro distintos, mas unidos eternamente com o Cabeça é a resposta tanto para a solidão, individualismo e coletividade secular sem sentido.
Vale muito a pena a leitura, quem está acostumado com outros artigos ele vai gostar muito, com certeza. Sem falar que nesse livro há muitas das frases de efeito que vemos por aí do Lewis. Achá-las e entendê-las no seu contexto sempre me dá uma alegria a mais durante as leituras!
Se quer ver mais resenhas como esta, me siga no Instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Mirian90 13/03/2021

Interessante
Este é o segundo livro que leio do Lewis e acho interessante a forma como ele aborda certos assuntos e os títulos dos capítulos te fazem achar que é uma coisa e na verdade é outra.
Eu precisei de muita paciência pra conseguir terminar, por vezes pensei em desistir justamente porque as vezes não entendia nada.
Mas acho o primeiro capítulo tão marcante e os 3 últimos fizeram valer a pena ir até o fim.

Lewis não é o tipo de autor que te joga a afirmação na cara, ele te mostra todo o contexto pra no final você chegar a conclusão de que isso era certo, de que faz sentido e muita das vezes passar pelo contexto pode ser entediante, mas quando você finalmente entende onde ele queria chegar você diz ?caramba é isto!?

Guilherme.Augusto 04/07/2022

O caminho até lá não é um mar de rosas
A glória não é um fardo em si, pelo contrário, ela nos coroará como sendo dignos das promessas de Cristo. Isso, creio eu, não deixar de ser um fato. Posto isso, e após lermos este rico escrito de C.S. Lewis, paramos por um tempo e olhamos para nós mesmos e nos perguntamos: o que eu fiz até agora? Será que os passos por mim dados estão me levando até Ele? Estou fazendo as minhas ou as Suas vontades? Deixei - pra valer - os meus vícios para trás e decidi-me mudar pela Palavra Divina?
São indagações válidas que o livro faz-nos refletir. Nós, mortais que somos temos tendências, gostos, peculiaridades e afeições por muitas coisas do mundo (fato!). Sim, vivemos nele, fazemos parte dele; no entanto, não é simplesmente uma justificativa. Falo por mim, inclusive.
Quando se fala que devemos carregar a nossa cruz nunca escutei tamanha verdade. É justamente este o caminho por mais árduo e carregado que seja. Lewis, mansamente, mas enfático e direto, instrui-nos, tópico por tópico sobre a essência em ser cristão. Não é somente um estudo, que lemos e absorvemos o que nos interessa e o restante descartamos. Não. Trata-se de uma coleção de fatos, situações e veracidade à cerca do caminho a ser trilhado, do que realmente fazer, de como que para se ter a glória, devemos abdicarmos de nós mesmos e permitir a entrada da vontade de Cristo. Ele é o nosso pai, e como pai sabe exatamente o que é o melhor para seus filhos. Muitas vezes não entendemos os motivos, mas isso faz parte do processo; Ele conhece as nossas intenções, a nossa alma e nosso coração.
As reflexões e explicações trazidas são de uma lucidez, de uma coerência, completamente significativas. Por mais que o livro seja curto, sua profundidade toca a alma, bem lá onde menos imaginávamos. Obriga-nos a repensarmos muitas coisas, principalmente em nossas atitudes, ações e comportamentos; sem esquecermos, óbvio, de nossa consciência (nada disso adiantaria se não estivermos dispostos).
Depois que decidimos ir ao Seu encontro (Jesus), precisamos ter em mente que o "chegar lá" não será moleza, que tampouco atravessaremos campos de lírio ou teremos apenas afagos. Basta relembrarmos a própria trajetória de Cristo. Haverá provações, adversidades e tentações neste caminho aí. Aos que seguem a Cristo sabeis: "que o mundo vos odiarás, pois não conhecem o Filho do Homem e para quê ele veio". Quem permanece no mundo padecerá, porém, aquele que deixar o mundo e voltar-se a seguir os passos de Cristo salvar-se-á.
Quem sou eu para dizer o que é bom ou não para você, só que é minha obrigação, assim com faz Lewis (guardadas, claro, as devidas proporções), de levar a Palavra a todos os cantos, pois ela nada mais é do que a nossa salvação. É isso que ele faz aqui, nada menos.
Aryana 05/07/2022minha estante
????????

Dâmares Dias 15/03/2021

"Seja na paz ou na guerra, nunca dedique sua virtude ou sua felicidade ao futuro. O trabalho feliz é mais bem realizado pela pessoa que considera seus planos de longo prazo de uma forma leve e que trabalha de momento a momento 'como para o Senhor'. É somente pelo nosso pão diário que somos encorajados a pedir. O presente é o único tempo em que algum dever pode der cumprido ou alguma graça pode ser recebida."

"Creio no cristianismo assim como creio que o sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais."

Mais uma coleção de sermões de C. S. Lewis, do período pós guerra. O próprio autor chama atenção ao fato de que os textos foram escritos em uma época muito específica, dois deles, por exemplo, tem como título "Aprendizado em tempos de guerra" e "Por que não sou um pacifista". Recomendo o livro...

Marcus Martins 03/07/2020

O Prof. C. S. Lewis
De todos os livros que eu já li de C. S. Lewis esse foi o primeiro onde eu pude ver um lado diferente do autor, o lado mais acadêmico que desenvolve argumentações fundas e ao mesmo tempo extremamente práticas sobre a vida cristã que são capazes de tocar o coração e por vezes até arrancar lágrimas quando aborda temas tão comuns a existência humana como a aflição, a sensação de irrelevância, dentre outros.
Ao meu ver é um das maiores obras de Lewis fora do Universo da facção onde você se conecta com o autor e com a sua mensagem.
Um livro para todo acadêmico amante do conhecimento, principalmente dentro das comunidades cristãs.

Paulin 16/06/2020

Bela porta de entrada
Simplesmente maravilhoso. Cada capítulo é um assunto diferente, um pensamento muito bem construído e um raciocínio forte, seguro e extremamente convincente. Deus usou demais o Lewis aqui. Fico pensando... se amei esse livro, que não está na prateleira mais alta das obras dele, imagina quando ler Cristianismo Puro e Simples ou Cartas de Um Diabo? Hahaha!
Álexx' 16/06/2020minha estante
Esse tá na minha TBR tb. Cartas ao diabo é um livro muito louco, mas bem legal. E cristianismo puro e simples, sem comentários

Paulin 16/06/2020minha estante
To ligado na fama do Cartas, sei que definitivamente não é um livro comum hahaha, mas to muito curioso. Talvez até por causa disso mesmo.