O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Mirian90 13/03/2021

Interessante
Este é o segundo livro que leio do Lewis e acho interessante a forma como ele aborda certos assuntos e os títulos dos capítulos te fazem achar que é uma coisa e na verdade é outra.
Eu precisei de muita paciência pra conseguir terminar, por vezes pensei em desistir justamente porque as vezes não entendia nada.
Mas acho o primeiro capítulo tão marcante e os 3 últimos fizeram valer a pena ir até o fim.

Lewis não é o tipo de autor que te joga a afirmação na cara, ele te mostra todo o contexto pra no final você chegar a conclusão de que isso era certo, de que faz sentido e muita das vezes passar pelo contexto pode ser entediante, mas quando você finalmente entende onde ele queria chegar você diz ?caramba é isto!?

Carol 11/02/2024

O livro é uma exploração profunda e reflexiva sobre o significado da glória, tanto na esfera secular quanto na espiritual. Lewis examina a natureza humana, destacando as complexidades da experiência humana e as tensões entre o desejo por reconhecimento e a verdadeira realização espiritual.

Ao longo dos ensaios, Lewis revela sua habilidade notável em articular conceitos complexos de maneira acessível e cativante. Sua prosa é marcada por uma mistura única de erudição, humor e sabedoria, cativando tanto leitores leigos quanto acadêmicos.

Um dos temas recorrentes nos ensaios é a conexão entre a ética cristã e a vida cotidiana. Lewis explora como os princípios cristãos influenciam a tomada de decisões e a conduta moral, oferecendo insights valiosos para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda de sua fé.

Além disso, o autor aborda questões contemporâneas, como o papel da educação e o desafio da guerra, contextualizando essas preocupações dentro de uma perspectiva cristã.

Guilherme.Augusto 04/07/2022

O caminho até lá não é um mar de rosas
A glória não é um fardo em si, pelo contrário, ela nos coroará como sendo dignos das promessas de Cristo. Isso, creio eu, não deixar de ser um fato. Posto isso, e após lermos este rico escrito de C.S. Lewis, paramos por um tempo e olhamos para nós mesmos e nos perguntamos: o que eu fiz até agora? Será que os passos por mim dados estão me levando até Ele? Estou fazendo as minhas ou as Suas vontades? Deixei - pra valer - os meus vícios para trás e decidi-me mudar pela Palavra Divina?
São indagações válidas que o livro faz-nos refletir. Nós, mortais que somos temos tendências, gostos, peculiaridades e afeições por muitas coisas do mundo (fato!). Sim, vivemos nele, fazemos parte dele; no entanto, não é simplesmente uma justificativa. Falo por mim, inclusive.
Quando se fala que devemos carregar a nossa cruz nunca escutei tamanha verdade. É justamente este o caminho por mais árduo e carregado que seja. Lewis, mansamente, mas enfático e direto, instrui-nos, tópico por tópico sobre a essência em ser cristão. Não é somente um estudo, que lemos e absorvemos o que nos interessa e o restante descartamos. Não. Trata-se de uma coleção de fatos, situações e veracidade à cerca do caminho a ser trilhado, do que realmente fazer, de como que para se ter a glória, devemos abdicarmos de nós mesmos e permitir a entrada da vontade de Cristo. Ele é o nosso pai, e como pai sabe exatamente o que é o melhor para seus filhos. Muitas vezes não entendemos os motivos, mas isso faz parte do processo; Ele conhece as nossas intenções, a nossa alma e nosso coração.
As reflexões e explicações trazidas são de uma lucidez, de uma coerência, completamente significativas. Por mais que o livro seja curto, sua profundidade toca a alma, bem lá onde menos imaginávamos. Obriga-nos a repensarmos muitas coisas, principalmente em nossas atitudes, ações e comportamentos; sem esquecermos, óbvio, de nossa consciência (nada disso adiantaria se não estivermos dispostos).
Depois que decidimos ir ao Seu encontro (Jesus), precisamos ter em mente que o "chegar lá" não será moleza, que tampouco atravessaremos campos de lírio ou teremos apenas afagos. Basta relembrarmos a própria trajetória de Cristo. Haverá provações, adversidades e tentações neste caminho aí. Aos que seguem a Cristo sabeis: "que o mundo vos odiarás, pois não conhecem o Filho do Homem e para quê ele veio". Quem permanece no mundo padecerá, porém, aquele que deixar o mundo e voltar-se a seguir os passos de Cristo salvar-se-á.
Quem sou eu para dizer o que é bom ou não para você, só que é minha obrigação, assim com faz Lewis (guardadas, claro, as devidas proporções), de levar a Palavra a todos os cantos, pois ela nada mais é do que a nossa salvação. É isso que ele faz aqui, nada menos.
Aryana 05/07/2022minha estante
????????

Raquel.Albuquerque 20/03/2024

É sempre revigorante ler os escritos de Lewis , nesse livro o autor faz um compilado de seus sermões.

Evelin Bianca | @paginasete7 21/09/2020

#9 O Peso da Glória
Meu segundo livro do C. S. Lewis, O Peso da Glória é um compilado de nove sermões pregados pelo autor no período da segunda guerra e nos anos posteriores.
O primeiro capítulo aborda nosso anseio pelo céu e por sermos notados por Deus. O autor aborda o tema da guerra, falando sobre como a vida das pessoas é afetada por ela, e com muitas aplicações ao momento que vivemos. Lewis também aborda o assunto do pacifismo, explicando sua posição.

Alguns capítulos trazem reflexões mais profundas sobre as questões espirituais e a vida superior e sobre a relação entre religião e mitologia. A nossa necessidade de pertencer a determinados grupos, a relação com uma comunidade religiosa, o perdão e a entrega total a Deus também são assuntos tratados.
Com alguns textos mais tranquilos e alguns mais aprofundados, Lewis tem uma escrita fascinante e ao mesmo tempo intrigante. Um livro para desfrutar da leitura, parar e pensar sobre cada capítulo.

192 páginas
Lido: de 09 a 21/06/2020

Quel⥠24/03/2022

Que livro incrível
O Lewis tem uma escrita fascinante. Ele é um dos melhores escritores do mundo, é tão bom ler seus livros?. Super Recomendo???

Esdras.Nascimento 02/08/2021

O peso da glória é aquele livro que você conhece mais sobre Clive Saples Lewis.
Aqui você encontra nove sermões que compõem uma de suas obras mais clássicas. Tratando os mais variados temas de modo brilhante, simples e claro a assuntos complexos.

Veja os capítulos que mais gostei:
O peso da glória;
Aprendizado em tempos de guerra;
Transposição;
Teologia é poesia?;
Sobre o perdão e Ato falho.

Milene 09/04/2022

O peso da glória
C. S. Lewis sabe escrever como ninguém. Cada reflexão incrível que ele traz para nós! Que leitura para aumentar nossa fé e nosso conhecimento da palavra

Larisse 31/07/2021

"Se você não escolheu o Reino de Deus, no fim, não fará nenhuma diferença o que você escolheu em seu lugar"
Nesse livro são apresentados alguns sermões de Lewis.
Alguns são mais aplicados no tempo em que o livro foi escrito, mas mesmo assim não deixam de conter ensinamentos que possam ser aplicados na vida hoje.
Alguns sermões foram bem difíceis para mim ler (pela escrita refinada do autor/por não entender muito bem o contexto), mas em compensação, outros foram bem fáceis e diretos para mim.
Aprendizados em tempos de guerra, O círculo íntimo, Sobre o perdão e Ato falho são sermões que me marcaram muito, principalmente Ato falho, que na minha visão fecha esse livro muito bem.

Juh 21/12/2021

Bela surpresa!
Primeira vez lendo C.S Lewis e, de verdade, ele tem um fluxo de pensamento difícil de acompanhar, que surpresa! Eu parava a leitura e voltava para reler porque ele é tão intenso nas analogias e em algumas divagações que eu me perdia às vezes. Mas sim, Lewis foi incrível em suas reflexões.

O "Peso da Glória" e o "Muitos Membros Num Só Corpo" foram os que mais me prenderam a atenção. Nesse último, Lewis dá uma palestra sobre a unidade da igreja, do corpo de Cristo, e esse eu consegui acompanhar sem me perder pois ele foi bem mais objetivo. ?

A visão que Lewis tem do cristianismo é de uma profundidade que nos deixa pensando no que leu aqui por horas. Genial!

Valeu a pena a leitura!??

lilianduartte 11/01/2023

Clive!
Esse livro é perfeito, típico do autor: desafiador mas riquíssimo! Aprendi lições valiosas demais com esse livro, sobre céu, vida eterna, perdão, e um sentimento instigante de mais ? ler mais, aprender mais, buscar mais. Não vou me colocar como mais intelectual do que de fato sou: é complicado entender a cabeça brilhante do Clive em muitos momentos, mas é um exercício de aprendizado que não pode ser deixado de lado por nenhum cristão. Leia esse livro, muito e várias vezes, e estude, muito e várias vezes.

brunoleomont 05/07/2022

Lewis escreve de forma inteligente reflexões que temos sobre a vida e seus ensinamentos agregam muito a nos ajudar a entender

Mateus.Gomes 01/08/2020

O pouco que aprendi
O livro contém 9 sermões, sobre variados temas, uns eu pude entender um pouco melhor, outros nem tanto.Vou falar um pouco sobre aqueles que eu melhor absorvi.

Peso da Glória - nos dá uma visão diferente da Glória prometida aos salvos, nos leva a enxergar a importância das nossas interações nessa vida como algo que "afeta" na eternidade de cada um.

Aprendizado em tempos de Guerra - Mostra como devemos dedicar as coisas naturais e passageiras ao sobrenatural e eterno. Mesmo tendo a urgência da salvação e perdição nas nossas vidas, ainda assim tem utilidade as coisas passageiras da nossa vida terrena.

Membresia - Ensina como o Cristianismo é uma religião que preza pelo coletivo, que o Cristão não é chamado para o individual, mas sim parar viver em comunhão com outros cristãos, somos membros de um corpo, complementares uns dos outros, e que o nosso relacionamento com os irmãos tem que ter como base o nosso relacionamento com Cristo

Ato falho - Nos alerta contra o comodismo e estagnação na vida cristã, devemos sempre estar buscando fazer mais, tentar mais. Os nossos fracassos são perdoados, a nossa acomodação não.

O livro é bom, meio difícil pra mim em algumas partes, mas nas partes que entendi é bom, é bem como ele trás umas observações sobre alguns temas que nunca passariam pela minha cabeça, me ajudam a compreender mais sobre o cristianismo e buscar crescer mais.

Arthur Figueiredo 08/07/2021

Uma leitura para muitas reflexões. Realmente um livro que se aplica a qualquer época. Apesar do foco no período onde foi escrito, os ensinamentos servem todos os momentos.

Mariana.Novaes 23/05/2022

Livro denso
É um bom livro, mas é daqueles que vc tem que estar na vibe de ler sermão, porque são vários sermões. Não achei a leitura fluída, demorei de ler, justamente porque é uma linguagem e uma linha de raciocínio que só a cabecinha de C. S. Lewis tem. Então tem que ler com muita paciência e sem pressa, digerindo e voltando se for necessário.