As alegrias da maternidade

As alegrias da maternidade Buchi Emecheta
Buchi Emecheta

Resenhas - As Alegrias da Maternidade

luizagross 19/12/2023

História de Nnu Ego, que vê a maternidade como algo imprescindível para tornar-se uma ?mulher completa?. Traz todos desafios e reflexões que geram educar e sustentar os filhos praticamente sozinha.

myhtuck 11/12/2023

As alegrias da maternidade
"Era verdade o que diziam, ela pensou, que se você não tem filhos, o desejo de tê-los acaba com você, e se tem, as preocupações acabam com você."

Nota: 3/5

Camila2023 08/12/2023

Li esse livro pela primeira vez após tê-lo recebido como livro do mês de um clube de assinatura. Lembro de ter chorado demais ao final da leitura.
Hoje, alguns anos depois, esse livro segue sendo um dos que mais me emociona e dos que me marcaram para a vida.

Silvio.Farias 07/12/2023

Leitura potente e necessária
Meu primeiro contato com Buchi Emecheta e já quero ler mais do trabalho dela! Que livro forte e potente! E consegue ser envolvente de uma forma única! E o título é de uma ironia genial!

Recomendo fortemente!

Ygor Araujo 28/11/2023

As Alegrias da Maternidade, de Buchi Emecheta
Buchi Emecheta tece uma trama para discutir os aspectos culturais da Nigéria. Nnu Ego, a protagonista, representa as mulheres, não só as nigerianas, mas todas aquelas que dão o sangue pelos filhos, são culpadas quando algo dá errado, e veem os homens tomando as glórias quando tudo vai bem. O livro apresenta uma crítica ao patriarcado, a submissão feminina e as desigualdades sociais. Tendo como pano de fundo principal a Nigéria do século XX e a Segunda Guerra Mundial, traça um panorama histórico e cultural da vida das mulheres nigerianas nesse período.

Andreia Guida 14/11/2023

Ser mãe é padecer no paraíso?
Impressionada com o engrandecimento cultural que esse livro trás. Tão sofrido e tão bem escrito, do tipo que nos deixa pensativa por dias e dias.
LuOli 16/11/2023minha estante
Literatura nigeriana nunca decepciona!

Anna 11/11/2023

Inesquecível
Nnu Ego deixou muito dela comigo e alguns lembretes pra vida. Livro incrível, que me fez chorar e querer abraçar essa mãe e essas crianças várias vezes. Essa foi minha primeira leitura de Emecheta e pretendo ler mais coisas dela, porque a escrita dela é fluida e sensível.

Natalia Cunha 29/10/2023

Um dos melhores livros que li esse ano, porém não recomendo
Triste demais! Belamente escrito, um livro muito rico é bastante denso. Porém, muito desconfortável, angustiante e gerando um sentimento constante de que nada vai dar certo nunca. O coração fica pesado em diversos momentos e, apesar de ter lido em apenas 5 dias, pensei em desistir algumas vezes. Sabendo de tudo isso, se você decidir ler, a leitura é belíssima, a tradução foi impecável.

Ariane.Monteiro 29/10/2023

O livro fala sobre a história de Nnu Ego, filha de um grande líder africano, que é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Para se sentir uma mulher completa, segue determinada a realizar o sonho de ser mãe.

Ao finalizar a leitura fiquei me perguntando quantas aspas caberiam na palavra "alegrias" que compõe o título do livro.

Uma obra tocante, riquíssima, mas profundamente dolorosa, principalmente para nós, mulheres e mães, que enfrentamos diariamente as delícias e dificuldades de exercer a maternidade nesse mundo patriarcal.

Sigo me surpreendendo com a escrita tão profunda e ao mesmo tempo fluida proporcionada por autoras africanas que tenho conhecido e, apesar da enorme diferença cultural, existe uma inegável associação de vivências que nos conectam profundamente com as personagens que são muito bem construídas.

Se ainda não conhece a escrita de Buchi Emecheta, recomendo muito que conheça!!!

Amália Godoy 20/10/2023

Muitíssimo suspeita pra falar desse autora, sou apaixonada pela escrita dela desde de o momento que li "Cidadã de segunda classe".
esse livro é muito forte e emocionante, além de trazer uma perspectiva interessante sobre uma cultura diferente da nossa, explorando o papel da mulher na sociedade (que se assemelha muito com a nossa realidade).
e como diz o título "As alegrias da maternidade", abordando o assunto de um maneira nem um pouco romantizada.
essa leitura super vale a pena, livro incrível!

Pdrosaleitor 13/10/2023

A personagem e protagonista Nnu Ego é tão real que salta das páginas e você sente a vontade e a necessidade de dar um abraço nela e dizer que a entende... Afinal, ser mãe não é mesmo uma tarefa fácil independente das circunstâncias. Criar um filho exige esforços que futuramente podem até não ser reconhecidos ou gratificantes, pois "...o que mais uma mulher poderia desejar, além de ter filhos que lhe dessem um sepultamento decente?"

Isa 05/10/2023

A leitura é impactante e em certos pontos, ouso dizer que até mesmo dolorosa. Gostei bastante do tema e da perspectiva que segue o ser mulher e mãe em outros contextos.

Leleka 28/09/2023

Realidade e ficção em um livro só
Em ?As Alegrias da Maternidade?, realidade se confunde com ficção. Tendo ela mesma vivido a realidade da Nigéria retratada no livro, durante a leitura do livro a gente se pega pensando o quanto daquilo realmente acontece.
Com passagens muito fortes que falam sobre a maternidade e como ela pode ser cultural, o livro é lento e doloroso de ler. Ao mesmo tempo em que percebemos o quanto Nnu Ego quer ser mãe - e aqui claramente percebemos o quanto é uma imposição social e cultural da Nigéria por ela habitada -, e o quanto sua falha nesse papel a afeta, percebemos como após ter seus filhos a sua vida muda (e nem sempre pra melhor). Acompanhamos as reflexões de Nnu Ego ao longo do crescimento de seus filhos e filhas, e à medida que um novo filho nasce, seguimos pensando em como ser mãe é algo que a leva do céu ao inferno em segundos. Se isso não é a maternidade em si, não sei o que é.
No fim, a maternidade de Nnu Ego nos mostra que ela é cheia de alegrias, sim, mas é também rodeada de solidão. Um livro de extrema reflexão pra todo mundo, mas principalmente pra quem deseja embarcar na jornada que é ter filhos.
4,5/5??

Trechos marcantes:
?Deus, quando você irá criar uma mulher que se sinta satisfeita com sua própria pessoa, um ser humano pleno, não o apêndice de alguém? Afinal, nasci sozinha e sozinha hei de morrer. O que ganhei com isso tudo? Sim, tenho muitos filhos, mas com que vou alimentá-los? Com minha vida.?

?Os homens nos fazem acreditar que precisamos desejar filhos ou morrer. Foi por isso que quando perdi meu primeiro filho eu quis a morte, porque não fora capaz de corresponder ao modelo esperado de mim pelos homens da minha vida, meu pai e meu marido, e agora tenho que incluir também meus filhos. Mas quem foi que escreveu a lei que nos proíbe de investir nossas esperanças em nossas filhas? Nós, mulheres, corroboramos com essa lei mais que ninguém. Enquanto não mudarmos isso, esse mundo continuará sendo um mundo de homens, mundo esse que as mulheres sempre ajudarão a construir.?

?Era verdade o que diziam, ela pensou, que se você não tem filhos, o desejo de tê-los acaba com você, e se tem, as preocupações acabam com você.?

?Alguns pais, em especial os que têm muitos filhos de diferentes esposas, podem rejeitar um mau filho, um amo pode rejeitar um criado perverso, uma esposa pode chegar ao ponto de abandonar um mau marido, mas uma mãe nunca, nunca pode rejeitar seu filho. Se ele for condenado, ela será condenada ao lado dele??

?A alegria de ser mãe era a alegria de dar tudo aos filhos, diziam.?

Esther.Prado 07/09/2023

Não tem nada de alegria nesse livro, Nnu Ego sofreu do início ao fim e não teve um final digno, terminei o livro com a sensação de que deveria cuidar dela. Nnaife é um cara insuportável e Adaku era chata, mas não errada.