H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

lohiaar 10/01/2024

Tem seus pontos altos e baixos...
Peguei esse livro pra ler quando comecei a me interessar por ficção/terror, afinal de contas quem nunca ouviu falar nas histórias do H. P. Lovecraft? ? ou mais precisamente, sobre o Cthulhu ?

A história é boa, porém massante. Esse definitivamente não é um livro que se leia rapidamente, visto que cada capítulo é uma história distinta com criaturas que vão além do que se pode imaginar (por sorte temos os desenhos deles nessa edição).
Além disso, definitivamente não sou fã do H. P. Lovecraft, já nas primeiras histórias vemos que o autor é um racista, o que gera um desconforto na hora de ler suas histórias.
Não gosto de separar o artista da obra e por isso acho que esse livro não merece cinco estrelas, as histórias são boas, e apesar de ter criaturas bizarras achei bem fácil de me prender ao cenário apresentado, mas apesar de tudo o autor não é flor que se cheire.

Atena0 28/12/2023

Terminei
Depois de semanas tentando terminar este livro, consegui.

Por não ser um gênero que leio muito, tive dificuldades para ter uma leitura contínua e muitas vezes deixei o livro de lado, mas não desisti do livro.

Os contos são interessantes, uns mais do que outros, e alguns são superestimados como o chamado de Cthulhu. Meus contos preferidos foram Herbert West Reanimator, A Sombra Vinda do Tempo e Nas Montanhas da Loucura.

A escrita de Lovecraft é detalhista e gosta de deixar lacunas para o leitor, o que faz com que tenhamos o gostinho de "quero mais", sugiro que quem gosta de misticismo e terror leiam.

Ariana 14/12/2023

Não vou dizer que foi uma leitura fácil, mas foi gratificante conseguir finalizar. Pois é incrível viajar na mente extremamente criativa de Lovecraft. Não é atoa que é inspiração para muitos autores e criador da mitologia cósmica. As histórias são muito viajadas e cheias de detalhes, você tem que começar a leitura preparado para uma grande jornada de fazer explodir a cabeça.

emawnuelle 13/12/2023

DarkSide deu um show.
Acho muito importante falar do legado no terror que o Lovecraft deixou como um dos maiores escritores de todos os tempos. As descrições dele, apesar de criticadas por muitos que nunca leram mais que um trecho, são absurdas, e suas criaturas, horrores além da compreensão. Essa edição não teve nada de novo que eu não tenha lido antes dele (ao menos pude reler), mas fizeram um ótimo trabalho com as notas extras na coletânea e todo o cuidado que tiveram organizando seu material! Incrível pra quem não conhece ou está conhecendo o universo agora. Se eu tivesse conhecimento deste livro antes, com certeza o leria por primeiro de todos que já li do autor!!

ogskyBell 12/12/2023

Este primeiro volume traz 9 contos de Lovecraft que ilustram bem a técnica e o estilo do autor. Conhecido mais por seu pavoroso monstro Cthulhu, seus contos abordam o desconhecido por diferentes frentes e enredos, indo de explorações geológicas, seres demoníacos e o livro dos mortos.

astereads 12/12/2023

Definir o que achei dessa coletânea é algo bem complicado pra mim, visto que já comecei a leitura com opiniões fortes sobre o autor, bem como reconhecendo sua influência na área que tanto amo (horror sobrenatural, terror). E realmente, consegui reconhecer várias das obras que eu já amo em trechos daqui, onde eu acho inclusive que os autores fizeram um ótimo trabalho em melhorar suas referencias originais, e isso me fez perder um pouco do deslumbramento que poderia ter ocorrido com o livro.

Dito isso, Lovecraft era um racista esquisito que não sabia narrar personagens racializados sem transformá-los quase que em caricaturas. Essa edição em específico falhou muito em deixar isso de fora da descrição do autor, coisa que não só é possível como tem precedentes, por exemplo, em uma edição de "O papel de parede amarelo" de Charlotte Perkins Gilman, os editores tiraram um tempo para informar de seus artigos racistas e background de eugenia. Eu acho que é essencial ao menos dar ao leitor a chance de se aprofundar nessas questões.

Carol Martins 28/11/2023

Putz q leitura arrastada
Definitivamente ñ é meu estilo de leitura, demorei uma cara para terminar. Mas fiquei super interessada na vida do H. P e o livro é lindo!! Kkk

Priscilla 24/11/2023

H. P. Lovecraft é o pai do horror cósmico e nesse volume já dá para ver porque ele ainda é tão presente na cultura pop atualmente.
Lovecraft explora em suas estórias o maior medo da humanidade: o medo do desconhecido e faz isso de forma maestral. Suas descrições podem ser ao mesmo tempo detalhadas e vagas o suficiente para que o que quer que nossa mente como leitores conjure seja o mais aterrorizante possível.
É claro que falando de Lovecraft não dá para simplesmente ignorar o racismo e xenofobia claramente presentes em toda a obra do autor. Alguns estudiosos chegam a dizer que os monstros cósmicos seriam uma representação desse traço do autor. No entanto acredito que essa edição, com seu material extra, aborde esse assunto de forma clara e sem ?passar muito pano? para o autor.

PandaGato 17/11/2023

Porque ele tinha que ser um babaca ?
Meu primeiro contato com essa mente genial e podre. Como alguém pode escrever coisas tão deslumbrantes e aterradoramente lindas e ao mesmo tempo ser um p@u no ©u? Tentando ignorar isso, posso dizer que horror cósmico é uma das minhas coisas favoritas graças a esse livro.
Lidia Soam 20/11/2023minha estante
Concordo plenamente com vc, tô tentando ignorar as coisas terríveis, mas é difícil.

PandaGato 21/11/2023minha estante
Pois é, ele era um babaca, mas um babaca genial ?

cherry.pie 14/11/2023

H. P. LOVECRAFT - MEDO CLÁSSICO VOL. 1: MISKATONIC EDITION é uma obra-prima para sua biblioteca, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos. Ouça o chamado de Cthulhu e junte-se ao culto a H.P. Lovecraft.

H.P. Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1 é o livro que todo darksider sempre sonhou. Uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX, seguindo aquele padrão de qualidade quase psicopata como só a DarkSide® Books sabe fazer.

Uma homenagem àquele que foi tão bem-sucedido na tarefa de pensar o impensável, a edição da DarkSide® é feita de fã para fã: da capa dura à nova tradução com notas comentadas de Ramon Mapa, grande estudioso da obra, dialogando com as ilustrações de Walter Pax, que parecem ter saído do próprio Necronomicon. A obra também conta com uma seleção de cartas e documentos coletados pelo historiador Clemente Penna na Brown University especialmente para esta edição, tudo feito com cuidado e carinho para que os verdadeiros adoradores do filho de Providence tenham em mãos a edição definitiva do mestre.

v de vanisse 14/11/2023

Cthulhu e preconceito
Minha nota pro livro: de repúdio. O autor era podre, né? Não sou daquelas que separa o autor da obra e meio que é IMPOSSÍVEL quando o autor deixa tão escancarado os preconceitos dele. Mas falando sobre o trabalho do Lovecraft? podia ser melhor. Tipo, ele não tinha UM amigo pra dizer que certos contos estavam passando do limite do chato? O QUE FOI NAS MONTANHAS DA LOUCURA? Eu tava pra enlouquecer mesmo de tão maçante.
?O Chamado de Cthulhu? é bom e ?Reanimator? é interessante. Só. Não sei se a escolha dos textos não ajudou essa edição também, porque sinceramente? achei fraquíssimo.

Amanda 13/11/2023

Definitivamente não faz meu estilo.
Criatividade incrível, porém não me gera tensão nem curiosidade.
Escrita muito descritiva, sem direcionamento, pautada no irreal e impalpável.

Difícil finalizar.
Importante conhecer visto queH P. Lovecraft foi referência para muitos escritores, diretores, cineastas, maquiadores, etc...
Lili 20/11/2023minha estante
Comprei para conhecer, porém creio estar chegando a mesma conclusão que você

Amanda 24/11/2023minha estante
Foi sofrido Lili...

JoãoMartini 12/11/2023

Simplesmente Lovecraft
Um livro com uma qualidade incrível e com bons contos, com certeza uma boa porta de entrada para os contos de terror, call of cthulu é com certeza o primeiro que vem na cabeça de muitos está presente e faz jus a fama, não é o melhor conto na minha opinião, perdendo para "Nas montanhas da loucuras" e "Herbert West: Reanimator". Outro ponto que vale a pena ressaltar são os "rascunhos" do próprio autor (coisa que a darkside sempre faz) sendo um bom fan service a quem está lendo e gosta de todo o universo criado pelo Lovecraft.

gabriel5167 12/11/2023

Bem..então
Eu comprei esse livro super empolgado, até porquê vemos muito hoje em dia em jogos, séries, filmes ,entre outros, alguma referência de criação do H.P.

Começando pelo design do livro, não tem defeitos, é muito bonito e caprichado do começo ao fim, quem já comprou ou conhece a editora dele (DarkSide), sabe que todos as edições dela segue esse padrão extraordinário, então até aqui não temos pontos negativos.

Agora partindo para o conteúdo, que é o mais relevante sempre, vou falar sobre minha experiência, mas antes quero deixar registrado que eu criei expectativas gigantes nesses vários contos que o livro contém, então a quebra de expectativa era quase que certeira.

Uma coisa que a maioria dos fãs sabem, é que não é discutível o racismo do H.P, ele é e pronto, eu tentei relevar, pensando sempre em ?separar a obra do autor?, porquê, por exemplo, você pode gostar de uma musica, mas também pode odiar o musico, e tá tudo bem, mas nesse livro ele deixa claro o seu ódio, e suas descrições sobre as pessoas de pele de cor diferente da dele é absurdas, eu tentei ignorar, mas não tive sucesso.

Voltando a falar sobre as minhas expectativas e ignorando esse fato obscuro, eu me decepcionei com a maioria das histórias, principalmente com o ?O Chamado de Cthulhu?, as histórias sempre enrolam para acontecer algo e chega no final sem acontecer muita coisa impactante, senti como se não tivesse valido meu esforço para ler, por uma mera ?recompensa? mesquinha.

Outro ponto muito forte para quem for ler, saber, é que seu vocabulário da língua portuguesa vai ter que estar muito explorado, a quantidade de palavras que eu nunca tinha nem sequer tido crença, estava nesse livro, fiquei muito tempo travado em algumas paginas porque parecia que estava lendo em outro língua de tamanha complicação, já vi outras resenhas e confirmo também, a leitura dos contos do H.P são chatas.

Por mais que tenha toda essa complicação tem dois contos que eu gostei bastante, que foi ?O depoimento de Randolph Carter? e ?Herbert West Reanimator?, são contos que também são complexos para ler, mas que conseguiu me prender na leitura e não só ficar com aquela sensação de querer só acabar de ler logo.

Se você como eu, tem vontade de conhecer algum conto específico dele, recomendo que compre o livro específico do conto que queira, e se gostar, pensar em comprar esse, porquê por mais que o livro seja bem caprichado, o valor é um pouco salgado.