Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Igor Soares 07/01/2019

Tô feliz pra caralho por ter lido esse livro
Eu não tinha percebido o quão seco eu estava de um bom livro de Fantasia Fantástica. Eu precisava muito desse livro e não tinha a mínima ideia.

Sem dúvida alguma foi um dos melhores livros que li no último ano.
Mundo bem construído, em que você não fica perdido. E diferente dos outros FF esse não é enfadonho que te dão vontade de parar de ler várias vezes (e olha que amo FF). O enrendo se desenrola fácil e você não precisa ficar esperando 20 capítulos para ter algum acontecimento importante.

E claro, as personagem são maravilhosas. Facilmente cativantes.

Recomendo bastante para todos amantes de FF e até aqueles que não o são.

É o melhor de tudo... É BRAZUCA PORRA!!!!

Já estou louco pela continuação.

Jasmine 04/01/2019

Há uma crença em Untherak que a soberana é a deusa Una que fora formada a partir da queda dos Seis. Os Seis são os antingos deuses que após suas criações começarem guerras entre si, castigaram-as. Porém, perceberam que se tornaram tão cruéis quanto suas criaturas e então decidiram se unir em algo novo que não possuísse falhas, virando Una.
O povo desse lugar é subjulgado ao extremo, trabalhando quase todos os dias da semana, menos em um chamado Dia de Louvor em que os servos podem sair do Miolo, central de trabalho, e ficar com suas famílias, contanto que reservem seis horas do dia para pregações.
Acompanhamos a história de Aelien e Raazi no Unificado. Aelien é um homem de uns vinte anos de idade que trabalha desde criança para pagar a dívida familiar, enquanto Raazi é uma mulher que tem um objetivo bem diferente de Aelien.

Eu me envolvi muita na narrativa e não consegui fazer uma sinopse melhor, pois tenho medo de dar algum spoiler. A escrita do autor é maravilhosa assim como a construção de mundo. É legal ressaltar que o livro apresenta bastante representatividade. Eu amei ele, entrou na minha listinha de favoritos.

Qnat 21/12/2018

um passo a mais
No início pensei que seria mais uma fantasia a la "Tolkiana".

Mesmo mudando as "raças" e dando alguma diversidade/aprofundada no grupo de personagens (sobretudo aprofundando questões sobre sexualidade, relação familiar, etc), o bom e velho "RPG" está aí: um grupo composto por anões, guerreiros, ladinos, seres da natureza "elfícos", comandados por uma figura forte, e todos lutando contra um governo opressor, em uma cidade pobre, isolada e caótica, um tanto medieval.

Algo que já vimos em incontáveis livros de fantasia.

Mas o Felipe Castilho coloca algo a mais, uma certa contemporaneidade... Ele coloca quase que em entrelinhas sobre a maior arma desse governo ser o controle de sua própria história, da sua Narrativa, o que é mais forte do que magias ou armas (basta lembrar do Ministério da Verdade, em 1984). A mesma Narrativa que tem permeado o contexto político de quase todas nações atualmente. O poder não se faz apenas pelas armas, mas sim, pelo controle do que é considerado como a verdade oficial.

É um passo a mais, que faz o clímax do livro deixar de ser um clichê, para nos levar a um pensamento mais profundo.

Caio Mário 01/01/2019minha estante
Ótima resenha!

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Resenha: No começo do mundo, os humanos, gnolls, gigantes, anões, sinfos e kaorshs viviam livres e em harmonia, mas a ganância dos humanos acabou espalhando discórdia entre todos. Os deuses que os deram a vida se revoltaram com os erros cometidos e espalharam o caos, devastando tudo pela frente como castigo pela desobediência dos mortais. Por mil anos, as raças estão aglomeradas em Untherak, o único lugar povoado em meio ao deserto, comandado pela deusa de seis faces, Una, herdeira do poder dos antigos deuses. Todos esses seres fantásticos vivem para servir a deusa, sem questionamentos e sob olhares vigilantes e punitivos de Una e do misterioso general Proghon e seus subalternos. Mas eis que surge uma chama em meio à escuridão, pois duas Kaorshs estão dispostas a derrubar a deusa e esse império de escravidão, para prover a tão esperada liberdade do povo. Essa fagulha é suficiente para que um pequeno grupo de rebeldes se junte para tirar Una do trono, com isso, precisarão se aventurar por caminhos mortais e se preparar para um futuro totalmente desconhecido, pois se a deusa cair, o que irá acontecer com todos?
🗨 “Ordem Vermelha” é o primeiro livro de uma duologia, lançado pela editora Intrinseca em 2017, na ultima CCXP em São Paulo. A editora veio com tudo com a divulgação desse livro e não podia ser diferente, pois posso dizer para vocês com toda a certeza, é a melhor fantasia nacional que já li e que veio para quebrar os paradigmas de que autores nacionais são inferiores aos estrangeiros. O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando entre os personagens principais, que são muito bem construídos, belos e cruéis. Os cenários são incríveis e o autor soube explorar um mundo devastado e mesmo assim, trazer uma certa beleza. O enredo é bem elaborado e cheio de reviravoltas, muitas vezes tive vontade de reler trechos, pois era uma surpresa atrás da outra e eu pensava: “Poxa, como não imaginei isso antes?”. Como já disse, Ordem Vermelha é a melhor criação fantástica nacional e não pode deixar de ser apreciado.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Ana 01/11/2018

Uma fantasia nacional de respeito
Um mundo cheio de criaturas de diferentes raças e cansado de viver sob o domínio de uma deusa cruel. Esse é o enredo de Ordem Vermelha, uma fantasia poderosa e cheia de representatividade,
O livro começa com a história de como o mundo chegou ao estado em que está, como as diferentes espécies entraram em conflito e os deuses resolveram puni-las por isso. Depois dessa introdução, conhecemos como o lugar está hoje e as criaturas se desdobram para viver.
Temos a história contada pelo ponto de vista de dois personagens que se alternam entre os capítulos. Uma delas é a Raazi, uma kaorsh que, junto com sua esposa, tentam derrubar essa deusa do governo.
A história é cheia de ação e a escrita é uma fluida. A criação do mundo é maravilhosa e nada fica sem explicação.

site: https://bit.ly/2QcKMqu

GabrielGSM 12/10/2018

Um começo que promete.
De maneira geral gostei bastante desse livo. Os personagens são fáceis de se gostar e a trama é envolvente, mas o problema foi a maneira na qual o autor desenvolveu a história. Depois do começo devagar, o livro acelera em um ritmo alucinante, ao ponto que fui pego totalmente desprevenido com a habilidade do autor em trocar os POVs no momento certo e criar vários plot twists em sequencia. Mas é logo depois desse momento que a historia acaba tendo problemas, pois o autor não conseguiu fazer um desenvolvimento de personagem compatível com a situação no qual o grupo estava vivendo e o tempo no qual a história transcorreu. Todo mundo ficou amigo rápido demais, não houve um aproximação gradativa, todos já estavam se gostando desde o primeiro momento que se reuniram e por consequência houve momentos em que tudo pareceu artificial demais, e o desenvolvimento tanto no quesito habilidades e personalidade é quase o mesmo do começo ao fim.
Mas houve muitos acertos, como por exemplo a mitologia do mundo que é bem interessante, o antagonista da história que acabou sendo bem legal de se acompanhar e as diferentes raças que habitam o mundo.
O autor conseguiu me conquistar ao criar partes em que mostrou o futuro e mostrar que há muito coisa a ser contada ainda. Por fim acho que esse foi um dos melhores livros de fantasia nacional que já li. Vale a leitura.

Thalyta Nette 19/09/2018

Confuso com enrolado
A princípio foi um saco, demorado, complicado e com erros geográficos (porra se temo omapa no livro, não era para ter esses erros) mas persisti na leitura e melhorou MUITO; entretanto o final ?

Nas páginas pretas, você encontra uma estória diferente, una historia de vários anos depois e só piora ainda mais o final do livro.

Sem brincadeira, de 440 páginas as 150 primeiras (no mínimo) foram um **
Dois meses nessa parte "cocozinho" e 6 dias no resto do livro....

Não recomendo a leitura...

Ernani.Maciel 12/09/2018

Boa diversão, no entanto, infantojuvenil.
Um bom livro para quem busca uma fantasia brasileira bem escrita. Enfatizo sobre a escrita, tendo em vista que algumas vezes deparei-me com textos de autores brasileiros mal escritos e revisados. Felipe deu atenção especial à linguagem.

Uma fantasia clássica, com um protagonista cativante rodeado de seres de várias castas e culturas que lutam contra um governo opressor.
A história gira em torno de poucos e bem descritos personagens. Ao viajarmos nas páginas, além dos humanos, somos apresentados a anões, gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls.

O livro trata também da arte de duvidar. O povo de Untherak durante anos foi enganado por seus líderes. Muitas vezes a grande massa engole tudo o que lhe é imposto, sem ao menos questionar. Duvidar é preciso, constituir a própria opinião é essencial.

Nota 4, visto que senti que o autor manteve o foco no público jovem, algumas cenas poderiam ser mais pesadas e sangrentas ou mesmo picantes.

Edição: excelente!

Niájera 07/09/2018

SENSACIONAL!!
Sem palavras....Felipe mostrou a que veio com esse livro! Mas fica a pergunta....Como fazer pra sobreviver até o volume 2??....Leiam! Leiam! Leiam!

Roberta - @rkrutzmann 05/09/2018

Instagram @apenas.um.trecho
Desde o momento que eu vi essa capa eu sabia que eu precisava desse livro na minha estante, mas não esperava que a edição fosse ser TÃO caprichada e fiquei ainda mais feliz quando vi que era de um autor nacional porque ultimamente tenho lido ótimos livros desse povo lindo. Eu não devorei o livro, de sentar e não conseguir mais largar, porém toda vez que eu parava para ler eu ficava envolvida com a história, em nenhum momento fiquei entediada com a leitura, mas isso pode ser comigo pois comentaram comigo no skoob que abandonaram a leitura por causa disso. Para mim, a narrativa estava super envolvente e com personagens muito bem desenvolvidos. Eu adoro quando a história tem mais de um personagem e fiquei muito feliz com os dois que foram escolhidos para contar a história, principalmente porque são bem diferentes. Fiquei orgulhosa do autor por ter colocado representatividade no seu livro e trazer aquelas pitadas de feminismo, isso em um livro qualquer já é muito bom, mas em um nacional é ainda melhor. Enfim, se você gosta de fantasia estilo Mistborn ou até Senhor do Anéis, você com certeza tem que dar uma chance para este livro. Quero muito a continuação e ver o que nos espera na Desolação.

site: https://www.instagram.com/p/BnWn6wQnqmK/?taken-by=apenas.um.trecho

mabrap 25/08/2018

Confesso que queria ler esse livro há algum tempo (adorei a escrita do Felipe Castilho em Legado Folclórico!) e não me arrependi! No início da história, me senti um pouco confusa com as mudanças na narrativa, mas assim que torna-se clara a intenção do autor com isso e como ele conseguiu unir todos os personagens com um objetivo...a única palavra que posso pensar para descrever isso é: brilhante!
Aliás, por falar em descrever, a descrição das raças e outras criaturas (kaorshs, anões, sinfos, betouros...) envolvidas na história é incrível e muito bem detalhada! Destaque para a Raazi e Ziggy, que se tornaram meus personagens preferidos!
Só posso dizer que estou curiosa para saber como essa história continuará. Especialmente depois daquele epílogo...

Niájera 07/09/2018minha estante
O que foi esse epílogo? Não estou sabendo lidar!

Wes 21/08/2018

Alta fantasia cheias de lendas brasileiras
Dentro desse mundo intenso cheio de raças e animais/insetos domésticos me senti preso e sugado dentro de Untherak que é mais um personagem do que um mundo parecido com a atmosfera de Mad Max contado pelo Tolkien. Me senti sugado dentro desse livro, foi uma semana cheia de aventuras e descobertas para destruir a Una e seu sistema opressor, mesmo não estando acostumado a ler alta fantasia esse livro foi bem surpreendente e cheio de ação do início ao fim.

Wilson Júnior 17/08/2018

O clássico e o moderno se encontram!
Dessa vez vamos falar sobre um livro de fantasia nacional que me surpreendeu muito - de maneira positiva, claro. Ordem Vermelha, do Felipe Castilho, assistam o vídeo de resenha!

site: https://www.youtube.com/watch?v=Tl5kn681zmo&feature=share
Juliana 17/08/2018minha estante
vou ler!

Maria Tereza 14/08/2018

Fantasia das melhores
Sabe quando você compra um livro por curiosidade e se prende nele até terminar a leitura? Foi assim com Ordem Vermelha, uma fantasia da melhor qualidade, muito bem escrita, com personagens cativantes e um mundo que te transporta em uma viagem incrível. Comprei o livro durante a Comic Con Experience de 2017, no lançamento, para apoiar o autor brasileiro, mas, principalmente, porque fantasia é meu gênero preferido e não perco a oportunidade de conhecer um novo universo. E as tramoias de Una, da Centípede e a luta de Aelian, o Aparição, Raazi e a galera da revolta, me transportaram de uma forma impressionante que não conseguia largar o livro. Leiam, conheçam Untherak e viagem nessa aventura.