Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

kunstkato 12/01/2018

A criação do universo de Untherak é muito corrida. Mostra os humanos como sendo sempre maus, o que contradiz com o restante da história, onde vemos todos os seres escravizados para satisfazer uma deusa.
Fora isso,a apresentação dos personagens e suas motivações são bastante envolventes.

Francisco 11/01/2018

Ótima surpresa! Recomendo d+
Confesso que não esperava muito do texto, puro preconceito com livros br, apesar que desde 2016 tenho escolhido alguns livros br e o resultado tem sido muito agradável.

Filhos da Degradação é a primeira fantasia brque leio e digo que não perde nada se comparado com autores estrangeiros que dominam a prateleira dos amantes do gênero.

Felipe nos poupa de muitos detalhes, muitas explicações, deixando o texto bem rápido e fácil de ser absorvido. Personagens fáceis de serem entendidos e com boas motivações. Um outro importante pra trama ficou umpouco vazio, acredito que será abordado no próximo volume.

E pelo amor de Una, quando sai o próximo?????? Torcer para que o vol 1 tenha um boa vendagem!!

Muito satisfeito com meu querido Sinfo e seu leal betouro. Não podia deixar de homenagear esse que, na minha opinião, roubou o protagonismo! ;|

Vou patrocinar esse livro aqui na Livraria, todo cliente que pedir algo do gênero ou quiser algo diferente do habitual receberá essa indicação. Tem que rolar uma continuação.

Antes de sair fica essa reclamação: Epílogo completamente desnecessário. Único ponto negativo rs

Caique 10/01/2018

Uma surpresa bem vinda
Eu comprei o livro na ccxp direto dos autores, e eu disse a eles que se eu gostasse do livro eu escreveria uma resenha no Skoob. Geralmente não sou de escrever resenhas de livros que eu li, mas nesse caso eu abri uma exceção.

Eu adorei o livro! Achei muito bom. Os personagens são bem trabalhados e possuem carisma e a mitologia criada para a história é bem criativa, o que deu oportunidade para reviravoltas na trama, e até mesmo uma crítica social em alguns momentos. Apesar de eu ter achado que algumas linhas da trama são apresentadas e resolvidas em pouco tempo, o final é muito bom e levanta perguntas que me deixaram curioso pra saber mais.

Como prometido, eu gostei bastante do livro e recomendo ele a qualquer um que goste de um bom livro de fantasia. Fico contente de ver que a literatura de ficção brasileira está cada vez mais representada por bons autores que têm ideias cada vez mais criativas que querem fazer coisas legais.

ninguém 09/01/2018

Muito bem construído
A escrita do autor faz com que a leitura flua muito bem, sem que você tenha que reler o parágrafo, a não ser em certos momentos em que ocorre algo tão inesperado que você não acredita que aquilo aconteceu mesmo.
O livro nunca te deixa relaxar, a todo momento algo está acontecendo, seja um planejamento para algo ou alguma cena de ação, sendo essas as melhores de modo que você se sinta ali lutando junto com os personagens da história.
O universo que o autor criou especialmente para esse livro é muito bem feito, você consegue se imaginar vivendo ali pelo fato de ser tão bem criado como o universo de Tolkien, com criaturas além da realidade, um lugar perfeito (que no livro até vem um mapa) e com os personagens, tanto secundários como principais, muito bem construídos, cada um com sua própria história.
Algo eu me decepcionei um pouco foi que, apesar do livro não ser clichê (se prepara pra ficar emocionado), é que tem dois personagens principais (no total são quatro) que são muito protegidos, eles não morrem de jeito nenhum, um personagem que você ama morre e esses tais personagens principais, apesar de não terem nenhuma habilidade em especial, sofrem, mas não morrem, e você fica se lamentando pelo seu personagem ter morrido, mas até que isso é algo bom... É um livro que você sabe que é realista e não terminará sempre com um final feliz.
Enfim, o livro é muito bom, universo bem construído, bem feito (com uma capa, diagramação e interior do livro lindos), personagens, tanto secundários como principais muito bem feitos de modo que você se apegue a eles, e história incrível. Você pode se perder um pouco no início, por ser algo novo, mas com o tempo, esse universo te puxa pra dentro do livro de uma maneira incrível.

Fernando Lafaiete 04/01/2018

Ordem Vermelha: Uma fantasia nacional de alto nível!

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação, primeiro lançamento da CCXP, era um dos lançamentos que eu mais tinha vontade de ler; mas confesso que não tinha muitas expectativas em relação à história e principalmente em relação à escrita do autor.

Felipe Castilho tem uma escrita madura, forte e bem envolvente. O mundo de Ordem Vermelha é árido, cruel e bem palpável. Eras atrás todos os seres viviam em paz até os humanos corromperem a todos e iniciar uma guerra entre as raças. Revoltados com os mortais, os deuses puniram e destruiram a todos. Alguns seres mágicos foram deformados e outros tiveram seus dons anulados. O único lugar onde se é permitido viver é Untherak, uma cidade brutal governado por Una, a Deusa proveniente da União de todos os Deuses. Nesta cidade não existe liberdade e todos são escravizados; seja direta ou indiretamente.

Como em toda história de tirania, nesta fantasia também existem aqueles que não aceitam tal situação. Mas o que fazer? Como lutar contra uma Deusa? Para onde ir, sendo que fora de Untherak só existe o deserto?

Ordem Vermelha é um livro onde a diversidade domina. Existem personagens andróginos, negros, gays, gênero fluído e todos com destaque na narrativa. As personagens femininas são muito bem trabalhadas e a força dessas mulheres é contagiante. Raazi e Yanash já surpreendem nas primeiras páginas. São determinadas, destemidas, corajosas e poderosas. Aelian Oruz, o principal personagem é um rapaz lento, fraco em um primeiro momento, mas bem desenvolvido.

As cenas de ação são bacanas e os vilões são excelentes. Várias raças são apresentadas e o sistema de magia oscila entre o confuso e o fascinante.

Senti falta de um background maior a respeito dos personagens. A amizade entre eles acontece muito rápido e as vezes essas relações não me soaram muito sólidas. Entretanto, gostei demais da história no geral e este aspecto acabou se tornando um detalhe digerivel.

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é um livro sobre um grupo oprimido de personagens lutando para derrubar uma tirana. Este plot se assemelha muito com Mistborn de Brandon Sanderson, e as semelhanças vão muito além de apenas o plot principal. O sucesso desta obra não é somente um hype injustificável. O livro é bem escrito, os personagens são bem inseridos, as cenas de ação convencem e os plot-twists são mais que funcionais.

O final me deixou meio confuso por apresentar uma revelação completamente inesperada. Eu tive que reler o final antes do epílogo pra ver se tinha perdido alguma coisa. Fiquei revoltado e ao mesmo tempo desesperado para ler a continuação. Se iniciei a leitura deste primeiro volume esperando nada, o mesmo não acontecerá com o próximo. Se será bom eu não sei, mas Ordem Vermelha já configura na minha lista de fantasias favoritas e estou na torcida para que o mesmo aconteça com o próximo.

Termino a leitura sem entender muita coisa, cheio de perguntas e ávido por respostas. Que o segundo livro me surpreenda mais que o primeiro. E pra quem gosta de fantasia; leia sem medo. Livro nacional que não deve nada para as fantasias internacionais.
Cássia 09/01/2018minha estante
Difícil resistir, mais um pra lista!

Fernando Lafaiete 09/01/2018minha estante
Rsrs... Esse livro é excelente. Espero que goste Cássia. :)

Kelly Reis 29/12/2017

Espetacular
Muito comum, após a leitura de um livro tão esperado, você identificar uma sátira "disfarçada", classificar como uma distopia, encontrar referências históricas... etc. Mas ao ler Ordem Vermelha fiquei muito confusa na maior parte do tempo. Li e reli trechos, aparentemente simples, mas ao mesmo tempo tão confusos e com tantos significados que me levaram a uma única classificação: Inesquecível!!!
É uma história que mais uma vez se originou na inveja e na busca do poder pelo ser humano. Essa inveja que já destruiu e que continua a destruir mundos e gerar guerras.
Apesar de se passar em um mundo opressor e totalitário, com um povo em sua maioria escravos, também consegue transmitir que a fé, a esperança e a amizade consegue derrubar muros e mudar uma história de servidão.

mouemily 17/12/2017

Bom, gente, vamos lá: Todo mundo já sabe que eu amo muito O Legado Folclórico do Felipe Castilho e que esse homem é um dos meus autores favoritos da vida. Então quando eu fiquei sabendo que ele ia lançar um livro novo na CCXP 2017 eu já fiquei ANIMADA porque, né, era LIVRO NOVO DO FELIPE CASTILHO. Alta fantasia, gênero que eu acho ok, mas era LIVRO NOVO DO FELIPE CASTILHO então tá tudo bem.

Comprei o livro na CCXP (e consegui autógrafo e ele foi um amor e chorei um pouco etc) e peguei pra ler. E achei o começo meio difícil. Em parte porque Filhos da Degradação nos apresenta todo um mundo novo, com novas raças, crenças, moedas, política e tudo mais que a alta fantasia nos proporciona. E, sei lá, eu me perco um pouco com essas coisas. Mas daí continuei lendo e, quando dei por mim, eu tinha lido quase 200 páginas numa única tarde. E só fui perceber quando olhei pro relógio e fiz as contas.

Filhos da Degradação começa acompanhando Aelian Oruz, o falcoeiro de Untherak (a última região habitada do mundo) e Raazi, uma kaorsh empenhada em participar do primeiro Festival da Morte depois de mais de vinte anos sem um evento desse tipo. E tem também uma deusa, Una. E um sinfo, Ziggy (MEU PERSONAGEM FAVORITO). E um anão, uma Aparição, uma assassina, maculados, umas treta loca, um general horrível e por aí vai. É alta fantasia do jeito que alta fantasia é, confusa no início mas que vai fazendo cada vez mais sentido conforme você lê e de repente cê tá chorando e rindo e sofrendo e TÁ GOSTANDO.

O que é legal em Ordem Vermelha e me trouxe vários momentos de felicidade é que o Felipe Castilho cria todo um mundo novo mas as referências brasileiras estão NA CARA. Desde a kaita, que é uma versão diferente da capoeira, até o ciclo de vida dos sinfos, uma coisa meio elfos encontram sacis e curupiras, sempre tem uma coisinha aqui ou ali que grita FOLCLORE E CULTURA BRASILEIROS. Eu amei as referências que peguei e sei que vou dar mais uns gritos quando alguém apontar outras porque é BEM ISSO QUE EU QUERO LER. Essa semana Filhos da Degradação já apareceu na lista de mais vendidos do Publishnews e era só ver as fotos da CCXP, onde o livro foi lançado, pra ver como ele tá bombando e eu tô só aqui chorando e torcendo por mais, principalmente agora que eu li, PORQUE É ISSO QUE ORDEM VERMELHA MERECE.

Pra terminar, queria dizer que curti muito Filhos da Degradação, mesmo quando um trecho ou outro no começo me parecia um pouco cara-de-roteiro-demais-pro-meu-gosto, e que os personagens principais todos agora são MEUS FILHOS e estou em um conflito interno entre berrar que quero a continuação de Ordem Vermelha (EU QUERO SABER MAIS SOBRE TODO MUNDO E SOBRE UNTHERAK!!!), o quarto livro de O Legado Folclórico ou qualquer coisa que Felipe escrever porque, a essa altura, já sei que vou amar tudo.