A Mansão Hollow

A Mansão Hollow Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

Júlia 04/09/2023

Tão diferente do padrão da Agatha! Achei bem decepcionante a narrativa.
Não simpatizei com nenhum dos personagens, Poirot aparece muito pouco, então até sua investigação acaba sendo fraca. A resolução é aceitável! Passo pano para o assassino pois o morto realmente merecia morrer.

Rapha 03/09/2023

Impossível não gostar de Agatha Christie. Achei o começo da história muito bom, deu pra entender bem a essência de cada personagem.
Com o desenrolar da trama, já com o assassinato executado, houve uma esfriada, mas sem prejudicar muito a qualidade que a Agatha Christie sempre impõe nas suas histórias.
Confesso que já li crimes com conclusões mais surpreendentes, mas entendi que o foco aqui é muito mais na personalidade dos personagens e como eles lidaram com tudo que ocorreu.

dlwinvu 02/09/2023

Foi uma boa leitura, gostei bastante!!! o auge do livro não é o mistério envolvendo o assassinato, mas sim os personagens e suas complexidades. uma coisa que achei diferente, não necessariamente ruim, é que o poirot não se envolve explicitamente no caso, ele tá ali no cantinho dele, mas só quer uma resposta. acho que isso foi um dos melhores pontos do livro, pois deu mais destaque para os outros personagens. recomendo!!!

Lui 02/09/2023

Um bom livro pra quem quer iniciar uma boa leitura, tranquilo, não tão rápido de ser lido, mas que te prende na história que conta. Hercule Poirot é meu novo personagem fictício preferido!
Essa maneira como as histórias de detetive da Agatha nós fazem pensar no que aconteceu até o último minuto, é maravilhoso, coloca nossa mente pra funcionar e nos faz querer ler mais e mais livros dela. Livro sensacional!

Luiz 31/08/2023

Bummmmm
É inovador e revolucionário? É sim: Agatha nos faz de idiotas e engana mesmo sendo óbvio ou não, não dá para acertar.

Rafael1218 27/08/2023

Confuso e lindo
Esse foi um dos livros que mais enrolei para ler, a história é simples e a trama é bem desenvolvida, o que me afastou foi a forma com que o livro mescla elementos românticos e psicológicos. Os elementos realmente de mistério no livro são deixados em segundo plano, servindo para trabalhar os personagens individualmente, aliás foi decepcionante a participação de Poirot nesse crime, como um mero coadjuvante para tramas psicológicas e amorosas individuais.

Em suma, é um bom livro, mas é algo muito distante do que a Agatha já fez em outras obras como "os crimes ABC" ou qualquer coisa do tipo

Manuella437 23/08/2023

De Nausicaa à Tristeza
Agatha explora, um pouco diferente de seus outros livros que li, o emocional e a vida de cada um dos personagens de maneira bastante profunda. Pensa bem sobre seus passados e personalidades e tudo que formariam seus caráteres. Toda essa exploração acabou trazendo certa lentidão à leitura, principalmente ao desfecho da história. Contudo, por mais que não houve diversas reviravoltas ao decorrer do livro, ele teve um belo e sentimental desfecho. Amei a profundidade trazida pela autora, mas creio que ela pecou um pouco no enfoque do texto em si, que era o crime. Senti que o desfecho, por mais que fosse bom, não se igualou aos outros escritos por ela, como Cem Gramas de Centeio ou Morte no Nilo. Apesar dissooooo, foi uma boa leitura da rainha do crime ??

Nandasda 22/08/2023

Primeiro da Agatha
Foi o primeiro livro que eu li dela, amei o jeito como ela descreve as coisas, a linguagem que ela usa. Amei amei, com certeza vou ler mais livros dela.

Felipe 20/08/2023

Existe uma sensação única na vida de um leitor, a de disputar com a autora do livro, conhecida mundialmente por ser romances policiais, uma disputa que quando se vence é excepcional.
Sem dúvidas, das seis histórias lidas, essa é a mais intrigante, confusa e difícil. Incrivelmente envolvente e lhe faz dar tantas voltas que você acha que não está compreendendo.
No fim a sensação de ter entendido em detalhes o desfecho, faz você ter certeza de que o livro valeu totalmente seu tempo e sua leitura.

Jabuticaba cacheada 08/08/2023

Perfeito
Depois do meu favorito, e não sobrou nenhum, este ocupa o segundo lugar, uma pitada de romance, personagens quebrados e tudo que eu gostaria pra me relaxar dps do serviço, fofoca de rico.

Fernanda631 31/07/2023

A Mansão Hollow
A Mansão Hollow foi escrito por Agatha Christie.
A Mansão Hollow de Agatha Christie, é mais um romance policial que traz o famoso detetive Hercule Poirot.
Um breve resumo do enredo, o detetive Hercule Poirot é convidado para um almoço na Mansão Hollow, onde membros da família Angkatell e convidados se reúnem de vez em quando para um fim de semana tranquilo. Porém, ao chegar no local, o detetive se depara com um crime – o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, uma mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Vamos com calma. Começaremos do início.
Aqui somos apresentados a Lucy e Henry Angkatell, proprietários da Mansão Hollow, que estão se preparando para receber familiares e amigos no final de semana, algo que já ficamos sabendo ser bastante normal.
Porém, nesse final de semana específico, Lucy fala com sua prima Midge Hardcastle dizendo estar preocupada com as pessoas que estarão presentes na casa, porque vai ter o acréscimo de mais pessoas e são as "pessoas erradas", fala também que convidou "o homem do crime", Hercule Poirot, que mora em um chalé próximo a Mansão Hollow.
Então quando todos estão reunidos: Lucy e Henry Angkatell, Midge Hardcastle, Gerda e John Christow, Henrietta Savernake, Edward Angkatell e David Angkayell, percebemos que Agatha Christie começa a construir uma atmosfera mais carregada, tensa e pesada entre os convidados na Mansão Hollow e os contornos de uma tragédia começa a se delinear.
O fatídico crime acontece e uma parte bem intrigante é que Hercule Poirot - que vai para o almoço, no domingo - chega bem no momento em que o fato acabou de acontecer e a vítima está dando seu suspiro final. Poirot achou toda a cena dramática e como se tivesse sido ensaiada, de modo que o próprio "homem do crime" demora a acreditar que a cena é real, pois acredita estar sendo vítima de uma peça.
Eis que a polícia é chamada e uma série de investigações passam a acontecer para tentar desvendar quem foi o autor do crime, qual foi o propósito e como de fato ocorreu, já que a cena inicial pode levantar a algumas dúvidas.
Claro que, assim como todos os romances de Agatha, conhecemos pouco a pouco cada um dos personagens envolvidos no crime e, lentamente, fazemos nossas suposições de como o homicídio aconteceu, por quem, e o porquê. O mais interessante é conhecer a mente de cada um e tentar compreender os motivos pelos quais o criminoso queria eliminar a vítima. Como sempre, o personagem mais interessante é o próprio Poirot, com sua ironia e cinismo: pouco fala, mas sabe muito.
O detetive da história, Poirot, é sempre metódico, cético, cuidadoso e preocupado em encontrar o assassino, e o mais impressionante pra mim é o modo como ele desvenda o crime e liga fatos que, à primeira vista, podem parecer insignificantes ou passam despercebidos para quem lê.
Agatha Christie foi sensacional em A Mansão Hollow por diversos motivos. Primeiro, temos uma narrativa bastante diferente da que encontramos em outros livros que Hercule Poirot aparece. Segundo, temos um desenlace pouco convencional também. Terceiro, temos um dramalhão de família cujo pacto familiar fala bem mais alto que a verdade.
A questão da narrativa é que temos uma introdução realmente muito grande, assim, Agatha demora a introduzir Poirot no livro, de modo que o leitor realmente esquece que o detetive irá fazer parte da narrativa.
Sobre o desenlace do crime, tem a ver com a participação de Poirot. Quando falamos de um livro de Poirot esperamos ver aquele final tradicional, quando o detetive faz uma reunião e conta sua descoberta de quem é o assassino, mas aqui temos algo completamente diferente e ao mesmo tempo bem coerente e aceitável.
O terceiro ponto em que achei Agatha Christie genial em A Mansão Hollow foi ter colocado esse pacto silencioso, ou pacto familiar entre todos os que estavam na Mansão Hollow naquele final de semana, algo que faz com que o crime se tornasse mais intrincado e complexo, de modo a dificultar as investigações da polícia. Afinal tudo levava a crer que todos estavam tentando se encobertar, mas quem será que cometeu o crime?

Bolinho de arroz 27/07/2023minha estante
muito bom

Clara28_82 25/07/2023

Que demora!!
Achei o livro bem entediante para falar a verdade. enrolou demais para o crime acontecer e para resolvê-lo.
acho que a Agatha queria explorar mais os personagens para fazer com que o leitor se confundisse ou não suspeitasse de algumas pessoas, mas o efeito foi bem maçante. Mereceu 3.5 estrelas por causa do plot não tão esperado.