Neve

Neve Orhan Pamuk
Orhan Pamuk

Resenhas - Neve

Larissa.Manucci 29/12/2021

Neve foi meu último livro de 2020. Apesar de não ser um dos meus favoritos, é livro muito bem escrito (e não poderia ser diferente né, seu autor é  Ohran Pamuk, o vencedor do premio Nobel de literatura em 2006).
O livro se passa na turquia, o personagem principal Ka, está voltando da Alemanha para Kars, uma cidade de sua infância. Os seus motivos não ficam claros desde o início, mas com a leitura é possível perceber três principais motivações:
1 - Investigar o caso de jovens que estão se suicidando na cidade.
2 - Buscar inspiração, ele já está há muito tempo sem conseguir escrever suas poesias.
3 - Um esperança de encontrar um antigo amor.
A história de Ka é narrada por um amigo pessoal, que tenta retomar tudo que aconteceu durante essa sua viagem a Kars.
Apesar das quase 500 páginas, a viagem dura apenas poucos dias. A história é, portanto, muito detalhista e cheia de nuances. Mesmo com a "calmaria" de Ka, temos um plano de fundo bem pertubador. Após uma tempestade, as estradas de Kars estão fechadas, e alguns lideres políticos aplicam um golpe e tomam a cidade. É um completo caos político totalmente entrelaçado com a religião (Na época do livro, a Turquia se encontrava em uma posição que o governo proibia a utilização dos mantos pelas mulheres muçulmanas em ambientes públicos, e por essa razão, o uso do manto acaba se tornando um símbolo de luta).
É no meio de todo esse caos, que Ka acaba se encontrando novamente com a poesia e escrevendo cerca de 19 poemas, cada um deles capturando um pouco do ambiente e das pessoas.
O livro é muito intenso e meu erro foi tentar ler ele rápido, acredito que tenha perdido muitos pontos importantes pelo caminho. Mesmo assim, posso dizer que é um ótimo livro e quero tentar ler mais uma vez no futuro, talvez depois de estudar um pouco mais sobre o contexto histórico.
Foi um dos livros mais difíceis de escrever sobre, precisei ler bastante sobre ele e ver alguns vídeos.

Paulo Henrique 14/12/2021

Um livro gostoso de se ler
Esse não é o melhor livro que li esse ano, porém é um livro muito gostoso de se ler, cheio de conteúdo histórico que aujuda a enteder a Turquia. A mistura de ateus, com islamistas fanáticos, defensores de um estado conservador entre outros tornam a história envolvente. Fique pensando em como dever ser difícil viver em um país onde o que ocorre com você depende demais de religião e política.
Se eu fosse escrever um livro gostaria que fosse com a escrita usada nesse obra, leve, com vocabulário acessível e construção simples.

Anniutotchka 24/10/2021

Pesado e melancólico
É um livro extremamente marcante, com certa melancolia e um clima pesado. Parece que durante todo o livro você já sabe o que vai acontecer, então o que vc aprecia e descobre é o processo que levou ao fim do livro. Belíssimo.

Chelly @leiodetudo 07/07/2021

Timing is a witch!
Embora tenhamos uma linda moça na capa, o personagem deste livro se chama Ka e é um poeta turco que vive na Alemanha . Dez anos após ter deixado a Turquia, Ka retorna a Istambul para o funeral de sua mãe e aproveita a ocasião para visitar a cidade de Kars onde ele passou a infância. Lá ele tem dois grandes objetivos: buscar inspiração para voltar a escrever seus poemas e reencontrar seu amor da juventude, Ipek, que vejam só...acabou de separar do marido. #OiSumida
Poderia ser o timing perfeito, mas não é. Ka chega a Kars em meio a uma nevasca que deixará as estradas fechadas. A cidade também está em um momento tenso devido as eleições municipais, o candidato aliada ao partido mais ?radical? do islã está com muitas chances de ser eleito. E como se não bastasse, uma onda de suicídio de jovem muçulmanas deixa o clima mais pesado.
Veja bem, este é um livro de quase 500 páginas. Todos esses eventos ocorrem em um período de poucos dias. Ou seja, a narrativa de Neve é muito lenta, porém tudo muda muito rápido. São parágrafos e parágrafos do mais puro marasmo que terminam com 3 linhas onde todo a história muda. É o tipo de história que vai de 0 a 100km/h muito rápido.
É um ótimo livro e recomendaria para quem quer uma leitura desafiadora, mas vá sabendo que você provavelmente não vai conseguir ler muitos capítulos seguidos. É um livro difícil e até os fatos narrados fazerem sentindo, levei um bom tempo. Que leitura foi um desafio para você?

Lari 07/04/2021

Cansativo
Preciso começar dizendo que o livro é extremamente arrastado,mas conta com muitos capítulos (44) o que ajuda.
O que me cansou nesse livro foi ter que realizar 2 leituras, uma direta,o que exatamente estava escrito, e outra do que estava nas entrelinhas, o que o autor desejou demonstrar.
Sem spoiler posso dizer que o "herói" é egoísta, avoado e narcisista, no entanto, no fundo não somos todos?
Se vivêssemos em tempos diferentes (como lá em 2009 quando o livro foi premiado) eu jamais acharia possível alguém se apaixonar, planejar a vida e afins no meio de uma guerra,mas hoje passando pela pandemia precebo que por pior que seja a nossa situação externa tendemos a buscar confortos em coisas cotidianas e "tocar a vida".
Dito isso é um livro que vale a pena ser lido,mas que eu não recomendaria por achar que não agrada a maioria das pessoas. Tem um ritmo extremamente lento e exige um pensamento atento durante toda a leitura.
Gostei,mas não leria novamente e não mudou minha vida como achei que ocorreria antes de iniciar a leitura.

Raysza 18/03/2021

Um livro que te põe pra pensar
Se você estiver interessado por este livro pelos suicídios da sinopse, já vou avisando que isso é apenas uma gota d'água desse oceano.

O início do livro me intrigou, foi tudo tão curioso que me "forçou" a continuar lendo só pelo impacto cultural. Embora com o fim dos capítulos de introdução tudo tenha se tornado extremamente caótico, acho que as reflexões causadas valem a pena pela leitura.

Consegui compreender a mensagem do livro mesmo sem muito conhecimento sobre a situação e cultura da Turquia.

O foco do livro são as questões de Ocidente X Oriente, representadas sutilmente através dos personagens e suas interações.

Os habitantes políticos-religiosos de Kars são demonstrados constantemente criticando a ideia do eurocentrismo com opiniões extremas, contradizendo as ideias "imparciais" do personagem principal (um turco que mora na Alemanha como refugiado político), a fim de impactar os debates sociais e morais trazidos à tona no livro.

Religião e feminismo também são temas muitíssimo presentes no decorrer da história.

Ricardo.Borges 27/02/2021

Uma leitura exuberante
A narração descritiva deste livro em um lugar que nunca visitei foi maravilhosa! É um dos livros que nunca me esquecerei (e a capa é sensacional!l)...

Adriano 22/01/2021

Drama turco existencialista
Romance étnico, religioso, político e existencialista. Ocidente e Oriente em conflito no protagonista e das personagens que vivenciam uma ruptura destas tensões numa cidade pequena, pobre e isolada da Turquia oriental. Durante três ou quatro dias (?) sob intensa NEVE um poeta vagueia pelas ruas, com seus devaneios existenciais, usando a poesia para pensar sobre Deus, amo e a felicidade. Muito bem construído e informativo dos dramas políticos da Turquia e de seu embate interno entre estado e religião.

Bruna 13/01/2021

Ouvi falar de Orhan Pamuk, por dois jornalistas que admiro, eles o citaram em um post como sendo o escritor preferido de ambos.

Somando- se ao fato de nunca ter lido nada de um escitor turco, minha curiosidade foi aguçada e logo; cá eu estava, com o livro Neve nas mãos e espectativas infindas.

Que prazer conhecer mesmo que tardiamente a escrita de Pamuk, onde ele descreve o personagem Ka, um poeta exilado na alemanha, que volta para Kars interior da Turquia, onde está acontecendo suicídio de mulheres islâmicas, então ele vai investigar, nesse interím ficando preso na sua cidade natal por causa de uma forte nevasca.

E o desenrolar da história, o ramance entre ele e Ipek desenvolve no meio de uma revolução que ele faz parte involuntariamente.

O livro é cheio de narrativas políticas, questões sociais e ambientadas no meio de um cenário de pobreza e opressão.

Narrado por Ka , em tempo atemporal, e que no final, seu amigo aparece narrando através das leituras das cartas deixadas por Ka, fazendo essa dualidade da narrativa interessantíssima.

Recomendo fortemente.

Bruna Fernandes 16/12/2020

?Esta? escuro e somos mulheres.?
Neve ? Orhan Pamuk, leitura conclui?da! Leitura conjunta com @horranapaula ??obrigada pela companhia. ??????????????????????? ???????????????????????
Vencedor do Nobel de literatura de 2006, Pamuk aborda questo?es pole?micas em sua obra tais como secularismo, poli?tica, atritos culturais, religia?o, atei?smo, suici?dio e islamismo. Ka e? um poeta que retorna para sua cidade natal (Turquia) apo?s diversos suici?dios de jovens moc?as turcas.
O Estado impo?e que as moc?as tirem o ve?u para terem acesso ao ambiente escolar, diante disso vem uma se?rie de acontecimentos poli?ticos, mais suici?dios e atentados. Muitas jovens se recusam a tirar o ve?u por questo?es pessoais, religiosas poli?ticas e culturais. Diante de todo um cena?rio conturbado Ka buscar entender o motivo e as semelhanc?as entre os suici?dios das jovens moc?as.
Neve e? sem du?vidas um romance poli?tico e questionador. Pamuk expo?e com maestria a estrutura de uma sociedade complexa e conflituosa.
Ate? que ponto podemos tolerar o intolera?vel? Ate? que ponto o Estado deve intervir na vida do indivi?duo?
Ate? que ponto as mulheres va?o precisar reafirmar suas identidades e lutar para serem ouvidas e respeitadas?
E? um livro extenso e riqui?ssimo em detalhes um pouco cansativo, mas vale a pena. Uma obra que divide opinio?es entre os leitores. [Orhan Pamuk ja? foi perseguido pela justic?a por ?insulto aberto a nac?a?o turca?.] #leitura #livros #literatura #neve #orhanpamuk #companhiadasletras por @beletrismos

Lívia 24/11/2020

Pamuk não decepciona
Este é o terceiro livro que leio do autor. Depois da leitura de "O Museu da Inocência" decidi ler tudo que esse homem já escreveu, tão maravilhosa que foi a experiência de leitura. E agora, não foi diferente, o que me faz concluir que Pamuk não decepciona.
O enredo tem é ambientado na Turquia no final da década de 90, especificamente em uma cidadezinha extremamente fria, pobre e decadente chamada Kars ( que, em turco, significa neve). O protagonista é um poeta turco que, após 12 anos de exílio político na Alemanha, decide retornar à Turquia, após descobrir que a moça por quem foi apaixonado na época da escola estava agora divorciada e ele decide então tentar uma chance. Desse forma, ele chega a cidade dizendo ser um jornalista enviado de um jornal alemão para investigar a onda de suicídios cometidos por jovens moças islamitas.
O protagonista chama-se Ka e chega a Kars à época das eleições municipais, em que o candidato que está mais próximo de ser eleito vem de um partido islamita radical. Aproveitando-se do fechamento das estradas que dão acesso a cidade, os chamados secularistas que desejam livrar a cidade do comando dos religiosos fundamentalistas dão um golpe e assumem o poder, mesmo sabendo tratar-se apenas de alguns dias, já que com a reabertura das estradas, tudo voltará ao normal.
Toda história se passa em um intenso clima de tensão entre secularistas que desejam aproximar o país dos costumes ocidentais e religiosos islamistas que não aceitam que as mulheres andem com a cabeça descoberta e nem ideias ocidentais que, segundo eles, advém do ateísmo.
É importante levar em consideração que esse não é um livro para ser lido de forma rápida num fim de semana. Aqui tem-se um livro "cabeça", para ser apreciado ao longo de pelo menos alguns dias. A escrita de Pamuk é um misto de delicadeza, sensibilidade e poesia, que prende o leitor por sua beleza, além de muitos, muitos, muitos detalhes. Não é à toa que ele recebeu um Nobel.
Vale muito a pena a leitura. Livro rico sobre costumes e cultura turcas.

lillimarlene 14/11/2020

Monotonia
Muito monótono, mais ligado aos conflitos emocionais e psicológicos do protagonista.

Bruna 26/08/2020

Oriente versus ocidente
Este livro me fez compreender algumas coisas que eu gostaria de saber antes da minha visita à Turquia, em 2019. Alguns vão julgar a história boba, um pouco truncada, mas para quem tem interesse em se despir de seus pré-julgamentos e descobrir uma cultura diferente, será de grande valia.
O livro trata-se de um romance, cercado por aspectos políticos e religiosos, o cenário é um golpe político, dos “ateus” contra os muçulmanos radicais. É possível observar a diferença de pensamento do povo oriental (turcos) versus ocidental, e começamos a entender como Deus, a religião, seus costumes, o manto sobre a cabeça das mulheres, tem um significado muito forte para eles.

“Não quero destruir suas ilusões, mas seu amor a Deus é inspirado em romances ocidentais”, disse Azul. “Num lugar como este, se você venera a Deus como um europeu, fatalmente cai no ridículo. Então, você nem ao menos pode acreditar que acredita. Você não pertence a este país; você não é mais turco. Primeiro procure ser como todo mundo. Depois procure acreditar em Deus.” (Neve, Orhan Pamuk)

O que levo comigo deste livro é a imagem que os ocidentais passam para os turcos (generalizando, claro), os conflitos religiosos que eles vivem, a forma como defendem seus ideais, entre outras coisas. O livro é muito bem escrito, e não me esquecerei dele.

P.S.: Fiquei muito intrigada se a história é real ou não, encontrei em um blog a informação de que é baseada em fatos, porém não consegui achar nada além disto, se alguém souber mais detalhes, comente aqui.

Luís Gustavo 09/07/2020

Completo
Nesse livro vai ter de tudo: nacionalismo, fundamentalismo religioso, drama, comédia, militarismo, romance romântico, enfim, de tudo. Eu preferi bem mais ?Istambul? do Orhan Pamuk, mas esse livro, embora cansativo em certas partes, me agradou.
Se for ler, não espere um enredo comum.