A Forma da Água

Daniel Kraus

Resenhas -

hy.lancaster 31/12/2023

ESPLENDOROSO!
A grandiosidade desse livro é quase não comunicável; que história arrebatadora, que compelxidade de personagens, que encontro e fantasia.

leia, leiam, leiam demais; vale cada página, cada instante de leitura e emoção!

Liparini 27/12/2023

Mais um livro adaptando uma história do Guillermo del Toro, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2018. Confesso que lembro bem pouco do filme, mas lembro que gostei. Mas o livro em si tem uns pecados, principalmente na "montagem" do começo e no fim, com capítulos bem curtos, às vezes com coisa de um pagina, cada um pulando de um personagem pra outro. Isso prejudicou um pouquinho minha experiência e o ritmo de leitura, e é tão ruim quanto um filme com muitos cortes. Mas a história é sim boa e as mensagens que o filme passava também são passadas aqui de forma decente.

Kaline59 16/12/2023

"Ele faz com que eu me sinta alguém"
Esse é o melhor livro que já li. Tive a oportunidade de ler ele depois de ver o filme, mas mesmo assim ele consegue te prender a cada linha!!!! Vale muito a leitura!!!!!!!!!!

eduarda 12/12/2023

"tudo é nunca, tudo é eterno"
Este livro estranhamente maravilhoso conta a história de um ser bastante peculiar, mas é importante alertar: há muito além. A história se intercala entre narrativas dos personagens, todo eles, extremamente interessantes e instigantes, apesar da crueldade de alguns. A história é formada por muitas pessoas que estão ligadas a captura do Deus Guelras, buscando sua sobrevivência ou não. Acredito que para mim, o ponto alto do livro, ocorre quando é apresentada a narrativa do próprio ser, que tenta compreender o espaço onde se encontra e as pessoas com quem está convivendo. A escrita é sensível e um tanto poética. Durante a leitura, imaginei diversos possíveis finais, e nenhum deles chegou perto da beleza daquele que foi criado pelo autor, que encerra a obra de uma forma espetacular.

Thay 06/11/2023

Um amor além das palavras
Estou totalmente sem palavras para descrever esse livro...

O início é bem interessante, mas achei que lá para a metade ficou um pouco parado, mas isso muda totalmente depois de "o plano" estar sendo armado.

O livro não foca exclusivamente no romance e mostra também situações de racismo, homofobia e machismo, mas uma coisa que gostei bastante foi como alguns desses "padrões" foram quebrados ao decorrer da história.

Eu amei e odiei certas personagens de uma forma que eu nem imaginava ser possível, mas isso me encanta em um nível que não sei explicar rs

Só senti falta de mais informações sobre o futuro de Giles e Zelda, pois achei meio vago a última cena que foi focada neles.

Recomendo a leitura. O livro é tão lindo quanto a capa rs

Larissa.Ohana 22/10/2023

Demorei bastante pra finalizar
Elisa Esposito trabalha há 18 anos como faxineira na Occam, um centro de pesquisa nos Estados Unidos, como é muda, não consegue se expressar e ter muitos amigos, só nutre uma forte amizade com sua colega de trabalho Zelda e seu idoso vizinho artista Giles.
Em um certo dia de trabalho ela vê um ser que possivelmente será estudado pelos cientistas e sente uma forte ligação com ele a ponto de arriscar seu trabalho e sua segurança para se aproximar dele e descobrir o que ele é.
É um livro com poucas páginas mas demorei demais para terminar, a história é boa mas muito enrolada, o ponto chave foi a Zelda, uma amiga que eu queria para mim, e o final foi ok.

Renata_ Pandora 09/10/2023

Lindo!!
?Ali era um lugar onde a fantasia superava a vida real, onde era escuro demais para ver cicatrizes e o silêncio não era apenas aceito, mas imposto.?

Deza Farias 03/10/2023

@???????????????????
?????????????????
? ????? ?? ????? | Guilherme Del Toro, Daniel Kraus | p. 352 | 4.0/5 ?
???????????????????
????????: violência, machismo, assassinato, racismo, assédio (+16)

"??? ????????? ???? ????????????, ???? ?? ??? ?????????? ????? ????? ???."

Um conto de fadas para adultos, um romance arrebatador...

Elisa é uma mulher solitária, muda de nascença, poucos amigos. Apenas seu vizinho: um artista idoso, e a sua colega de trabalho, Zelda. Elisa tem poucas ambições, desde muito nova acostumada as humilhações que sofria no orfanato se tornou invisível. Seu único luxo é comprar sapatos bonitos.

Richard Strickland é um oficial dos EUA, mandando numa expedição para capturar um ser místico que vive nos rios da América do Sul, o deus Brânquia. Depois de uma longa caçada, finalmente ele consegue capturar o "Recurso". De voltar ao EUA, Richard não consegue mais se situar, depois de passar meses convivendo com selvagens em condições lastimáveis, o psicólogico do homem não é mais o mesmo, e ele se torna extremamente agressivo.

O "Recurso" é levado para Occan Aeropasce, lugar onde Elisa trabalha na limpeza no período da noite. Quando Elisa ver o homem-anfíobio pela primeira vez ela se sente totalmente atraída. Aos poucos ela consegue ensinar a ele algumas coisas na língua de sinais. Mesmo que no começo ele estivesse reticente, já que ele só tinha conhecido o lado ruim dos humanos.
Elisa se apaixona pelo deus Brânquia, finalmente ela achou alguém que a ver como ela é.

Enquanto Elisa é assediada pelo Strickland no trabalho, ela também sofre por saber que seu amado sofre constantemente as piores torturas nas mãos do mesmo.
Ele quer que o recurso seja dissecado vivo mesmo com todos os protestos do cientista, Dr. Hoffstetler.

Elisa agora precisa correr contra o tempo e reunir contigente que ela não tem para tentar salvar o amado.

Eu gostei bastante do livro, as vezes achava a escrita lenta. E de difícil entendimento. Mas o final foi arrebatador.
O filme está muito fiel, vale muito a pena assistir. Eu adoro essa capa, acho lindíssima, e as ilustrações também estão maravilhosas.

Poli ð 29/09/2023

Infelizmente não é para mim ?
Ficha de Leitura

? Deus Branquia

Onde se Passa:

Citações Preferidas:

Resumo do Livro:
Elisa se senti em um mundo do qual não pertence. Diferente das outras pessoas ela se senti um ser que não sabe de onde veio, o que fazer e nem para onde vai. Até que ao cruzar com o recurso do laboratório F1 começa a entender finalmente qual o motivo de existir.

Sobre o Livro:
Dizer que gostei do livro seria algo grandioso demais para se falar. Pois muita coisa me incomodou nele. Li por conta de uma LC que tinha que fazer e já estava atrasada. ??

No começo do Livro é tudo bem parado, quase se arrastando. No meio continua como no início ?? no final que ele da uma melhora, mas não espera grande coisa não. Acho que já é o esperado da história.
Com a narrativa em terceira pessoa e com quase nenhum diálogo (Não, vc não leu errado) a estória se torna um pouco cansativa. Fora que tem muito mas sobre os personagens secundários do que a personagem principal em si. As informações sobre ela são quase inexistente. O que me fez sentir falta de mas detalhes sobre ela. Sobre o Deus Branquia é da mesma forma.
Para um romance tudo entre eles aconteceu muito rápido (Vale lembrar que precisar ter a mente aberta para a leitura) consigo contar nos dedos de uma mão as cenas entre eles e o resto era sobre os demais personagens da história.
Para alguns a história funcionou, mas para mim não foi. Não é bem meu estilo e está tudo bem, só aceito que não foi do meu agrado de uma forma geral, somente se salvando uma cena ou outra perdida.

O Livro aborda alguns temas bem importantes para a sociedade como machismo, racismo, capacitismo, homofobia, mas ainda sim aborda sobre a borda, sem aprofunda sobre os assuntos já que temos bastante isso no decorrer da Leitura. Então acabou que tivemos uma noção/menção sobre tal temas, mas nada aprofundado, assim deixando os temas esquecidos no decorrer dos capítulos. Para pautas tão importantes como essa que ferem as vítimas na alma, acaba só ficando esquecido do decorrer da estória.

Agora vamos para a próxima leitura ?

Juliano 30/07/2023

Uma Ode aos desajustados
Que carinho enorme tenho por essa história, Elisa muda de nascença acaba se apaixonando por um deus aquático sul -americano, e juntos acabam criando uma conexão profunda que com o passar do tempo virá um romance arrebentador.
Leitura do livro: início é rápida, você tem que prestar atenção ao monte de informações que é jogada na sua cara, já no meio o ritmo é lento demais, a fluidez da leitura cair um pouco, final é de uma reviravolta na história, principalmente entre os personagens secundários.
Confesso que gostei mais do filme, do que o material original... esse ritmo da leitura talvez foi o grande culpado por isso, mais não tira a experiência maravilhosa de conhecer a história sobre a perspectiva da personagem principal.
Enfim, sempre que me perguntam sobre o livro/filme, digo sempre que é: "Um 'A Bela e a Fera' para adultos", que dar esperança, em saber que sim aquela pessoa excluída, tem voz, tem alma, tem um coração...

kamie! 12/07/2023

Shes just like me fr
Não vou mentir, quando comecei a ler não imaginava uma história tão profunda de uma mulher tão sozinha, Eliza Esposito ao mesmo tempo que me encantava me deixava muito triste. Não só ela mas todos os personagens envolvidos, era cada com sua tragédia pessoal, muitas tristezas em um livro só.

Eu amei como Eliza enxergava o amor, e também as outras formas de amor que o autor nos proporcionou, mas uma coisa que eu odiei: Tem muitos Povs, muitos olhares de uma história só deixa tudo muito maçante, é cansativo e parece que só foi posto pra encher linguiça, tanto que demorei até pra terminar esse livro. Sei que é feito com o intuito de criar laços com os personagens, mas fodase!! Eu só queria saber da Eliza e do Devoniano, não estava nem aí pro Strickland e os dedos podres nojentos dele.

Enfim, é uma leitura bacana, e acredito que este seja um livro pra ser lido uma vez só, porque só uma experiência é o suficiente e tem coisas que a nossa cabeça só consegue absorver o impacto uma vez (Ela transou com um peixe).

Jojo 05/07/2023

Eu li um monster romance sem querer????
Uma experiência avassaladora, esse livro me pegou muito de surpresa. Apesar de ser uma leitura lenta, é emocionante e vale muito a pena. A forma como tudo se encaixa, a escrita poética, tudo perfeito

Marcos 15/06/2023

Com a missão de capturar um ser aquático misterioso, o militar Richard Strickland conseguiu passar por um período nebuloso em sua vida e mostrar para o general Hoyt seu valor.

Por possuir um recurso poderoso na qual eles denominaram deus Branquia ou Devoniano, que trata-se de uma criatura que vivia na Amazônia e que possui poderes e características muito próprias de um ser místico, fez com que a criatura se tornasse alvo das potencias entre Rússia e Estados Unidos na corrida para conquistar as maiores armas e potencias para dominar o mundo, que inclusive, englobava as forças misteriosas do deus Branquia.

E nesse meio, encontra-se Heloísa, uma simples serviçal da sociedade de pesquisa que se denomina uma mulher incompleta por não ter um corpo padrão, por possuir uma deficiência e é claro, por não se sentir parte da sociedade em que vive.

Com a chegada do deus Branquia em um invólucro misterioso, Elisa e Zelda, sua melhor amiga, são delegadas para cuidar do recinto com total sigilo e discrição, imbuídas de guardar todo tipo de comentário diante de tudo o que ver no interior da sala. Mas, com as visitas de Elisa ao recinto, criou se uma conexão entre a criatura e a serviçal, o elo entre os dois nasceu do encaixa do que um necessitava no outro, o que faz com que Helóisa trave uma batalha com Richard para salvar o deus Branquia, e devolvê-lo ao mar.

Com uma narrativa que envolve ficção científica, romance, suspense e interesses políticos, o livro engaja perfeitamente o leitor em uma trama que o faz refletir sobre diversos viés da vida real. O empoderamento feminino, a mudança radical e guinada nas decisões da vida é retratada através da trajetória de cada personagem, o que consagra esse livro um best seller que em minha estante conquistou suas ?????