Tudo Aquilo Que Eu Não Disse

Tudo Aquilo Que Eu Não Disse Kathryn Hughes

Resenhas - Tudo Aquilo Que Eu Não Disse

Julia.Gilli 12/01/2021

Eu vou reler, com certeza.
É bastante emocionante e tem um bom ritmo de leitura.
Quem curte livros como A culpa é das estrelas e Um dia, é bem provável que goste bastante dele também.
Mostra como as relações tem várias possibilidades de acontecer e esse tom de vida real foi o que fez eu me apaixonar pelo livro.
Não queria ter terminado porque é uma atmosfera muito gostosa de se estar, uma verdadeira aventura!

Vanessa.Pitsch 23/11/2021

Tudo o que eu não disse
Comecei a leitura despretenciosa, mas acabei sendo pega de surpresa. História que surpreende e emociona.
Vale a leitura!

Apenas_Sara 21/04/2020

Encontros e desencontros em um só livro. História triste e que ficamos agoniado para que algo de bom aconteça... Acabei lendo o livro em um só dia!

Sarah 27/03/2020

Vontade de reler assim que terminei
Já faz um tempo que li mas nunca esqueci, se tornou um dos favoritos.
Me prendeu um dia inteiro, não conseguia parar de devorar página após página e me deu uma baita ressaca literária pois só queria voltar no tempo quando comecei a ler pra ter todas as sensações de novo.

isaasantosf 06/04/2020

Não conhecia a autora e comecei a ler sem muita pretensão. Que bela surpresa ??

LetAcia.LutiA 09/07/2021

Em "Tudo aquilo que eu não disse" iremos passar por diferentes linhas temporais, onde em 1973 conheceremos Tina Craig e em 1939 a Chrissie Skinner. As histórias dessas duas mulheres irão se conectar apesar do tempo que existe entre elas.
Tina é jovem, educada e doce. Durante a semana trabalha em uma empresa datilografando e aos sábados faz trabalho voluntário em um brechó. Além disso é casada com Rick, porém vive um relacionamento completamente abusivo.

Rick é um homem repulsivo, alcoólatra, completamente violento, viciado em apostas e acaba gastando praticamente todo o salário da esposa. Por medo e por sentir que ainda o ama, Tina não consegue deixa-lo, mas está disposta a tentar.

Por um acaso, Tina acaba encontrando no bolso de um paletó uma antiga carta que por algum motivo nunca fora postada. Movida pela curiosidade ela acaba abrindo a carta e descobre que foi escrita por Billy para Chrissie, em 1939, e emocionada pelo enredo decide que Chrissie irá receber essa carta de um jeito ou de outro.

Chrissie era linda, gentil, caridosa, filha de um médico com uma parteira, trabalhava ajudando seus pais nos procedimentos e em o que mais fosse requisitada. Seus pais sempre foram muito rígidos e conservadores, principalmente seu pai, mal deixando a filha sair de casa. Em uma certa noite Chrissie consegue escapar e ir em uma festa com sua amiga, onde acaba conhecendo Billy.

Billy é um rapaz bonito que sempre atrai olhares por onde passa, vem de uma família humilde, educado. Eles vivem uma paixão avassaladora, mesmo que o pai de Chrissie o desaprove. Infelizmente a guerra inicia e Billy descobre que foi convocado na mesma época que Chrissie descobre estar grávida dele. Ele deixa uma carta para ela, carta essa que nunca encontrou seu destinatário e agora se encontra nas mãos de Tina, anos mais tarde.

Foi incrível ver as linhas temporais se conectando. A autora soube usar de uma sensibilidade incrível para abordar o relacionamento abusivo de Tina e Rick, que foi impossível ler as páginas e não me emocionar. A dor e a angústia de Tina são palpáveis, tudo o que eu queria era poder entrar no livro e protege-la.

Tirando a menção da segunda guerra que realmente houve, a narrativa não é baseada em fatos reais. Mas sabemos que casos como esse infelizmente acontece, e devemos incentivar cada vez mais e mais as mulheres a denunciar e criarem coragem para abandonarem esses relacionamentos.

Kathryn também soube contextualizar muito bem o impacto da 2ª Guerra Mundial na vida dos personagens, as regras morais da época e a constante tensão vivida pelos personagens antes da guerra.

Juliana.Matos 11/07/2023

Confesso que em alguns momentos não foi uma leitura fácil, pois a mesma retrata a realidade que muitas mulheres vivem e viveram ao longo de toda a história, a violência física, emocional e psicológica, então alerta de gatilho forte nesse livro. Mas, simplesmente não tem como não ficar envolvido, pois é perfeito a trajetória de todos os personagens e a forma como tudo se encaixa. A história de 2 mulheres que sofreram muito na vida e tiveram de se tornar fortes, pois era a única saída delas. Saber que eram separadas, não só pelo tempo, mas pela própria localização de cada uma, me deixou encantada. Mas é muito triste saber que mulheres não podiam escolher seus destinos, e eram ceifadas de suas liberdades e de suas escolhas.

Carol 05/05/2021

Fica bom no final
O começo é muito tenso por causa do relacionamento abusivo com cenas descritivas e muito detalhadas de tudo que o cara fazia com ela. Sofri junto e fiquei com raiva junto. A Tina sofreu demais.
Esperava: clichê fofinho
Ganhei: relacionamento abusivo detalhado
E tem umas partes que parecem uma fanfic ruim,certas partes eu ficava só ????
Mas isso aqui é um livro,quer realidade vai viver tua vida né rsrsrs

tuxenb 26/07/2021

Perfeito para curar ressaca literária!
Não sou muito fã de ler romances românticos, mas como ultimamente ando tendo umas leituras mais pesadas, queria ler um livro bem levinho e que surpresa boa tive com esse livro!

Vi o livro disponível no Kindle Unlimited, tinha muitos elogios e resolvi arriscar. A escrita da autora é muito fluida, muito fácil de ler e acompanhar a história mesmo tendo saltos no tempo. A história me prendeu, pois, cada personagem tem sua história, não ficamos "presos" numa história romântica de um casalzinho X e blablabla, é dinâmica, tem outras histórias rolando no meio e eu me vi não querendo largar o livro.

São abordados assuntos como relacionamento abusivo, tóxico, violência doméstica, guerra, entre outros, e a autoria tratou com muita responsabilidade.

Surpresa muito boa! Amei!

Br_biah 16/11/2021

Duas histórias, um destino
Quando li nem tinha proporção a que fim levaria o desfecho. A surpresa de acompanhar a vida de duas mulheres machucadas, com histórias tristes teve grande impacto. No final, pode-se dizer que tudo acabou bem? De certo modo.

Ingrid 16/08/2021

Confesso que no início do livro não estava empolgada para concluir a história, mas isso aconteceu somente nas primeiras páginas, após isso foi difícil parar de ler. Que história incrível!!!
Mesmo com as passagens pela linha do tempo, você consegui entender perfeitamente cada acontecimento, e que acontecimentos, alguns muito tristes, mas que levaram a um grande final.

Stella Salles 15/06/2021

??????
Li esse livro com o clube de membro da @aione_simoes.
Tudo aquilo que não disse conta a história de Tina Craig que não está tendo uma fase fácil na vida. Durante seus fins de semana ela trabalha em um brechó e é num desses dias que sua vida muda ao encontrar uma carta.
A história não tem nada de fofa, pelo contrário para muitas pessoas pode conter muitos gatilhos com relacionamento abusivo, então fique atento!

Sanchez 29/08/2021

Desencontros
Boa história, narrativa simples, mas sem grandes emoções. De certa forma esperava mais pelo título. Sei que pela época em que se passa a história faz sentido como tudo aconteceu, mas ainda assim foi impossível não questionar como as pessoas deixaram que tudo acontecesse como aconteceu.

Gablys 18/05/2022

Sedex
Eu comecei a ler o livro achando que seria mais um daqueles clichês bem clichêzão mesmo, e acabei me surpreendendo com as pequenas reviravoltas que a história dava. Eu amei todos os personagens (menos o Rick) e a história de Chrissie e Tina é muito fofa, apenas.

Eu tinha feito uma thread no twitter falando cada reação que tive durante a leitura, caso queiram acompanhar ??
(Ah, sim, pode conter spoiler na thread)