Tudo Aquilo Que Eu Não Disse

Tudo Aquilo Que Eu Não Disse Kathryn Hughes

Resenhas - Tudo Aquilo Que Eu Não Disse

RaíssaSwiatovy 09/03/2022

Uma história inesquecível
Desde o primeiro capítulo, este livro mostra que não é apenas mais um drama romântico.
Essa história carrega um enredo tão envolvente, tão carismático e trágico, que é impossível não se deixar levar por todos os sentimentos dos personagens: paixão, amargura, raiva, tristeza, amor e todos os sentimentos que fazem o ser Humano quem ele é.
Há pessoas péssimas, de má índole e sem empatia, sem compaixão. Mas há também pessoas gentis, que são amáveis e que transbordam belos sentimentos. E neste livro, há estes dois extremos.
Estou tão apaixonada por essa história, que me entristece ter terminado a leitura, queria poder esquecer para reler e poder viver tudo novamente, por mais dor que haja.
Ri, chorei, me senti frustrada e também senti calor no coração. Depois de tanta discórdia, fios soltos em uma história que não se completava, eu me alegrei com um final lindo, merecedor de todas as estrelas.

Magasoares 15/02/2020

A Carta
Um romance MARAVILHOSO!! Tudo perfeito. Recomendo muito, leiam :)

Monalisa.Ludwig 09/03/2023

No começo achei que não iria gostar por ser uma história que se passa inicialmente na década de 40. Mas assim que a Tina encontra a carta de Billy fiquei muito curiosa para saber o que ela iria fazer com a carta. É muito legal ir acompanhando as histórias dos personagens principais e ver como as coisas vão se encaixando. Final bom, mas esperava um desfecho melhor para o dr. Skinner. Recomendo a leitura!

Anny 17/05/2020

Aff, literariamente apaixonada
Eu simplesmente fiquei sem fôlego muitas das vezes, ele retrata um relacionamento abusivo e violência domestica de forma impar, conseguiu trabalhar bem todos os persongens, ele trabalha amores atuais, amores que aconteceram na guerra mas que precisam de um desfecho para que cada um siga o seu caminho sem fantasma ele consegue ir e vir de maneira sensacional, muito bem escrito e muito bem amarrado.

site: @caveirabook

Amanda 17/01/2023

Que ódio!!
Se ñ fosse pelo velho, a Chrissie e Billy estariam felizes com o filho deles.
Um livro ótimo para quem quer passa raiva.
No final fiquei com dó do velho. Mas ele pagou pelo oq ele fez, graças a Deus

Naa 13/01/2023

É okay
Bonitinho. Rápido. Mas nada muito ?uauuuu?.
É legal como tudo fica redondinho, como as coisas se encontram, mas um pouco irreal, sabe?
Mas okay!

Fernanda631 05/01/2023

Tudo Aquilo Que Eu Não Disse
Tudo Aquilo Que Eu Não Disse foi escrito por Kathryn Hughes e foi publicado em 13 abril 2018.
Tudo Aquilo Que Eu Não Disse é o romance histórico de Kathryn Hughes que passeia por diferentes linhas temporais, desenvolvendo uma história repleta de emoções. O romance da britânica Hughes é ambientado em Manchester, na Inglaterra em três períodos diferentes: em 1939, um pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, na década de 70 e nos dias atuais.
A narração nos leva para cenários frios e sem esperança no sudeste de Manchester, para os Estados Unidos e para o frescor da Irlanda e sua culinária, tudo em um vai e vem muito bem costurado.
Em 1973, Tina vive um casamento abusivo e violento, que além de marido ser alcoólatra é viciado em jogos. Usa todo o dinheiro que ela ganha no trabalho para fazer apostas, buscando maneiras de deixar o marido em prol de sua sobrevivência. Tina está presa a um relacionamento abusivo, no qual seu marido, Rick, é um homem desagradável, alcoólatra e completamente violento.
A esposa tem medo dele e está desesperadamente tentando arranjar as forças necessárias para deixá-lo. Então enquanto não resolve esses problemas que infernizam sua vida, ela passa seu tempo datilografando em uma empresa e aos finais de semana faz um trabalho voluntário em um brechó. Em um desses dias, ele pede para que ela faça uma aposta alta, não imaginando que o dinheiro da aposta era o que ela vinha guardando para que pudesse alugar um lugar só pra ela e fugir desse casamento.
Um dia deixam na porta da loja uma sacola com um blazer, que em seu bolso carregava uma carta escrita em setembro de 1939, essa carta antiga destinada a uma mulher chamada Chrissie, que viveu no mundo pré-segunda guerra.
Tudo ia mal no casamento, até que após um dia cansativo de trabalho voluntário no brechó, ela encontra por acaso uma carta antiga, fechada e nunca enviada ao seu destinatário: Chrissie Skinner em Setembro de 1939. Curiosa, Tina abriu a carta e a leu. Comovida pelas palavras, passa a procurar o remetente e destinatário, sentindo que aquela carta precisaria ser entregue.
A carta não chegou ao destino, mas ao chegar às mãos de Tina causou inicialmente muita dor, mas também serviu como fonte de motivação em meio ao sofrimento. Tina assume o desafio de localizar o destinatário da carta e, em um esboço da jornada do herói, embarca em uma verdadeira aventura para cumprir seu objetivo. Ela viaja para Irlanda, faz amizades e se permite distanciar da sua tragédia.
No ano de 1939, Chrissie Skinner é uma bonita, inteligente e doce jovem de 19 anos que vive na Inglaterra sob a vigilância rigorosa do pai, o médico Samuel Skinner, e a companhia da mãe. Filha do médico e da parteira da cidade. . Ela era sensível e gentil, ajudava os pais nos procedimentos e em tudo mais o que fosse necessário.
Ela trabalhava com eles e raramente tinha vida social. Em um movimento comum pra sua idade, Chrissie conheceu o jovem Billy Stirling e se apaixonou perdidamente. Contudo, a relação não era bem vista por seus pais, extremamente conservadores, e o rumo dos acontecimentos é afetado tanto por essa hostilidade quanto pelo iminente início da Segunda Guerra Mundial.
Em um baile que ela conheceu Billy, um rapaz bonito e um solteirão cobiçado. Eles se envolvem em um lindo relacionamento, mesmo que os pais da garota desaprovem o rapaz. Infelizmente a guerra estoura e Billy descobre que irá lutar na mesma época que Chrissie descobre estar grávida dele. Os desencontros farão com que eles terminem em maus termos, mas Billy deixa uma carta para Chrissie, carta essa que nunca encontrou seu destinatário e agora se encontra nas mãos de Tina, anos e anos depois.
Por conta de um mal entendido, Chrissie não conseguiu mais falar com Billy e a única solução que ele encontrou foi enviar-lhe uma carta, a qual ela nunca recebeu. E como estava grávida, seu pai achou por muito bem mandar ela para a fazenda de uma tia que ficava no interior da Irlanda.
Tina ficou bastante comovida com o que leu na carta e estava obstinada a encontrar Chrissie ou alguém da sua família para que pudesse entregar a carta de Billy. Mesmo quase quarenta anos depois, ela precisava saber que não havia sido abandonada.
Parte clichê da historia, o romance dos dois não é aprovado pelo pai de Chrissie que odeia Billy por considerá-lo um homem inadequado para sua filha, devido seu nível socieconômico e sua origem humilde e desconhecida por ter sido adotado ainda bebê. O sentimento de Dr. Samuel Skinner em relação ao romance e qualquer fruto dele foi decisivo para o desenrolar da história.
Na outra ponta da história, 34 anos mais tarde, temos Tina Craig, jovem que vive na mesma Manchester, com seu violento esposo Rick. O relacionamento dos dois é destrutivo e as narrações são sufocantes: A permanência de Tina nessa relação extremamente abusiva foi responsável por causar a ela perdas importantes e assim como o sentimento do pai de Chrissie, foi decisivo para o encontro das tramas.
As histórias das duas mulheres irão se conectar apesar do tempo que existe entre elas. E Tina está decidida a fazer com que Chrissie finalmente receba a carta de Billy.
Tina, se vê na busca por alguma informação que leve à Chrissie e então, ela encontra William, o filho do casal. Juntos eles vivem uma aventura em busca da mãe de William e para Tina é uma forma de recomeçar uma vida, após um casamento tórrido. Era jovem, tinha muito o que aproveitar e nisso William a ajudava e muito em reviver sua jovialidade.
Iniciei a leitura ciente da conexão entre as duas linhas temporais e que teria em mãos um romance com potencial emocionante. Esse livro é completamente sensível. A autora fez um trabalho impecável no desenvolvimento das personalidades das personagens principais, e é praticamente impossível não nos apegarmos a essas mulheres fortes, torcendo pela felicidade de ambas.
Entretanto, não esperava que a primeira metade da história seria angustiante como foi, ou que retrataria um casamento abusivo. Por isso, fica o alerta de gatilhos para violência contra a mulher. O livro tem cenas fortes de agressão, que fazem com que o nosso coração se parta em mil pedaços, mas nos recompensa com atos de carinho e de bondade entre os personagens.
Apesar da leitura ter sido mais pesada do que eu esperava nesse início, gostei bastante de como Kathryn Hughes retratou os problemas de gênero, principalmente pela complexidade emocional carregada por Tina. Para além da sofrida no casamento, a violência contra as mulheres aparece de diferentes maneiras em ambas as linhas temporais, demonstrando a (o)pressão social e os papéis exigidos.
A partir da segunda metade, Tudo Aquilo Que Eu Não Disse se suaviza, entregando um bonito e leve romance, com direito à cura de feridas antigas. Se na primeira parte as personagens passam por duras provações, é na segunda que são recompensadas — ainda que por meios agridoces. Adorei como a autora conectou as linhas temporais e, principalmente, a interconexão entre Tina e Chrissie: o futuro de Tina foi proporcionado pelo passado de Chrissie, ao mesmo tempo, é a condição pesarosa de Tina no presente que proporciona o futuro de Chrissie.
A autora trabalhou bem o enredo que é dividido entre Tina no presente e Chrissie no passado. Somos apresentados a duas histórias diferentes que se conectam de uma maneira inesperada. A escrita é fluida e completamente viciante. A dificuldade aqui é largar o livro uma vez que o começamos, pois nos apegamos completamente empáticos com a situação apresentada e queremos logo saber como essas mulheres guerreiras conseguirão proceder em seus destinos.
Em relação ao cenário histórico, ele mais contextualiza os eventos e dita os impactos na vida das personagens, uma vez que são conduzidas de acordo com as regras morais das épocas, do que é detalhado. Os meses que antecipam a Segunda Guerra, por exemplo, narram alguns dos eventos e a atmosfera de tensão à época, mas não há uma abordagem do conflito após ser iniciado e nem uma dissecação maior dos fatos: o interesse está em focar na vida particular dos protagonistas.
Tudo Aquilo Que Eu Não Disse me proporcionou uma leitura envolvente através da escrita sensível de Kathryn Hughes. Apesar dos momentos de angústia próprios do enredo, a história como um todo é bastante bonita e emocionante, trazendo o quanto nossas vidas podem ser impactadas não apenas pelas escolhas que fazemos, mas pelas decisões tomadas por nós — e o quanto determinados encontros são capazes de nos marcar por anos a fio.
Sem que Tina percebesse, a procura fazia parte do seu processo de cura. O desfecho da busca além de consolo para famílias, trouxe a oportunidade de recomeço para todos que tiveram a vida impactada pelo extravio (acidental ou não e pra descobrir você precisa ler o livro) da correspondência. A história também se encerra com uma carta:
“Entre risos e lágrimas, Tina levou a carta ao coração. Há muito tempo, um jovem na flor da idade escreveu uma carta. Se ele não tivesse feito aquilo, Tina não estaria parada ali, prestes a iniciar uma nova vida.”
Esse é um daqueles livros incríveis que vale cada página lida. Tem uma linda estória de superação e é carregado de mensagens importantes e tocantes. O livro Tudo aquilo que eu não disse, nos leva a refletir sobre laços familiares, escolhas, perdas, amor e o meu item preferido, recomeços.
O livro mostra que às vezes a vida pode dar uma segunda chance de dizer o que não pudemos no passado. Ainda que não sejamos os mensageiros.