O Segredo de Helena

O Segredo de Helena Lucinda Riley

Resenhas - O Segredo de Helena

Niedja - @indicacoes_literarias 16/07/2020

Helena tem segredos do passado que esconde a sete chaves, mas acontecimento atuais podem trazer tudo à tona.

Aos 15 anos Helena vive um verão inesquecível em Pandora, na casa do Padrinho e a experiência lhe acompanha a vida inteira.

Ela passou por muita coisa no passado que reflete agora no presente. Bailarina com uma carreira promissora, ela engravida e decide ter a criança, abrindo mão de sua trajetória. Algum tempo depois ela conhece William, se casam e formam uma família.

Após 24 anos dessa ida a Chipre, ela recebe a casa de Pandora de herança de seu Padrinho e tem a ideia de levar sua família para passar férias e reviver esse lugar mágico.

O que Helena não esperava, era que os seus segredos viessem bater a sua porta de forma a mudar suas vidas de forma irrevogável, colocando frente a frente seu passado e seu futuro.

A história me deixou vidrada do início ao final e cada novo capítulo minha curiosidade aumentava. O fato da narrativa ser feita por Helena e por lembranças do diário do filho mais velho dela, Alex, também nos dá uma visão ampla dos acontecimentos visto por dois pontos de vista, o que me leva ao desejo de Alex de saber quem é seu pai, e o quanto disso é parte da história.

Foi o meu primeiro contato com a autora e gostei muito, porém como disse antes, fui construindo uma expectativa para algo que acabou tendo rumo diferente, mesmo sendo um excelente escrita, um enredo maravilhoso, o descritivo perfeito e que despertou a curiosidade em conhecer o lugar, alguns pontos foram cansativos, alguns personagens me irritaram muito, mas não estragou a leitura, que realmente me surpreendeu, incluindo os acontecimentos paralelos que também era desconhecidos de Helena.

Uma história sobre relações familiares, o peso dos segredos e o quanto tudo isso pode mudar a vida das pessoas.

site: https://www.instagram.com/indicacoes_literarias

Tatitoth 17/02/2020

O segredo
O livro traz a história de uma mulher, Helena, que guarda um segredo sobre sia vida é a de seu filho. É uma história emocionante que nos mostra a importância do amor e da confiança. Até que ponto podemos guardar um segredo que envolve tantas vidas?
Indico!!!

Raffa Muniz 25/03/2021

demorado pra desenrolar
Livro entediante e mais do mesmo!! Nesse Livro Lucinda perdeu a mão!!

Allynne 31/01/2021

Lucinda é para quem não tem pressa!
Nesse livro voltamos a desfrutar a escrita envolvente da autora, que pra mim é uma das melhores da atualidade. Ela sabe construir o enredo de uma forma que você pensa que está arrastado, mas é proposital, depois descobre que cada personagem, cada comportamento é importante para o desenrolar da treta que ela quer contar.
Essa obra é inspirada em uma experiência familiar da autora no Chipre, onde geograficamente é desenvolvida a trama, e ela confessa que os personagens tem traços de sua própria família...não com a carga emocional que se concentra no livro.

Helena é uma personagem envolvente, carismática, admirada por todos os seus pares, mas com um passado reservado que a impede de ser feliz integralmente. Quando herda a casa que passava a infância no Chipre com o padrinho, ela se vê diante do dilema de abrir ou não a "Caixa de Pandora" e resolver lidar com as escolhas do passado que já repercutem no futuro dela e de sua família.

O destino quando quer, sabe pregar peças, e devemos estar preparados para lidar com elas...

bookslynne 21/02/2021

Livro incrível
Gostei muito do livro, principalmente a parte do diário do Alex que foi muito divertido.

Rose 19/12/2023

Maravilhoso
Embora não seja meu livro favorito da autora, ele é sim maravilhoso, o que eu já esperava vindo dela.
Depois do primeiro segredo ser revelado, já desconfiei qual era o segundo segredo, mas até esse momento realmente não tinha como imaginar.
A história é baseada numa família que é bem unidade e se amam, mas a esposa tem segredos que fazem parte do seu passado que nunca revelou, e nessas férias tudo acaba se revelando... e que férias.

Larissa Del Lhano 30/12/2020

Leitura meio arrastada no meio e com algumas pontas soltas sobre os personagens, mas não deixa de ser um bom livro.

Roma 12/10/2021

Amo os livros da Lucinda.
Quantos segredos hein Helena, to passada!
Final surpreendente de amor, superação e fidelidade. ?
Justi 12/10/2021minha estante
Também.

Lica 22/01/2021

Demora a engatar, mas vai e depois vale a pena
O início é um pouco lento, e confesso que precisei forçar manter a leitura, diferente dos outros livros da autora, O Segredo de Helena demora um pouco a fazer você compreender o caminhar da história.
A trama começa mesmo a se mostrar o que é e a ter um envolvimento quando todos estão em Pandora.

Qua do a trama começa a decorrer, você pensa que será mais um clichê e que já sabe qual será o final, mas ao longo da história você vai vendo que os números não batem, mas chega um momento, que vem antes dia segredos começarem a serem revelados, é possível já ter quase 99% de certeza do caminhar da história.

Não espere encontrar fatos históricos, ou correlações com momentos importante mundiais, como a maioria dos livros da Lucinda Riley traz, mas sem dúvida é uma leitura que faz você se sensibilizar, e não julgar, além de perceber que todos são falhou e a se questionar, será que faria o mesmo se estivesse em situação similar?

Não sei avaliação 5 pois achei que poderia ter relevado o segredo antes e ter aproveitado para abordar os fatos pós que foi pouco explorado, com narrativas rápidas.

Virgílio César 27/11/2020

Um dos piores livros da autora. Muita página para pouca história. Chato e enfadonho. Nem parece ser a mesma escritora de outras grandes obras.

Reh Vieira 28/01/2023

Um segredo que vale a pena ler
Quando comecei o livro, enrolei um pouco por achar que a história não estava ne prendendo muito. Mas depois de umas 100 páginas, eu me interessei bastante. A narrativa mostra bem o que a Helena está pensando durante toda a história, isso me agradou muito! Também gostei do final, embora mebos do que o resto do livro.

Gladis Klein 27/10/2020

O segredo de Helena
Os livros de Lucinda Riley me encantam, gosto da forma como nos transporta entre o passando e o presente. Apesar de Helena ser a protagonista da história, e ter sofrido por causa do seu segredo não consegui gostar dela. Ao contrário do q senti por ela, eu adorei o seu filho Alex, um menino encantador, extremamente inteligente e sensível. Adorei suas piadas sarcásticas. A exemplo da mãe ele também passou maus bocados por ter mantido um segredo. Recomendo a leitura , mas comece por: UMA LUZ ATRAVÉS DA JANELA, para não correr o risco de se decepcionar com a autora e não ler mais nada dela.