O fim de Eddy

O fim de Eddy Édouard Louis

Resenhas - O fim de Eddy

Wisley 08/12/2021

Esse é um livro baseado em uma história real de como era ser LGBT+ na França antigamente, um livro triste, que mostra a realidade e experiências das pessoas daquela época, onde a maioria tinham que se privar de serem quem são.

"Hoje vou ser um Durão"

Pâmela 24/11/2021

Necessário...
Um relato sobre a homofobia. Difícil, triste, estarrecedor e violento. Com certeza uma leitura que nos faz refletir sobre o mundo preconceituoso e conservador em que vivemos.
Como pode haver tanto ódio? Esse livro nos faz questionar os limites da maldade humana para com o outro. Não interessa se é na família, na escola ou na vizinhança, nesse livro a maldade prevalece até Eddy ter idade suficiente para escapar.

Henrique1096 23/11/2021

O fim de Eddy
Queria ter gostado do livro tanto quanto o resto do pessoal também gostou. No fim foi uma leitura rápida, mas não necessariamente fluída, e que só pareceu engajar mesmo no fim. Não é um livro ruim, mas acho que saturou muito rápido. Mas não deixa de ser uma história real e pesada (pesada até demais) e um reflexo bem fiel do que é crescer sendo uma criança viada, como alguém comentou nas resenhas aqui também. Curioso pra ler o outro livro do autor.

San 04/07/2018

Problemas com a tradução.
Estava ansiosa para ler esse livro, o título é chamativo, a capa também, o tema é bem atual, mas no desenrolar do livro fui me decepcionando.
Acredito que a tradução tenha colaborado e comprometido o real sentido do livro.
O julgamento de Eddy com relação aos pais, a pobreza, e a sua própria condição, ao me ver, num época recente, não se justifica. Em alguns trechos me faz parecer até um filho ingrato, e de vítima passa a ser um chato. Acho que não era exatamente o que autor queria passar, e por isso acredito que a tradução seja a culpada. Várias passagens do livro se invertem, anos e idades não batem, enfim, esperava muito mais.
afonso 09/03/2019minha estante
Tb achei o texto desse livro um tanto esquisito

Lizi Cordeiro 07/07/2018

Imersão no sofrimento de Eddy
Os relatos do autor, que nasceu e viveu grande parte de sua vida em uma vila na França, fazem com que a gente entre em seu sofrimento e compreenda a dificuldade de enfrentar família, sociedade e, principalmente, a si mesmo. A tentativa de ser o que não se é marca a infância e adolescência de Eddy. Os padrões impostos pela sociedade e fortalecidos no ambiente familar transformam a vida de Eddy em uma fuga ininterrupta de seu desejo e da sua condição como ser humano.
Leitura necessária.

duda202 08/04/2022

Comprei no impulso e sem saber sobre o que era e amei // 4,5
Facilmente uma das leituras mais dolorosas que fiz esse ano. É triste ler sobre uma história real pelos olhos de uma criança que sofreu tanto e mesmo o livro terminando quase na vida adulta a gente sabe que esse sofrimento ainda não acabou, apesar de estar "longe" de quem causou tanta dor. Eu adorei que a história é dividida em capítulos que não necessariamente são lineares mas que falam sobre determinado tema na vida do Eddy como por exemplo tem um capítulo para a mãe, outro para o pai e etc. É uma leitura pesada mas muito válida e eu não conseguia largar o livro.

Tah_baddauy 08/11/2020

Uma leitura sufocante que relata a violência, preconceito e o conservadorismo de uma cidade no interior da França.

Antonio Gonçalves 07/09/2021

Uma autobiografia marcante, e que reflete para uma realidade de uma grande maioria ( crianças viadas) na sociedade, em que se impõe a heteronormatividade como um único padrão, e com isso, toda uma marginalização, com violência, opressão, medo, angustia, enfim, os reflexos da homofobia. Portanto, o fim de Eddy traz essa narrativa "nua e crua" de uma criança em descoberta com sua sexualidade, e que como uma grande maioria dos LEBTQIA+ se entende em sua sexualidade, em meio a violência, à dor etc.
Além disso, é um processo muito individual e solitário, em que cada indivíduo homossexual (que é a questão específica de Eddy) enfrentará de uma forma, e dentro de uma contexto familiar, entretanto, é um processo doloroso para todos nós Gays.

Luizgustavo 20/02/2021

APENAS LEIAM.
Que todo menino e menina se sinta encorajado, com a história do pequeno eddy, que passou as piores misérias no seu tempo de escola. Livro muito bom.

Syllas 03/04/2020

Esperava mais
Achei a leitura um pouco decepcionante e talvez muito apelativa. Por mais que muitas situações descritas ali realmente seja a realidade de muitos, o jeito como foi escrito não me desceu e fez com que a leitura pra mim fosse arrastada do início ao fim.

Edu Ribeiro 27/07/2018

Triste, real, interessante
É um pouco pesado acompanhar a trajetória do menino Eddy, mas dá uma sensação de realidade, de percepção de que existem diferentes realidades dependendo do local onde se é criado, das perspectivas que se formam e como é difícil tentar encaixar-se em um perfil que não é o seu. Fala-se sobre a homossexualidade, mas poderia ser sobre qualquer característica que fosse fortemente contra aquilo que se espera de uma criança. Vale a leitura.

AntidepressivoLeitura 12/06/2018

Eddy é um garoto que tem trejeitos exagerados, voz fina e estridente, requebrados no andar. Diferente dos outros garotos, logo é alvo de bullying na escola: o bicha, veado. Ir diariamente à aula, suportar as piadas e troças dos habitantes do vilarejo onde vivia era uma tortura. Estava longe ter a idéia de enfrentar, aceitar-se, impor o que era. Sofria e procurava esconder os sentimentos. Até teve namoradas, por mais asqueroso que fosse beijar uma mulher. Bem que tentava ser um igual....
O livro é a autobiografia do francês Édouard Louis, um mergulho na realidade de um homossexual rejeitado pela família e sociedade.
Um bom Livro.

Icaro.Santos 05/01/2022

é muito ruim se identificar com tantas passagens desse livro; só mostra a pouca evolução que tivemos dos anos 90/começo dos anos 2000 para 20 anos depois onde tudo ainda é tao real e "comum" no nosso dia a dia

Shaykovisky 07/09/2018

Amostra de uma infância homofóbica - @shaybooksoficial
?É você o veado? - Quando a pronunciaram eles inscreveram em mim para sempre, como um estigma? Eu percebia a impossibilidade de me desfazer desse estigma?. (p.15)

Em - O fim de Eddy - um relato autobiográfico, o francês Édouard Louis, traz detalhes de sua infância e adolescência e os seus enfrentamentos homofóbicos e machistas na pequena cidade do interior da França.

Eddy, como ele se chamava, diariamente, no banheiro de sua casa repetia como uma prece ?Hoje eu vou ser durão?, tentando dessa forma se ver livre das humilhações na escola; das censuras no meio familiar; e dos olhares inquisidores da vizinhança por causa de seus trejeitos femininos.
Através de uma narrativa simples e objetiva, Édouard, narra episódios da sua  vida como Eddy, como o garotinho do interior tenta sobreviver aos constantes ataques na escola e como esconder isso dos pais a fim de tranquilizá-los.

?Eu sentia a necessidade de tranquilizá-los, de agir de modo que eles deixassem de se fazer perguntas que eu queria que desaparecessem?. (p.84)

Infelizmente, a história de Eddy, não é apenas um relato exclusivo da vida do Édouard, mas também a história de tantos outros meninos e meninas no mundo inteiro, que desde a infância tiveram e têm que enfrentar uma pressão social por apresentarem comportamentos diferentes do esperado. E que ainda passaram e passam pelo sofrimento de tentar ser igual aos outros.

?O fim de Eddy? é uma história de superação à homofobia, machismo e ao conservadorismo. Que nos faz refletir no sofrimento solitário de tantas pessoas, que por medo escondem o que são.
A história de ?O fim de Eddy?, é um livro mais que recomendado para se ter um pouco de ideia do sofrimento de uma infância homofóbica.