Graça e Fúria

Graça e Fúria Tracy Banghart

Resenhas - Graça e Fúria

Desi Gusson 31/07/2018

Bem, isso foi constrangedor.
Cheguei cheia de amor pra dar, pronta pra ter um novo favorito na estante e sair contando pra todo mundo como eles precisavam desse livro em suas vidas. Graça e Fúria é meio que uma mistureba de O Conto da Aia, A Rainha Vermelha, A Seleção e literalmente qualquer coisa com um sultão e um harém envolvidos. Ele tem uma premissa ótima, e só a dedicatória já me deixou salivando, mas faltou algo.
Provavelmente outra pessoa no lugar da Nomi. Ela supostamente era a esperta, a rebelde, a irmã cheia de recursos... supostamente. Quando ela foi parar no palácio pensei “Agora ela vai fazer do Malacchi sua v@di$ e mostrar quem manda.” O que aconteceu foi um pouco diferente, e me deixou com ódio no coração a maioria do tempo.
Ingênua, tonta, insegura, inconstante e, pra não dizer outra coisa, não uma das personagens mais brilhantes que já vimos por aí. Suas escolhas não condiziam com o que ela ficava matutando e, pra uma moça dita sagaz e desesperada por individualidade, ela caiu direitinho em armadilhas que estavam GRITANDO “É UMA CILADA, BINO!” Foi frustrante pois, sinceramente, essa era a parte que eu mais queria ver.
Quem salvou foi Sarina, a outra irmã que passou a VIDA INTEIRA sendo ensinada a baixar a cabeça e não pensar muito no assunto. Em qualquer assunto, na verdade. Ela tinha um trabalho, ser bonita e vazia, e estava contente/resignada em conseguir isso. O que importava era ter a proteção e conforto do palácio e manter a irmã (aquela que devia ser dahora) longe de encrenca.
Quando as coisas vão ladeira abaixo pra ela, Sarina descobre uma força escondida, uma motivação até então desconhecida e luta, com unhas, dentes e uma postura reta, pra ajudar a irmã. Pois é, até ela sabia que a Nomi sozinha ia dar ruim. Os papéis se invertem e, de repente, eu estava esperando para ver o que aconteceria com ela. Só pra adiantar, sem dar spoilers, os capítulos da prisão são os melhores.
Bem, falemos sobre l’amour. Talvez fosse de se esperar que, após reler toda a série Corte de Espinhos e Rosas (Sarah J. Mass), dificilmente o próximo romance que apareceria na minha frente seria lindo. Pra mim não tem como ganhar de Feysand. E, de fato, o que encontrei em Graça e Fúria foi... morno. E totalmente instantâneo, do tipo “Viu, você está vendo a sua vida ir pra m&rd@, esse realmente é o melhor momento pra SUSPIRAR por alguém?!?!?”
No geral tudo pareceu um ensaio, um esboço do que o livro devia ter sido. Já li MUITA fantasia YA pra estar cansada de romances do nada e protagonistas teoricamente phodas, porém bobas. Resumindo, se a autora tivesse passado mais tempo debruçada nessa história, adicionado mais elementos ou pelo menos trabalhado mais nas suas personagens e na mudança radical que estava acontecendo na vida/cabeça delas (Oi, Sarina) as coisas provavelmente seriam melhores. É um livro sobre feminismo e sobre ser verdadeira consigo, mas apenas uma das irmãs atinge esse objetivo.
Na verdade, eu devia até avaliar com uma nota menor, a trama não é das mais originais, o plot twist (aquela reviravolta básica) foi tão previsível que eu vi ele chegando já na primeira interação dos personagens (sério, se você não viu, é porque você é novo no ramo da literatura) e as situações no geral são um apanhado de vários outros livros. Mas a tentativa de algo inspirador valeu. Como a esperança é a ultima que morre, vou ler a continuação, mas sem esperar cair da cadeira com ela.

Para essa e outras resenhas cheias de gifs e reações exageradas, acesse o blog!

site: www.desigusson.wordpress.com
AngelSFL 01/08/2018minha estante
Acabei de terminar o livro e partilho do seu sentimento pela Nomi, ela foi uma completa decepção.

Cíntia Costa 08/12/2022

O melhor do ano
Sim, esse ganhou como o melhor livro para mim em 2022. Foi uma grata surpresa porque ele chegou nas minhas mãos de forma meio aleatória. Alguém me indicou tem pouco tempo, gostei da capa e do enredo, aí coloquei na minha lista de desejados e ganhei de presente.

Nunca pensei que iria gostar, e nem tampouco que se tornaria um favorito.
Nunca li a seleção, mas dizem que parece muito.
Não sei porque ele é considerado uma fantasia, achei mais parecido com um romance.
É muito bom.
Necessito da continuação urgente.

Rafa 07/06/2021

Serina e Nomi são irmãs, mas são muito diferentes.

Nomi é rebelde, não segue regras nem leis, também é uma grande sonhadora. Ela sonha com um mundo melhor, onde mulheres podem fazer tudo o que elas quiserem, até se tornarem líderes. Já a irmã mais velha, Serina, não sonha com grandes coisas. Ela só pensa no bem da família e fará de tudo para dar a eles a melhor vida possível.

Serina bem treinando a vida inteira para se tornar uma Graça, o maior símbolo do papel feminino na sociedade de Víridia. O papel sendo: beleza, submissão e graça. Nomi odeia toda essa ideia, mas quando a irmã é finalmente selecionada, elas seguem para o castelo, com Nomi como sua aia. Mas o herdeiro, Malachi, escolhe Nomi como uma de suas três Graças.

Ao contrário de Serina, que sabia exatamente como se portar, Nomi está perdida. Além de um segredo que ela guarda: Nomi sabe ler, em um lugar onde isso é considerado um crime. E mais ainda: roubou um livro da biblioteca. O livro é achado, mas nas mãos de Serina.

As irmãs são separadas, Nomi tenta se adequar a vida no castelo e Serina tenta sobreviver na prisão. As duas seguem em uma jornada para se reencontrarem.

Nomi conseguirá fingir ser uma Graça? Quem ela pode confiar no castelo? Serina conseguirá sobreviver na ilha? Ela passará a vida inteira lá?

O arco de cada uma das irmãs é muito interessante, principalmente o de Serina. Ela cresceu e floresceu, se tornou uma personagem muito boa. Já o desenvolvimento de Nomi, na minha opinião, deixou a desejar. A Nomi do início se perdeu e espero encontrá-la de volta no segundo livro.

Os personagens secundários e os interesses amorosos são igualmente interessantes, gostei de como a autora criou eles. Mas confesso que achei 1 deles ( o Val) sem graça no começo. Além disso, as amizades feitas também me conquistaram, todos os personagens tiveram seus papéis.

?? Aviso de possíveis gatilhos: ??

Esse livro contém cenas de tentativa de assédio sexual/estupro, violência e menção a suicídio. Podem haver outras. Cuidado!

Extra:

No início, pensar que o personagem do Val era pra ser o interesse amoroso me incomodou. A dinâmica de Guarda X Prisioneira é muio estranha para um romance e me deixou desconfortável. Mesmo ele sendo "bom", não existe um relacionamento amoroso ético e em pé de igualdade no sistema que os dois estavam.

Gostaria que a Autora tivesse adicionado mais cenas da Nomi e do Malachi, mas talvez ela tenha motivos para isso.

Normalmente eu me sinto um pouco incomodada com livros que são "uma nova forma de opressão", apesar de amar política. As vezes a gente só quer ler uma aventura e um laço entre irmãs bonito, sabe? Contudo, devo dizer que nesse livro isso NÃO me incomodou. Foi feito de uma maneira muito boa e a história não gira somente ao redor disso.

Achei que a Nomi ter confiado no Asa faz sentido algum com o personagem dela, existem umas 3 versões dela nesse livro. Ela não parecia ser constante, o que nos dificulta gostar da personagem. Como vamos criar um vínculo com ela se ela muda constantemente?

Um dos motivos do porquê eu não dei uma nota maior é a falta de representatividade. Não adianta escrever um livro bom quando não coloca personagens fora do padrão. Se algum dos personagens era não-branco, gostaria que a autora ou a tradutora tivessem deixado isso mais claro.

Tem só um personagem LGBTQIA+, infelizmente!

Em geral, o livro é bom sim! Poderia ser melhor e eu estou louca pra ler o segundo.

Verona 13/05/2022

Livro corrido, história sem sal e bem previsível, muito similar com o livro A seleção, a diferença é que foca nas duas irmãs, alternando em capítulos. A expectativa foi alta e o livro não correspondeu! Lerei o próximo volume? Não, não acho que valha a pena.

librianaliteraria 21/11/2021

FAVORITADO COM SUCESSO
Tenho uma confissão a fazer: eu amo livros que me deixam obcecada. Amo livros que me deixam pensando na história quando não os estou lendo. Amo livros que me fazem suspirar e me deixam com dor de barriga de tanto nervoso. E amo “Graça e Fúria” por todos esses motivos.

O livro conta, alternando capítulos, a história de duas irmãs: Serina e Nomi. Serina foi criada a vida inteira para se tornar uma graça, nome dado as esposas do rei e do futuro príncipe herdeiro. No entanto, uma reviravolta faz com que Serina seja levada para uma prisão feminina, na qual as mulheres têm de lutar entre si pela própria sobrevivência. Presa, Serina, que sempre foi ensinada a ser delicada e submissa, tem de aprender a lutar e a encontrar sua própria voz.

Por sua vez, Nomi, uma garota que questiona todas as regras absurdas e machistas da sociedade, é escolhida como uma das graças do temível príncipe herdeiro. No palácio, Nomi se vê dividida entre as atenções do príncipe herdeiro e de seu irmão mais novo, um curioso aliado que planeja ajudá-la a resgatar a irmã. Eu acredito que qualquer semelhança com “Rainha Vermelha” seja mera coincidência, mas essas semelhanças existem. O que não me incomodou tanto foi que a história de Nomi não é tão focada no triângulo amoroso (nem sei se posso chamar de triângulo amoroso, na verdade), o que acontece em “Rainha Vermelha”.

Eu amei acompanhar o desenvolvimento dessas personagens, especialmente o de Serina. Foi lindo vê-la se tornar cada vez mais forte e rebelde. Seus capítulos também me deixavam MUITO nervosa, o que fez com que largar o livro fosse impossível. Não posso deixar de dizer que Serina tem um par romântico muito fofinho. No começo fiquei com o pé atrás em relação a ela e Val, um guarda bonzinho da prisão, porque não via muita química entre os dois. Mas eles acabaram me conquistando no fim.

Os capítulos de Nomi também me deixavam MUITO nervosa (tudo nesse livro me deixava nervosa, na verdade. Era tiro atrás de tiro. Meu colete a prova de balas, porém, saiu intacto, porque todos os tiros foram na testa). Foi interessante acompanhar a nova vida de Nomi no palácio, seus planos mirabolantes e sua dificuldade em esconder um segredo comprometedor. E, claro, eu fiquei paranoica achando que um dos príncipes era malvado.

Não posso deixar de mencionar as outras personagens femininas do livro, cada uma com suas peculiaridades e força. Me identifiquei com muitas delas e me emocionei demais com seus destinos.

Minha única crítica ao livro é que, no início, eu achei tudo muito rápido e tive um pouco de dificuldade para absorver os acontecimentos. Eu também gostaria que a autora descrevesse um pouco mais algumas cenas e personagens; eu tinha dificuldade de imaginar alguns deles. Mas eu entendo que isso faz parte do estilo dela.

Por último, preciso falar que, se você gostou de “A Seleção” e “A Rainha Vermelha”, você precisa adicionar “Graça e Fúria” à sua lista.

Daniela.Varine 19/02/2022

Hummm não sei o que falar, é uma leitura divertida mas achei o universo preguiçosa, uma apologia a história das mulheres, entendi isso mas parecia que queria ressaltar a cada segundo e a cada ação de todos os personagens esse universo que mulheres são injustiçadas e tal? mas acho que essa história parece uma coisa de cada livro desse ramo. Previsível e monótono.

Drê Kruk 27/04/2019

Espero que melhore
A história não é inovadora (mistura de outros livros), super previsível, não consegui me envolver com a personagem Nomi. Amei a personagem Serina, ela realmente aprendeu muito com tudo o que passou. Não amei o livro, mas também não é horrível. A leitura foi super fluida e espero que o segundo seja muitooooo melhor.

Beatriz463 14/06/2021

Como tirar a irmã da prisão sem ninguém suspeitar: ?
Somos apresentados a duas irmãs completamente diferentes: uma é treinada desde criança para se tornar uma graça (esposa) do príncipe, e a outra sonha em um mundo onde as mulheres tenham os mesmos direitos oferecidos aos homens (ler por exemplo e frequentar escolas). Mas em uma reviravolta o príncipe acaba escolhendo a irmã "errada" e a que seria uma graça (Serina) foi parar na prisão de mulheres devido a um mal entendido. Nomi vai fazer de tudo pra salvar sua irmã da prisão (até mesmo fingir que pode ser obediente). Me vi torcendo muito para Serina pensar por conta própria e para que a Nomi não fosse ingênua em confiar em qualquer um.

Sam 30/06/2021

Duas irmãs, duas prisões
Para mim, o início de ?Graça e Fúria? foi angustiante, justamente por saber que futuro aguardava as duas irmãs (o que a sinopse deixa claro para o leitor).
Cada irmã presa em sua própria prisão, buscando, além da sua própria sobrevivência, salvar uma a outra.
Depois de alguns capítulos, consegui pegar o ritmo da leitura, me envolvendo mais e mais nessa história que, apesar de previsível em alguns pontos, foi incrível.
Um livro que demonstra a força das mulheres que são vítimas de uma sociedade patriarcal, na qual não possuem o direito de escolher seu próprio destino, sendo reféns das vontades masculinas.
Ver o crescimento das duas protagonistas e o quanto cada uma encontra sua fúria e a usa de forma a mudar sua realidade é maravilhoso. Ansiosa para ler o desfecho dessa duologia.

Mayra.Teodoro 27/02/2022

Tiveram horas que eu tive que parar de ler, respirar e lembrar que era um livro porque cheguei a ter um mal estar com algumas cenas.
Eu amei o jeito que a história foi contada intercalando o pov das duas irmãs, foi agonizante ver as duas prisões diferentes que elas estavam, elas foram torturadas de formas tão diferentes, porém tão intensas.
Gostei muito da escrita, muito fluída e intrigante, o tempo todo alguma coisa está acontecendo e nós ficamos torcendo pra que tudo dê certo pras irmãs.
Recomendo bastante esse livro e já vou começar a continuação!

Flávia Bianca 24/04/2021

Poderia ser mais.
História bastante promissora, a premissa é muito boa. Mais peca em alguns pontos, talvez pela pressa, algumas coisas são muito apressadas.
Serina é perfeita, foi bem desenvolvida, uma garota forte do seu jeito, mais que é sempre vista apenas como a garota bonita. Já a Nomi, achei que fosse amar, mais não foi bem assim, uma rebelde que tinha tudo pra ser bem desenvolvida, mais algo deu errado no meio do caminho, a rebeldia algumas vezes parece apenas uma desculpa para ser do contra, pra ser diferente, e com isso toma atidudes desastrosas por causa do julgamento prévio principalmente. Mais em todo caso é uma leitura leve, e fácil, mesmo com seus problemas.

Luana 28/06/2022

Graça e Fúria
"Vocês devem ser tão fortes quanto está prisão, tão fortes quanto a pedra e o oceano que as cercam. Vocês são concreto e arame farpado. Vocês são feitas de ferro."

Laura 26/04/2024

Foi tudo o que eu esperava
Ele terminou da forma que eu pensei que ele terminaria, mas mesmo assim eu amei, normalmente quando existe essa troca de narrativas fica um pouco exaustiva, já que é normal se interessar em uma das histórias mais do que na outra, só neste livro isso não acontece, já que ambas as histórias são muito interessantes.
A rebelião de Selina e o camadas de poder vistas por Nomi.

Queria terminar esse livro e correr para o segundo, mas vou me segurar.