A Irmã da Lua

A Irmã da Lua Lucinda Riley

Resenhas - A Irmã da Lua

@somaisumparagrafo 09/04/2019

@somaisumparagrafo
No quinto livro da série "As sete irmãs", conhecemos a história de Tiggy, que após a morte de seu pai adotivo, arruma um emprego para cuidar de animais selvagens nas Terras Altas Escocesas. Em seu novo lar, conhece um velho cigano que segundo uma antiga profecia, a coloca em contato com a lendária comunidade local de Sacromonte - Espanha, onde Tiggy irá conhecer alguns familiares que contarão a história de seus antepassados e sua conexão com La Candela, a maior dançarina de flamenco que o mundo já conheceu.

- - - - -

Com sua característica marcante, Lucinda Riley entrelaça dois enredos em uma única história, transportando o leitor para épocas e ambientações em linhas temporais diferenciadas. No passado, temos a história de Lucía, La Candela, onde a autora nos conduz ao universo místico da cultura gitana ? os ciganos espanhóis, trazendo um enredo permeado de música, dança flamenca e espiritualidade. Percebe-se que esse foi o foco do enredo, mas apesar de toda a ambientação ser fantástica e de gostar muito de ter conhecido os costumes desse povo, Lucía é uma personagem extremamente irritante e foi impossível me conectar a ela.

Já no presente, temos Tiggy e dentre todas as filhas adotivas de Pa Salt, ela sempre foi a mais sensitiva e ligada aos animais e a vida selvagem; essa sensibilidade instintiva está completamente entrelaçada com a história de seus ancestrais, já que a jovem provém de uma longa linhagem de gitanos. Então, temos o dia a dia dessa jovem em seu trabalho na Escócia e posteriormente, em suas descobertas na Espanha, tentando encontrar seu lugar no mundo, buscando entender seu passado para poder tomar decisões que irão discernir o rumo de seu futuro. Achei que algumas situações foram pouco desenvolvidas em sua história, como por exemplo, o romance com Charlie e a questão da tentativa de homicídio.

Mesmo com ressalvas, a história me encantou e estou bem ansiosa pelo próximo livro, pois ainda continuo cheia de suspeitas de que Pa Salt não está morto e que tem muito mistério ainda envolvendo essa sua suposta morte.

mirna 16/02/2019

A Irmã da Lua
Dessa vez autora nos leva para o mundo dos ciganos e também da espiritualidade, que eu adoro. O passado de Tiggy está ligado a Espanha e ao mundo místico que rodeia os ciganos e seus costumes. Eu gostei muito da história, da forma como é contada, que faz a gente não querer largar o livro.
Continuo achando incrível a forma como ela consegue escrever duas histórias em um livro só, com protagonistas fortes em ambas.
Bruna | @bmartinssss 22/02/2019minha estante
To louca p ler esse livro. Amo a Lucinda.

mirna 22/02/2019minha estante
Eu também adoro. ?

DeiaMolder 06/02/2019

Para Tudo!
De todas as irmãs essa foi a que mais gostei. Me vi dançando flamengo em "fiestas" de ciganos. Tenho um amor secreto pela Espanha e essa história se assa lá.
Dessa vez ela deu mais espaço para o passado, dando mais detalhes da época e situações.
Desconfio que Pa Salt não está morto e desconfio de outras coisas também, mas vou esperar pelas outras irmãs para ter certeza.
Adorei!

Helana O'hara 27/01/2019

Um livro sensível, assim como sua protagonista
A Irmã da Lua, segue o mesmo padrão as publicações anteriores dos livros da autora, letras grandes, uma capa azul belíssima e uma mulher de costas olhando uma paisagem, é isso que encontramos na capa. Outro ponto interessante é que esse livro tem cerca de 590 páginas, sendo que ainda temos uma pequena degustação da próxima história Electra.

2007.Depois que Pa Salt faleceu, Tiggy decidiu que iria seguir seu coração, sem saber exatamente o que iria encontrar, em uma simples, porém, interessante entrevista de trabalho, ela é levada para terras Escocesas onde poderá trabalhar no meio da natureza, com animais, principalmente é responsável por gatos selvagens, na qual tem todo seu zelo. A Propriedade de Kinnaird é o que ela queria.
Porém um senhor cigano chamado Chilly diz a Tig que ela possui um dom ancestral e que deveria explorar e descobrir mais sobre isso.
Sabendo de suas raízes espanholas e que sua herança a levaria para o País, Tiggy resolve prestar mais atenção nisso. Ela descobre que é descendente de ciganos de Sacromonte e que La Candela uma famosa dançarina em forte ligação com ela.
Tiggy então resolve ir atrás de seu passado, para poder descobrir mais sobre seus dons no futuro.
Já no passados, precisamente em 1912, vamos conhecer María e toda sua família de Sacromonte, Lucía uma menina astuta que tem o dom do Flamengo nos pés. que deseja mostrar isso para as pessoas, o pai que percebe o poder que a menina tem nos pés. O sucesso de Lucía com o tempo é evidente, ela desce, vira mulher, mimada e quer tudo que pode ter. Porém o que ela não sabe é que muito que o sucesso trás nunca é bom.

A Irmã da Lua, é um livro sensível. Diferente das outras irmãs, Tiggy é a mais sensível de todas, muito romântica, uma personagem leve que vez e outra até some um pouco em sua própria história e talvez tenha sido isso que fez o livro ter tanta graça. A protagonista pode até ser Tiggy, mas atenção, com certeza é da comunidade cigana e toda a história do Flamengo – que é linda.

Lucía, é a personagem central do livro, a história da personagem é forte, por ela mesma ser assim, ela tem ambição e isso mexe com todos ao redor dela.

Lucía tem o que Tiggy não tem, uma personalidade marcante e isso faz com que as partes dela no livro chamem muito atenção.
Obviamente Tiggy por ser mais sensível não fica para trás. Todo amor que ela tem pela natureza e animais, dão um ar leve a Irmã da Lua – talvez isso tenha sido de propósito, eu não sei.
Fiquei tão apaixonada por esse livro que não tenho palavras para descrever o que achei dele. Algumas resenhas que li falaram que é o livro mais fraco da série. Eu tenho que discordar, talvez seja por eu me identificar muito com Tiggy, sua sensibilidade, e se dom, ou talvez por ter gostado muito da história.

Apenas posso dizer que Lucinda Riley mais uma vez conseguiu juntar presente e passado de uma forma única. Nos mostrando um pouco da comunidade Cigana, da Espanha e como são calorosos. Amei, certamente.

Paola Carpinelli 26/01/2019

Tiggy e seu espírito abençoado!
Todos os livros da série são apaixonantes, mas esse, sem dúvida, é o mais sensível de todos!??
O quinto livro da série, e o último publicado até agora, A Irmã da Lua, conta a história de Tiggy!??
Ela é defensora total dos animais, usa sua sensibilidade para cuidar e zelar por eles.
Com seu emprego atual com os dias contados, devido à sua amiga ter decidido se aposentar, Tiggy percebe que precisa mudar o rumo da sua vida profissional, mas, sem antes ter certeza que os quatro gatos selvagens estão sendo bem cuidados!?
Tiggy vai para uma reserva na Escócia, para ajudar a adapta-los, ao mesmo tempo que ela faz amigos verdadeiros, ela também faz uma inimizade! Esposa do atual dono do hotel (Charlie) dentro da reserva, não consegue esconder que Tiggy não é bem vinda lá! ?
Depois de sofrer um acidente, tentando proteger um animal selvagem e exótico, e tendo uma visita nada agradável no hospital, ela resolve ir atrás da sua origem, é praticamente foge do hospital rumo à Espanha!??
Seu passado é entrelaçado com ciganos, dançarinos de flamenco e uma história de amor e de muito sofrimento! ??
Quando Tiggy começa a entender seu dom, e aprende a usá-lo, Charlie aparece em plena Espanha, numa festa de flamenco, para alerta-la sobre um possível problema de saúde! ?
Conflitos sentimentais assolam o coração da nossa protagonista! Mas com os novos amigos que ela fez, tendo encontrado sua família e recebendo de supresa a visita de uma das suas irmã, Tiggy se sente com o espírito abençoado! ?
O que nos aguarda no sexto volume da série?! O que será que acontecerá com a última irmã adotada Electra?! Será que teremos menção da única irmã que nunca apareceu, e que completaria a constelação das Sete Irmãs???? E será que Pa Salt realmente morreu?! Temos muitas surpresas para Lucinda Riley nos presentear! ?

Erikinha 23/01/2019

Maravilhoso como os outros livros da série, a escrita contagiante da autora deixa a história envolvente e cativante.
Enfim mergulhei de cabeça na cultura cigana e me senti na própria Espanha.
Super indico

Carol.Cuofano 22/01/2019

Um pouco decepcionada
Essa madrugada terminei de ler A irmã da lua, quinto livro da série As sete irmãs de Lucinda Riley.
Acompanhamos a saga da irmã mais espiritualizada e sensitiva em sua busca pela sua família biológica. Tiggy é muito sensível, tanto no lidar com as pessoas quanto a perceber as energias boas ou ruins que as pessoas emanam.
O livro percorre belíssimas paisagens na Europa e na América do Sul. A participação de Ally, a segunda irmã, deu um charme muito especial ao livro. Flashes de maior interação com as irmãs mais velhas me deixaram bem animada. A maneira como a cultura cigana é retratada, me deixou bastante curiosa.
Tinha tudo para ser o melhor livro da série, mas acho que dessa vez a autora se perdeu um pouco. Para mim, o livro poderia ter mais umas 50 páginas para que o dom de Tiggy fosse melhor explorado. Além disso, achei que algumas partes do texto ficaram corridas e algumas pontas soltas foram deixadas. Espero que essas pontas sejam unidas no livro sete, já que o sexto apresentará a última irmã encontrada.
De toda forma, é um belo livro e vale muito a leitura.

Ananda.anandareads 10/01/2019

Esperava mais.
"Os sonhos demoram a ser realizados e, mesmo assim, eles nem sempre estão nos lugares onde esperamos encontrá-los. Acho que temos que ser pacientes e nos concentrar no que temos hoje.

Nesse quinto volume da aclamada série As Sete Irmãs da autora Lucinda Riley embarcamos com Tiggy ? a quinta irmã ? para a Espanha, mergulhando na cultura cigana, e conhecendo um pouco de Flamenco. Tiggy está na Escócia, trabalhando com gatos selvagens para que eles possam reproduzir já que a espécie está sumindo. Mas durante sua estadia incerta na Escócia um incidente ocorre levando Tiggy a procurar sua família biológica como deixado na carta que seu pai adotivo - Pa Salt ? instruiu. Ela viaja para Granada na Espanha e faz descobertas fascinantes sobre sua família e antepassados.

De todos os livros da série, eu acho que esse foi o que mais demorei para terminar. A história do passado me prendia mais que o presente da Tiggy. A narrativa é um tanto arrastada e eu senti que muitas vezes não acontece absolutamente nada no presente. A antepassada da Tiggy é Lucia Albacyín, uma famosa dançarina de flamenco com uma personalidade forte.

Na minha opinião a grande estrela do livro mesmo foi a Lúcia. Pois a Tiggy é uma personagem com uma personalidade mais branda e romântica, mas nos capítulos Dela parece que o livro não evolui. Óbvio que a personagem passa por altos e baixos que a levam a amadurecer e tomar decisões para seu futuro. Mas eu não consegui sentir nada pela Tiggy, achei ela um pouco sem sal, confesso.

Mesmo que os capítulos do passado tenham me prendido mais, não foi o suficiente para dar 5 estrelas ao livro, pois foi o que menos gostei. O romance da Tiggy só acontece lá para o final do livro e não conseguimos nem torcer pelo casal já que eles mal interagem. As antepassadas de Tiggy, no caso, a Lúcia e a Maria, são pessoas sofridas que passaram por grandes lutas para conquistar o coração das pessoas com a dança Flamenca. A autora mal foca nos pais da Tiggy e senti falta de conhecê-los mais a fundo. Além disso, Tiggy também é a mais espiritualista das irmãs, ela acredita num poder maior e por isso possui uma grande fé. Achei muito bacana ver essa parte da cultura gintana que eu desconhecia e me interessei muito nessas questões espiritualistas que o livro propõe. Alguns mistérios surgem também sobre a morte de Pa Salt, mas só temos uma ponta à respeito disso, acredito que nos próximos livros a autora dará um esclarecimento maior a esse mistério. Tirando o Cal que foi um personagem secundário que simpatizei bastante, não consegui ter uma ligação com os demais. Mas a família de Tiggy na Espanha é muito simpática e foi prazeroso passar um momento com eles ouvindo suas histórias.

Gostaria de ter gostado mais do livro pois estava com grandes expectativas sobre ele, mas ainda estou à espera do livro da Electra que é a irmã que mais despertou a minha curiosidade. Apesar disso recomendo muito essa série, vale a pena conhecer as sete Irmãs.

REBS 08/01/2019

A irmã da lua
Livro maravilhoso e que te cativa a ler a cada linha.

Lili 01/01/2019minha estante
De acordo com você. A personagem Lúcia é um tanto irritante, mas a história é boa.

Didi Zamunel 07/01/2019minha estante
Sim no contexto geral a história é bem boa. Como muitos livros, podemos não gostar muito dos personagens, mas apesar desse ponto o livro é bem bom. Lógico que cada um verá o livro de uma forma, assim como a personagem, mas recomendo a leitura.

Lili 08/01/2019minha estante
Se refletirmos, no cotidiano existem pessoas com vivencias surpreendentes e outras mais pacatas, porém, podem render boas histórias. Tudo depende se como se conta...

Raffafust 31/12/2018

Amo Lucinda. E como essa resenha dessa forma porque 2018 foi um ano intenso onde me perdi em algumas leituras e demorei muito mais do que o meu normal para finalizar alguns livros. Isso não aconteceu com este, que com suas 588 páginas me prendeu de uma forma mágica que quis fazer anotações, esbocei fazer vídeo, mas acabei optando por fazer uma resenha escrita e ano que vem preparar um especial para essa autora que amo tanto.
Vocês já conferiram aqui no blog muitas resenhas de obras da autora, leio tudo que ela lança, esse é o 5º livro da história das irmãs, vou deixar os links aqui embaixo das resenhas anteriores e já aviso que pode ser que essa resenha tenha algum spoiler.

Agora é chegada a hora de contar a história de Tiggy, a mais sensível das irmãs e que tem uma forte ligação com a natureza, daí o seu interesse em ir para trabalhar na Escócia, onde ajuda na reprodução e no cuidado com várias espécies .Ela sempre foi contra matança desnecessária de animais, portanto, é vegana, embora na propriedade de Charlie Kinnard a caça a alguns animais seja legal e até mesmo obrigatória para manter sua população sob controle,Charlie está fascinado por Tiggy já que vive um casamento infeliz e se encanta com tudo que a moça aprecia.
Como nos livros anteriores dessa série, seguimos os passos de uma das irmãs tentando saber suas origens. Todas eles foram adotados por Pa Salt e, após sua morte, elas realizarão várias viagens para descobrir quem é sua família biológica. No caso de Tiggy, todas as pistas a levam para a Espanha e, mais especificamente, para Granada. Ela sempre teve um sexto sentido, um dom que lhe permite estabelecer uma conexão intensa com a natureza. O que ela nunca imaginou é que essa habilidade fosse herdada de seus ancestrais ciganos.
Entre eles está Lúcia, uma dos maiores dançarinas já conhecidas. Amada e odiada, Lucia foi forçada a fugir da Espanha durante a guerra, e isso deu a oportunidade de criar uma fama internacional em cada país que ela visitou. No entanto, nem toda a sua família conseguiu sair de lá e muitos sofreram naqueles anos de horror.
O livro tem uma forte carga dramática e apesar de tantas páginas o modo como Lucinda escreve no faz querer continuar não se importando com as horas passando.
Para mim foi um dos melhores livros que li esse ano, ok, sou suspeita quando se fala de Espanha porque amo esse país, eu gostei de tudo, devo citar que os personagens secundários novamente estão maravilhosos, Lucinda inspirada na mitologia grega para criar esses romances e se as irmãs são um tributo aos sete Plêiades, o antagonista é inspirada nada menos do que a figura de Zeus. E ... nós já conhecemos o amor desse deus por procurar amantes.
Junte isso com protagonistas fortes que não tem medo de levar um não e pronto: temos histórias de Riley, leiam que vale muito a pena.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2018/12/resenha-irma-da-lua-editoraarqueiro.html

Paulo Nunes 19/12/2018minha estante
Concordo com tudo. O nais fraquinho da série. Mesmo assim boa leitura.
Cada vez mais pistas de que o pai esta vivo.

Lili 01/01/2019minha estante
Tambem entendo dessa forma. O pai pode estar vivo.

Sandra 15/12/2018

Dezembro 2018 - bom
Adoro a escritora mas.... esse foi o livro menos emvolvente da serie sere irmãs. A estória por trás da adoçao, sem graça, e a vida da Tiger tambem insossa. Talvez a serie longa demais, perca as emoçoes. É uma boa leitura, distraida mas só isso.
Lilly 20/12/2018minha estante
Estou no início do livro , mas parece que os livros vão ser de acordo com as personagens. Achei isso na Irmã da sombra, e Estrela é bem apagada no meu ver , já irmã da Pérola já achei mais rico e envolvente.

Sara.Otoni 14/12/2018

Muitas páginas pra pouco desenvolvimento
Amo a escrita da Lucinda, todo livro que lança eu corro pra ler. O livro é bom, mas ao terminar o livro fiquei me perguntando que horas que aquele amor desenvolveu, porque os personagens tem pouco contato. A Lúcia me irritou extremamente, mas tudo bem, pessoas na vida real também me irritam. Não me conectei com nenhum personagem, o único que mais gostei foi do Cal. Talvez seja eu, mas senti que as relações poderiam se desenvolver melhor e conectar o leitor pela extensão do livro e pela qualidade da escritora. Terminei insatisfeita, talvez estivesse esperando demais.
Paulo Nunes 19/12/2018minha estante
Concordo contigo, a expectativa pelo próximo livro a cada ano deixa a gente mais exigente. Bom, mas poderia ser melhor.

Andrea 22/04/2019minha estante
Concordo contigo....a irritante Lúcia teve mais destaque que a própria Tiggy, tb não consegui me ligar com ninguém ?