Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

MM 07/01/2019

Leitura obrigatória... Ao menos para reflexão.
Faz algum tempo, assisti no canal GNT, um documentário que faz parte de uma série intitulada: Quebrando o Tabu, e o primeiro episódio tratava exatamente deste tema... E só corrobora os meus conceitos sobre o assunto, mas, sou suspeito para opinar...
"Em um mundo cada vez mais antenado, parece que estamos dispostos a trocar nossa privacidade por likes. Mas será que temos mesmo noção de quanto estamos cedendo?"
Até que ponto estamos a salvos e seguros, tendo na palma da mão, uma "janela mágica", nosso passe livre para o mundo, a portas fechadas e "sozinhos", no sossego do nosso lar?
Será que realmente temos poder de decisão, pleno, quando utilizamos redes sociais?
Até que ponto temos nosso comportamento manipulado e somos influenciados por algum "agente" desconhecido, que se aproveita de nossa (nem tão) ingênua confiança, por meio de algoritmos escusos e vigilantes que nos espreitam ininterruptamente e interferem, invisíveis e ardilosos, em nosso poder de decisão?
"Ter consciência é o primeiro passo para a liberdade."
Diego Piu 07/01/2019minha estante
Gostei da resenha!

MM 07/01/2019minha estante
Obrigado, Diego!

GAB 21/01/2021minha estante
Concordo com o que vc disse, mas não acho que o Skoob me afeta, pq eu só uso pra marcar os livros que ja li e quero ler, não me importo com quantidades.

b1ktwpas 31/01/2021minha estante
Talvez seja um problema meu mesmo. Na verdade tenho certeza disso.

Samuel300 19/12/2023

Ótimo.
Não costumo escrever resenhas, mas vendo os demais comentários sobre esse livro, me senti instigado.

Não me lembro quem disse que, gostamos de ler sobre o que já pensamos e concordamos.

Começo com isso, algumas pessoas alegam saber todos os malefícios das redes sociais (Bummer), mas elas escolhem continuar com elas.

Alguns apontam que os argumentos não são fortes o suficientes para deletar suas contas. Mas talvez seja a importância que estamos dando às redes sociais que é abissal.

Os argumentos apelam para sua sanidade, para sua razão, para sua empatia, para sua integridade, para o que acreditamos ser um humano.

Se isso não é forte o suficiente, talvez nada mais será.

Talvez eu tenha gostado demais, porque eu já concordava antes de lê-lo. E isso só faz de mim mais um membro tribalista de alguma corrente...

Talvez você goste demais das redes sociais (Bummer) para cogitar abandona-la, leu com má vontade, e a única coisa que absorveu é o que já fomos bombardeados há anos atrás - que estamos fornecendo dados pessoais para as redes sociais - o qual não chega nem perto de ser um dos grandes problemas.

Sobre deletar ou não suas contas: acredito que existem pessoas com uma certa pré disposição, e talvez esse livro seja o estopim. Talvez você já tenha deletado. E se você não tem qualquer propensão a deleta-las, esse livro não fará você mudar de ideia.
AndrAa58 20/12/2023minha estante
Ótima resenha, Samuel. Deveria fazer mais, eu iria adorar ?
Fiquei curiosa, deletou?

Samuel300 20/12/2023minha estante
Obrigado. Sim, eu planejava deletar, há algum tempo, pra mim só precisou do capítulo 1.

Fabio451 23/01/2022

Interessante e reflexivo
A terceira leitura do ano foi esse “Dez Argumentos para você deletar agora suas redes sociais”, de Jaron Lanier. Como o autor propõe uma ideia altamente transgressora para os dias atuais, fui procurar saber quem ela era e vi que realmente ele possui histórico e respaldo suficiente para falar do assunto e sua opinião deve ser levada em consideração.
Tive essa preocupação de fazer a pesquisa sobre o autor porque raramente leio esse tipo de livro que traz uma ordem ou um objetivo final da leitura, soando muito com os livros de gestão ou autoajuda que tanto detesto. Mas como se tratava de um tema intrigante e uma reflexão pessoal que já tenho feito, fiquei curioso para saber mais sobre os tais “argumentos” propostos pelo autor.
Não é a primeira vez que me deparava com o livro – tive o primeiro contato com ele e tentei iniciar a leitura no final de 2020 – mas o combo pandemia + nascimento da minha filha + cirurgia no ombro foi muito avassalador para conseguir aprofundar em uma leitura como essa, que indiscutivelmente exige muita reflexão pessoal, além de paciência e atenção para entender a fundo os argumentos do autor.
Fato é que deixei o livro um pouco de lado até o momento em que estava definindo a minha meta de leitura para 2022. Aliás, recomendo a todos que façam o mesmo, além de ser um exercício gratificante, ajuda a estimular o hábito da leitura, especialmente para aqueles que estão com o objetivo de lerem mais.
Falando do livro agora, é uma obra curta(são menos de 200 páginas) e escrito de uma forma objetiva e direta, mas que ainda assim soa um pouco difícil de se entender em um primeiro momento, especialmente para alguém como eu, que não é um cientista da computação ou tem lá muita familiaridade com a terminologia utilizada nos escritórios do Vale do Silício e da galera que está sistematicamente nas redes sociais.
Ainda que reconheça o esforço do autor em tentar trazer as suas ideias e argumentos para uma realidade e publico mais abrangentes, em determinados momentos ainda fica uma pequena sensação de deslocamento para quem não acostumado aos jargões do meio. Porém, o meu conselho é: persista. Ainda que em algum momento possa ter a sensação de que você não está exatamente entendendo o que ele está falando, o autor constrói a obra de forma a que no final você tenha entendido a mensagem geral que ele quer passar, ainda que possa ter escapado um ou outro conceito ao longo do texto.
De todos os argumentos, o que soa com mais estranheza para mim é justamente o décimo e último, talvez por ser aquele em que o autor mais se arrisca a falar de algo metafísico e filosófico, um pouco mais distante de seu universo profissional, e mesmo que muito sutilmente, passa a soar um pouco mais messiânico ou como texto de auto ajuda.
No geral, achei uma leitura bacana, que propõe reflexões importantes (muitas das quais eu já estou fazendo há algum tempo, tanto que estou vivendo novo período de autoexílio das redes sociais), mas que talvez ainda soe um tanto técnico demais ou difícil ao grande público que hoje povoa as redes sociais. Além, é claro, da própria premissa do livro, de sugerir algo que é quase uma blasfêmia aos olhos do povo hiper conectado de hoje.
Acho que ninguém deva considerar este livro como uma obra de autoajuda ou um guia com respostas às questões que propõe, e nem ter um direcionamento profundo e concreto do que se deve ou não fazer com relação às suas redes sociais. O autor propõe simplesmente uma reflexão a respeito de uma opinião que ele possui e expõe argumentos pertinentes com base em sua história de vida e realidade profissional. Como ele mesmo disse no livro, existem diversos outros argumentos que podem ser utilizados para convencer alguém a deixar de lado as redes sociais, ele se ateve única e exclusivamente aos dez que considerou possuir maior conhecimento e propriedade para abordar.
Gostei bastante da reflexão, dos argumentos apresentados e me fizeram aprofundar em pensamentos que já venho ruminando há meses, portanto, me foi muito esclarecedor e produtivo a leitura, ainda que eu entenda os motivos de algumas resenhas não tão positivas existentes na internet sobre a obra. Eu recomendo a leitura a todos. Nota 4/5.

site: https://fabiodedeus.art.blog/2022/01/23/resenhando-7/
Diego Araújo 23/01/2022minha estante
O autor é um dos entrevistados no documentário "O Dilema das Redes", da Netflix. Discordo de muitos pontos apresentados no filme, mas a discussão é válida e interessantíssima. Vou colocar esse livro no meu radar.

Fabio451 25/01/2022minha estante
Há meses estou aguardando um momento pra ver esse filme. Acho que é uma discussão bacana, vale a pena a reflexão

Geolê 28/01/2023

Não deletei minhas redes sociais, mas...
O livro mostra como as redes sociais são prejudiciais à nós como sociedade em diversos aspectos. Ao considerá-los, ficamos até meio que constrangidos em querer manter nosso perfil no Instagram ou nossa página do Facebook, mas sua abordagem faz, ao menos, a gente pensar em como temos sido transformados por influência, não de uma pessoa específica, não por um dono de uma rede social, mas por um sistema integrado que nos molda mediante algoritmos. Estamos sendo transformados e nos tornando menos humanos.
Vladi 28/01/2023minha estante
Ler esse livro foi o que faltava pra mim tomar a decisão de sair de vez das redes sociais, hoje acredito que pro cristão principalmente só vale a pena permanecer nelas com propósito profissional ou ministerial.

Geolê 28/01/2023minha estante
O livro é muito nesse tom mesmo!

Naiara136 24/05/2022

Mais ou menos
O tema é super interessante. Mas o autor fala desse assunto sério com um tom meio conspiratório, o que deixa a leitura um pouco desconfortável. É também inocente em algumas conclusões e parece desconhecer o funcionamento do capitalismo.
Gabriel 29/06/2022minha estante
Tive a mesma impressão também, Naiara. O tema é interessante, mas ele aborda de forma pouco concisa e, às vezes, confusa. Um ponto positivo, pra mim, é que ele faz observações relevantes em relação aos impactos da manipulação dos algoritmos, mas chega a certas conclusões e relações de causalidade que não fizeram muito sentido pra mim. Faltou incluir a própria dinâmica capitalista de produção. Além disso, achei o embasamento teórico e as referências fracas para um tema bastante complexo - foram, basicamente, apenas notícias e reportagens da mídia estadunidense.

Naiara136 19/07/2022minha estante
Sim, total, Gabriel. Um livro melhor seguindo essa temática é Engenheiros do Caos, não sei se você leu. :)

Tomé 05/04/2019

Delete agora!
Enquanto escrevo, noticias de um novo vazamento de dados e informações de usuários do Facebook, foram expostos para pessoas com más intenções.

Ainda que você não queira deletar suas redes sociais como o autor do livro sugere, penso que só com base nesse novo problema do Facebook, (depois daquela do ano passado envolvendo a Cambridge Analitycs), você devia parar, e ...ler esta obra.
Kelly Oliveira Barbosa 05/04/2019minha estante
Quero ler

Tomé 05/04/2019minha estante
É melhor kkk...mesmo que não queria sair da BUMMER kkk

Rafael1842 26/01/2024

Deletar ou não?
Esse livro foi muito bacana!
Fazia um tempo que queria ler ele, assisti um documentário na Netflix aonde ele aparece, os argumentos dele são totalmente válidos e acho que geral deveria parar e ler, leitura fluida e rápida.
Carla França 03/02/2024minha estante
Boa noite. Qual seria o documentário ?

Rafael1842 03/02/2024minha estante
Boa noite, desculpa a demora, o nome é "o dilema das redes" tem na Netflix.

Felipe.Camargo 09/04/2021

Postando em uma rede social um livro contra redes sociais
Adoro contradições !
39º Livro do ano - Dez argumentos para você deletar suas redes sociais ? Jaron Lanier
Com um livrinho bem curto, o cientista da computação Jaron Lanier tentar provar através de dez argumentos como os Bumers - ?Behaviour of Others, Modified, and Made into an Empire for Rent (ou em Português ?Comportamento de Terceiros, Modificado e Transformado num Império para Alugar?) está idiotizando as relações humanas, promovendo os ?tribalismos? e desenvolvendo uma série de problemas contemporâneos, como a ansiedade social, a intolerância e a falta de empatia.
Apesar de desenvolver o conteúdo com falta de profundidade, o autor traz algumas observações importantes, como a ressignificação que as redes sociais estão sofrendo: se no início da década passada, principalmente a partir da Primavera Árabe, muitos depositavam as esperanças em sites como Facebook, Twitter e Google, hoje devido a sua imparcialidade e suas técnicas apuradas que levam seus usuários a tornarem-se cada vez mais dependentes, não importando as consequências e sim o fim ? o lucro.
Inegavelmente, desde as esferas mais privadas até a dimensão política e social, as ferramentas criadas por Nerds do Vale do Silício tem impactado profundamente a nossa experiência, nos tornando cada vez mais dependentes, aprofundando desigualdades e uma visão mais simplista da realidade, porém, os caminhos propostos pelo autor talvez não convençam, até porque é muito difícil você abrir mão de reforçadores tão dopaminérgicos através de simples argumentos racionais. Ao meu ver é muito mais fácil tentar a redução de danos do que romper radicalmente com a realidade virtual na qual vivemos, por isso, qualifico o livro como uma literatura dotada de certa inocência, mas para quem se interessar, Lanier foi um dos pioneiros no desenvolvimento de várias empresas bilionárias e a visão dele pode ajudar a entender como a relação entre os Cidadãos Kanes da Califórnia olham para nós ? como simples produto.
Bianca.Ruivo 09/04/2021minha estante
Kkkkk

Juliete 13/10/2020

Achei bem interessante...
Eu achei que ia ser um livro bem rapidinho de ler o que não foi já que se eu lesse muito rápido não ia entender absolutamente nada.
Teve algumas partes desse livro que eu fiquei tipo ?¿ mas as partes que eu entendi achei bem interessante.
Parzival 13/10/2020minha estante
Tô com esse desejo há alguns dias. Talvez esse livro seja o botão que eu preciso acionar. O que me diz da leitura?

hanny.saraiva 07/12/2018

Podia ser menor
Os 10 argumentos poderiam ser resumidos em 20 páginas. Achei um cadinho repetitivo.
Nara 09/12/2018minha estante
Sim, foi tudo muito redundante...

Lindsey 19/03/2019

Necessário
Para começar, esse livro não me fez deletar minhas redes sociais, mas me tornou uma pessoa mais consciente da influência delas sobre minha vida. Acho que é esse o objetivo desse livro, tornar as pessoas usuários conscientes, as fazendo pensar no que consomem e no que alimentam dentro do Facebook, Twitter, Instagram.. Escrito por um cara que trabalha com isso, além de ser famoso por ser um dos precursores da realidade virtual, esse livro explica tudo o que rola, mas o que achei mais interessante foi saber que um dos objetivos das Redes é deixar você deprimido, te dando pequenas doses de recompensas.. é sim que nos faz querer voltar lá o tempo todo, causando uma espécie de dependência. Ele também explica o motivo de que 'quanto mais idiota melhor', 'quanto mais babaca mais sucesso nas Redes'.. Leiam e tirem suas conclusões.
larissa_emy 19/03/2019minha estante
Adorei sua resenha. Acho que essa é a proposta do livro, fazer com que os usuários sejam conscientes do que está por trás das redes e como nossos dados são manipulados pelas empresas. Cabe a cada um, após a leitura decidir se deleta ou não as contas.

Mezzarroba 09/01/2021

Ótimo livro! Pude relembrar de como eu era mais feliz e livre sem as mídias sociais, e estou fazendo o experimento de viver 6 meses sem Instagram (o que mais afeta minha mente e tempo) Espero nunca mais voltar. Nesse exato momento surgiu uma dúvida, seria o skoob um Bummer também?
Banzé 20/01/2021minha estante
Acredito que não, pq no livro ele define bummer em algo como: um império lucrativo gigantesco baseado na venda de dados de seus usuários para manipulação e modificação comportamental desses usuários. Não me parece ser o caso do Skoob que cria uma rede de sugestões tipo feed: ele tem um feed, mas não me parece que ele aprende com o tempo... levando em conta que quase todas as atividades de usuários que aparecem pra mim são relacionadas a livros que eu não tenho interesse khjgjgjgjhjh.
Outra coisa é que não é um sistema baseado em propaganda paga. Não existem grandes corporações analisando pessoa por pessoa e criando "iscas". A única coisa que se encaixa com uma característica bummer como descrita no livro é a criação de babacas em busca de atenção. Aqui também existem usuários que se sentem superiores por ler mais livros ou por seus vários outros talentos. E eles recebem vários seguidores. Dentro disso eu não tenho muita dificuldade em imaginar que muitos se sentem mal as vezes por não ler bastante. Mas os babacas são bem mais raros aqui.
Outra coisa interessante é que que o primeiro feed é o geral, não o dos seus amigos e seguidos, da pra passar a vida entrando pra anotar os livros que quer sem nem ver a atividade das pessoas. E o Skoob tem sistemas de recompensa bem diferentes dos padrões de outras redes sociais, como poder participar do sorteio de um livro por assistir a uma propaganda -que são todas aleatórias, nunca baseadas em meus gostos- mostrando uma forma que ele achhou de sobreviver. Além da caixa de surpresas do skoob, outra forma de ganhar grana sem precisar vender suas informações.
Levando isso em conta, não acredito que o skoob seja bummer. talvez, no máximo, um semi-bummer.

Geovanna.Holanda 19/09/2021

coerente
Achei a postura do autor coerente durante todo o livro, principalmente pela consciência dele a respeito da posição dele como homem, branco e do próprio meio tecnológico. Os argumentos dele tem muitas referências de pesquisas o que é interessante, pois ele não se baseia em achismos. Outro ponto interessante do livro é que ele apenas reforça a exclusão das contas em redes sociais sem usar daquele desespero que muitos livros sobre o assunto trazem, como se a tecnologia fosse acabar com tudo, quando na verdade não é bem assim.
Fatos relevantes são bem abordados ao longo do livro e sua proposta é bem interessante, acho interessante ele trazer o assunto de forma simples e objetiva como ele trouxe. E de um modo geral, o livro é ótimo, é algo que realmente acrescenta para a vida.
Gostei muito das ideias e pretendo aplicar muitas delas na minha vida.
Chelsea.Archer 07/10/2021minha estante
Eu li esse livro a uns 3 anos e me marcou muito. Desde então, exclui o Facebook da minha vida e modero com muito cuidado meu tempo de interação nas outras redes sociais.

Bia 18/08/2021

A gente vive um Black mirror?
Antes de ler, eu ja tinha apagado minha conta do twitter, Pinterest e facebook. Também diminui o tempo do Instagram, que agora só uso a trabalho de projetos. Além de consumir muito meu tempo, eu começava a ficar paranóica, ansiosa e deprimida.
Não é fácil, é a mesma coisa que usar drogas. Não vai ser fácil parar.
Mas no geral esses pequenos passos foram grandes passos.

Eu recomendo
gilmore.adotada 18/08/2021minha estante