Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Rubens Caló 07/01/2020

O livro descreve de maneira um pouco outorgada o quanto devemos nos livrar de tudo que foi construído e provém do Vale do Silício. De fato a consumação de informação idiota e ser levado de maneia acéfala a compras não necessárias, videos e trocas de informações pobres é um grande problema, mas nada ao extremo é bem vindo no cotidiano. O autor por ter vivido e deter o conhecimento sobre algorítimos nos mostra uma realidade que é verdade mas não como um todo. Vale como alerta, mas não ao pé da letra.

O legal é entender um pouco melhor a sociedade do Vale do Silício e ganhar em conhecimento de como funciona o nosso presente e com certeza futuro mundo de programações.

tinaventuri 15/01/2020

Necessário
Todos deveriam ter acesso à este tipo de leitura para entender o quanto somos manipulados todos os dias. Podemos trazer vários dos acontecimentos (os que ocorreram nos EUA no livro) para nosso Brasil varonil.
Houve uma época em que diziam que a tv "estragou" gerações...mas nada é tão ruim que não possa piorar.

Obs.: Excluí Facebook e Instagram antes de ler o livro.

site: http://jardimvalentina.wordpress.com

Carol.Correia 24/06/2019

Este livro traz algumas reflexões sobre as redes sociais e alguns dos problemas ao seu uso.

Isa 06/02/2020

não julgue pelo título
no primeiro contato com o livro na estante da livraria achei absurdo e prepotente. Depois da indicação de um amigo, dei uma nova chance e comecei a ler. O autor nos mostra a verdade obscura por trás das redes sociais e seu sistema desenvolvido para manipular comportamentos. Esse tema tem sido muito discutido em documentários inclusive, e nos convida a refletir sobre a nossa relação com o digital e com a forma que consumimos a informação. Traz argumentos bem embasados em artigos e explica acontecimentos atuais, como a vitória de Trump nos EUA, para contextualizar sua fala.

Vini87 11/02/2020

Necessário para a época que vivemos
Muito bom, era o que eu precisava ler no momento, e todos deveriam ler, ainda mais em época de fake news....o intuito dessa leitura para mim não era largar as redes sociais, mas sim ter um olho mais aberto sobre o assunto, sempre soube da toxicidade das redes, porém como um bom jovem de 25 anos ainda dependo delas, e como sabemos não há só maldade nelas.

Kamila 14/02/2020

Bom livro pra ajudar no desapego das redes sociais.

Naty 16/02/2020

interessante mas tedioso
É um bom livro em relação as ideias apresentadas, mas com uma leitura incrivelmente chata

Juliana 21/02/2020

Achei o livro um tanto chato, porém informativo. A linguagem do livro muitas vezes ficou no meio da tecnologia da informação, apesar de tentarem deixar bem acessível para o público em geral.
Enfim, eu não deletei minhas redes sócias, mas tento usá-la com cautela, ainda mais depois desta leitura.

Eliane Sousa 28/02/2020

Fiquei frustrada de não ter lido a tempo do Enem de 2018 que não terminei de ler... Mas agora peguei pra concluir a leitura e, assim como no começo, fiquei um pouco confusa. Acho que o autor é muito repetitivo, poderia falar de forma mais fácil e breve.

Izaelle 26/03/2020

Abismada com a realidade dessa leitura!
Sem paranoias, mas a sensação que dá lendo é que o livro te conhece, te faz pensar, repensar, refletir! Recomendo fortemente a leitura desse livro! Li e recomendei a vários amigos.

Isa 27/03/2019

Livro muito bom e necessário para a atualidade. Um livro que todos deveriam ler. Ele pode nos tornar pessoas mais conscientes a respeito do (bom) uso das redes sociais. O quão influentes elas estão sendo para nossa vida? Será que sabemos os reais riscos e danos emocionais e psicológicos implícitos nestas redes sociais? Como nos alimentamos delas? Estamos nos nutrindo realmente bem desses conteúdos? Moderação e ceticismo são as palavras-chaves.
O conteúdo dessas redes (Facebook, Instagram, Twitter, etc), são altamente sedutores a respeito de sua dose-dependência para neles permanecermos. Além disso, o autor fala muito a respeito da falsidade que nelas reina: perfis falsos, comentários falsos, seguidores falsos... tudo para nos deixar cada vez mais frustrados, deprimidos e com sentimento de fracasso, para que a partir de todos esses males ainda tenhamos que batalhar (naufragando) até conquistar um suposto "sucesso" virtual - onde a mensagem que nos é passada de "sucesso" se refere a influenciadores digitais, modelos, investidores fictícios.
Leiam, revisem, reflitam e por fim decidam o que é melhor deletar ou continuar no meio virtual. Que sejamos cada vez mais conscientes de nossas escolhas digitais.

Queila - Meu vício literário 27/03/2020

Quando o serviço é de graça, o produto é você!
A gente ta na Matrix e nem percebe! 😎

Já percebeu o quanto o teu feed tem mudado, de acordo com suas buscas e conversas no whatsapp? O meu por exemplo vive mostrando publicações de lençóis e jogos de cama. Mas como adivinharam?
Porque eu comentei num grupo que estou precisando (e urgentemente), porque falei perto demais do meu celular, e por último, porque andei pesquisando no google.
A Bummer, esse algoritmo que ganhou vida própria, já me categorizou como um potencial comprador de jogos de cama! 🤔
Ele já entendeu quais as marcas que me interessam, meu posicionamento político, meu gosto musical, ele sabe quem eu sou, e como manipular meus interesses.

1° livro de 2020, já me deu trabalho pra refletir sobre a liberdade que eu achava que tinha. Mas será?. Os argumentos são:
1. Você está perdendo seu livre-arbítrio
2. Largar as redes é a maneira mais certeira de resistir a insanidade dos nossos tempos
3. As redes sociais estão tornando você um babaca
4. As redes sociais minam a verdade
5. Transformam o que você diz em algo sem sentido
6. Destroem sua capacidade de empatia
7. Deixam você infeliz
8. Não querem que você tenha dignidade econômica
9. Tornam a política impossível
10. Odeiam a sua alma
Ainda não sei como a leitura vai reverberar nas minhas vivências online.

Leiliane R. Falcão 29/03/2020

Dispensável
Apesar de ser um livro escrito por alguém que vive e conhece o Vale do Silício, não vi nada de inédito nos argumentos apresentados. Depois das últimas eleições nos EUA e no Brasil, tive a impressão de que este livro chegou tarde demais.
O livro não é imparcial, nem pretende ser. Mas o tom panfletário é muito cansativo. Leitura curta e arrastada.

Jean.Carlos 30/03/2020

Esse livro é indicado para aquelas pessoas viciadas em R S
Livro muito bacana de ler! Indico para esse livro para pessoas viciadas em redes sociais

Rose 03/04/2020

O livro fala sobre motivos de não usar redes sociais.
Pessoas que usam em excesso são mais tristes, tem suas vidas a mostra, com o Google nossas vidas são rastreáveis.
E se não puder excluir, que reduza e viva um pouco mais a vida presente, viver através dos olhos e não só através das câmaras.