Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Amanda Carneiro 02/05/2020

Relevante mas cansativo
O livro é bastante pertinente, mas peca na repetição. A leitura se estendeu por mais tempo do que eu gostaria. Mas, no geral, o tema abordado é bastante interessante e nos leva a querer viver a vida real ao invés de passar tanto tempo nas redes sociais.
William 22/05/2020minha estante
Concordo plenamente! Tanto que na minha resenha citei a encheção de linguiça em determinados momentos e que alguns argumentos se mostraram vagos e subjetivos demais

Valéria 17/02/2024

Pense com sua cabeça
Adorei o livro. Te mostra caminhos para vc analisar de que forma estamos sendo manipulados e direcionados,sem nem percebermos. Vale muito prestar atenção nos argumentos apresentados.
Lotus 17/02/2024minha estante
E detalhado o quanto as redes nos afeta e quanto nos tornamos dependentes

Mari 06/09/2023

Esclarecedor
Um bom livro para explicar como as redes sociais podem ser nocivas, muito além do que se percebe e do que se pensa. Como tudo pode ser (e em sua maioria é) manipulado e fake, em prol de algo ou alguém sem se importar com você e que vai lucrar com sua atividade online.

É interessante citar que ao finalizar esse livro talvez ainda não seja da sua vontade sair das redes sociais, mas ser um lobo solitário e pensar por si próprio, além usar conscientemente as ferramentas que estão na sua mão podem garantir uma melhor qualidade de saúde mental e evitar ser mais uma vítima de pessoas e empresas que lucram com o seu descontentamento e ansiedade. O vício em redes sociais é tão sério quanto o cigaro e drogas. Esteja atento e presente ao criar e navegar nas redes.
Danilo 07/09/2023minha estante
Por um ano e meio eu fiquei sem redes sociais. De 2018 a metade 2019. Fez-me muito bem, pois pude criar novos hábitos e focar em coisas que eu queria para a minha vida. Depois eu resolvi voltar para as redes para acompanhar meus artistas favoritos. Isso também me fez muito bem, pois pude ter contato com pessoas que estavam distantes e pude conhecer pessoas novas - especialmente com o tiktok. Acho que o meio termo é sempre ideal - usar com sabedoria.

Juliete 13/10/2020

Achei bem interessante...
Eu achei que ia ser um livro bem rapidinho de ler o que não foi já que se eu lesse muito rápido não ia entender absolutamente nada.
Teve algumas partes desse livro que eu fiquei tipo ?¿ mas as partes que eu entendi achei bem interessante.
Parzival 13/10/2020minha estante
Tô com esse desejo há alguns dias. Talvez esse livro seja o botão que eu preciso acionar. O que me diz da leitura?

Aline.Santos 13/05/2024

Vale a pena a leitura
É um livro pequeno, mas denso! Com bastante informação! Um pontapé sobre o assunto! Em alguns momentos, parece exagerado demais. Mas todos os pontos abordados são válidos! Bom pra repensar mta coisa!
Meireles 13/05/2024minha estante
Outro bom livro sobre o tema é O Filtro Invisível.

Graciela11 23/10/2021

Importante mas difícil de ler
Esse livro é muito importante e esclarecedor. Me ilumunou em muitos pontos inclusive alarmantes, mas é muito dificíl e não raras vezes chato de ler. Tenho certeza que se não tivesse acompanhado por audiobook eu não leria inteiro.
Mas como disse é um livro importante. Leiam
Renata Molina 29/11/2021minha estante
Acho que é por causa da linguagem técnica da área, daí em alguns pontos ficamos boiando mesmo.

hanny.saraiva 07/12/2018

Podia ser menor
Os 10 argumentos poderiam ser resumidos em 20 páginas. Achei um cadinho repetitivo.
Nara 09/12/2018minha estante
Sim, foi tudo muito redundante...

Geovanna.Holanda 19/09/2021

coerente
Achei a postura do autor coerente durante todo o livro, principalmente pela consciência dele a respeito da posição dele como homem, branco e do próprio meio tecnológico. Os argumentos dele tem muitas referências de pesquisas o que é interessante, pois ele não se baseia em achismos. Outro ponto interessante do livro é que ele apenas reforça a exclusão das contas em redes sociais sem usar daquele desespero que muitos livros sobre o assunto trazem, como se a tecnologia fosse acabar com tudo, quando na verdade não é bem assim.
Fatos relevantes são bem abordados ao longo do livro e sua proposta é bem interessante, acho interessante ele trazer o assunto de forma simples e objetiva como ele trouxe. E de um modo geral, o livro é ótimo, é algo que realmente acrescenta para a vida.
Gostei muito das ideias e pretendo aplicar muitas delas na minha vida.
Chelsea.Archer 07/10/2021minha estante
Eu li esse livro a uns 3 anos e me marcou muito. Desde então, exclui o Facebook da minha vida e modero com muito cuidado meu tempo de interação nas outras redes sociais.

Emerson 04/04/2019

Se liga na mensagem
Ótima leitura. Já tinha noção de muitos dos riscos das redes sociais e gratuidades do mercado atual. No livro apresenta fatos importantes que não damos impotancia até acontecer conosco.

Isa 27/03/2019

Livro muito bom e necessário para a atualidade. Um livro que todos deveriam ler. Ele pode nos tornar pessoas mais conscientes a respeito do (bom) uso das redes sociais. O quão influentes elas estão sendo para nossa vida? Será que sabemos os reais riscos e danos emocionais e psicológicos implícitos nestas redes sociais? Como nos alimentamos delas? Estamos nos nutrindo realmente bem desses conteúdos? Moderação e ceticismo são as palavras-chaves.
O conteúdo dessas redes (Facebook, Instagram, Twitter, etc), são altamente sedutores a respeito de sua dose-dependência para neles permanecermos. Além disso, o autor fala muito a respeito da falsidade que nelas reina: perfis falsos, comentários falsos, seguidores falsos... tudo para nos deixar cada vez mais frustrados, deprimidos e com sentimento de fracasso, para que a partir de todos esses males ainda tenhamos que batalhar (naufragando) até conquistar um suposto "sucesso" virtual - onde a mensagem que nos é passada de "sucesso" se refere a influenciadores digitais, modelos, investidores fictícios.
Leiam, revisem, reflitam e por fim decidam o que é melhor deletar ou continuar no meio virtual. Que sejamos cada vez mais conscientes de nossas escolhas digitais.

italocarvalhg 14/05/2024

Incrível maravilhoso
Amei esse querido aqui, lindo e cheiroso. não tem como ler e não sair odiando todas as redes sociais!!! ?

Jaqueline 08/01/2019

Por que submeter sua vida a estranhos? Essas e outras questões... maçante mas interessante.
Ele usa alguns argumentos bem tecnicos para pessoas como eu, totalmente alheia ao universo de TI. O autor tenta mostrar como somos massa de manobra das redes sociais e tudo que temos contato nelas.

Alguns argumentos, acredito que ele não tenha se aprofundado mais por questões polêmicas, quando fala de religião, livre arbítrio, até mesmo para ateus.

Ele cita algumas coisas que ainda valem a pena, e que não estão na farinha do mesmo saco, como o maravilhoso mundo de podcasts.

Achei poucas as alternativas do que fazer após deletar suas redes sociais. Como não usar mais o gmail por exemplo? Outros provedores tem algoritimos que nos controlam?

Ele poderia dar sugestões de como se desvincular dessas grandes empresas. Ficamos sem saber se existe algum serviço confiável. Usar o Google para pesquisar como sair do Google é complicado. Kkkk

Alguns argumentos são bem fortes. Fiz até um caderninho com as melhores frases do livro.

Afinal, li este livro pois eu também já estou cansada de babaquices no Facebook, vídeos idiotas, correntes, memes, frases de bom dia, e por aí vai. Coisas que consomem o meu dia e não me deixam mais conectada com as pessoas. Pelo contrário, nos isolamos mais. Não suporto mais essa hipocrisia de se declarar no feed para uma pessoa e na vida real mal se conversarem. É esse livro trata sobre estas questões.

Eu escreveria ele de uma forma mais didatica, numa linguagem mais acessível. Mas pelo menos alguém se atreveu a falar sobre o assunto.

Daiane S. 07/01/2019

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais - Diário de leitura
Defino minha primeira leitura de 2019 como uma leitura que me fez refletir bastante sobre o papel das redes sociais na minha vida. Sempre gostei muito de facebook, twitter e instagram, mas, apesar disso, por diversas vezes, pensei em excluir as contas que tenho nesses sites, principalmente porque sentia que me faziam mal, sobretudo, durante esse ano eleitoral. As redes sociais me deixaram doente e eu me afastei principalmente do facebook que se tornou insuportável.
Como o próprio título diz, o livro traz dez argumentos (bem contundentes por sinal) para que você delete suas redes sociais. Argumentos como "Você está perdendo seu livre arbítrio", "As redes sociais deixam você infeliz" e"As redes sociais tornam a política impossível" foram os que mais se aproximaram das minhas angústias em relação a essas redes.
Achei que o autor foi um pouco repetitivo na escrita, mas nada que atrapalhe a fluidez da leitura.

Carolina 25/12/2018

Rede social não é real (saudável)
O autor claramente tem conhecimento dos meios escusos que os programas atuais de coleta de dados fazem para personalizar o feed de notícias de cada usuário de Facebook, YouTube, twitter e Instagram. É um cenário onde não temos direitos e somos cobaias de empresas de propaganda, partido político ou qualquer que um que esteja disposto a pagar o lucro. Mas é impossível ficar offline atualmente, o livro dá uma reflexão sobre o que estamos postando e porquê, se estamos realmente buscando compartilhar ou termos aprovação, seguidores, likes etc. É um reflexão interessante para se desconectar e ter um senso crítico sem interferências da internet. Recomendo.