O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5174 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Bell Prince 15/05/2024

Dorian Gray é um jovem ingênuo e imaculado, de uma beleza estonteante que é "encontrado" por Basil, um artista que pinta um quadro dele, uma beleza jamais vista por ele, uma beleza não só exterior como também de sua alma.

Dorian conhece Henry, um homem que vive por seus prazeres e convence ao jovem a viver por eles também. Ele fala da beleza do jovem e de como ela é a coisa mais importante na sociedade.

O jovem Gray se deixa levar por suas frases bonitas e deseja que a beleza que ele enxerga no quadro seja eterna.

Seu desejo é realizado! Mas cada pecado cometido será marcado no quadro, seja na expressão de um sorriso horrendo, ou dos olhos medonhos que o assombra quando ver a obra.

Dorian aproveita a vida, se corrompendo e corrompendo as pessoas ao seu redor.

Mas depois de anos com o mesmo rosto jovem e belo, ele se ver angustiado olhando para o quadro e vendo sua alma suja.

Ele se ver perseguido por seus erros antigos e tenta contornar isso tentando ser uma boa pessoa e restaurar sua alma.

Mas sua alma não pode ser restaurada por um simples ato de bondade, pois está marcada por atos de pecados que não podem ser apagados.
comentários(0)comente



Gui Scheffer 15/05/2024

Breve comentário sobre O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Beleza, juventude, hedonismo e paixão são as bases dessa obra complexa e cativante, Dorian é um jovem narcisista que tem sua alma corrompida e lançada em uma espiral de desejo, angustia e ambição. Provando que a busca pela juventude eterna sempre foi uma ambição para a humanidade.
comentários(0)comente



dreamfool 15/05/2024

Dorian Gray
Arte, sensualidade e sociedade. Essas três palavras podem descrever um pouco do que é Dorian Grey. Com uma pegada um tanta ácida e irônica, Oscar Wilde nos mostra o que há atrás das cortinas da aristocracia inglesa, e se eu posso dizer, a hipocrisia que reinava entre eles.

Acho que por saber de alguns fatos da história, não fui impactada da maneira que seria se não tivesse lido. Enfim. Imagine não envelhecer, que todos os sinais do que você fez, seja bom ou ruim, fiquem marcados na tela em vez da pele, é com isso que Dorian Grey se vê acometido. Um personagem complexo, que por ver que nenhuma de suas ações tem consequências, se entrega sem ao menos pensar duas vezes em todos os prazeres imagináveis. De início, quase pensei que ele foi influenciado para agir assim, mas acho que no fundo estava apenas mostrando um lado que era até mesmo inconsciente dele.

Os outros personagens não me cativaram tanto, ainda mais o tal Henry, algumas de suas falas são bem controversas, mas entendo ao pensar no contexto da época. Um que gostei muito quase não apareceu. :( Enfim. Um livro que mostra e até debate as hipocrisias da época..
comentários(0)comente



J.a.m 14/05/2024

Faria de tudo pela beleza eterna, aquilo que é importante não seria tão mais necessário, outros seriam irrelevantes. Porém, mesmo com sua beleza visual, ele ainda estaria apodrecendo por dentro de um jeito horroroso e repugnante, e somente aquele quadro revelaria isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Djeni2 13/05/2024

Foi bom ver dorian evoluindo conforme o o tempo foi passado porém achei uma leitura meio "pesada"(demorada) de se ler mas acho q é pelo meu gosto literário mesmo.
comentários(0)comente



Ariadne 13/05/2024

Melhor do que eu esperava
Lida a versão da Penguin Companhia.

Gosto muito de ler clássicos então sempre procuro optar pela leitura deles em editoras consagradas e que respeitam a obra original.
Não foi diferente nessa versão da editora citada acima. A versão é a que não foi censurada e é engraçado que, para o público de hoje, não há o que censurar já que não acontece nada.

Dito isso, acredito que esse livro seja o com o tema gay mais explícito e digo isso porque os leitores do século XXI conseguem perceber os elementos gays presentes na obra de maneira muito fácil. Por exemplo: claramente o Lorde Henry tem uma queda por Dorian Gray e que o fato do último ser tão apaixonado por si mesmo que precise esconder o quadro para não envelhecer retoma questões que soam homossexuais.

Adorei a escrita do Oscar Wilde com seu jeito irônico de criticar a sociedade inglesa dandy usando o privilégio de estar dentro dela e conhecer seus hábitos e costumes de perto.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Luana 12/05/2024

Não me cativou
Não gostei dessa versão do livro. As notas explicativas ficam no meio do livro, o que deixa a leitura péssima porque toda hora precisa ficar indo lá no meio ler a explicação.
A história também não me prendeu muito . Achei meio arrastada , tem algumas reflexões sobre a arte , socialmente pra época entendo porque teve a polêmica com o autor da obra e que fim triste teve os personagens, o Dorian era um doido e a obsessão do Basil custou caro pra ele.
Infelizmente a leitura não fez meu perfil. Mas valeu a experiência de ler um clássico famoso .
Erick457 14/05/2024minha estante
Bom saber que já compro outra edição.




Bella 12/05/2024

Beleza sombria
A vaidade é a máscara dos segredos obscuros
É um conto de moralidade, sombrio e profundo, nos convida refletir sobre o tempo e a beleza, e principalmente as consequências de cada escolha
Dorian imerso na luxúria e vaidade, vê no quadro refletido a sua verdade.
comentários(0)comente



Ana Caroline 12/05/2024

O clássico ?O retrato de Dorian Gray?
É um livro muito bom. A ideia é magnífica. Contudo, acredito que se o livro fosse um pouco maior para melhor explorar os pecados de Dorian Gray, a leitura seria ainda mais fascinante. Adorei o final, por ser exatamente o que eu esperei acontecer.
comentários(0)comente



Luana:) 12/05/2024

Uma ótima releitura
Li esse livro a muito tempo atrás e lembro que não tinha gostado muito, não me lembro exatamente do porquê, mas creio que seja pelas attitudes do Dorian no livro.
Agora, anos depois, esse livro é o escolhido do mês de maio do meu clube de leitura e fico muito feliz de ter tido a oportunidade de ter lido ele novamente.
Como já sabia da história e também sobre a mudança de personalidade do Dorian conforme o decorrer da história, consegui prestar mais atenção nos detalhes e tudo que foi levando a essa transformação.
Também consegui prestar mais atenção sobre o ambiente onde ele vivia e como isso contribuiu na construção do personagem.
comentários(0)comente



Fernanda3048 11/05/2024

Tedioso mas necessário.
"O Retrato de Dorian Gray", escrito por Oscar Wilde, é uma obra-prima da literatura gótica que examina os temas da vaidade, da moralidade e da decadência. A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem belo e aristocrático que tem seu retrato pintado por Basil Hallward. Encantado com sua própria juventude e beleza, Dorian expressa o desejo de permanecer jovem para sempre, enquanto seu retrato envelhece no seu lugar, refletindo todas as suas ações e pecados. À medida que Dorian se entrega a uma vida de indulgência e imoralidade, o retrato se torna cada vez mais grotesco, revelando a verdadeira natureza de sua alma. Wilde utiliza o personagem de Dorian Gray para explorar os perigos da busca pela perfeição estética e a corrupção que pode resultar da falta de responsabilidade moral. O romance é uma reflexão sombria sobre a natureza humana e os custos do egoísmo e da decadência.
Senti certa dificuldade com a escrita, mas o final do livro é bem interessante e surpreendente. A editora darkside nos permite ter acesso a algumas resenhas críticas destinadas ao livro em sua época de publicação, nos permitindo assim acompanhar o que aconteceu com o escritor e ver suas respostas as calúnias.
comentários(0)comente



JAlia 11/05/2024

Minha resenha sobre O Retrato de Dorian Gray.
No começo pensei que não gostaria muito, mas aí o livro começou a ficar interessante. Por um tempo, eu acabei "abandonando" o livro por falta de ânimo pra ler. Geralmente quando um livro me prende nele, eu termino ele em poucos dias. Com esse não foi assim. Eu deixei ele de lado e fiquei enrolando pra terminar. Ganhei outros livros e ficava ansiosa pra lê-los, mas prometia pra mim mesma que só leria quando terminasse este.
Até que eu parei, pensei e voltei a ler ele com mais frequência. Até chegar dia 11/05/24 e eu terminar ele.
Confesso que desvalorizei o livro, mas é um clássico bem interessante e gostei dele. Tem um plot twist absurdo que me fez ficar boquiaberta por alguns minutos. Os personagens são bem interessantes também.
Para o meu primeiro clássico, este livro foi mto bom!
?As notas do tradutor, as fotos de Oscar Wilde, os julgamentos, as críticas! Que editora incrível! Eu adorei tudo isso, de verdade!
comentários(0)comente



Gabrielle 11/05/2024

Acho que nada poderia me preparar para essa história. Comecei achando que a história se desenrolaria de um jeito completamente diferente. Fiquei muito perplexa com as atitudes dele e com a lição do livro.
comentários(0)comente



Mare 11/05/2024

A vaidade é corruptiva
Um verdadeiro deleito de arte clássica que Oscar Wilde entendia muito bem e deixou bem claro na obra.

É a vaidade e o narcisismo que corromperam a alma de Dorian Gray, penso que Basil e Henry eram o anjinho e o demoninho na consciência do personagem, que claramente escolheu um lado.

Adorei a leitura, as frases e as reflexões. Amei o final de ?auto destruição?, já que aquela imagem depravada na verdade era ele próprio, e que era impossível tentar mudar/destruir a si mesmo.

Mas algo que me incomoda muito é como o fato de essa obra ter sido alterada diversas vezes muda completamente a história e a compreensão do leitor.

Li a versão ?não censurada?, a que Wilde originalmente concebeu antes de ser bombardeado pela crítica, mas também é a mais curta, com 13 capítulos. E sinto que muitos detalhes são aflorados nas versões posteriores que li apenas alguns trechos mas que já escancararam um preconceito de classe, por exemplo. Até porque são 20 capítulos, 7!! a mais que o original, então é de se esperar mais detalhes.

Acredito que o livro deve ser lido com as duas versões lado a lado, para que absolutamente nada se perca e o leitor consiga ter a melhor experiência possível.
comentários(0)comente



5174 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR