A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Zimmerer 12/05/2021

Final maravilhoso!
John Perry voltou neste último volume pra nos fazer dar muita risada e roer as unhas.
Scalzi é um gênio do humor e a forma como elabora as tramas e reviravoltas no livro é muito bom! O único detalhe q pra mim faltou é, talvez, algo mais pessoal, já que queria ver mais do que estava rolando nos grandes exércitos e as coisas mais sinistras, por estarmos presos ao Perry vemos apenas oq ele vê, e no caso desse livro, é um ponto pequeno, mas principal, em uma bagunça envolvendo vários universos.
Foi incrível, foi muito divertido... Que leitura!

Jóice 03/03/2022

Simplesmente perfeito! Scalzi nunca deixa a desejar, sempre tudo muito bem amarradinho e com um bom fechamento. Foi incrível acompanhar essa história e ver como se formam e se estruturam as colônias. Gostei do desenrolar e do fechamento que tiveram esses personagens que acompanhamos até aqui.

Karla Lima @seguelendo 03/05/2020

Foi o melhor livro da série até agora. Amei demais, recomendo a todos! Já tinha amando o primeiro e gostado muito do segundo livro: principalmente por nos mostrar cenários e personagens diferentes: esse, foi tudo isso e mais um pouco. A narrativa do autor é maravilhosa, fluida, bem humorada. Difícil parar de ler.

Amei! Ansiosa por próximo.

plopesfi 14/06/2021

TÍTULO EXCELENTE, 5 ESTRELAS SEM TITUBEAR
Capítulo final da Aventura de da capitã Jane Sagan em que aqui eles possuem o objetivo de conduzir uma nova colônia da humanidade porém Nem tudo é tão simples como eles imaginam algumas questões que foram introduzidas no segundo livro foram revividas aqui como eu havia dito na outra resenha o segundo livro serviu como ponte para que pudéssemos entender o que aconteceria aqui um Perry, Zöe e Sagan bem mais maduros e preparados para lidar com a situação de negociações e diplomacia, sendo agora eles responsáveis pela atual orientação da colônia e depois da humanidade, o autor encerra com chave de ouro Fechando todas as pontas necessárias porém ainda assim deixando algumas questões para próximos títulos que infelizmente não foram traduzidos para o português ainda então estou aguardando ansiosamente!

Luiz.Machado 20/01/2021

Mais uma boa história, onde nos mostra mais dos protagonistas dos dois primeiros livros.

anisios 04/10/2020

Excelente fechamento da história
Sem dar spoilers, o livro encerra de forma brilhante a história indiciada no "A guerra do velho" senti falta do scifi agressivo dos livros anteriores mas o plot é tão bem amarrado e fecha tão bem que nem foi grande a falta.

Thiago 07/05/2020

Sensacional
Eu quero morar nesse livro, é simplesmente sensacional, sem dúvidas, o melhor da série. A todo momento fazemos suposições e deduções sobre a história e a cada capítulo tudo isso vai por água abaixo, a história é extremamente fascinante, com reviravoltas e mudanças que nos instigam e nos prendem da primeira a última página. O livro é muito bem escrito, sem nada a acrescentar, sem nada a remover e como já disse na resenha do segundo livro, ele realmente sabe fazer um final incrível para um livro.

Mauricio.Souza 15/11/2021

A Guerra do Velho elevou muito minhas expectativas.
Esse terceiro livro sem dúvidas é melhor que o segundo e relembra o primeiro no que dia respeito ao modo como vamos descobrindo os segredos da história e conforme os acontecimentos e reviravolta vão se desenrolando, mas terminei a leitura com a sensação de que faltou algo. Como sou um leitor que gosto de muita ação e combate passei grande parte da história sem ser nutrido por esse elementos.
Nesse livro a forma como foi escrito relembra o bom e velho Scalzi do primeiro livro da série, leitura muito divertida, clara, fácil. Um arco é encerrado ao fim do livro, mas a história parece ter continuação, vamos aguardar.
Portanto, classifico o livro como bom, a história foi bem escrita, a leitura e bastante agradável, a forma como os acontecimentos vão se desenrolando e com o autor vai nos revelando o segredos e bem legal, a única coisa que acho que faltou para o livro subir de nível é aquele elemento sobre o mundo e a história que supera completamente nossa espectativa, como superou a minha na Guerra do Velho.

fyveer 07/03/2022

A Última Colônia, John Scalzi
Um ótimo final para uma das melhores trilogias da ficção científica. Gostei muito da leitura, foi mais dinâmica do que As Brigadas Fantasma, mas foi menos cruel dos que os dois primeiros livros.

Aqui os protagonistas vivem momentos de tensão, todo o livro é como se mais uma desgraça fosse acontecer e aí não acontecia ? tô criticando, mas juro que é bom.

Enfim, o final foi satisfatório e deixou uma brecha para os spin-offs que já foram publicados. Fiquei contente, mas senti falta de uma última reunião com os sobreviventes das "velharias".

Tomás Herculano 04/05/2021

Uma leitura OK
A história é interessante, apesar da monotonia até metade do livro. O final achei corrido, com muitas pontas soltas. A viagem que Zoe faz não é narrada, simplesmente viaja num parágrafo e volta no próximo, literalmente, desperdiçando diálogos potencialmente bons com um certo alguém. Enfim, foi um bom fechamento de trilogia, porém podiam ter explorado mais o universo, invés de ficar com histórias e diálogos sem sentido.

Erick_Gams 13/03/2020

Inesperado, como tudo q Scalzi escreve deve ser...
Eu não tenho palavras pra descrever a literatura desse homem, John Scalzi se tornou meu autor favorito em pouco tempo, leio suas obras a pouco mais de dois anos e finalmente pude ler o fim da história do querido John Perry. Um final perfeito e completamente inesperado, assim como tudo que Scalzi escreve, mal posso esperar por novas obras dele sendo lançadas no Brasil, elas já ganham espaço na minha estante automaticamente

Bruno 22/04/2022

Livraço
Essa trilogia da Guerra do Velho, eu com certeza vou reler, e indico fortemente pra quem gosta de scifi, ou tem vontade de ler algo assim pela primeira vez.
É muito bom! Tem trama política, ação, guerra, bons diálogos, viagens espaciais...
O John, escreve muito bem! Daquele jeito que não consegue parar de ler. Te faz não gostar de personagens pra depois ter que gostar!

Vou ler outras obras dele, em breve!

Di3gao 06/10/2023

Como colonizar um planeta
Na trilogia Guerra do Velho, a humanidade atingiu a época das viagens interestelares e luta contra outras raças alienígenas por planetas habitáveis. Nos três livros acompanhamos a humanidade lutando para sobreviver nesse conflito e expandir seus domínios, mas apenas neste livro que vemos realmente a colonização de um planeta.

A Última Colônia é o último livro da trilogia e, após a mudança de narrador no segundo livro, voltamos a acompanhar John Perry, que largou as FCD e está tentando levar uma vida normal com sua família, em uma aventura para colonizar um novo planeta. Porém, Perry não espera que esse planeta não passa de um peão em um grande jogo de poder e ele vai acabar se vendo no meio de uma grande guerra política, que coloca o destino da humanidade em risco.

Seguindo essa proposta, o autor criou um enredo bem arquitetado e intrigante, pensou em muitas reviravoltas, trabalhou muito bem os dilemas que o Perry precisa enfrentar como líder da colônia, elaborou bem o processo de colonização, mostrando suas etapas e dificuldades, construiu uma trama política intergaláctica muito complexa e se aprofundou mais neste universo que ele criou. A escrita dele é muito envolvente e fluída, ele tem um ótimo timming para o humor e me deixou preso no livro. Contudo, o livro só me prendeu depois de muitos capítulos, pois o começo é muito lento e arrastado, além do enredo pecar em outros aspectos, como ser muito raso e medíocre.

Por se tratar do último livro da trilogia, ele possui um papel muito importante: encerrar toda a jornada que estamos acompanhando desde o primeiro livro. Devo dizer que ele cumpriu essa função e o final me conquistou muito. Eu adorei essa conclusão, porque foi diferente de tudo que eu esperava, foi uma decisão muito corajosa, resolveu o problema político que movimenta a trama e encerrou com dignidade a jornada do John Perry, ele recebeu o final que merece depois de tudo que ele passou em suas desventuras.

Portanto, particularmente, achei a trilogia em geral medíocre e com uma trama muito superficial, tinha muita coisa para explorar e não atingiu seu máximo. Contudo, ela cumpre perfeitamente o que promete, a história é divertida e envolvente, o autor tem uma habilidade excelente na escrita e as ideias são muito criativas. Recomendo!

Samuel Albuquerque 19/06/2020

Para finalizar a trilogia
Não tão empolgante como os demais livros da série, mas é um livro de leitura rápida.