Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith




Resenhas - Livro do Desassossego


203 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Malphys 28/08/2021

?Nada mais seu do que a consciência de si?.

Demorei 8 meses para terminar este livro, o meu primeiro do Pessoa. Tenho dificuldade com poesia mas este é um livro muito bom, intenso e profundo. Exige paciência e tempo, cada poema é um mundo novo de sentir. Sobre o pseudônimo de Bruno, Pessoa consegue nos mostrar a personalidade dele e como o futuro era temática angustiante para Bruno, que, o tempo todo, tenta encontrar vida no cotidiano. Vale a leitura.
comentários(0)comente



julie 25/08/2021

pude chorar, me encontrar nas entrelinhas de um livro que traz sensações que não encontramos hoje na poesia atual. fernando era cru em seus livros, mas quero dize-los sobre a sensibilidade e também a verocidade que prende a cada ponto. tornou-se um dos livros que não tem como colocar preso em uma gaveta. enquanto ainda não sabemos a missão de nossa alma, peço que mastiguem as palavras desta obra por dias.


??há um grande cansaço na alma do meu coração. entristece-me quem eu nunca fui, e não sei que espécie de saudades é a lembrança que tenho dele. caí entre as esperanças e as certezas, com os poentes todos.??
sbvrsve 25/08/2021minha estante
Eu li esse livro tem 10 anos e ele continua na minha cabeceira :)


julie 25/08/2021minha estante
ele é maravilhoso




Musgo0 07/08/2021

Bernardo Soares é muito menos contemplativo do que outros heterônimos de Pessoa e muito mais analítico, desassossegado. Duvidando de tudo e prezando sua individualidade
acaba sendo um solipsista embriagado de sentidos e de metafísica. Ele fala bastante da angústia e limitações de estar com os outros, das suas despersonalizaçoes, e do sonho como fonte de prazer e de coexistência. Soares é o lado esquizóide de Pessoa, mas citando ele mesmo em 'Nossa Senhora do Silêncio':
"[...] curva um voo de ave que parece que se aproxima e nunca chega, em torno ao que eu quereria dizer de ti, mas a matéria das minhas frases não sabe imitar a substância ou do som dos teus passos, ou do rasto dos teus olhares, ou da cor triste e vazia da curva dos gestos que não fizeste nunca."
comentários(0)comente



Lau 02/08/2021

Livro de estimação
Para mim é genial. Uma leitura reflexiva, em uma abordagem crua do ser humano e sua alma. Nunca foi tão interessante ler sobre o cotidiano, o tédio e a mediocridade
comentários(0)comente



iris 28/07/2021

inesgotável!
Ao terminar a única coisa que resta é voltar ao começo. O desassossego me acompanhou por um ano nessa primeira leitura e a sensação é que não terminou, não existe segunda leitura desse livro, vou estar sempre na primeira.
comentários(0)comente



Edna 29/06/2021

Meu livro de cabeceira
Vou, ler, reler e desejar retornar sempre, esse foi de todas as minhas visitas literárias, foi como se ele tivesse escrito paraxmeu pobre ser, certamente você já ouviu a expressão " As vezes você lê um livro e outras "O Livro te lê" Foi assim o que ocorreu comigo.
comentários(0)comente



Mario Miranda 29/06/2021

Obra brilhante, pequenas passagens cotidianas que exalam a visão de mundo de Fernando Pessoa - nem sempre estas as mais alegres ou otimistas.

O Livro do Desassossego é um livro escrito de Pessoa para Pessoa, quase que um diário, mas que cativou leitores ao longo de décadas não apenas pela sua visão de mundo, mas pela beleza de sua escrita.

A obra é um livro de cabeceira, não para ser relido integralmente, o que não é necessário, mas para talvez saboreá-lo da melhor maneira possível: abrindo em uma página aleatória e lendo um dos trechos - quase todos muito curtos - em momentos de individuais Desassossegos.
comentários(0)comente



Gabriel.Gerhardt 28/06/2021

Um monumento da lingua portuguesa que como tal deve ser apreciado com parcimonia, haja vista a densidade de cada fragmento que o compõe. Acredito que aqui se encontrem os insights e as articulações mais engenhosas que já pude constatar na lingua portuguesa, Fernando Pessoa tem um cuidado impressionante com cada palavra que emprega, é deslumbrante! Soma-se a isso um controle acurado que o autor possui ao orientar o tom de cada segmento, ele inverte aquela fala de Levi-Strauss de que "os signos nos falam e não nós que os falamos", Pessoa permite que o fluxo de afetos o atravesse, imprimindo neles um registro que promove uma abertura para a multiplicidade, e não um fechamento estratificado que os limite. É uma verdadeira exuberância de sensibilidade, uma preleção sobre expressividade, uma panaceia para aqueles que padecem de linguagem. Enfim recomandado pra todos que tem muito o que dizer mas não sabem por onde começar, àqueles que querem dilatar os limites do seu mundo à maneira de Wittgenstein, pra pessoas que em algum momento já se sentiram alheias de si e do mundo, despersonalizadas, à quem já se assombrou com os matizes da existência e já se deparou com as ruínas e o esgotamento da nossa condição.
comentários(0)comente



Yara Prado 27/06/2021

Não é um livro para se ler de uma vez, e sim fazendo breves leituras diárias, como se fossem pequenas doses de um anestésico para o desespero do dia a dia.
comentários(0)comente



Evy 15/06/2021

Fragmento 1: "O coração, se pudesse pensar, pararia".

Livro do Desassossego é uma coletânea de textos espalhados, folhas soltas que foram unidas em uma obra integral simplesmente FENOMENAL. Com certeza uma das minhas favoritas de Fernando Pessoa. São fragmentos de uma sensibilidade sem igual que só o poeta poderia mesmo ter dado vazão em belíssimas palavras. Os mais lindos fragmentos que já li. Livro de cabeceira para ler e reler infinitamente.

O que retratam? A vida e a condição humana. São confissões e sensações expostas em cada palavra dos mais de 500 fragmentos do próprio Pessoa e de seu heterônimo Bernardo Soares, um simples ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Nestes fragmentos somos levados a uma viagem no interior dos pensamentos e sentimentos humanos de forma poética e extremamente reflexiva.

Impossível não marcar quase todo o livro e não se encontrar em muitos desses fragmentos que falem de mim, de nós, da vida. E eu poderia continuar tecendo milhões de elogios e falando sobre essa obra, mas deixo a cargo do próprio Pessoa:

Fragmento 12: "Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem importância. Faço paisagens com o que sinto {…} De resto, com que posso contar comigo? Uma acuidade horrível das sensações, e a compreensão profunda de estar sentindo…Uma inteligência aguda para me destruir, e um poder de sonho sôfrego de me entreter…”

Fragmento 135: "Dormir! Adormecer! Sossegar! Ser uma consciência abstracta de respirar sossegadamente, sem mundo, sem astros, sem alma ─ mar morto de emoção reflectindo uma ausência de estrelas!”

Fragmento 224: "...esse episódio da imaginação a que chamamos realidade”

Fragmento 114: "Eu próprio não sei se este eu, que vos exponho, por estas coleantes páginas fora, realmente existe ou é apenas um conceito estético e falso que fiz de mim próprio".

Resta-me recomendar fortemente a leitura!
_cxmlly 29/09/2023minha estante
Olá, vc está vendendo ou trocando?




LivrosdaAri 12/06/2021

APAIXONADA
Eu nunca tinha lido nada de Fernando Pessoa, e acho que fiz certo em começar por esse livro.
Uma grande obra, Fernando consegue descrever todos aqueles sentimentos que sentimos e não conseguimos expressar ou passar para o papel.
Um livro de cabeceira, que você pode abrir em qualquer parte e tirar grande aproveito daquilo que está lendo. Virou um dos meus favoritos do ano.
comentários(0)comente



Rafaela.Fernanda 02/06/2021

Livro do Desassossego
"Vive a tua vida. Não sejas vivido por ela." Pag. 474

É um livro devagar, mas todos os capítulos são bem curtos.

Um livro sobre a viagem da vida, sobre tédio, sobre pouco e muito amor...
comentários(0)comente



Victoria.Tagliarini 30/05/2021

uma viagem melancólica
Enquanto lia, ficava me perguntando se realmente me identificava muito com o que era descrito ou se o autor era muito perspicaz, sendo capaz de conseguir transmitir tudo o que ele sentia/pensava através das palavras, ao decorrer dos capítulos. No fim, acredito que tenha sido uma mistura dos dois.
Essa leitura pra mim, foi uma experiência incrível, foi difícil ler sem sentir tudo que ele descrevia, um imenso e lindo, soco no estômago.
comentários(0)comente



Eloá 23/05/2021

Pessoa, eu te amo.
Pra uma noite calma: poema e desassossego.
Pra uma noite agitada: poema e desassossego.
Com vinho, às vezes.
Esse livro é incrível, não tenho capacidade pra fazer uma crítica mais elaborada. ??
comentários(0)comente



Elianne.Franchella 18/05/2021

Livro sem fim
São muitas as emoções que esta leitura pode trazer, e acredito que a cada nova leitura elas se modifiquem. Para ler e reler toda a vida.
comentários(0)comente



203 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14