Viajantes do abismo

Viajantes do abismo Nikelen Witter

Resenhas -

Gabrielle 01/06/2021

Uau!
Viajantes do abismo conta a história de Elissa Faina Till e sua jornada para acabar com a guerra civil que assola seu país e, ao mesmo tempo, salvar o planeta de ser devorado por areia (parece louco, mas tudo se justifica e é explicado ao longo do livro). Elissa é daquelas protagonistas fortes, determinadas e que, mesmo com todas as dificuldades e tudo parecendo estar contra ela, ainda assim, ela encontra um motivo para seguir em frente para conseguir atingir seus objetivos.
O livro, escrito por uma autora brasileira, não decepciona de jeito nenhum (pelo menos ao meu ver) e nos traz reflexões sobre amor, o sentido da vida e da morte, importância da ciência e da tecnologia quando usadas para o bem, e ainda o papel do ser humano na preservação do planeta.
A história é muito bem construída, e achei o final ótimo. A "cena pós créditos" serviu para colocar um final muito bem fechado e que acalmasse os corações de quem torceu pela protagonista durante o livro.

É uma história diferente de tudo o que eu já li. Recomendo demaaais!

leiturati 26/05/2021

SUPREENDENTE!
A leitura é de certa forma lenta inicialmente porque a autora nos traz muitos detalhes sobre a vida da personagem principal, dos personagens secundários, introduz os leitores ao universo, etc. Mas, ela encaixa todos os acontecimentos de modo que os próximos sejam explicados pelos anteriores. É uma sucessão muito bem amarrada e explicada. O rumo da história é surpreendente, ela te prende, te faz querer saber mais sobre o que aconteceu com a terra, sobre os novos seres e quais as decisões a destemida Elissa vai tomar frente a tudo que enfrenta. Os personagens são cativantes também. Eu amei os detalhes do estilo steampunk, consegui imaginar os cenários, as roupas e acessórios. Esse livro foi realmente uma surpresa muito boa!

Mialle @mialleverso 22/05/2021

Viajantes de vários lugares
Vou colocar a sinopse aqui, de verdade:

"Esta é a história de desertos que avançavam cobrindo cidades. A história de um mundo à beira da destruição. Da gente desse mundo, de sua alienação e da violenta guerra em que se perdeu. Esta é a história de uma mulher que fazia curas e de sua amiga, que dirigia um bordel. E de como elas enfrentaram tudo isso. Também é a história do tigre e da menina. Mas para conhecer todas elas, você terá de aceitar o chamado para olhar o futuro. E mergulhar no abismo".

Viajantes do Abismo me animou tanto que acho que eu pulei não apenas um corguinho, pulei o próprio abismo e criei uma coisa muito maior na minha cabeça, provando mais uma vez que expectativas são assassinas de sonhos e livros.

Acontece que simplesmente não deu muito certo.

Todo um conceito que amei muito: gostei do cenário, do mundo, de algumas explicações para as coisas, do abismo, das cidades, dos dirigíveis etc. Tudo que eu gosto muito, trens, pessoas misteriosas, mulheres que batem nos outros, coisas estranhas acontecendo e na hora de juntar tudo isso numa única história a coisa meio que desandou pra mim.

A protagonista não me interessou em nada, na verdade não gostei dela, das coisas que ela faz, das ideias dela e do jeito que ela agiu, mas discordar do protagonista é normal, eu só não sentia nenhum tipo de ligação com quem narrava a história e assim fica meio difícil.

Numa opinião bem particular, eu não gosto muito de bordéis amigáveis em histórias, onde "ninguém trabalha obrigado" etc, mas esse problema é realmente bem pessoal e não ajudou muito.

Adorei a ideia, mas não me dei bem com a execução e também não consegui me envolver com a escrita da autora e foi uma grande pena já que sempre estou pronta pra amar steampunk.

Ana Luíza 19/05/2021

Uma grata surpresa
Viajantes do Abismo conta com um cenário steampunk imersivo. A personagem principal, Elissa Faina Till, é quem nos faz percorrer pela narrativa. Uma mulher que aprendeu a se reconstruir a cada circunstância que a vida lhe propôs. Uma mulher que foi impetuosa quando ninguém mais teve coragem. E quando veio essa coragem, ela descobriu que outras pessoas compactuavam com os anseios de um mundo melhor e mais justo, só lhes faltava a faísca. A faísca que Elissa precisou ser.

Eu amei. Além de uma história fantástica, nos traz questões sociais, políticas e ambientais de uma forma muito interessante e facilmente relacionável com o que vivemos aqui no mundo real.
Existe um misticismo, também, no meio da história que eu pensei que não fosse curtir, mas deixei meus preconceitos de lado e continuei a leitura, me surpreendendo com a explicação que a questão teve. Muito coeso.

Esse livro fala sobre esperança, mesmo quando a vemos tão ínfima. Não é sempre que concordei com a personagem principal, mas aí é que mora a questão: ela fez o que foi necessário. Suas atitudes são facilmente entendíveis quando se compreende o mundo em que ela vive e a circunstância que lhe foi imposta.

Um último adendo aqui: Caí de amores por Teodora Faina Till, irmã da protagonista e por Atília Antônia, melhor amiga da protagonista e dona do bordel mais infame de Alephas. Eu leria um livro inteirinho sobre elas.

site: https://www.youtube.com/watch?v=toKtuSrX0no&t=1s

Ariadne 16/05/2021

Escrito por uma brasileira, a ambientação dele fez com que eu automaticamente imaginasse que a história se passava nos sertões nordestinos. Um dos poucos livros nacionais recentes (dos que eu li) em que a história tem "cara de Brasil"

Wagner 16/05/2021

Recomendo!
Achei esse e-book despretensiosamente ao procurar alguma obra brasileira de ficção científica e iniciei a leitura.
Pra quem é fã de fantasia e steampunk, este é um ótimo exemplar que mistura um pouco dos dois gêneros, mais uma pitada de ficção científica distópica.
A autora é nacional, então foi um prazer a mais ter em mãos uma obra tão gostosa de ler que foi produzida em "nosso próprio quintal".

Marcio Izidoro 12/05/2021

Cansativo
Vi esse livro no Kindle Unlimited, e por sua capa, fiquei curioso e resolvi colocar na minha lista para esse ano.
Resolvi começar a ler, e o enredo é até legal, mas o livro foi me cansando, e o único motivo de continuar lendo foi a curiosidade para saber onde ia terminar essa estória.
Mas a decepção foi maior ainda, pois tirando algumas partes (bem poucas), tudo é muito cansativo, e o final foi pior ainda.
Estou acostumados a ler livros ótimos, mas com final horrorosos (sou fã de Stephen King, e quem conhece sabe exatamente o que eu estou falando, rsss), mas ler um livro ruim, com um final pior ainda é muito decepcionante, pois a gente sempre espera que aos poucos o livro melhore, mas esse só foi caindo.
O mais engraçado é que vendo as críticas, quase todo mundo gostou, mas comigo esse livro não funcionou mesmo.
Não vou deixar de recomendar, pois gosto é gosto, e leitura é sempre boa... mas se eu pudesse voltar no tempo, me aconselharia a não ler!!!!!
Andrea 17/05/2021minha estante
Eu amei esse livro, mas eu tenho que comentar aqui do King e seus finais horrorosos, hahaha!! (Infelizmente, não posso negar a veracidade dessa afirmação, mas também confesso que por causa dele eu passei a me importar mais com o caminho do que com a chegada.)

Carollice 10/05/2021

Steampunk
Foi a primeira leitura brasileira na temática steampunk que eu li. Eu simplesmente amei. Traz um questionamento sobre a natureza humana, sua capacidade de autodestruição. Um mundo distópico em que o governo privilegia as grandes empresas da tecnologia do vapor, ignora a ciência levando à morte lenta e cruel do planeta.

Andrea 17/05/2021minha estante
Quando ela chega no abismo e a ficha cai o que é o abismo, eu fiquei ?!

molzi 04/05/2021

não sei nem como descrever o que eu senti lendo esse livro. foi uma experiência maravilhosa e eu serei eternamente grata. acho que não é um livro que todo mundo vai amar? tem páginas com bastante descrição das cenas que, no auge na ansiedade pra terminar a leitura, me incomodaram um pouco. mas no geral só posso usar sensacional pra me referir a ele. acho que posso dizer tranquilamente que foi minha leitura preferida de 2021 e sempre vou lembrar dele quando precisar citar um livro que me marcou. recomendo demais!

carmen.fogaca 02/05/2021

Uma viagem fantástica
Eu gostei da escrita, da estória, dos personagens e das lutas. Me apaixonei pela Elissa e sua luta pelo bem e pelo amor.

Cherry Moon 28/04/2021

@cherrymoonreads
📖 Uma história steampunk sobre desertos que avançavam cobrindo cidades, um mundo à beira da destruição. Também é uma história de uma mulher que fazia curas e de sua amiga, que dirigia um bordel.
📖 Acompanhamos a história da Elissa, que está prestes a se casar com Larius Grey, um político em ascensão, mas ela acaba sendo abandonada no altar. Ela tenta seguir a sua vida como curandeira, mas a guerra entre governistas e independetistas chega a sua família. Sendo obrigada a fugir, é quando ela começa a amizade com Tyla, dona de um bordel na cidade de Alephas.
📖 A primeira parte do livro é bastante introdutória e bastante descritiva a respeito das guerras que estão acontecendo. Senti a leitura um pouco arrastada, mas decidi continuar e acabei me supreendendo muito com a narrativa e a ambientação criada pela autora.
📖 A fantasia é palpável, verossímil, é uma distopia que se assemelha a nossa realidade pelos conflitos políticos que enfrentamos contado a partir de uma sucessão de acontecimentos pouco prováveis, mas que se mostram bastante sólidos através da escrita da autora. É uma história sobre empoderamento feminimo e empoderamento dos despriviligiados .
📖 A segunda parte do livro é intensa, repleta de reviravoltas e acontecimentos e com muitas reflexões. No meio de toda essa agitação, a autora ainda conseguiu abordar sobre identidade de gênero, a relevância da juventude e sobre como devemos ter cuidado com o nosso planeta.
📖 Um livro que é um prato cheio para quem está buscando sair da zona de conforto, mas que vale a ressalva de que temos uma leitura arrastada no começo. Mas, mais do que uma aventura, é um livro necessário e um sopro de esperança para muitos

site: instagram.com/cherrymoonreads

Nandara.Secco 12/04/2021

Uma obra prima!
Que livro fantástico! Poucas foram as vezes que me deparei com um livro que tivesse cada partidinha, cada cena, cada fala encaixada de forma correta no enredo. Nada é à toa, nada é dispensável ou exagerado, tudo se explica.

É aventura, é ficção científica, é steampunk. Trata de política, de amizade, de guerra, de amor...e ainda nos faz refletir sobre por que lutamos e pelo que vivemos. Melhor de tudo: que orgulho - é brasileiro e escrito por uma mulher.

Como foi bom seguir Elissa nesta jornada!
Kitty 16/04/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler! ?

Nandara.Secco 16/04/2021minha estante
Mana, leia!!! Incrível mesmo.

Kitty 17/04/2021minha estante
Eu tenho que organizar minha estante, pois estou cheia de recomendações suas! Um livros melhor que o outro! ??

Kitty 17/04/2021minha estante
Livro*

Lucia101 09/04/2021

Esse livro me surpreendeu muito, a história foi por caminhos que nunca passaram pela minha cabeça e que me agradou muito. Também achei um livro muito apropriado para esssa época de pandemia.