Viajantes do abismo

Viajantes do abismo Nikelen Witter




Resenhas -


109 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Davenir - Diário de Anarres 06/04/2021

Um Steampunk, para além da fumaça e da atitude.
“Quando o caos tomou conta de tudo o que conhecia, Elissa Faina Till passou a acreditar que o prenúncio do desastre estivera encerrado em um minúsculo grão de areia. Aquele mesmo que ela havia retirado das dobras da saia de seu vestido de casamento numa terça-feira, quando o experimentou pela primeira e única vez.”

Assim começa a primeira parte do romance Viajantes do abismo, uma ficção científica steampunk escrita pela historiadora gaúcha Nikelen Witter. Já conversamos sobre outra obra da autora − Guanabara Real: a alcova da morte − que Nikelen escreveu junto com Enéias Tavares e A.Z. Cordenonsi, mas aqui ela brilha sozinha em outra obra steampunk. Desta vez, ao invés do tom aventureiro predominante no subgênero e da abundância da estética neovitoriana, temos uma abordagem mais voltada à reflexão sobre o meio-ambiente, ao mesmo tempo em que a autora faz um trabalho mais profundo de construção de sua protagonista.

Acompanhamos a história de Elissa, que vive na cidade de Alva Drão e está prestes a se casar com Larius Grey, um político em ascensão dentro do partido governista que está no poder da Tríplice República, quando é abandonada no altar. Passado algum tempo, Elissa tenta seguir sua vida como curandeira, quando a guerra entre governistas e independentistas chega a sua família. Obrigada a fugir, Elissa encontra a amizade de Tyla, dona de um bordel na cidade de Alephas, de uma menina misteriosa que aparece e desaparece como uma alucinação e de um andarilho que sempre traz o caos por onde passa.

Nesse mundo steampunk, a estética das tecnologias a vapor aparece em detalhes, e há pouca menção à estética neovitoriana, o que pode descontentar o leitor mais apegado a essas convenções do subgênero. Elissa evolui de moça submissa até se afirmar em um mundo completamente desfavorável, ao mesmo tempo em que a guerra logo se relaciona à degradação das áreas verdes, pelos desertos que se expandem em grande velocidade. A amizade com Tyla e com a irmã cientista, Teodora, tem forte papel nessa transformação. Infelizmente as duas personagens receberam pouco espaço. A história pedia uma relevância maior delas, ainda mais por se tratar de uma obra extensa, que se permitiu a abertura de alguns arcos secundários.

A decisão de concluir a história em um único livro agrada muito em um mercado empanturrado de narrativas divididas em trilogias, ou em séries, com primeiros volumes meramente introdutórios. Desta forma, as trezentos e quatro páginas de Viajantes do abismo fluem bem, pois a escrita é atraente, com reflexões maduras. Outra coisa que agrada é a trama rica em acontecimentos relevantes, que conectam os elementos construídos minuciosamente na primeira metade do livro. Isso não deixa que os acontecimentos soem forçados, por mais malucos que sejam. O leitor que ao abrir o livro espera encontrar uma mera aventura steampunk para admirar a estética elegante terá uma grata surpresa ao encontrar uma jornada de autoconhecimento e também da valorização do mundo.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/04/resenha-177-viajantes-do-abismo.html
comentários(0)comente



Maria Clara 05/04/2021

Cada dia mais apaixonada pela escrita da Nikelen. Não dá pra ler e não gostar. A história nunca ia para o rumo que eu esperava e isso é simplesmente maravilhoso. Eu quase sempre advinho o caminho que as histórias estão indo, e tudo bem, já estou acostumada. Mas Nikelen gosta de jogar na minha cara o quando minha vida é tediosa. Maravilhoso, inteligente, necessário e irretocavel. ( o protagonismo feminino nesse livro é perfeito)
comentários(0)comente



Bárbara 05/04/2021

Não desista no começo do livro!
Conheci esse livro em uma entrevista com a autora com a Paola, do Livros e Fuchicos.

Admito que quando comecei a ler fiquei um pouco confusa e até decepcionada, ouvindo a autora falar na entrevista eu tinha me empolgado bastante, mas achei o começo bem devagar e difícil de entender para onde estava indo. A ambientação é demorada, os acontecimentos não dão um o caminho óbvio para seguir e não desisti por pouco.

Mas do meio pro final a história se revela. Um universo fascinante, completamente diferente de outros livros que li e com mensagens muito importantes (tanto as escritas quando as que ficam para ser interpretadas nas entrelinhas. E um momento para exaltar as protagonistas femininas, que são muito bem desenvolvidas e valorizadas. A crescente da história é envolvente e li os últimos 40% do livro madrugada a dentro sem nem perceber.

Acho que a autora poderia ter começado com as explicações e o desenrolar da história antes, mas o ritmo da escrita depois me envolveu.
comentários(0)comente



Mônica B. Lopes 30/03/2021

Maravilhoso
Que livro show!
A história é muito envolvente, as personagens são cativantes e todo o cenário que envolve essa história é muito bom.
Elissa é incrível. É do tipo de pessoa que você acredita e segue.
Quem gosta de bons diálogos, cenas de conflito e luta vai encontrar aqui, representatividade tem também. Aviso que tem violência, mas não é gratuita, tem o porque, principalmente por se tratar de tempos de conflitos e um mundo bem desgastado.
A escrita da autora é muito boa e fluída, você vai lendo e nem vê o tempo passar.
Leiam. É bom demais.
comentários(0)comente



Aline Silva 25/03/2021

Steampunk Brasileiro
Num mundo pós apocalíptico conhecemos Elissa Faina Till que
juntamente com sua amiga Tyla e a irmã Teodora busca salvar a Terra de uma ameaça que vem do deserto e das tempestades de areia.
Nessa jornada pelos desertos Elissa também recebe ajuda de Seth e Alea, seres de outros planetas que estavam aqui bem antes de todos e que são responsáveis tanto pela continuação quanto pelo fim das formas de vida existentes na Terra. Ao mesmo tempo em que busca uma solução para a extinção da vida no planeta, Elissa precisa lutar contra um governo autoritário que não se importa com o povo mas somente em manter o poder a qualquer custo.
É um livro onde as personagens principais são fortes, obstinadas e não se deixam dominar por homens ou governos.
comentários(0)comente



ray 23/03/2021

futurista
mds esse livro foi muito bom, apesar do final ser um pouco "fraco", mas vale muito a pena ler ele.
e os personagens maravilhosos, tyla meu coração é teu!!
comentários(0)comente



Elaine | @naneverso 17/03/2021

O ritmo é estranho, mas a história é boa
O livro começa frenético e depois entra num infinito enredo de uma novela de época. Achei que ia abandonar, mas consegui superar os primeiros 50% e aí a história voltou a me agradar. Ao mesmo tempo que entendo os motivos de cada um dos fatos narrados, sinto que poderia ser uma história mais enxuta. Um sentimento misto de "amei demais essa ideia e essa proposta" com "talvez eu não precisasse saber disso tudo pra que a história fizesse sentido".
Daniela 18/03/2021minha estante
Eu desisti de ler esse livro, é a segunda pessoa (sincera) que faz comentários negativos.


Elaine | @naneverso 18/03/2021minha estante
É, Dani, acho que é bom ler só se tiver uma oportunidade e muita vontade de ler, sabe? Achei realmente a ideia sensacional, mas a execução não foi do meu agrado. :(




Millene 13/03/2021

Steampunk ecológico
Apesar de ser nacional, o mundo ali é fictício e está morrendo, as areias do deserto destroem qualquer tentativa de vida plantada. Como isso não fosse o suficiente, existe uma guerra onde o governo ta mais interessado em achar um culpado e ter poder total do que arranjar uma solução pro ambiente.

Elissa começa como uma dama normal que vai se casar mas com o desenvolver da história, ela passa a ter confiança e até passa ser um símbolo de esperança.

Entre as várias pessoas que ela conhece, a Tyla se destaca pela sua independência, ousadia e inteligência.
Teodora, irmã da Elissa, é um show à parte que poderia ter aparecido mais.
Aliás, um ponto positivo é que as mulheres principais são bem fortes e independentes e não dependem da protagonista pra fazer a historia rolar.

Outro ponto positivo é falar de problemas ecológicos e a relação com política de uma forma relevantes que não pareça didático forçado.

Pontos negativos ficam com: amor instantâneo, o romance não foi nada natural (as vezes parece que foi proposital mas como leitora, não deu pra se emocionar ou torcer por eles) e alguns capítulos no meio da história parecem repetitivos e cansam (pelo menos foi essa sensação pra mim)

Pontos neutros: o ser todo poderoso que só sabe responder que não pode responder (mas tem uma pequena evolução) e o final que ainda não sei o que achar

PS: podemos acabar com esse mito hollywoodiano de que espartilhos são objetos de tortura que você não pode se mover e nem respirar? Obrigada
comentários(0)comente



Dani Sousa - @eulieulerei 13/03/2021

"... o universo se faz com dois movimentos. Um que une e outro que separa."
Comecei esse livro sem grandes expectativas, e tenho que dizer que eu gostei, primeiramente eu adorei a capa, não sei porque essa capa me chamou muita a atenção. Descobrir que o livro é um Steampunk um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
.
A primeira parte do livro conhecemos a vida de Elissa Till e sua família, o término de seu noivado do nada sem um motivo aparente e seus relacionamentos afetuosos e políticos, surge Aleia uma criança que esconde alguns segredos.
.
Após o rompimento abrupto do noivado a vida segue, Elissa segue empurrada pelos padrões impostos pela sociedade e vira uma curandeira de sucesso entre muitos acontecimentos existe o mistério de uma areia que avança sobre as cidades destruindo tudo e a todos. Após uma tempestade de areia enquanto Elissa tenta salvar o máximo de vidas possíveis ela encontra o enigmático Seth que pode ser o começo de uma mudança interna na moça.
.
No meio de uma rebelião Elissa é apresentada a Tyla e é obrigada a tomar as rédeas da própria vida, de seus medos e anseios, aqui então a narrativa se tornar repleta de reviravoltas, dilemas morais, ambientais, políticos, paixões avassaladoras, guerra, luta e a descoberta de um verdadeiro amor.
.
Em determinados momentos da história confesso que fiquei me lembrando muito do Keanu Reeves em "O Dia em que a Terra Parou" e fiquei meio assim, mas o seguimento da leitura me fez esquecer ele...kkkkk
.
Viajantes do Abismo é uma narrativa fácil de entender e de viajar na história, fala de empoderamento é um desabafo, um clamor por resistência. Nos mostra que nem toda a ciência e insensível, e que a paz que você acha que existe pode está somente na sua cabeça, e quando a chance passar por você como vai reagir? se esconder e chorar ou lutar e ter esperanças? um livro necessário que merece uma chance na sua lista de leitura.
comentários(0)comente



Laiza 08/03/2021

Se surpreenda!
O livro de início é lento, mas quando pega o ritmo é muito bem feito e por si só uma boa obra que conversa com nosso tempo de pandemia. Leia e entenda essa ligação e outras com nossa simples, mas ao mesmo tempo, complexa humanidade.
comentários(0)comente



Dia de Livro - Jéssica Nogueira 28/02/2021

Super Indico
Uma história distopica, steampunk, com pitada de romance, muita ação e aventura, ets e ciência.
Como não amar Elissa Faina Till e sua família, sua melhor amiga Tyla e Seth e Aleia.
O mundo está dividido em uma guerra civil e na destruição ambiental eminente, entre esse conflitos Elissa vive a dificuldade em se tornar símbolo de uma revolução.
Amei muito, super recomendo e o melhor é de uma autora nacional ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karin 24/02/2021

Confesso que fui ler o livro pela capa, e que bela surpresa!! Nao sabia nada da sobre a história e a cada acontecimento eu me surpreendia. Os personagens são cativantes cada um do seu jeito. Gostaria que algumas coisas não tivessem acontecido, mas faz parte da história. No geral eu gostei bastante, foi uma leitura muito agradável.
comentários(0)comente



Emanoeli 18/02/2021

Muito bom
Esse livro apareceu como indicação no prime reading. Eu estava com vontade de ler algo diferente, então comecei ler, mas não com muita expectativa. Mas fiquei muito feliz por ter lido. Gostei bastante da história. Achei que os elementos fantásticos que a autora adiciona ficaram bem coerentes. Gostei da ambientação, das personagens, das reviravoltas. Acontece tanta coisa nesse livro, que parece que eu li una trilogia inteira, o que eu achei bem legal.
comentários(0)comente



Karina183 13/02/2021

Ótima surpresa!
Peguei esse livro pra ler sem expectativas pois achei a capa e a premissa interessantes de primeira. Sequer sabia que estaria entrando em contato com a minha primeira leitura do gênero Steampunk.

Devo confessar que essa história foi uma baita surpresa agradável; bom desenvolvimento, boa escrita e realmente me prendeu. Foi uma ótima leitura cheia de críticas à humanidade como um todo.

No fim, fiquei com vontade de ler outras obras da autora e feliz em saber que Viajantes do Abismo é literatura brasileira! =]
comentários(0)comente



109 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR