Viajantes do abismo

Viajantes do abismo Nikelen Witter

Resenhas -

Laura.Helena 10/02/2021

Muito bom! Ajuda a refletir e a ter esperança
Mesmo que em uma distopia, a realidade do livro se aproxima muito da nossa realidade. Os questionamentos que Elissa se faz são os mesmos que eu me faço muitas vezes. Os personagens são ótimos e muito bem construídos (Seth vc é tudo para todos). OBS: Não deixem de ler o capítulo bônus

Epha Silva 29/01/2021

Gostei
A história não foi como imaginei e isso foi bom, me surpreendeu. Esse livro fala sobre política, poder e sobre o amor.
Gostei muito do papel desempenhado pela mulheres, no ensina que podemos estar onde quisermos, seja na ciência, na liderança e na resistência.
Ainda não consigo analisa de forma crítica uma leitura, ou gosto ou não gosto e dessa história eu gostei.
Indico.

Somente Leituras 14/01/2021

Um livro muito bom
Quando peguei no e-book, não esperava nada, posso dizer que me surpreendeu, me conquistou do início até o final, leitura fluída, e que trás muitas lições. Estamos matando o planeta, temos que cuidar dele ou não restará um lugar, para as futuras gerações.

Daniela 13/01/2021

Que livro maravilhoso! Amei os detalhes da história, as críticas ao estilo de vida destrutivo dos humanos, os personagens femininas fortes e inteligentes, tudo!

Fabih 27/12/2020

Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé :/
Não funcionou pra mim, muito escândalo e estardalhaço pra uma aventura confusa e nosense, personagens sem carisma algum, não consegui me apegar nem pela menininha, duas figuras de posição forte numa sociedade moralista, porém sem peso algum, tentativa frustada de representar LGBT, talvez faltasse historicidade ( vai saber se nao por preguiça da autora).
Ai fico pensando de onde parte tantos elogios para essa obra que eu nao consegui encontrar...
Muitos defeitos, baseado no peso da minha estante eu chego a pensar que devo ter lido esse livro errado, pq a única salvação para ele é a capa e vinte poucas avaliações todas positivas?! Ta com cheiro de grupo de amigos.... Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé... :/

Manuh 15/12/2020

Grata Surpresa
O livro ficou disponível no amazon prime e me chamou atenção pela capa. Li a sinopse e me interessou ainda mais, entretanto fiquei um pouco resistente mediante a um ano de leituras ruins, achei que seria mais uma, me enganei. O livro é muito bom, mesmo! Me prendeu do início ao fim.
Distopia da terra tupiniquim de alto nível. Me apaixonei por vários personagens e queria que o livro fosse um pouco mais extenso para poder explorar mais os personagens secundários.
Como foi dito no título: Foi uma baita agradável surpresa!

A história de Elissa Till merece ser lida. ?

gio.nadai 04/12/2020

Um dos melhores que eu já li
Eu não sabia oq esperar quando comecei a ler, oq acabou sendo mto bom, pq me surpreendi demais.
Todo o universo criado pela autora, as personagens femininas, tem aquela força e vc se inspira nelas.
A questão doq vai acontecer com o mundo, o que se pode fazer, e o final foi surpreendente e animador.

Pamela 29/11/2020

A força da mulher
Um livro envolvente, que mostra a evolução de uma mulher e como mulheres podem E DEVEM se colocar em papéis de liderança se assim for de sua vontade. Uma história que aborda também temas políticos e do meio ambiente. Acaba podendo até mesmo ser comparado com as questões climáticas que vivemos hoje.
Dica: Leia até o fim. Literalmente até a última página, pra não perder nada dessa história maravilhosa.

Carol Vidal 16/11/2020

Muito atual
Uma história envolvente e muito atual que fala, com o viés fantástico, de questões políticas de meio ambiente. Gostei muito da jornada da protagonista e do desenvolvimento das personagens secundárias (só não comprei muito o romance da Elissa, por mais que tenha entendido o motivo da existência).

Myrla 14/11/2020

um steampunk nacional muito bom
Elissa Till possui uma calma vida junto aos entes queridos, é uma curandeira de renome, uma boa filha e irmã que preza pela segurança da sua família. Porém, quando a situação política da República se aperta e os desastres ambientais começam, Elissa é induzida a agir. Os desertos estão avançando e destruindo cidades, junto a isso, A Tríplice República está beirando uma guerra civil.

Num mundo tomado pela raiva, medo e destruição, Elissa é a figura em busca conseguir solucionar tudo. É interessante o fato dela ser uma personagem que se deixa levar pelos acontecimentos, Elissa reage aos problemas e assim se vê no meio de um furacão no qual não pretendia estar. Para ir em frente, ela contará com a ajuda de sua irmã Teodora e de sua amiga Tyla. Dessa forma, o livro é movido por mulheres diferentes entre si munidas com conhecimento, força e esperança. Mas há algo mais acontecendo, no meio de toda a luta, a percepção sobre tudo o que Elissa conhece muda drasticamente quando surgem criaturas de outro mundo.

Os planos se alteram e se moldam, nada parece ser como o real que ela sempre conheceu. E mesmo cansada, apesar das dificuldades, todos estão juntos por um bem maior, por amor, por esperança e pelo futuro.

Eu amei esse livro, Nikelen traz elementos bastante reconhecíveis do cenário nacional. Alguns apectos dentro da obra conversam bastante com o que estamos vivendo hoje, valendo a pena conhecer algumas das suas reflexões. A autora entrega um livro com tantos detalhes importantes, mesmo que sutis, e escancara uma historia empolgante, com personagens diversos e livres da sua forma. É sobre resistir, sobre crescer, mudar e encontrar sua própria força.

Camila(Aetria) 31/10/2020

Eita Steampunk lindeza demais.

Eu poderia fazer a resenha ser somente isso que já ficaria feliz hahaha
Gostei demais de tudo, das personagens, da ambientação, do conflito, das escolhas de possibilidades, do drama. Me encantei e virei ainda mais fã da Nikelen.

Atualização: batemos um papo joia sobre o livro nesse cast: https://www.multiversox.com.br/2020/11/interludio05.html?m=1

metzkerluiza 25/10/2020

Perfeitamente construído
Não tenho como descrever em palavras o tanto que eu amei esse livro. Ele é incrível em todos os aspectos possíveis. A escrita da autora é ótima. Apenas leiam!!!

Bia Alper 22/09/2020

Steampunk e incrível
Eu não consigo explicar o tamanho da minha surpresa com esse livro. Eu literalmente abri ele no Kindle Unlimited porque achei a capa incrível, mas o conteúdo me levou para locais e situações que eu nem esperava. Um breve resumo desse livro é que ele poderia ser um steam punk, com elementos fantásticos e distópicos e uma guerra. Dito isso, a maneira como a história é construída lentamente até a virada do livro é incrível. O jeito que os elementos mágicos são inseridos: maravilhoso. Personagens femininas não só levam a história, mas se remontam e reinventam. Se é que existe uma crítica pra esse livro, ele realmente começa lento, mas eu julguei essa lentidão um ponto de partida incrível para todas as outras coisas que ela se propõe a desenvolver.

Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

Steampunk e faroeste caboclo?
Em um mundo envolto por um oceano de areia, no meio de disputas políticas, seres misteriosos, desilusões amorosas e perdas significativas, uma mulher redescobre o significado do amor enquanto sua vida, seus valores e conceitos mudam gradativamente para algo que ela jamais imaginava ser possível.

Numa atmosfera que mescla o bom e velho faroeste com a tendência steampunk, Nikelen Witter irá transportar o leitor para o nosso próprio planeta em um futuro distante ou realidade alternativa onde aquilo que somos, acreditamos e fazemos nunca foi tão importante para garantir a sobrevivência da nossa espécie. Muito mais que sapatos cheios de areia, você estará às portas do Abismo prestes a descobrir um dos maiores segredos do globo.

Apesar do início belicoso entre os dois lados da mesma balança na cidade de Alva Drão, na Tríplice República, logo a história passa a ter foco pleno em Elissa Faina Till, personagem de maior destaque e que parece atrair toda espécie de problemas ao mesmo passo que cativa praticamente todos a sua volta. Eis que a garota está às vésperas de seu casamento com Larius Drey, um político em forte ascensão e com um desejo de poder imenso, quando tudo parece ir por água a baixo.

Aparentemente, apesar do mundo ser uma planície desértica desde que seus habitantes tenham memória, a areia agora carrega um novo objetivo e com isso um perigo ainda maior que as disputas políticas em uma sociedade que mais parece ser governada por uma espécie de coronelismo que qualquer tipo de democracia básica. Lutando contra seu próprio desespero e perda, Elissa conhece uma garotinha que aparenta saber de tudo que se passa no coração da jovem e do que está por vir, e do mesmo jeito que ela aparece, some sem deixar rastros, mas não antes de mexer com Elissa e a fazer questionar ainda mais tudo que sente e conhece.

Com a Tríplice República em meio à uma guerra política, Elissa, que decide seguir os passos de seu pai e ser curandeira, segue com a vida junto à sua família até o dia que conhece Seth. Misterioso, com ares de bad boy e braço cibernético, ele vira o mundo de Elissa de cabeça para baixo assim que se conhecem. O que poderia muito bem ser um clichê literário – afinal, a garota conhece o garoto, o odeia em um instante e no seguinte passa a sentir atração física por ele que resulta em redenção, afeto, carinho e até amor – acaba por ser apenas um meio para que no final Elissa se redescubra e passe a amar a si mesma.

A escrita de Nikelen e o modo como ela compõe a história torna lento o processo de fisgar o leitor, por ser uma leitura que traz muitos problemas de caráter humano – o planeta morrendo, intrigas políticas, violência extrema, elementos sobrenaturais, desilusão amorosa e busca por autoconhecimento – e um excessivo deslumbramento pela personagem de Elissa. Contudo, a ideia central do livro é bastante interessante e levanta questionamentos pertinentes para nossa própria realidade: até quando iremos nos autosabotar?

Com elementos e seres mágicos inspirados em lendas e grandes nomes literários, a autora é bastante fã do universo criado por J. K. Rowling, por exemplo, a história parece seguir por dois caminhos que ora se entrelaçam ora se distanciam. De um lado temos uma busca liderada por Halan Solano pela cabeça de Elissa em um território da Tríplice República que parece sem lei, governada por ninguém onde o mais forte vive outro dia e todo tipo de brutalidade é forçada aos mais indefesos. Do outro temos a jornada de Elissa e seus companheiros para o Abismo, espécie de canyon nos limites do país, onde esperam encontrar a cura para o planeta que definha cada vez mais com as tempestades de areia que corroem e matam tudo que veem pela frente.

Apesar da personagem ter muito destaque durante toda a história, de todos ou a amarem ou quererem matá-la, Elissa não cativa e por muitas vezes cansa; sua irmã, Teodora, por outro lado, apresenta uma persona muito mais interessante com seu jeito retraído de cientista maluca que poderia ter sido mais aproveitado durante a trama que, apesar de ter uma ideia e elementos fantásticos, parece não ter sido trabalhada o bastante e alguns destes elementos que deveriam tornar a história única acabaram por se encontrar em segundo plano e servindo como enfeite apenas.

Gostaria de ter visto mais do steampunk que foi prometido além do pouco que apareceu na história, frotas de dirigíveis, membros mecânicos e equipamentos laboratoriais; também penso que se outros personagens mais interessantes, Seth, Teodora e a garotinha misteriosa, por exemplo, tivessem maior destaque, talvez assim a trama alcançasse maior significado e outras proporções.

No entanto, a leitura foi bastante interessante e divertida em vários pontos. Me transportou para um mundo onde, apesar de tudo se mostrar contra, alguns poucos e bravos humanos ainda tinham a decência de fazer o certo não importasse o quão inalcançável pudesse parecer.

Uma fantasia/distopia que mescla as guerras políticas d’As Crônicas de Gelo e Fogo com o coronelismo brasileiro em pleno deserto do Saara. Apesar das minhas ressalvas, vale a pena ficar de olho nos escritos da Nikelen e ver quais histórias ela irá gerar além desta que diverte e instiga na medida certa nossos ideais de certo e errado, de que ser diferente não deveria vir antes do ser humano, de que temos, por obrigação, que cuidar do nosso planeta enquanto não for tarde demais e de que não devemos negar nosso eu verdadeiro por razões escusas.

site: http://www.estantediagonal.com.br/2020/06/viajantes-do-abismo-nikelen-witter.html