Um Amor de Gato

Um Amor de Gato Melinda Metz

Resenhas - Um Amor de Gato

Ray 10/08/2020

Um amor de Gato
Jamie tem um único propósito: viver o “Meu Ano”. Após um bom tempo vivendo para agradar as pessoas com quem se relacionava, Jamie decide tirar um ano sabático (financiado pela herança de sua mãe) para se redescobrir. Para isso, ela se muda para o “Conjunto Residencial Conto de Fadas” com o seu gatinho MacGyver.

Mac não pensa como a sua humana, ele sente nela um cheiro muito forte de solidão e acha que ela precisa, urgentemente, de um “companheiro de bando” para amenizar esse odor. Com esse objetivo em mente, ele resolve explorar a nova vizinhança para procurar algo que possa ajudá-lo nessa missão e, logo, identifica o mesmo aroma de sua humana vindo da casa de David.

David é um confeiteiro viúvo que mora na casa de telhado redondo. Após anos da perda de sua esposa, ainda não se sente pronto para um novo relacionamento e vive uma vida tranquila com o seu companheiro Catioro.

MacGyver é um gato muito sagaz e não perde tempo criando um plano para juntar esses dois humanos solitários. Ele começa a surrupiar objetos de David para levá-los para Jamie e vice-versa. Com isso, Jamie e David começam a devolver esses objetos e, entre uma devolução e outra, eles começam a conversar, se conhecer e trocar histórias... Apesar dos dois ainda acharem que não estão prontos para um relacionamento, Mac releva a burrice dos humanos e está disposto a fazer com que eles compreendam que serão bons companheiros de bando um para o outro.

Assumo que comprei o livro pela capa. A primeira coisa que pensei quando vi esse livro pela primeira vez foi: “que gatinho lindo, é da mesma raça da minha Tina Turner”. Li a sinopse, me apaixonei e comprei logo que pude. A princípio, pensei que iria me arrepender e seria só mais um livro me iludindo com uma boa sinopse. Me enganei! As primeiras páginas me ganharam completamente! Como uma boa amante dos felinos (tenho 6), me apaixonei pelo Mac rápido e fácil!

A história traz boas risadas, o enredo é envolvente, é bem atual, tem uma boa construção de personagens, é leve, fofo... E um dos pontos que mais gostei foi: o romance não é apressado. A Melinda construiu um belo romance com base na amizade que eu, particularmente, amei!

Enfim, “Um amor de Gato” é uma ótima opção de entretenimento, a leitura é bem fluída e leve! Quem gosta de pets e romance (assim como eu, rs), com certeza, irá amar e se divertir muito!

Marli.Santos 27/09/2021minha estante
Comprei pela capa linda.

Aione 30/03/2020

Em Um Amor de Gato, Melinda Metz proporciona uma leitura divertida especialmente por trazer parte da narrativa pela perspectiva de MacGyver, um gato cupido. Publicado em 2019 pela editora Record e primeiramente enviado aos assinantes do Clube de Romance da Carina, contou com o ótimo trabalho de tradução de Carolina Simmer.

Jamie resolveu tirar um ano só para ela. Aos 34 anos, está incerta sobre o que deseja para a própria vida, então aproveitou a herança deixada pela mãe para focar apenas em si e em suas descobertas pessoais. Porém, seu gato MacGyver não está interessado em deixá-la solteira. Sentindo nela o cheiro da solidão, ele sai pela vizinhança em busca de um parceiro para a dona. Quando sente em David, viúvo há três anos, o mesmo odor, resolve juntar os dois. Para isso, começa a roubar itens de David e levá-los até a casa de Jamie.

O humor é o ingrediente principal de Um Amor de Gato, seja pela deliciosa narrativa em terceira pessoa, que se alterna entre as perspectivas de Jamie, David e MacGyver, seja pelos eventos da história. Através do recurso do discurso indireto livre, temos acesso ao que MacGyver e os protagonistas pensam, de maneira que se torna muito divertido ver o gato julgar os humanos ou então acompanhar como funciona seu raciocínio — absurdo por nossa perspectiva.

A história como um todo é bastante atual, assim como a linguagem empregada. Entre encontros às cegas, encontros do Tinder, fofocas entre vizinhos e outras confusões do tipo, vamos adentrando no enredo, sendo envolvidos pelo senso de comunidade que existe entre os moradores da vila — cenário da trama. Vale dizer que o ótimo trabalho de tradução de Carolina Simmer contribuiu para o humor da leitura e com sua agilidade: há várias piadas que foram adaptadas para nosso contexto, fazendo sentido para um leitor brasileiro, assim como a linguagem bem atual deu fluidez à narrativa.

Apesar de Um Amor de Gato ser bastante leve, não deixa de ter uma carga reflexiva na construção das personagens. Tanto Jamie quanto David enfrentam seus próprios conflitos pessoais, de forma a ser gostoso acompanhá-los lidando com esses dilemas ao mesmo tempo em que pouco a pouco estabelecem uma amizade. Talvez eu esperasse mais romance na história, já que ele acontece de maneira lenta, leve e em menores doses. Ainda assim, não deixa de ser um livro fofo nesse aspecto.

Em linhas gerais, Um Amor de Gato é um excelente entretenimento e capaz de proporcionar gostosas risadas. Mesmo que o romance não seja o ponto alto da leitura, isso não a invalida. Fica a recomendação para quem procura um bom passatempo!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/03/30/video-resenha-um-amor-de-gato-melinda-metz/
Michelle 13/06/2020minha estante
Ameiii o livro Mi

Jonas (@castelodepaginas) 20/06/2020

Um amor de gato

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/um-amor-de-gato.html

Nathy @peculiareslivros 09/04/2023

Fofo
Achei a ideia do livro fofa, até porque amo gatos, e o Mac é maravilhoso! Mas realmente por ser muito fofinho, com um draminha, me irritou um pouco, por isso a nota kkkkk mas achei um bom livro, no geral!

site: https://www.instagram.com/p/B3h_5VID5fr/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Dubieux 14/01/2022

Um amor de Gato
Favoritado, amei!
Esse gatinho é maravilhoso, adorei que o livro tem capítulos na perspectiva dele, é muito bom.
Recomendo.

Lip | @phillip.pinheiro 01/04/2021

Aos Gateiros Apaixonados ?
Livro super divertido, onde vivemos os dilemas de Jamie, uma jovem que coleciona decepções amorosas e decide ter um ano só seu, viajando para uma cidadezinha afastada, onde decide experimentar diversas experiências, sem pensar em qualquer tipo de relacionamento com homens. Porém, ela não contava que MacGyver, seu gato, tem o dom peculiar de identificar o estado emocional dos humanos através do faro. Assim, sentido o cheiro da tristeza de sua humana, decide buscar um parceiro de bando para ela, a qual também estivesse sofrendo do mesmo mal. Para sua sorte, encontra um possível candidato, o vizinho David, que tem um cão (Catioro) e que também, de certo modo, está com o coração machucado há certo tempo. Assim, MacGyver vai buscar através de roubos tentar unir esses dois. Ah, isso mesmo: MacGyver é cleptomaníaco, mas por uma boa causa.

Preparem-se para rir e se emocionar com as peripécias de Mac; os devaneios de Jamie; as paranoias de David e os demais personagens que se unem a trama.

Sou gateiro, pai de 05 felinos e gostei muito do romance. Por conta da Jamie, lembrei bastante de uma amiga muito especial (também gateira) e fora impossível não presentear-lhe com o livro finalizado. ??

TetOdt 04/04/2022

Um Amor de Gato
Muito fofo e gostoso de ler, é um daqueles livros pra ler sem preocupações e para curar a ressaca literária.

Alessandra @talvez1livro 22/03/2021

Fofo! De deixar o coração quentinho!
MacGyver é um gato especial! Ele ama a sua humana, Jamie e percebe que ela está com um cheiro de solidão muito forte nestes últimos tempos. Mac resolve que precisa ajudar sua humana a encontrar o seu bando, e com isso, começa a furtar objetos de David, um vizinho do condomínio.

Mas Jamie não tem interesse nenhum em arrumar um homem para sua vida agora, pois esse é o "Meu ano" dela, aquele que ela vai buscar e encontrar algo que seja apaixonada para fazer e ganhar a vida.

Esse é um livro MUITO fofo, muito leve e maravilhoso! É bem clichê, você sabe o que vai acontecer com o casal, mas ainda assim, é LINDO DEMAIS!
As partes do gato são as melhores, Mac é um gatinho com gênio forte e apaixonante

May 05/05/2020

Engraçadíssimo
A história é leve e divertida, dei boas risadas durante a leitura. Parece um filme comédia romântica, e o personagem principal é muito espirituoso. Indico pra quem quer ter uma leitura rápida e alegre.

Karla.Cassol 20/07/2020

Amei!
Esse livro é maravilhoso!
Por favor, não comece a ler esperando um romance meloso...está muito longe disso.
O foco aqui são os moradores do condomínio, suas necessidades, e principalmente o Mac e sua "missão" de ajudar o máximo de pessoas possível.
Existe romance sim, porém antes disso existe a autodescoberta, a aceitação e o amor próprio.
PS: as partes narradas pelo ponto de vista do MacGyver são ótimas!
LEIAM ESSA FOFURA!

Lari 12/12/2023

Queria o Mac de cupido também...
Impossível não se apaixonar pelo Mac e pelo casal que ele une, não excluindo o catioro que também completa essa história.

Deza Farias 27/06/2021

Quem não ama gatos neeeah!
Aaaah eu amei esse livrinho, simplesmente devorei essa história de esquentar até os corações mais frios.

kpcarv 23/07/2023

Leitura suave
Leiturinha bem suave, pra quem quer relaxar a mente. Até a metade do livro, a leitura é um pco monótona, demorei pra pegar o embalo, pq tem mta coisa repetitiva e nada acontece. Mas depois a metade do livro, a história engata e fica interessante, bem gostoso de ler. Esse livro daria um bom filme de comédia romântica.

@conversas_literarias 05/05/2020

Um livro meigo e divertido
Jamye Snider tem 34 anos e é solteira. Depois de se envolver com péssimos partidos, ela decide viver o ?Meu ano?, período em que vai se dedicar a encontrar uma nova carreira. Com ela está MacGyver, um gato tigrado com uma mania de fugir de casa no meio da noite e furtar coisas dos vizinhos.

MacGiver sabe que sua humana está solitária. Ele sente o cheiro de solidão dela, o mesmo cheiro que sente em David - um jovem confeiteiro solteiro é dono de um cachorro. Então, Mac começa a roubar itens de David para fazer com que ele se encontre com sua dona.
MacGiver com certeza é o personagem de maior destaque. Podemos acompanhar um pouco dos passos dele, da briga que ele sempre arruma com o cão de David e como só deseja o melhor para sua dona. Além dele, Jamie também é uma personagem incrível, perdeu a mãe recentemente e mudou-se de cidade. David perdeu a esposa há alguns anos, mas ainda não conseguiu superá-la e precisa lidar com o desejo de namorar novamente.

A narrativa é em 3ª pessoa e mostra um pouco de cada personagem. Assim, podemos saber os sentimentos deles e nos sentir mais íntimos. O desenvolvimento é tão leve e divertido que podemos ler o livro em uma tarde. A autora vai mostrando como os personagens estão vulneráveis e como vão amadurecendo ao longo do enredo. Além deles, outros secundários aparecem ao longo da trama para despertar em nós, leitores, o sentimento de vizinhança, condomínio e cidade pequena. É delicioso.

Eu não esperava nada e fui incrivelmente surpreendida. Trata-se de uma história linda sobre reencontrar o amor, autodescoberta, recomeço e outras questões. A autora traz temas complexos e naturais do cotidiano de forma leve e divertida. A narração dos passos de Mac é muito interessante e não é forçada, como achei que seria. Amei cada detalhe e os sentimentos que o livro me despertou. Essa história está guardada no fundo do meu coração.
Aline.Silva 05/05/2020minha estante
Não conhecia esse livro, eu como amante de gatos, já o adicionei a minha lista

Bi Sagen 27/07/2020

O Meu Ano.

Era assim que Jamie definia seu período sabático. Após ter cuidado de sua mãe nos últimos momentos de vida, ela percebe que gastou seu tempo até então numa profissão que não amava e em relacionamentos que nunca dariam certo. Assim, esse tempo seria seu recomeço. E nada melhor que se mudar pra uma cidade praiana, especialmente para um condomínio com simpáticos chalés e ruas com nomes de contos de fadas. Ainda que se coração esteja se sentindo tão solitário.

Por mais que seus amigos insistam, David não quer seguir em frente. Mesmo que faça três anos da morte de sua esposa, a dor permanece viva e pulsante dentro de si. O problema é que a solidão avança cada dia mais, tirando a graça de tudo ao seu redor.

McGyver é um gato especialmente sagaz. E não só por sua habilidade de entrar e sair dos lugares sem ser notado. Mas principalmente porque consegue farejar os sentimentos das pessoas e assim tentar resolver seus problemas. Ele percebe que tanto Jamie quanto David precisam de "parceiros de bando", e suas dores são cheiros muito parecidos. Assim, rouba objetos do homem para sua humana, com o objetivo de reuni-los. Ainda que pareça que eles fazem de tudo para não ver o óbvio.

Destaque positivo para Catioro, que é absurdamente dócil e fofo. E destaque negativo para os irritantes vizinhos: Marie, Helen e Hud que são desnecessariamente intrometidos.

O romance tem várias cenas lindas. Minhas favoritas são: {hey, spoiler} quando eles se vêem pela primeira vez, e o treinamento de beijo.

Fazia tempo que eu não lia um romance tão gracinha. Não tem cenas hot, então pode ser indicado pra qualquer idade. E foi uma das escolhas do Clube (do livro) da Carina (Rissi).