O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

LuCoury 13/11/2019

Toda vez que Selma sonha com um ocapi, alguém de sua vila morre no dia seguinte. E sob o medo de morrer, todos repensam suas vidas! Cartas são escritas, palavras são ditas, amores são expressados. Porém, após a morte de alguém, o resto da vila reprime a súbita paixão pela vida e tudo volta ao normal. Para mim, essa seria a mensagem principal do livro. Que não esperemos grandes momentos para valorizar o que temos e viver nossas vidas. Atitudes simples podem ser magníficas!
Por ser Realismo Fantástico, os personagens tem características peculiares e super divertidas. A narrativa tem momentos intensos, engraçados e tristes. Um pacote completo! Uma leitura bem leve e fácil de ler, perfeita para ser lida entre livros muito pesados!

Nathi Nates 06/11/2019

Diferente, sensível e tocante
O livro no começo é bem chatinho, o que por diversas vezes me fez querer desistir. Mas uma vez que passei da página 130 me interessei profundamente! A história a partir de então passou a me tocar muito e quando percebi estava completamente envolvida e torcendo pelo final que eu desejava. E digo que ele foi mais perfeito ainda.
Apesar do livro falar da personagem Selma ele NÃO é sobre ela e isso é ainda melhor e mais irônico. É um livro muito diferente da literatura americana e mega ritimada que estamos acostumados. É lento, pausado e muitas vezes pouco movimentado, logo, acaba por ser uma leitura completamente diferente. E isso fez toda a diferença na parte que esse livro me tocou. Em uma das cnas no final quando Selma lia certas coisas aquilo me tocou não pela cena no livro, mas sim ao que ela me fez pensar sobre minha vida! E gente!!!! EU CHOREI FEITO UMA DESGRAÇADA! E FOI INCRÍVEL!
Jamais um autor tinha me feito chorar por causa de mim mesma! Eu sempre chorei por personagens e diálogos e eis que esse livro me apresentou algo completamente novo! Realmente mudou minhas definições do que é uma boa leitura!
Sejam sensíveis a esse livro, a sua falta de preencher diálogos, a simplicidade que vamos vendo com o final dele se aproximando. É encantador! Tag rrasou na escolha!

Marília 01/11/2019

Muito lindo

Flávia @fala.werneck 29/10/2019

Literatura fantástica
A história do livro é diferente, tem um toque de literatura fantástica pela relação dos sonhos com o ocapi e a morte. Mas a forma como a narrativa é escrita dificultou a minha conexão com a personagem principal. Ainda assim, foi uma boa leitura e uma maneira agradável de conhecer um pouco da literatura alemã.

Luh 26/10/2019

Terminei a leitura com um aperto no peito!
Comecei a leitura sem grandes expectativas, mas a medida que a leitura foi caminhando fui me apegando cada vez mais aos personagens, suas dores e até mesmo suas manias esquisitas. E passando do meio não consegui parar mais até o fim!
Um livro que me marcou, me fez refletir e que vou guardar sempre na memória. Um favorito da vida com certeza!
Nathi Nates 06/11/2019minha estante
simm!!! eu com certeza vou reler de novo! No começo até mais ou menos a pag 130 eu tava achando mega chato, mas dai pra frente eu passei a amar e fiquei MEGA surpresa em como esse livro me tocou!

Pri | @biblio.faga 25/10/2019

“Vocês sabiam que somos todos apenas excrescências provisórias no tempo?” (p. 234)
"O dia em que Selma sonhou com um ocapi", enviado pela TAG Inéditos no mês de outubro de 2019, é um livro de uma narrativa sensível, diferente (e até arriscaria dizer um pouco peculiar); de ritmo lento e quase despretensioso, o que pode não agradar alguns, especialmente àqueles desacostumados com o realismo fantástico.

No entanto, não se engane com relação ao poder do livro, a história pode soar simples, comum ou banal, mas as reflexões são inúmeras e poderosas (como, por exemplo, a finitude da vida ante a morte (iminente ou não), recomeços, amores, segredos, crenças/superstições e verdades, dentre outras).

Em verdade, o desenrolar da trama atua como um plano de fundo para o desenvolvimento dos personagens, que são diversos, marcantes e ricos em bioluminescência.

Dividido em três partes, o livro mostra a evolução da personagem narradora Luise e sua relação com sua avó, Selma, e os habitantes da cidade de Westerwald (Alemanha).

Alguns podem considerar o final anticlimático e apressado, porém, ouso discordar. Gosto de finais abertos e dotados de inúmeras possibilidades e significados.
Recomendo!

Quotes:
“...porque achei que a pessoa certa é aquela que nos poupa de ver alguma coisa quando o mundo toma seu rumo” (p. 53)
“Se for um ser humano, já está salvo pela metade. Isso é mais do que se pode afirmar sobre qualquer um de nós” (p. 167)

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Dribertier 23/10/2019

Embora as referências do livro sejam do realismo fantástico, a primeira e a segunda parte do livro me fizeram lembrar demais de ?O Sol é para todos?.
Até o nome da protagonista é parecido: Luise e Louise.
A fase adulta dela lembra a sequência ?Vá, Coloque um Vigia?.
Muito doce o livro, sobre autenticidade, sobre silêncios que dizem mais que palavras, sobre partir e ficar.
Achei o final um pouco anticlímax, como se a autora tivesse pulado alguma parte que poderia ter desenvolvido melhor... finais abertos não me incomodam, mas acho que precisam ser tratados com mais carinho para não parecer que o autor quis acabar logo o livro.

José Daniel 22/10/2019

Um belo livro
A história é muito bela, fala muito sobre como as pessoas se importam umas com as outras e sobre o impacto da morte também. Coisas do cotidiano são colocadas aqui com uma beleza peculiar. Leitura leve, fluida. Porém, achei que a autora enrolou no final e escreveu alguns capítulos desnecessários

Gi, 21/10/2019

FAVORITO!
Personagens cativantes e história emocionante! Amei !

isa.dantas 17/10/2019

Uma história fascinante com personagens fascinantes!

lara 15/10/2019

O dia em que Selma sonhou com um ocapi
Um livro com uma fluidez nas palavras e no desenrolar da história tornando uma leitura gostosa e com personagens cativantes

EduardoCDias 12/10/2019

Uau!
Que livro espetacular! São tantos detalhes, tantos sentimentos, tanta verdade escondida no fantástico, que a obra se torna gigante! Fala sobre carinho, sobre ternura, sobre preocupação com os próximos, sobre tristezas e alegrias, sobre decepções e reestruturação. A importância de dar valor aos menores acontecimentos, ver beleza e esperança no dia a dia e saber viver um dia após o outro. Fiquei realmente emocionado com esse livro. Um conto de fadas moderno...
Pandora 04/01/2020minha estante
Interessante essa definição: um conto de fadas moderno. Bem isso.

EduardoCDias 04/01/2020minha estante
Acho que foi meu melhor livro de 2019.

Pandora 04/01/2020minha estante
É meu segundo do ano, mas com certeza estará entre os melhores.

arlete.augusto.1 12/10/2019

Vou levar pra vida esta estória!
Sempre me surpreende a capacidade dos bons escritores de transformar estórias simples em aventuras fascinantes, nos transportando para outros lugares, nos fazendo conviver e amar personagens que só existem em suas cabeças, mas que se tornam nossos companheiros nessa jornada feita de palavras, frases magistralmente lapidadas que nos emocionam, nos fazem rir, chorar, nos fazem voltar e relê-las tentando internalizá-las, provocando nossa reflexão sobre a vida, o amor, a amizade... sobre nós mesmos. Esse livro com título tão estranho, com uma capa que muitos consideraram feia, me proporcionou tudo isso, numa jornada de um dia e meio de leitura. Triste, vc quer chegar ao fim e ao mesmo tempo quer que nunca termine, um paradoxo. Já entrou no rol dos meus mais amados (que é pequeno)! Super recomendo.
Erika 12/10/2019minha estante
Não li tudo pra não pegar nenhum "spoiler" mas já estou aguardando ansiosamente o meu kkkkk :)

arlete.augusto.1 13/10/2019minha estante
Espero que goste tanto quanto eu gostei, ?rika, foi muito gratificante a leitura!!! Bj

arlete.augusto.1 13/10/2019minha estante
Acho que não dei nenhum spoiler, procuro sempre falar sobre as sensações que o livro me transmitiu, mas é melhor não ler e não criar expectativa. :)

Karina.Agra 14/10/2019minha estante
Que bom ler essa sua resenha, porque olhei para o livro, achei a capa esquisita, a história também.... sem conexão mesmo! E agora me animei para lê-lo!

arlete.augusto.1 27/10/2019minha estante
Espero que goste, Karina, depois me conta!

Karina.Agra 27/10/2019minha estante
Li e gostei... senti até saudades dos personagens... realmente não é um gênero que esteja acostumada, mas achei a experiência muito boa!

arlete.augusto.1 29/10/2019minha estante
Que legal!!!