O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Camila Lira 09/10/2023

Humano
Não espere grandes reviravoltas nem impactos.
O livro é extremamente humano, relata erros e acertos de pessoas vivendo suas vidas. A cada escolha, a cada dia que passa, a vida na pequena cidade vai acontecendo e cada habitante tem uma personalidade e uma perspectiva diferente da sua própria existência. Alguns com mais aventuras, alguns com mais bom humor, alguns com mais empatia, mas todos com sua essência.
Esperava mais do final, mas entendi que era uma expectativa minha, pq em geral, eu sempre espero muito do final de livros bons demais, mas esse final foi normal, mediano. No entanto, o durante, o meio do caminho, eu achei sensacional.
Me identifiquei com vários personagens, e tenho certeza de que todos vão se identificar um pouco, principalmente com Louise.
Em geral, recomendo demais a leitura. Um livro leve mas com muitos ensinamentos valiosos.

Mayra.Mattoso 08/10/2023

Este é um dos livros mais fofos que li. Acompanhamos a vida da narradora, seus familiares e outras pessoas de uma cidadezinha alemã, que se relacionam com muito amor. Apesar da história apresentar alguns temas pesados, como a morte e perdas, há também várias partes engraçadas, e tudo é escrito de maneira tão poética que dá um quentinho no coração.

lav 02/10/2023

Sinceramente, um livro incrível e encantador! Além da leitura ser muito fluída, o livro é brilhante.
Apesar da sinopse informar que sempre que Selma sonha com um Ocapi alguém na pequena cidade irá morrer, o livro, na verdade, retrata o amor, o companheirismo e amizade.
A escrita é brilhante, diferente de tudo que já li. Eu leria tranquilamente mais 700 páginas das histórias dos habitantes dessa pequena cidade, contudo, o livro acabou da forma que deveria terminar.
A obra é tão leve, que até mesmo a morte, que muitas vezes é dolorosa e sombria, é retrata com leveza e superação.

Lorenna 05/09/2023

Uma das coisas mais singelas que já li
Para qualquer pessoa que esteja querendo um livrinho para servir de aconchego e distração, mas uma distração que não perde em qualidade de enredo, de escrita e de densidade de personagens, e que, ao mesmo tempo, te faz voltar para vida aos poucos e de um jeito bem cuidadoso: LEIA ESTE LIVRO!
Para qualquer pessoa que esteja em ressaca literária, procurando alguma coisa em que se agarrar à noite debaixo de uma coberta ou sentado num banco do ônibus: LEIA ESTE LIVRO!
Para qualquer pessoa viva: LEIA ESTE LIVRO!

Um livro que mostra, com muita delicadeza, a simplicidade da vida, principalmente a cotidiana, sem ignorar seus aspectos ruins e desagradáveis - nem mesmo a morte. Uma narrativa muito muito bonita, que emaranha sentimentos tão complexos e reais aos tão fluidos e íntimos entre pessoas.

Além disso, a linha narrativa traz muito da qualidade desse livro, porque vai e volta no passado com muita destreza, em momentos muito bem selecionados, e retoma coisas já mencionadas em outro momento da história pra trazer mais bagagem e mais significado a ela - ou, com elas, trazer mais significado e bagagem pro momento - e bem que se torna uma coisinha interna entre leitor e escritor, porque, pelo menos eu, todas as vezes fiquei com um pensamentinho de "eu peguei essa referência, hein!".

E é também por isso que esse é um livro com várias camadas, que vão se expondo até as últimas páginas do livro; mesmo quando você dá por certo que você sabe tudo daqueles personagens, vem alguma informação nova que te faz repassar por uns segundos todo o livro em sua mente, enxergando-o todo por um novo viés.

Se tornou um dos meus favoritos da vida, pela potência de assuntos e passagens e frases e analogias e metáforas tão bonitas de se ler. Quero relê-lo sempre, sempre. Estará sempre comigo daqui pra frente.

Diogo Crema 31/08/2023

Sessão da Tarde anos 80/90's
Um livro gostoso e simples, simples como a vida no interior... simples como a vida deveria ser, mas esquecida muito tempo que nas grandes metrópoles....

O título do livro, em partes, faz sentido na primeira parte e no final.... O miolo deste livro, é composto por uma história que se desenvolve sozinha, não tendo nada haver com o título.....(a autora, por sinal, o publicou primeiramente como parte separada, intitulada EU E O BUDISTA).

Classifico como nota máxima, pois o livro cumpre com a expectativa criada por ele mesmo.... É um livro honesto...

Devido a resenhas, a comentários de terceiros, a indicações de booktubers, e outros meios, criamos expectativas e preconceitos* sobre um livro, e perdemos a experiência de simplesmente deixarmos que o livro nos mostre o caminho, que o livro crie em nós a sua própria expectativa e que julguemos sua leitura através somente de sua própria competência em nós entregar o que ele próprio "prometeu"...

Está foi minha experiência, com este livro, o escolhi, apenas pelo título, e sabendo que um dia, Selma sonhou com um ocapi....

Sendo assim...
Concluo que está leitura, tem gosto de biscoito de maisena e leite com achocolatado....

* (no sentido de opinião antecipada)
AndrAa58 31/08/2023minha estante
Obrigada pela resenha. Vou guardar ele para as férias de verão. Acho que vai cair bem.

Natália Tomazeli 27/07/2023

Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer "nós".
"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."

Esse é o primeiro livro lido do desafio #12paísesem12 que eu embarquei em 2022 e que rendeu umas leituras muito boas, apesar de eu não ter conseguido ler os 12. Para quem não sabe, me propus a ler em cada mês do ano um livro que fosse escrito por alguém de um país fora do eixo "Estados Unidos/Inglaterra".

"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é um livro escrito por Mariana Leky, uma autora famosa na Alemanha.

Westerwald é um vilarejo onde vivem personagens completamente cativantes. Um deles é Selma, a avó da Luise, narradora da história. A premissa é simples: toda vez que a Selma sonha com um ocapi, alguém do vilarejo morre. E claro, que isso em um local tão pequeno, gera um rebuliço entre os moradores, que entram em catarse, medo, aflição...

Mas se vocês acharam que esse era um livro sobre morte, estão bem enganados! É um livro, acima de tudo, sobre o amor! O amor que une essa comunidade, o amor de uma vida inteira, o amor secreto, romântico, familiar, enfim, o amor em todas as formas mais lindas que se pode ter!

"O amor que surge marca tudo."

O ocapi na capa, na história e no título, expressa essa coisa excêntrica, única, autêntica e surreal. É um livro muito aconchegante e doce, ao mesmo tempo que sincero e melancólico. Eu achei um máximo essa proposta diferente da autora de fazer um povoado onde as pessoas não são mesquinhas, rudes e pequenas de mente, como vemos na maioria dos livros com comunidades nesse estilo. Aqui, esse pessoal funciona como uma grande família, e os relacionamentos entre eles são trabalhados de uma maneira profunda e bonita. É cativante o quanto esse livro nos traz o sentimento de "uau, a ainda vale a pena ter esperança na humanidade".

Além de todos esses aspectos, a narrativa da autora é muito acolhedora e faz florescer na gente uma nostalgia muito gostosa. Foi uma história completamente fora da minha zona de conforto, mas que me gerou uma sensação de renovação que me fez um bem danado!

Kecia.Viana 26/07/2023

Perfeito!
Amo metáforas! Amo poesia escrita em prosa... É esse o livro!

Selma é a definição de personagem que sempre guardarei no peito... Junto com Hanks (A Menina que Roubava Livros) e Jean Valjean (Os Miseráveis)

Todo mundo deveria lê-lo! ??

Tamara 09/06/2023

As vidas na vida da gente
Um livro sobre as pessoas que passam e/ou ficam na vida de cada um, seus exemplos e limitações, sua partida e como lidamos (ou não) com isso.
Leitura acessível, com várias referências e curiosidades, além de um enredo que mistura realidade e fantasia. O fio condutor da história é a paixão da protagonista Luise pelo budista Frederik, e o desenrolar da vida na história deles.
Também mostra uma bonita relação de neta e avó, os ensinamentos e a cumplicidade que ambas constroem, sempre apoiadas pelo amigo da família, o oculista.

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

*Gabi* 04/06/2023

"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer 'nós'".

Este livro me fez entrar na vida da pequena cidade de Westerwald, como se vivesse ali e interagisse com os moradores. Não é um livro cheio de reviravoltas e surpresas; e isso me surpreendeu. Surpreendeu também o fato de que eu gostei da leitura mesmo assim. Porque a família do livro (que não é totalmente de sangue) me fez sentir parte dela, me fez sorrir e chorar. Me fez ficar chateada e depois perdoar alguns personagens. Me fez seguir porque queria saber das "fofocas" kkkkk Selma me pareceu o tempo todo bem familiar, eu cheguei a sentir o cheiro e o calor do colo dela... ??

O livro aborda de forma leve e quase poética o luto, a velhice e a família. A leitura é tranquila e quase sempre fluida. Recomendo !

Linear.t 30/05/2023

Selminha inventou o mundo!
A leitura foi como a vida das personagens ?que começava lenta e aos poucos virava uma confusão?, caminhando tão rápido que quase não acompanho. Me apaixonei pelo oculista, pela Selma, pela Luize... O livro parecia uma lembrança continua que se estendia para o infinito. Por mais que não sabíamos para onde iria nos levar, sabíamos o que aconteceria no momento seguinte, no que vinha após o agora. O final é o final, o processo dele é o que faz ser interessante. Esse processo é o escuro se tornando claro e o claro se tornando escuro, sem metáforas. Uma metamorfose constante.

gi 11/05/2023

De uma profundidade absurda
Eu não sou de ler livros contemporâneos, mas esse vai contra tudo que eu tenho em mente. É uma coisa excêntrica e nada previsível, uma história que te prende, que faz você sentir tudo e o sentimento de cada personagem na pele, não tem como não gostar!!
Uma escrita que flui, que é simples e maravilhosa.

?Quanto mais velho fico, mais acredito que fomos inventados apenas para você. E se houver um bom motivo para ser inventado, então esse motivo é você.?

Amanda 16/04/2023

Um livro que é gostoso e leve de ler, com personagens cativantes e que aborda temáticas profundas, como luto e envelhecimento, sem pesar. Amei!
P.S.: Selma e o oculista entram para o rol de personagens mais amados da vida
Ingrid145 16/04/2023minha estante
Fiquei interessada neste livro depois da sua resenha! :)

Amanda 16/04/2023minha estante
Que legal Ingrid! Olha, é um livro muito indicável. Se puder, leia. Traz temáticas profundas sem gerar aquela sensação incômoda. É um livro bom pra relaxar mas também emociona e deixa o coração quentinho

Amanda 16/04/2023minha estante
Se você chegar a ler, depois me diga o que achou ?

Deby Rodrigues 26/04/2023minha estante
Que bom saber! Comecei hj.

Ingrid145 26/04/2023minha estante
Eu comecei a ler, Amanda! Estou adorando!!! Muito obrigada pela indicação!

Amanda 26/04/2023minha estante
Que ótimo meninas ??

Lo 10/04/2023

Bom, mas não extraordinário
É um livro muito aconchegante porém, no início, senti que fluiu muito devagar. É daqueles livros em que nos apaixonamos pelos personagens como se estivéssemos vivendo junto a eles.

Isabella.taylors 04/04/2023

O dia em que Selma sonhou com um ocapi
Muito bomm, no começo ele foi um pouco complexo e confuso pra mim, mas depois ficou muito bom, e eu me envolvi bastante com as histórias dos personagens e só o dia a dia mesmo, esso livro é lindo e me fez chorar muito.

Lahdutra 31/03/2023

Best-sellers alemão. Tudo aqui é maravilhoso!
Livro super gostoso de ler, enredo encantador, personagens apaixonantes, história leve e profunda ao mesmo tempo.

É um conto de fadas moderno, em que refletimos e fazemos um pouco de autoanálise, com uma escrita poética e humor. Nunca tinha lido nada parecido. Eu ri e chorei ao mesmo tempo.

A fantasia e os personagens tem um encanto absurdo, me lembrou o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Não importa o que eu estivesse fazendo, eu estava constantemente pensando sobre o quanto eu queria voltar a essa história e isso é realmente a melhor coisa que um livro pode fazer por nós.

Este é um livro que vou recomendar e presentear meus amigos.