O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Paula Brindeiro 19/12/2020

Quotes do livro
"Do jeito que olhamos para alguém que amamos um tantinho a mais do que gostaríamos de alardear por aí"
(página 15)

"A pessoa certa é aquela que nos poupa de ver alguma coisa quando o mundo toma seu rumo."
(página 53)

"Toda a infelicidade do ser humano vem do fato de ele não conseguir permanecer tranquilo num quarto."
(página 231)

"Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos."
(página 249)

"Pensei em Alasca e em como ele erguia a cabeça quando eu deixava um ambiente, como ele pensava se valia a pena se levantar e me acompanhar e em geral ele achava que valia."
(página 261)

"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós."
(página 286)

Daiane 07/12/2020

Leitura leve
Um livro leve, daqueles para se ler após uma ressaca literaria. Traz personagens simples e frases e momentos que nos levam a refletir. Gostei.

WilliamAssis 02/12/2020

Um Ocapi
Uma leitura leve e muito emocionante, que mostra o carinho e a preocupação com os outros.
Diego Fernandes 02/12/2020minha estante
Muito carinho por esse livro!

Andreia.Kohut 15/11/2020

Esse livro traz a história de uma pequena família, numa pequena comunidade, onde familia e amigos se confundem e se fazem um só. Fatos corriqueiros, misturados com alguns mais elaborados, numa reflexão sobre vida e morte. Bom... Mas não me conectei...

Renata 14/11/2020

A premissa desse livro, escrito pela alemã Mariana Leky, é a seguinte: quando Selma sonha com um ocapi, alguém irá morrer. Ninguém sabe quem nem como, mas quando a notícia se espalha pela pequena cidade, todos passam a revelar verdades secretas e a escrever cartas cheias de "nunca" e "sempre".
Mas o sonho com o ocapi, e suas consequências, apenas atravessa uma linda narrativa que, sem dúvida, fala muito mais sobre a vida do que sobre a morte.
Adorei a leitura. Super fluída. E achei que a autora usou recursos narrativos muito legais, como colocar leves toques de realismo fantástico e, em alguns momentos, optar por usar os verbos no passado para dar sequência às ações, dando a sensação de que o tempo estava passando (nem sei se isso está correto, mas foi uma percepção que tive). Além disso, os personagens são maravilhosos e mais ainda a maneira como a autora nos conta sobre eles.
Recomendo a leitura!

Meline 08/11/2020

Encantador em suas sutilezas
Demorei bastante a terminar. Porém, sem dúvidas, é um livro encantador em suas sutilezas, com várias frases, pensamentos e personagens que parecem te fazer pensar na vida de uma forma muito simples.

Yann 07/11/2020

Um livro com uma historia encantadora que trata da morte de forma leve e nos mostra que o amor é que nos une. Os personagens são tão cheios de sentimentos que não tem como não se emocionar ou rir ao longo da leitura.
Leitura cativante e reflexiva.
"Nenhuma pessoa está sozinha enquanto puder dizer nós."
(página 286)

Letuie 21/10/2020

Simplesmente amei. Há tantas coisas bonitas nesse livro, nunca tinha lido nada parecido.
Jonathas.Fiscarelli 21/10/2020minha estante
Estou curioso a respeito desse livro. Me parece muito amável

Letuie 21/10/2020minha estante
Realmente é um livro muito amável que aquece o coração, apesar das partes bem sentimentais que me fizeram chorar. Também achei ele bem reflexivo/"filosófico".

Vívian M. 21/10/2020

Amei cada pedaço dessa história, a fantasia e os personagens tem um encanto absurdo.

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.
Esse livro foi uma surpresa ótima e teve um papel fundamental em refazer minha rotina de leitura. Foi gostoso de ler e me ver extremamente envolvida com a vida quase pacata dos personagens.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

Andrea 07/10/2020

O mágico do cotidiano
Selma já havia sonhado três vezes com um ocapi - um bicho com pernas de zebra, ancas de tapir, torso vermelho-ferrugem de girafa, olhos de cervo e orelhas de rato - e em todas as vezes alguém morreu. Assim toda a comunidade ficou em polvorosa por vinte quatro horas, alguns com medo e outros prontos para se despedir, já que eles estavam certos que alguém iria morrer, mas não se sabia quem.

Cartas cheias de sempre e nunca foram escritas, revelando verdades e segredos até então impronunciáveis, lotando a caixa de correspondência da cidade. Quando as vinte e quatro horas passaram, estavam todos vivos, e correram para buscar as declarações feitas em um momento de despedida, sepultando os pensamentos revelados antes da hora. Mas naquela vez a morte chegou com atraso, e leva quem eles menos esperavam.

A escritora alemã Mariana Leky utiliza-se do realismo fantástico para aproximar os seus leitores desta pequena comunidade, onde as relações são movidas pelo afeto, prevalecendo com o outro muito mais a gentileza e a preocupação do que qualquer outro sentimento mesquinho.

Por algum motivo, que eu ainda não consegui decifrar, a história me causou um estranhamento bom. A minha leitura não foi rápida, pois eu tinha a impressão de ser transportada para dentro do livro, e me via pensando, respondendo e realizando novas perguntas aos personagens.

Resenha completa no blog:

Sabrina 05/10/2020

Maravilhoso! Embora o tema central seja a morte, é um livro leve e muito bom de se ler.
maare 05/10/2020minha estante
Quero muito ler esse! Tem na biblioteca que trabalho é o título, capa e resumo me chamaram muito a atenção!

Sabrina 05/10/2020minha estante
Recomendo.

Ju Perissê 21/09/2020

Livro fofo, com personagens encantadores, cheio de sentimento e vida.
Livrinho super fofo da literatura alemã, que foi um dos mais vendidos na Alemanha em 2017 (ficando em primeiro lugar na lista por várias semanas). Quando Selma sonha com um ocapi, alguém vai morrer nas próximas 24 horas. A leitura flui muito bem. Os personagens são encantadores. E, apesar de trazer, na chamada, o tema da morte, o livro trata muito mais da vida. A história mostra o amor entre as pessoas da cidade, o cuidado com aqueles que mais amamos e nos dá aquela sensação de que a vida passa MUITO rápido e que, às vezes, temos somente uma chance pra fazer ou dizer o que queremos.... depois, pode ser tarde demais.