Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Rafa 29/12/2015

Sociedade robótica
O livro retrata o mundo robótico, manipulado em alusão ao totalitarismo, foi escrito um pouco antes de Hitler chegar ao poder, mas uma grande crítica ao regime Stalinista, formado a ferro e fogo.
"A criação está no centro do Estado". Hoje, somos o tempo todo manipulados, seja em contextos midiáticos, seja em uma simples compra de sanduíche ( uso de publicidade com relação ás cores). Um mundo sem religião , e que versa sob uma felicidade obrigada. O mundo das drogas (somas como denominado pelo autor) é um subterfúgio a algo que dê errado. O mundo sem os pais, afeto, neste contexto faço uma ideia Focault, "uma guerra de todos contra todos". Uma geração da ciência , da industrialização , da tecnologia , em que o principal objetivo é manipular a sociedade em um determinado fim.
Pessoas sem valores, amor não existe, todos são de todos, ninguém é de ninguém.
Silvana Barbosa 29/12/2015minha estante
Resenhão !

Keylla 02/01/2016minha estante
Está na minha lista. Excelente resenha, Rafa! Muitas, excelentes, leituras para 2016!

Nil 20/01/2017minha estante
Eu amo esse livro!Gosto tanto que reli no ano passado.
A sua resenha está maravilhosa! Parabéns!

Emily 12/11/2020

Por ser muito fã do gênero, Admirável Mundo Novo foi um livro muito agradável, descreveria como genial se fosse mais aprofundado na questão ?principal?.
Bééé! 12/11/2020minha estante
É um baita livro mesmo, só é uma pena não ter se aprofundado muito na questão principal

Emily 12/11/2020minha estante
Eu fiquei TÃO impressionada, e tinha tantas coisas que podiam ter sido aprofundadas na área da tecnologia e ciência...

Bééé! 12/11/2020minha estante
Pois é!! E eu também fiquei muuito curioso pra saber como é a ilha que os amigos do selvagem foram enviados no final do livro

Emanuelle 15/06/2020

Ótima distopia, a frente do tempo esse livro. Pretendo ler mais livros nessa linha.
Cleyton 15/06/2020minha estante
Está na minha lista de leituras. Preciso agora achar tempo.

Emanuelle 26/06/2020minha estante
São tantos livros e pouco tempo.

Cleyton 26/06/2020minha estante
Verdade!
E a cada dia novos títulos maravilhosos... vamos em frente!!

Daniela 02/02/2017

O universo futurista impressiona se considerado o ano de lançamento da obra, 1932
"Admirável mundo novo" de Aldous Huxley

Primeiro, eu confesso que desconhecia detalhes sobre o autor e mesmo pela obra. Apenas sabia que era um clássico de ficção científica. Então, sem qualquer referência, comecei a ler e de cara, não gostei (tão eu!!!). A leitura não flui e por vezes é bem confusa. O autor vai misturando diálogos de personagens que nem estão no mesmo ambiente. Um artifício curioso/diferente mas que não chega a ser empolgante.

Sobre a história, bem, esse ponto merece um parenteses: tenho plena consciência de que li essa obra fora do tempo e totalmente descontextualizada. A parte de ficção científica pra época em qe a estória foi contada pela primeira vez deve ter sido, sem dúvida, surpreendente. O universo futurista criado por Aldous Huxley, autor do livro, consegue impressionar levando consideração o ano de lançamento da obra, 1932. É possível compreender como a humanidade chega naquele momento "evolutivo", há justificativas suficientes para se acreditar na possibilidade daquele novo mundo. Pelo menos para mim, aqui de 2017.

Em 1930 certamente foi um escândalo negar Deus, a Família, e a organização social da época, e ainda ter que lidar com uma tecnologia que mesmo em 2017 ainda parece meio distante. Criar humanos em laboratórios, manipulando e condicionando-os desde o embrião. Uau! Sem falar do consumo deliberado de drogas para "esquecer/ser feliz", da liberdade sexual, da divisão da sociedade, enfim... Isso é praticamente o que temos hoje em dia.

Porém, hoje, quando já convivemos com tanta tecnologia, e já assistimos e lemos tantas histórias como Matrix, Serial Experiments Lain, Doctor Who, Star Wars... É fácil acreditar em tudo que Aldous Huxley nos conta, mas também por isso o livro não empolga. A trama não é bem contada, não prende a atenção de um modo que a gente queira ler tudo até o fim em uma noite, então, fora do seu tempo, é só mais um livro.

Não vou desmerecer totalmente, nem dizer que não vale a leitura. Como disse lá no início do texto, é claro que os clássicos são importantes e o "Admirável mundo novo" é essencial para quem gosta de ficção científica. A crítica negativa é mais por eu ter lido ele fora de ordem, fora do seu tempo, o que pra mim é mais um problema. Tem histórias incríveis e atemporais, como Star Wars, como Matrix, coisa que o "Admirável mundo novo" não conseguiu - eu acho!

site: http://sabeoque.blogspot.com.br/2017/01/resenha-admiravel-mundo-novo-de-aldous.html
Carlos R. A. Amorim 28/04/2017minha estante
undefined

Caio.Victor 16/07/2023minha estante
Comecei a ler ontem... E estou tendo essa mesma percepção (história confusa, leitura chatinha). Espero que não continue assim... Hahaha parabéns pela resenha!

Daniela 27/07/2023minha estante
Boa leitura! (ou seria "sorte"?) ?

Carolina 19/10/2018

Nada do que eu esperava
Ai achei o livro realmente ruim. Li algumas resenhas sobre ele e me interessei achando qe seria estilo o 1984, poreem a escrita eh muito mais rebuscada e chata, dificil de compreender alguns momentos da historia, e sem comeco, meio e fim. Odiei
Ricardo Garcia 24/10/2018minha estante
Idem.

Yvan 04/11/2018minha estante
Tb esperava mais

Carolina Del Corso 12/05/2019minha estante
Ainda não terminei, mas estou detestando. A história não prende, é um arrastar sem fim.

Alessandra @euamolivrosnovos 15/07/2016

A individualidade é veneno.
Se você é um grande fã de distopias, vou lhe fazer um pedido: esqueça tudo o que você já leu até hoje, dentro do gênero, e recomece a partir de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Não pense que estou exagerando. Isto é apenas a opinião de uma leitora que descobriu em um grande clássico a razão de o ser.

Atualmente, estamos acostumados a ser "bombardeados" com livros de distopia. Divergente, Jogos Vorazes, Legend: todos eles são exemplos dessa onda que se abateu no mundo literário, mas que tem raízes muito mais antigas do que você imagina.

É claro que no presente caso estamos falando de distopia adulta, mas dê uma chance e você vai entender do que eu estou falando. Nada de drama adolescente (não que isso não tenha seu valor), nada de séries e mais séries que não conseguimos terminar (apesar de eu gostar) e, por fim, nada do mesmo.

A proposta do autor foi chocar o leitor da época - 1932 - e conseguiu fazê-lo inclusive nos dias de hoje. Admirável Mundo Novo conta a história de uma sociedade que execrou todos os conceitos de humanidade, moral e religião e que adotou a rigidez do comportamento, segundo valores que, de acordo com eles, são essenciais para a vida social.

Não há casamento, mas sim multiplicidade de parceiros sexuais. O sexo não existe para procriação - vista como algo medonho - mas sim para diversão. Se você tem algum problema na vida ou angústia, tome soma - a droga distribuída pelo governo para que você mergulhe numa alegria interminável. Religião? Imagine! Boas doses de soma e orgias resolvem o problema. E castas. Cada indivíduo é modificado para servir a um propósito pré-determinado.

Está achando isso tudo muito louco? Isso é porque você não leu o livro ainda. Acredite. Para todo ato há uma explicação, uma razão, um motivo que justifica as atitudes tomadas em prol do convívio social perfeito.

Eu não quero comentar absolutamente nada das personagens que encontramos no livro, pois foi o fato de eu não saber nada sobre eles que me fez ficar tão encantada.

O que eu achei:

Amei!Amei!Amei!

O livro é recheado de passagens incríveis, citações de Shakespeare, descobertas que levam o leitor a refletir sobre a nossa realidade atual. Mesmo que você não concorde com nada do que é proposto, é possível compreender as razões apresentadas para o funcionamento daquele universo.

Esse clássico conquistou meu coração. Se tornou o que chamamos de "Livro da Vida", algo que jamais esquecerei de ter apreciado. Me deu vontade de ler todas as coisas que esse autor escreveu.

Enfim, termino essa resenha como comecei. Você adora distopias? Leia Admirável Mundo Novo e surpreenda-se.

site: http://euamolivrosnovos.blogspot.com.br
Bia 15/07/2016minha estante
Ainda não li o livro e as suas resenhas nem nos instigam a ler, não é mesmo? kkkk Linda resenha!

Rodrigo 16/07/2016minha estante
Li este livro há mais de 15 anos e lembro de ter ficado com uma empolgação semelhante à sua. Sou fascinado pela maneira como gênios do nosso passado imaginaram o nosso futuro. Sua resenha me convenceu a relê-lo para resgatar esse sentimento.

Alessandra @euamolivrosnovos 16/07/2016minha estante
Obrigada Rodrigo e Bia! Aguardo o veredito de vocês!

Mariana 25/04/2020

-Casamento?
-Isso existiu?
-Gravidez?
-O que é isso?
-Mãe, pai?
-Oh, Ford dos calhambeques, não fale essas palavras!

Bem vindos ao Admirável Mundo Novo!!!!
Matheus 25/04/2020minha estante
Somos iguais ao Selvagem

Mariana 25/04/2020minha estante
sim, somos

Matheus 25/04/2020minha estante
Lembra muito Nós do Zamiatin

bearittz 30/04/2021

Liberdade x Felicidade
No início da leitura, eu gostei bastante da ideia do livro e aonde ele estava me levando, mas demorei um pouco pra me acostumar à escrita de Huxley.
No meio do livro, eu abandonei diversas vezes a leitura, porque achei a história um pouco maçante e parada.
Algumas pessoas me incentivaram a continuar, pois disseram que o final valia a pena. E realmente vale.
Mais pro final é que se está a explicação da crítica do livro, e fica mais fácil compreender o que Huxley estava tentando moldar até então.
E a questão é: imagina viver em uma sociedade sem preocupações e estresses. Que maravilha seria!
Mas e se a sua única opção fosse ser feliz? E se você não tivesse o DIREITO de ser infeliz? Você trocaria a felicidade constante pela instabilidade que a liberdade proporciona?

"O mundo agora é estável. As pessoas são felizes, têm o que desejam e nunca desejam o que não podem ter."
Joao634 25/11/2021minha estante
Li o início e não entendi nada kkkkk q confuso

bearittz 26/11/2021minha estante
é confuso mesmo, mas, conforme vc vai lendo, faz mt sentido. tbm é interessante pesquisar por resenhas e comentários sobre o livro pq ajuda a entender melhor oq se espera dele

Joao634 26/11/2021minha estante
Compreendo,valeu ;)

Albieri 28/04/2021

12° Livro do ano
???
Admirável mundo novo - Aldous Huxley

Pelo começo estranho, já me preocupo com o enredo, mas ao pensar mais profundamente nessa linha de montagem e na separação das massas, noto que isso já é visível em nossos dias, porém admirável mundo novo já começa em algo mais complexo, onde os humanos são fabricados, moldados e personalizados de acordo com sua casta, não há mais reprodução sexual e todos tem o seu papel nessa sociedade, vamos ver onde isso vai parar.

Me aprofundando na leitura e nos decorrer das páginas essa separação e manipulação da população é ainda mais complexa do que eu esperava. Um mundo novo, onde não há parentesco, onde todos são felizes em seus respectivos lugares, onde não há casamento e nem vínculos afetivos. Onde não há solidão. Pois todos são condicionados a não sentir solidão. Não se entristecem na morte, entre outras coisas.

O livro foi de maneira geral bom, mas pensar em não sentir outros sentimentos, se ver livre através de uma droga de bem estar me deixa nervoso.

Incubar sentimentos inerentes ao ser humano é fazer mais mal do que bem. Porém no livro isso não é retratado. Queria saber o que aconteceu com os habitantes das ilhas. Aqueles que mesmo condicionados não ficaram do jeito que a civilização queria.

Isso ficará a cargo da minha imaginação.

#AdmiravelMundoNovo #AldousHuxley #EditoraGlobo #livro #book #distopia #minhaestante #cabeceira #skoob #amoler #leitura #biblioteca #lerétudo
Déb 29/04/2021minha estante
Achei muito interessante o livro ,fiquei com vontade de ler

Erudito Principiante 17/05/2021minha estante
Se Admirável Mundo Novo, que é uma ficção, te incomodou, então É Isto Um Homem?, de Primo Levi, te causará náuseas pois é um relato verídico

Albieri 18/05/2021minha estante
Vou buscar informações

Aline Santos Rosa 15/02/2020

Profundo
Nossa, no início eu parava pra citar trechos para qualquer pessoa que estava por perto. Foi minha primeira distopia, e achei fantástico sob o ponto de vista da reflexão que um livro assim inspira. Não foi 10 pois esperava um final melhor.
gabriella.malta 15/02/2020minha estante
Amooo esse livro mas também não dei 5 estrelas por conta do final, depois passou um tempo e até esqueci o final, era tão irrelevante em comparação às brilhantes reflexões ao decorrer do livro que fui lá e mudei a nota, agora é 5 estrelas e favoritado. Leia mais distopias clássicas, elas são sensacionais! :)

Aline Santos Rosa 15/02/2020minha estante
Obrigada, Gabriella! Alguma recomendação?? Estou lendo Duna e Fundação, mas não estou achando tão impactantes quanto Admirável Mundo Novo. Duna parece mais uma fantasia que uma distopia, não sei se tu vê a diferença também... Será que só a primeira distopia faz isso com a gente!? :)

gabriella.malta 15/02/2020minha estante
Não esses ainda, a Fundação está no meu Kindle, mas tô enrolando pra começar... amei 1984, O fim da eternidade do Assimov também achei sensacional, gostei do homem do castelo alto do Phillip k Dick também, mas esse divide bastante opiniões

Flaubert.Echnaton 16/07/2020

Atual
Como essa obra está atual. Ela faz o leitor entrar nesse mundo tendo em vista que é possível refletir em como a civilização encontra-se nos dias de hoje! ...?óh admirável mundo novo?
Natiih Rosa 16/07/2020minha estante
Você viu que virou série?

Flaubert.Echnaton 17/07/2020minha estante
Sério!? Não sabia. Em qual plataforma?

Natiih Rosa 17/07/2020minha estante
Não veio aqui pro Brasil ainda, mas acho que logo virá

Paceli 17/04/2021

Um Admirável Mundo Velho
É uma distopia que nos faz refletir sobre um admirável mundo novo que é velho por essência.

Após os civilizados encontrarem um selvagem com certo nível cultural, o levam para a sociedade organizada, não por indivíduos únicos, mas por pessoas geradas e classificadas em laboratórios, para levarem uma vida condicionada aos desígnios dos administradores mundiais desde o nascimento, sendo divididos em castas e por habilidades laborais pré-determinadas.

O selvagem não se adpta a esta civilidade onde as pessoas foram condicionadas a não ter sentimentos de culpa, amor, compaixão, luto ou fidelidade, além de não existir as figuras de pai e mãe, nem religiões e deuses. Sexo é somente uma atividade livre e prazerosa, onde "cada um é de todos".

Por ter sido criado com estes valores e dogmas primitivos, o mesmo tenta sem muito sucesso explicar que é possível viver com um novo ponto de vista, com escolhas individuais e sensações únicas, inclusive sem a utilização de substâncias artificiais.

Mas esta civilização perfeita, não o compreende, e ele acaba por deixar para trás este Admirável Mundo Novo.
Kenyafdn 17/04/2021minha estante
Tem o ?Noz? que é anterior a este e que parece ser a sua inspiração. Dizem que o Nos

Kenyafdn 17/04/2021minha estante
é ainda melhor que ?Admirável mundo novo? ... Estão no meu projetinho de leitura individual de Distopias..

Paceli 17/04/2021minha estante
Boa dica, vou procurar. Adoro distopias!

Cássio Costa 15/11/2018

Não hipnopedico
Incrivelmente real, não hipnopedico, não fabricado ou induzido, porém vivo, real e muito presencial, assim são nossas emoções e sentimentos por algo ou alguém, diferente do universo criado do Huxley. Com uma crítica à civilização moderna, Huxley vê uma sociedade onde Deus não tem espaço, onde o consumo de drogas é a fonte para uma liberdade alternativa, onde a libertinagem e suas promiscuidades são ensidas à crianças, onde o amor não existe, onde a família é criminalizada, a "mãe" é o governo e o "pai" o senhor Fordeza. Onde existem castas de classes sociais criadas pelo próprio governo para a "estabilidade" e "ordem" social. A morte é banalizada, o indivíduo não vale nada, pois o governo simplesmente criar pessoas como uma empresa em sua linha de montagem. Mais do que uma crítica ao capitalismo eu vejo Admirável mundo novo como uma crítica à utópica sociedade igualitária, onde todos têm as mesmas necessidades, todos têm seus desejos saciados, todos têm as mesmas sensações, todos têm as mesmas emoções, que são fabricadas e implementadas pelo governo com seus direitos máximos. A liberdade de escolha, a liberdade social, a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade em sua mais completa sensação, só com morte.
Lorena.Mireia 15/11/2018minha estante
Estou aguardando a chegada desse livro... Parece-me bem estarrecedor!

Cássio Costa 15/11/2018minha estante
Lorena, é um livro bem instigante. Nos faz pensar sobre a moralidade, sobre ética, família, industrialização, civilização, liberdade, enfim recomendo a leitura.

Paulo 16/11/2018minha estante
Que resenha top!

LaAs183 26/05/2021

"A felicidade real parece sempre bastante sórdida quando comparada com as largas compensações que se encontram na miséria. E é evidente que a estabilidade, como espetáculo, não chegam aos calcanhares da instabilidade. E o fato de se estar satisfeito não tem nada do encanto mágico de uma boa luta contra a desgraça, nada do pitoresco de um combate contra a tentação ou de uma derrota fatal sob os golpes da paixão ou da dúvida. A felicidade nunca é grandiosa."
spokey dokey 10/06/2021minha estante
O que você achou da edição?

LaAs183 10/06/2021minha estante
Pra ser sincera, ruim.

spokey dokey 10/06/2021minha estante
Oooh entendi

Guilherme.Ayala 24/02/2017

Não alimente muito suas expectativas antes de ler esse livro
Obviamente, vai falar sobre uma sociedade no futuro, comandada por um Governo Mundial, em que as pessoas são produzidas em laboratório, são condicionadas desde o nascimento a fazerem parte de uma determinada casta, a tomarem “soma” etc. Tudo muito legal até aí.

A ideia por trás do livro é boa e bem engenhosa, inclusive algumas partes são bem criativas e fazem a gente refletir, mas acontece que a história em si não cativa. Os personagens não são nem um pouco "carismáticos" e não vão te empolgar muito.

Por exemplo, você vai encontrar Bernard, o "diferentão", que na metade final do livro simplesmente deixa de agir como tal e passa a ser um personagem secundário, e John (o Selvagem) que nada mais é que um índio trazido de uma aldeia até a civilização. John, apesar de ter vivido em uma reserva, mais parece um jovem mimado, que não sabe direito o que quer, além de ficar ostentando seu chicote (!) por aí e citando Shakespeare toda vez que abre a boca.

Enfim, me decepcionei muito com esse livro.
Yana Sofia 26/02/2017minha estante
Tive essa impressão do livro também. As várias citações de Romeu e Julieta, Macbeth, Triolo e Cressilda, nao me fizeram amar a história.

Renan 17/03/2017minha estante
Nem todo livro tem que empolgar,admirável mundo novové um clássico, o faz refletir sobre os rumos dá civilização e não deixa de ser uma crítica a sociedade, se você quer livros "empolgadores" tenho certeza que tem muitos por aí,esses qualquer um escreve.

Bruno Maurtas 25/03/2017minha estante
Recomendo que você leia algumas resenhas ou releia o livro com mais atenção porque pelo visto, você não conseguiu absorver muitos pontos do livro. O Bernard por mais que fosse diferente, ainda sim estava condicionado assim como todos os outros que viviam nessa célula. Escapar desse condicionamento é praticamente impossível segundo o livro.

Sobre o John, viveu décadas em um lugar totalmente diferente antes de chegar a esse mundo novo que mais parece um universo paralelo. Obviamente de início que ele não conhecia esse mundo, ele teve muitas dúvidas. Mas depois de conhecer a cultura do lugar, ele foi decidido em sua escolha de vida. O chicote e as citações de Shakespare são as dores que ele aflige nele próprio, dores que as pessoas desse novo mundo fogem à todo custo pra manter sua felicidade suprema.