Admirável mundo novo

Admirável mundo novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Gaby 30/01/2022

Eu tinha expectativas bem diferentes quando eu fui ler esse livro. Acabei comparando dms com 1984, meio que inconscientemente, e não atendeu tanto às minhas expectativas. Achei a análise social interessante, mas algumas coisas ficaram em aberto e teve muito pouco aprofundamento em uns personagens. Em resumo, esperava mais do livro, mas não desgostei completamente.
Dea 31/01/2022minha estante
Há controvérsias, mas gosto mas do 1984. Li do Huxley também Os demônios de Loudun. Depois veja se você gosta da premissa. É de não ficção.

Mais*

Gaby 31/01/2022minha estante
Tbm preferi 1984, achei a análise da sociedade mais profunda e tal. Admirável mundo novo foi meio sem pé nem cabeça pra mim kkkkk

Dea 31/01/2022minha estante
Faz tempo q li, e foram os dois seguidos, 1984 e Admirável?lembro perfeitamente de ter gostado mais do primeiro. A pegada com a linguística e o discurso do fascista de que não basta só obedecer, foi um ponto alto pra mim. Mostra muito mais sobre discursos fascistas.

_eduardovalares 07/07/2022

Isso sim é ficção cientifica de verdade
Sem dúvidas, este é o melhor livro de ficção científica que já li em toda a minha vida. Todos os temas abordados são sensacionais, e a maneira como o autor descreve a sociedade é extraordinária.

No início, confesso que achei um pouco entediante devido aos elementos químicos mencionados, mas à medida que a narrativa avançava, o livro se tornou o meu favorito. A neutralidade das sensações e emoções, embora inicialmente apreensiva, foi habilmente abordada por Aldous, especialmente com as polêmicas exuberantes como "todos são de todos".

Admito que tenho uma paixão por livros que exploram a realidade da manipulação social e a falta de liberdade de expressão. Recomendo este livro a todos os fãs de ficção científica e distopia que questionam os supostos milagres da tecnologia avançada.
DANILÃO1505 08/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Freitas 08/07/2022minha estante
Também é o meu favorito, só que a parte que você achou entediante, por mim foi a mais cativante kkkkkk sou suspeito de falar, já que eu amo ciências da natureza S2

_eduardovalares 08/07/2022minha estante
Obrigado vocês ?

Jonathan 13/03/2024minha estante
Instigante sua resenha, já há um tempo que eu quero lê-lo, só aumentou minha inquietação!

Kira 11/01/2021

É bom, mas esperava mais
A expectativa estava altíssima para ler essa distopia, considerando que haviam me dito ser infinitamente melhor que 1984.
E poxa vida, 1984 é um tapa na cara do começo ao fim!
Mas resumindo: o livro é muito bom no comecinho, depois o meio fica incrivelmente tedioso e as reflexões mais importantes do livro estão no finalzinho.

"Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas"
Andressa 16/01/2021minha estante
Queria muito ler esse livro, mas tenho uma expectativa tão alta sobre ele, que tenho medo de levar um banho de água fria

Kira 16/01/2021minha estante
Ele é bom sim, o prefácio então é ótimo (mas resolvi ler depois de terminar, pois spoiler).
Mas é aquela coisa, a expectativa estragou pra mim um pouco a experiência

J. Macleam 03/02/2021minha estante
é isso!

Davyd 22/02/2021minha estante
Comigo aconteceu a mesma coisa. Me enchi de expectativa e ansiedade e me decepcionei tremendamente. Ao meu ver não chega nem perto de 1984. Não é de todo ruim mas podia ter sido melhor.

studygaabss 17/01/2022

Vale a pena ter felicidade a qualquer custo?
Já começo essa resenha dizendo que recomendo demais a leitura desse livro.
Ele é baseado na ideia de uma sociedade onde todos os indivíduos são felizes, então você pode se perguntar porque é uma DISTOPIA... Bom, para chegar na felicidade de todos foram necessárias algumas mudanças que implicam muitas áreas, desde o desenvolvimento dos embriões até a criação da soma, uma substância que ajuda em momentos que sentir-se mal.
Sugiro que faça a leitura, pois vale a pena. A seguir vou colocar alguns trechos marcantes:
"- Pois bem, eu preferiria ser infeliz a ter essa espécie de felicidade falsa e mentirosa que você gozava aqui"
"- Os senhores não receberam instrução científica, de modo que não têm condições de julgar."
"Nosso Ford mesmo fez muito para diminuir a importância da verdade e da beleza, em favor do conforto e da felicidade. A produção em massa exigia essa transferência. A felicidade universal mantém as engrenagens em funcionamento regular; a verdade e a beleza são incapazes de fazê-lo."
E muitas outras...
Lari 17/01/2022minha estante
Meu livro favorito da tríade ??

Dhewyd 03/02/2022minha estante
O meu ainda está no plástico rsrs ... quero iniciar ele logo logo.

Lari 04/02/2022minha estante
Comecaaa!! Me fez começar a ler mais ficção científica e até fantasia ?

Dhewyd 04/02/2022minha estante
Tá bom... vou terminar misery e Ana Kariênina que estou lendo no momento e passo pra ele rsrs

Diego Lima 07/11/2021

que livro mais pneumático!
Admirável mundo novo é um distopia a qual nos leva a imergir em uma sociedade toda projetada, onde as pessoas nascem com os genes manipulados, divididas em castas hierárquicas por inteligência, aparência física e sua função (trabalho), não existem mais os conceitos do ocidente de família, a cultura foi apagada, a ideia de pai e mãe ridicularizada, não existe mais a gestação (todos são gerados por inseminação artificial), muito menos ciúmes, inveja, tristeza, solidão, caso os possa sentir, são ingeridas uma droga chamada soma diminuindo tais sentimentos para apenas sentirem "felicidade".

Algo muito focado pelo autor são as relações homem e mulher. É empregado a ideia, até muito usada nos dias de hoje, "ninguém é de ninguém". Isso mesmo, com o fim do matrimônio, as pessoas foram doutrinadas para não serem adeptas da monogamia. Tentam evitar o sentimento de amor não correspondido, você se relaciona sexualmente com a pessoa, sem muitos sentimentalismo. Existe até uma passagem de um dos personagens mais evidentes querendo ter conversas mais profundas, e a mulher acha muito estranho esse fato por não irem logo aos finalmentes.

Esse novo mundo teve origem quando descoberto o aprendizado através do sono, na época da sua descoberta não aprofundaram muito essa ciência, todavia, após aprimoramentos começaram os testes na modificação cerebral das pessoas, e chegamos no povo atual do enredo. Onde desde crianças são ensinadas como devem viver naquele meio e evitarem as infelicidades das relações humanas antigas (no caso como vivemos hoje em dia). Existem ilhas nesse mundo onde vivem pessoas não programadas por alguma razão, porém, o Estado atual não os considera ameaça e não querem gastar recursos à toa com essas populações, apenas os mantem em vigilância. Quando ...

A história não contém ação, O foco é nas reflexões trazidas pelo autor sobre Liberdade x Felicidade. É um livro bem denso nas passagens, requer uma leitura com mais calma e atenção para podermos entrar de cabeça em todas as viagens propostas.
Katia Rodrigues 07/11/2021minha estante
Ótima resenha!

Fabi 08/11/2021minha estante
Adoro o livro e o autor

B.norte 09/11/2021minha estante
Adorei sua resenha! O livro parece muito interessante, já vai pra minha lista de desejos da Amazon! ?

Diego Lima 16/11/2021minha estante
Valeu xD

Karol 02/02/2021

O mundo que o Huxley criou é muito interessante, a sociedade dominada pelo regime totalitarista pacifico (sem uso de violência). A soma como uma pílula de controle de emoções, divisões de classes ainda existentes (Épsilons, Alfas, Gamas e Beta), humanos criados e desenvolvidos sem pais, nascido com empregos e classe já estabelecidos, sem possibilidade de mudança. Não gostei da estória e personagens, o Bernard o protagonista no início, começou bem contestando todo o sistema, Huxley o transforma em um cusão. Lenina personagem feminina rasa, podre, só pensa em macho. John muito chato, ou seja, não tem um personagem que nos prenda, ou faça sentir empatia.
Carolina.Gomes 02/02/2021minha estante
Eu adoro esse livro. Preciso reler.

Karol 02/02/2021minha estante
Acho que li no momento errado kk futuramente pretendo reler

J. Macleam 03/02/2021minha estante
concordo mt!!

Karol 03/02/2021minha estante
Que bom que não é so eu kkkk

Leticia 26/04/2021

gente, sinto que estou sendo perseguida por Shakespeare esses dias. o povo não deixa esse homem descansar em paz, sinceramente. sobre o livro: pertubador, como é de praxe de distopias clássicas - na minha escala Duarte acerca de distopias (tal qual Richter kkkkk quem amou?), passa de Fahrenheit 451, mas tá atrás de 1984 e O Conto da Aia, e o final passa leves vibes de O Senhor das Moscas. quero dar três estrelas e meia, mas não consigo porque não tenho mais o aplicativo, então que fique registrado: 3.5 estrelas.
Lunoir 26/04/2021minha estante
doida para ler esse

Amanda 26/04/2021minha estante
KAKKAKA ngm deixa Shakespeare dormir em paz

Amanda 26/04/2021minha estante
Cara como assim n supera 1984 Af eu amei

Leticia 26/04/2021minha estante
eu tenho agonia desses negócios de eugenia, sério mesmo

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

*DNF*
A leitura não estava fluindo, escrita muito complexa!
Clássicos não são para mim. Hahahaha
FalaLud 22/05/2020minha estante
Mas você passou pelo menos das primeiras 30 páginas?

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020minha estante
Eu tentei ele em 2016, não tinha uma mente tão preparada pra esses clássicos. Nem me lembro que pagina parei, mas acho que foi entre 30-50! Hahah

FalaLud 22/05/2020minha estante
Entendi. Então você não acha meio injusto dar uma nota baixa a um livro que você não chegou nem na metade?

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020minha estante
não, pois eu avaliei até onde eu li, não curti e dei essa nota! hahaha

Marlonbsan 13/07/2021

Admirável Mundo Novo
Em uma sociedade organizada por princípios científicos, as pessoas são condicionadas e criadas para exercer determinados papéis. Todos seguem suas ordens e possuem o Soma para amenizar os questionamentos. Até que Bernard se mostra insatisfeito com os rumos da sua existência.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens. A linguagem, apesar de simples, apresenta uma densidade considerável, principalmente nos momentos de reflexão e questionamento.

A ideia do livro é bem interessante, ainda mais pensando no contexto da época em que foi escrito, utilizando como pano de fundo o Fordismo no sistema de produção. Ao fazer essa ligação com a sociedade e como essa introdução iria modificar a vida das pessoas.

Existem vários questionamentos interessantes, podemos traçar paralelos com a atual sociedade, já que é perceptível que cada vez mais as pessoas estão ficando mais parecidas, basta ver no Instagram com o ideal de corpo perfeito e procedimentos estéticos para tal. O livro ainda entra no mérito científico de criação, algo mais voltado às habilidades e capacidades de cada um.

Outro questionamento é em relação ao que faz as pessoas se tornarem humanas e aqui entra o balanceamento entre as coisas boas e as ruins, sendo só possível reconhecer a felicidade quem já passou por algum momento de tristeza que, no livro, o Soma acaba sendo a solução para inibir os sentimentos, tirando essa parte humana das pessoas.

Mas fora isso, o livro não me cativou, o início é bem denso por conta das explicações biológicas e de toda a sociedade, algo muito didático. Além de ficar perdido pela confusão narrativa, por conta disso não conseguiu me prender e eu ficava muito disperso na leitura. E por mais que se deve levar em consideração a época em que o livro foi escrito, é um pouco estranho desconsiderar toda a tecnologia atual numa visão de um possível futuro e não consegui me desapegar disso.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Bruna Gouvêia 13/07/2021minha estante
O último parágrafo da sua resenha define a minha experiência com esse livro também. Não me cativou. Eu fiquei feliz de ler e também genuinamente interessada por volta do meio a história, mas a narrativa foi bem desafiadora em certas partes (talvez a tradução não seja das melhores?) e o personagem do "Selvagem" ou sei lá como chama, não lembro mais, não funcionou para mim. Preferi, vastamente, 1984.

Marlonbsan 13/07/2021minha estante
Ah sim, entendo bem como foi sua experiência, realmente faltou uma melhor aproximação da gente com os personagens e ambientação, ainda não li 1984, mas vou ler haha na tríade das distopias clássicas gostei mais de Fahrenheit tbm

Bruna Gouvêia 23/09/2021minha estante
Que bom! Fahrenheit tá me encarando aqui da prateleira.

Marlonbsan 24/09/2021minha estante
Depois me conte o que achou haha

Nah 31/05/2020

E se vivêssemos em uma sociedade em que todos fôssemos felizes?!
E se o preço fosse nossa liberdade, nossa opção de escolha?!

Admirável mundo novo reflete sobre esses questionamentos descrevendo uma sociedade controlada pelo governo, no qual os humanos são modificados geneticamente para viverem de acordo com as regras sociais.
Teus 04/06/2020minha estante
Acho que viveria como um selvagem

Nah 05/06/2020minha estante
Ou talvez, ser mandando para uma das ilhas.

Teus 05/06/2020minha estante
Se tiver uma boa quantidade de soma, pq não?

Nah 05/06/2020minha estante
Mas no caso, as pessoas que eram mandadas para as ilhas são as que questionavam e não concordavam com as regras desse sistema.

x 05/01/2011

...
Há muito tempo não lia um livro tão imbecil assim.
Júliah 14/07/2011minha estante
acho que vc não entendeu o livro. É a única explicação que consigo chegar para alguem chamar esse livro de IMBECIL.

Aline Stechitti 09/03/2013minha estante
Pela resenha de UMA LINHA, fica difícil dar algum crédito ou acreditar q leu mesmo o livro.

x 14/03/2013minha estante
Não se sinta pressionada a crer em sequer uma palavra escrita por mim. Contudo, uma coisa posso garantir: eu realmente li a obra, apesar de a mesma ainda me causar minutos anuais de arrependimento.

Dri 24/07/2014minha estante
Pareidolia=intelectualóide kkkkkk

Amanda Thais 19/09/2018

Top 10 dos mais entediantes!
A escrita do Huxley é bem sem graça e também deveria ser mais fácil néh?

Até a metade, entendi ‘’zero coisas’’, depois que eu fui entender um pouco do que se passa, o sentido da história. Me peguei dormindo ...
Francisco 23/09/2018minha estante
O início é realmente bem entediante. O livro te captura do 3º capítulo em diante. Se voce largou o livro antes da introdução dos personagens, Bernard Marx, Linda e John, vc precisa voltar a lê-lo

Yvan 14/10/2018minha estante
Estou no início e achando a leitura chata

Ricardo Garcia 24/10/2018minha estante
Li-o todo achando que poderia me surpreender no final, mas, perdi meu tempo.

Carolina Del Corso 12/05/2019minha estante
Estou no capítulo 12 e continuo achando tão chato quanto no início

Henrique_ 15/05/2017

Um sociedade feliz e estável
Livro fácil de ser lido, que retrata a vida em uma sociedade de castas no futuro, submetida a um regime totalitário. Os membros desta sociedade abriram mão de sua liberdade em prol de uma igualdade relativa, em que grupos são condicionados cumprirem papéis a que foram designados, para, assim, assegurar a felicidade e a estabilidade. Não seria possível viver esses dois conceitos em uma sociedade plural e igualitária (pluralismo e igualitarismo seria inclusive um paradoxo). Não haveria possibilidade de uma terceira via. Dessa forma, se cada grupo fosse condicionado a amar o que se faz, independente das condições ambientais, para o resto da vida, esse grupo seria feliz e jamais contestaria outro grupo pelo que ele é, garantindo, assim, a estabilidade. De maneira muito geral, o livro "resolve" alguns dos grandes dilemas das ciências sociais até hoje. Além disso, ele antecipa um rumo que, de fato, as sociedades podem seguir quando envoltas em períodos de grandes perturbações da ordem, como guerras. A mensagem do livro é perene e serve para pensarmos o peso de nossas escolhas políticas na definição do tipo de sociedade que queremos ter. Por isso, recomendo a leitura.
Lay 15/05/2017minha estante
Adorei a resenha, vou adicionar a minha meta de leitura :)

Tonný 15/05/2017minha estante
Achei ele por demais utópico, não consigo terminar. Bacana a resenha, vou tentar ler novamente, junto com "A Ilha" que também parece ser bom .p

Vandro 15/05/2017minha estante
?????

Vandro 15/05/2017minha estante
Parabéns pela resenha.

Haryadne.Moreto 03/08/2019

Chato mas instigante
Se trata de um mundo bem diferente do nosso. As pessoas são produzidas em laboratórios, não existe casamento, as pessoas são dívidas em castas. Por varias vezes, joguei o livro de lado pq para mim está muito chato, saber os detalhes de ?mundo? mas resolvi seguir para saber pq tantas pessoas falavam dele. E posso dizer que ainda bem que insiste. A melhor parte está nas últimas 100 páginas. Nós faz refletir sobre nossos sentimentos, nosso modo de viver, pq agimos de certa forma. Terminei o livro quero um tempo para assimilar essas ideias kkkk.
Amante do saber 10/08/2019minha estante
Pensei que só eu estava tendo dificuldade de ler esse livro! Achei um pouco interessante e chato ao mesmo tempo,talvez por quê é a peimeira distopia que estou lendo mas se você diz que vai melhorar então insistirei nele tbm :)

Haryadne.Moreto 11/08/2019minha estante
Tb era minha primeira. Confesso não gostar muito desse gênero

Roni 12/08/2019minha estante
Identifiquei-me com sua resenha. Já pus esse livro de lado umas três vezes, a estória é arrastada e, mesmo sendo instigantes para mim distopias, essa em particular não me cativou. Tentei fazer o que você fez, insistir na leitura e ver como ocorre esse desfecho.

Roni 12/08/2019minha estante
Identifiquei-me com sua resenha. Já pus esse livro de lado umas três vezes e confesso que, ainda que distopias sejam instigantes para mim, essa em particular não me cativou. Tentarei fazer o que você fez, insistir em lê-lo até o final o para saber como é o desfecho.

Daniel Freitas 28/12/2020

Indispensável
Um livro atemporal que apesar de ter sido lançado no começo do século passado aborda questões e temas que são bastantes relevantes hoje em dia. O Aldous Huxley sabe abordar assuntos e temas bastantes complexos nesse livro e consegue manter o leitor "preso" na história de uma maneira não apelativa. Ao fim do livro fica uma reflexão: Até que ponto vale abrir mão da liberdade para viver em uma sociedade " perfeita"?
Elisa 28/12/2020minha estante
Esse livro é fantástico!!!

Daniel Freitas 28/12/2020minha estante
Realmente, uma experiência única e maravilhosa!!!

Elisa 28/12/2020minha estante
Fui "obrigada" a ler para a aula de sociologia e não é que gostei demais hahahahahaha

Daniel Freitas 29/12/2020minha estante
Então seu professor tem um ótimo bom gosto, queria poder dizer o mesmo em relação aos livros que os professores me indicam kkkkkkkk