Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Paulo 09/10/2021

História de suspense
Muito bom a história, esse gênero eu adoro. O final também me agradou, mas achei triste. J.K. Rowling não me recepcionou.

Pedro.FreiriaOliveira 30/05/2020

No fim , valeu demais
Meu primeiro livro de JK Rowling. E a perfeição da escrita é realmente impressionante. Confesso que tive que esperar a metade do livro pra engrenar a leitura, mas depois entendi a necessidade de submergir no universo bem tramado pela autora, de conhecer todos personagens e as engrenagens daquela sociedade. Pra quem esperava uma reviravolta, o final realista e óbvio foi até melhor.

hazza 28/11/2021

Um soco no estômago
Se você sobreviveu e não abandonou o livro nas 100 primeiras páginas vai ser recompensado por uma das histórias mais alucinantes que já li, fiquei obcecada com os personagens e querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo o mais rápido possível, a cidade de Pagford é melhor personagem mas outros personagens chamam atenção, são personagens imperfeitos uns mais que outros, outros horríveis como pessoa mas história que te prende. O final um soco no estômago causado por muita coisas que leva a desfecho surpreendete onde onde os bons paga pelos os maus.

gilberto 15/10/2013

Morte Súbita Quase Literalmente
Bom, acho que, como a maioria, comprei Morte Súbita por achar que encontraria um mundo estilo Harry Potter lendo-o. Mas como todos que pensaram isso; eu "caí do cavalo". Eu realmente não via a hora de terminar esse livro. Achei sufocante, sem emoção e nada que já não vemos todos os dias em telejornais. Mas como eu disse: Não tem NADA a ver com Harry Potter, o que leva J.K. Rowling para o topo de escritores. Como uma mente totalmente focada no mundo mágico de bruxos, pode migrar para uma pequena aldeia como Pagford? Somente alguém brilhante como a J.K. mesmo. Procurei muito algo semelhante a Harry Potter, mas não encontrei absolutamente nada. Essa escritora está realmente de parabéns, eu a amo.
Queria ressaltar alguns personagens bem marcantes, como Barry Fairbrother (embora fora da história desde a primeira parte), Sukhvinder Jawanda, Tessa Wall, Andrew Price, Samantha Mollison e claro, Krystal Weedon. Eles quem me seguraram até o fim, me livrando da vontade de abandonar o livro, são verdadeiros heróis.
warley torres 07/10/2013minha estante
comecei a ler esse livro tbm, esperando mais por ser de J.K mas já to quase abandonando. O que mais me desanima é que o livro é muito grosso, e n acredito q irei ler tantas folhas para n significar nada pra mim.

gilberto 15/10/2013minha estante
Então, é uma leitura realmente cansativa, e quando você acha que o livro vai ficar melhor, desanda outra vez. Eu particularmente me desapontei com a J. K. por ser um livro pesado, sei lá, sem pé-nem-cabeça talvez; mas por outro lado, como já disse, ela se mostrou grande escritora por deixar de lado todo o mundo Hogwarts e aderir Pagford como uma só. Mas não abandona não Warley, todo final é compensador.

Lodir 22/10/2013minha estante
Desculpe, mas se você começou a ler esse livro esperando algo no estilo Harry Potter, foi erro e falta de informação sua. TODO texto que se refere a ele, tanto na imprensa quando críticas amadoras, cansam de informar que se trata de um livro adulto, não-fantasia, e muitos apontam as diferenças com relação a série. Eu já cansei de ler essas alertas. Não sei como você começou a leitura com essa expectativa.

gilberto 23/10/2013minha estante
Lodir, sim, foi falta de informação minha, porque não gosto de ler resenhas e opiniões antes de ler o livro! Muita gente joga spoiler e não avisa; há muitas opiniões diferentes, o que acaba me confundido se o livro é realmente bom ou não. Essa resenha foi feita como uma opinião minha, não como uma crítica ao livro, desculpe se entendeu mal. Cada um tem sua forma de ler, e a minha é essa: surpreenda-se com o literatura e depois questione, aponte e discuta. Obrigado pelo comentário.

Matheus656 17/05/2014minha estante
Sim, aconteceu o mesmo comigo, corri atrás e um HP e tentei voltar na minha infância através das palavras de Jk, mas a história é totalmente diferente. Achei a primeira parte do livro cansativa, mas a segunda parte me fez ver o livro com outros olhos. NO final das contas, foi um livro de nota 7 ;D

Cris 12/05/2021

J.K. surpreende!
Se vc espera algo como HP e fantasia, esse livro não é para você. Aqui J.K. nos mostra o lado humano/desumano das pessoas depois de uma tragédia. O dia-a-dia dos personagens e como eles superam a morte. Genial!
Garcia 30/07/2021minha estante
Ahhh chorei demais com o final pos me a pensar nele vários dias?

Samarah.Rafaelly 11/08/2020

JK provando o quão versátil pode ser
Saiu de Harry Potter pra fazer esse livro frio e (in)sensível, muito bem escrito, incrivelmente bem feito e bem desenvolvido. Eu só não leria novamente porque chorei em algumas partes e não quero repetir a dose.

Pedro Schabarum 23/03/2021

Morte súbita
Gostei, a história é um pouquinho enrolada, mas mesmo assim é uma leitura bacana.

Amanda3757 20/02/2023

Parece uma novela muito ruim
O principal problema pra mim, nesta leitura , foi sem dúvidas a narrativa !!! Muito bagunçada, em momentos , a narrativa mudava de personagem na mesma página sem nenhum contexto.. a disposição dos fatos também achei muito ruim .
Uma pena, porque a história tinha um potencial para dar certo. Livro arrastado, narrativa bagunçada e um desfecho muito ruim.
Não recomendo pra ninguém. Decepção!!!

@jaliagoraesuavez 13/07/2021

Bem ruim...
Nem consegui terminar de tão chato que é... lento e arrastado. Não consigo acreditar que uma autora que criou o universo HP escreveu esse livro.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Mari 22/04/2021

Vendo
Estou vendendo este livro por 10,00!
INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO POR MENSAGEM

Henrique Moutinho 15/04/2020

Me decepcionou
O livro é muito bem escrito e tem trechos envolventes, mas para mim pecou nos personagens. Parece haver antagonistas demais.
Talvez tentando retratar uma cidade pequena e fofoqueira, os personagens parecem superficiais demais e mesquinhos. Talvez o mais interessante deles seja justamente o que não está vivo mais.
Não esperei nada parecido com HP, entendia perfeitamente que era totalmente diferente. A dinamica de escrita da Rowling continua excelente, apenas acredito que a historia não seja das melhores.

Thiago275 06/01/2013

O Fim da Magia
Harry Potter foi e continua sendo minha saga favorita de fantasia. J. K. Rowling, com sua linguagem simples e sua história cativante, me encantou e a meus amigos por toda a adolescência. Sendo assim, foi com muita ansiedade que, 5 anos após o fim da saga, comecei a ler o primeiro “livro para adultos” da minha amada escritora, sem saber o que esperar.
E que grata surpresa!
Primeiro, tudo aqui é diferente de Harry Potter, a começar pelos personagens: perfeitamente normais, “trouxas” no melhor estilo, porém o que mais chama a atenção é que, pelo menos para mim, nenhum é cativante, não há um protagonista bem delineado (exceto, talvez, o próprio morto e uma outra personagem, mas de qualquer modo isso só fica visível da metade para o fim do livro);
Temos também adolescentes aqui, mas são a completa antítese dos alunos de Hogwarts: falam (bastante) palavrão, usam drogas (lícitas ou não), sexo sem compromisso, praticam bulling, desrespeitam os pais, enfim, deve ser por isso que o romance é para “adultos”.
E os adultos da história também não ficam atrás: relacionamentos infelizes, adultério, hipocrisia, violência doméstica, todos problemas tão modernos e presentes que é impossível não se identificar com pelo menos um deles.
Assim, pelo modo como nos conta a vida dessas famílias do interior, a autora nos faz refletir durante a história se isso não pode estar acontecendo com nossos vizinhos, amigos e se nos importamos com isso ou fingimos não ver.
A crítica social e política aqui é também muito presente, assim como em Harry Potter (toda aquela história de Ministério da Magia, e Fudge é um exemplo de como não governar).
O que mais me surpreendeu, porém, foi que o livro é, em suma, triste. Isso eu não esperava. Mostra o que a negligência do governo e da sociedade, somada à impotência das famílias e à rebeldia e liberdade excessiva dos jovens podem causar.
Enfim, J. K. Rowling, como eu acreditava, não me decepcionou. O livro, seja pela história (um personagem morto desencadeia os fatos justamente por não estar mais lá), pelo modo como foi contada ou pelos personagens tão medíocres como todos nós, mostra a evolução da autora, que comprovou ser uma exímia escritora. Para crianças ou adultos.
Carol 08/01/2013minha estante
Eu tava na duvida se lia ou não..Depois do que vc falou vou correndo comprar o meu *-*

Thiago275 01/05/2013minha estante
Hehehehe Espero que goste!

Fabi 06/10/2013

É isso mesmo?
Comprei este livro e mantive uma empolgação frenética. Estava com outra leitura em término e mal via a hora de começar o tão famoso primeiro livro de J.K.Rowling após Harry Potter. A propósito, eu não li Harry Potter (isso é pecado?). Acho que foi até melhor não ter lido (ainda).
Morte Súbita começa bem, cria uma expectativa e um clima sobre a cidadezinha de Pagford é interessante. Mas, após o enterro do tal Barry Fairbrother, você é jogado em um consultório de psiquiatria com as mais esquisitas e incubadas criaturas, que aos poucos vão se revelando conforme as páginas vão passando. É uma fofocada só e parecia que eu estava vendo novela. A leitura se arrasta em mais da metade do livro, dividida entre os conflitos dos adultos (em esconder suas esquisitices) e os conflitos dos adolescentes (em querer revelar as esquisitices dos adultos). Demora muito até que se faça alguma coisa que realmente mexa com aquele lugar e com as cabeças dos moradores. Eu estava pensando em um final explêndido ou em uma catástrofe literária, mas fui supreendida com um final tão bocó, mas tão bocó que eu ainda não acredito que a leitura acabou. Enfim, é um livro mais ou menos, mais para menos do que para mais.
Jj 12/10/2013minha estante
Nada a ver esse teu comentário sobre o livro, está muito mal informada. Quem mora em cidade pequena sabe que é exatamente assim como no livro! Tudo muito realista, visando problemas da sociedade que estão muito bem escritos nas páginas e tudo de uma forma que faz com que o leitor fique envolvido e com muito vontade de continuar!

Renata 23/05/2020

Vale muito a pena
Pra mim, uma das maiores injustiças no Skoob é a nota de Morte Súbita.

O início desse livro é difícil, eu admito. Você já começa sendo apresentado a várias personagens, uma atrás da outra, e a confusão pode fazer a sua curiosidade diminuir um pouco. Mas persevere, vale a pena. (Eu fiz um diagrama com os nomes de todas as personagens e os parentescos. Ajudou bastante.)
O livro incomoda, e não porque seja mal escrito (não é, é na forma da escrita que a gente identifica a JK Rowling: Um jeito super fluido e gostoso de contar uma história), mas porque nos apresenta uma sociedade um pouco apodrecida e que a gente sabe que é real.
A estória é toda criada em torno das personagens, que vão se mostrando pra nós aos poucos, seu lados bons e ruins. Todo mundo que lê o livro consegue identificar pelo menos uma pessoa que conheça dentro daquelas personagens.

O final quebra o nosso coração, de verdade. Você sente ao mesmo tempo tristeza e raiva porque sabe que aquilo é real.

Amo estórias que tratam da complexidade que é o relacionamento entre pessoas. E esse livro traz isso de uma forma incrível (reparem no capítulo da festa de aniversário do Howard, onde praticamente todas as personagens se encontram, e estão quase todas no ápice dos seus dilemas e dores. A dinâmica desse capítulo é realmente maravilhosa).

Gente, é uma puta crítica social, e é um soco no estômago. Vale muito a pena, mesmo!

Victoria (Vic) 30/12/2012

“Um grande livro sobre uma pequena cidade”
AVISO> PODE SER QUE CONTENHAM ALGUNS SPOILERS. SÓ LEIA A RESENHA SE JÁ TIVER CONHECIMENTO DA HISTÓRIA
J.K Rowling com certeza não é mais “a escritora de Harry Potter”. Ela conseguiu se superar neste livro, e confirmamos seu talento para a escrita.
Morte Súbita é um livro único. Indescritível. Seus personagens são completamente humanos, apesar de serem desprezíveis. Cada um tem uma característica própria, e um “fator x” que torna eles tão... nós.
O livro conta a história do pequeno vilarejo de Pagford. Já aviso que o livro se passa na atualidade, com internet, adolescentes rebeldes e eleições. No começo, temos a notícia da morte súbita de Barry Fairbrother, “a primeira peça do dominó local”. Ou seja, ele não podia tombar. Logo percebemos a diferença que ele fazia na vida das pessoas. O papel importante que ele representava. Ao longo do livro, temos o dia-a-dia dos personagens, uma eleição, e o Misterioso Fantasma de Barry Fairbrother. O livro é duro, pesado, engraçado, cheio de palavrões e pessoas traindo, se embebando, se drogando, e adolescentes bem “crescidos”, com atitudes que ficamos revoltados. Muitas coisas ficam “soltas” no livro, como o suposto estupro de Robbie, em que temos que supor o que houve. O final do livro, pelo menos na minha opinião, não deixou nenhuma ponta solta. Explicou tudo que aconteceu com os personagens, e deixou no ar o que poderia acontecer com cada um no futuro.
No final, com as mortes daquelas pessoas, sentimos choque, pena, comoção, e tristeza. Um baque grande, de personagens queridos, que já estávamos acostumados e cativados pela presença de tais. Ou seja, sentimos o que Pagford sentiu quando soube da morte de Barry Fairbrother. No começo, não compreendemos porque a cidade ficou tão chocada. Mas com a surpresa dos últimos capítulos, finalmente nos colocamos no lugar dos personagens.
Barry Fairbrother: Pela minha impressão, era um homem alegre, cativante, e que conseguia o que queria. Se preocupava muito com Krystal e etc, e as vezes esquecia da própria família. Ele movimenta a trama exatamente por não estar mais lá.
Dois pontos negativos do livro: Pra mim, foi o excesso de palavrões e a última frase. Gostei do final, mas achei a última frase péssima.
Mary Fairbrother: Achei que a viúva de Barry não foi muito explorada no livro. Pouquíssimas aparições e descrições pobres.
Colin “Pombinho” Wall: É um personagem que desde o começo senti afeto por ele. Por parecer uma pessoa ingênua, não sei. Ele tinha um TOC que o fazia ficar preocupado com coisas que ele nunca nem fez. Chega uma parte do livro em que ele está pensando se ele não matou Barry. Fiquei chocada com ele pensando se não molestou nenhum aluno, mas depois compreendi que aquilo era só da cabeça dele.
Tessa Wall: Também gostei bastante de Tessa. Uma mãe amável, preocupada, super cativante. Em geral, gostei bastante da família Wall.
Stuart “Bola” Wall: COM CERTEZA um dos personagens que mais gostei. Juro que desenvolvi uma pequena queda por ele, hahah. Não consigo imaginar o garoto, e apesar dele ser desprezível, acho incrível quando ele começa a falar com si mesmo sobre ser autêntico, e tudo mais. Gostei bastante do casal Bola+Krystal. Fiquei com pena de Stu, sinceramnete.
Simon Price: Não imaginam o quanto odeio Simon. Acho ele um personagem bem interessante, mas morria de raiva com todas as injustiças que ele fazia. Um homem violento, bruto, e imbecil.
Ruth Price: Estúpida. Essa foi uma das personagens “não chove nem molha” do livro. Achei que ela faria um papel mega importante, mas parece que ela só vive pelo marido. Se fosse ela, teria largado “Si” há muito tempo.
Andrew Price: Ameeeei o personagem Andy. Ele é rebelde, corajoso, bondoso, amigo, companheiro... achei uma gracinha a paixão que ele tinha por Gaia. Com certeza, um dos personagens que mais me cativou.
Paul Price: Por alguma razão, eu queria simplesmente ir pra Pagford e dar um abraço no Paul. Que menininho fofo! Fiquei revoltada com Simon zoando com o próprio filho. Argh.
Kay Bawden: Eu gostei da Kay. No começo, nem prestei atenção nela. Mas gostei do jeito que ela tratou os Weedon.
Gaia Bawden: Outra personagem única. Bonita, confiante, engraçada e ousada. Com certeza, o que toda garota gostaria de ser.
Gavin: Acabei de esquecer o sobrenome dele, hehehe. Gavin é um personagem chatérrimo. Não suporta Kay, mas mesmo assim a namora. Gaia também não gosta dele. Trabalha com Miles, e acaba se apaixonando por Mary, levando um merecidíssimo fora. (sim, eu sou má). Detestei Gavin, fiquei com raiva, assim como milhares de outros leitores.
Maureen: Maureen foi a personagem que mais detestei. Simplesmente não conseguia imaginar ela, além de ser uma velha vulgar, chata, e intrometida. Pra mim, J.K devia explorar mais a descrição da personagem.
Howard Mollison: Howard é um personagem comum. Aquele típico chefe de família, que ama Pagford, e que quer ser o chefe de tudo. Fiquei um pouco surpresa com o final dele. Achei que ele não mereceu, apesar de tudo.
Shirley Mollison: Não tem muito o que comentar. Uma mulher bem ciumenta, perigosa, me lembra muito Samantha, sua nora. Fiquei surpresa com o que ela queria fazer, no final.
Miles Mollison: Um dos primeiros personagens, gostei dele mais ou menos. Achei ele comum, mas bem humano.
Samantha Mollison: Me diverti com aquela necessidade de Sam de “alfinetar” as pessoas. Por outro lado, é uma mulher extremamente carente de atenção, e muuuito assanhada. Fiquei surpresa com a tamanha “piriguetisse” daquela mulher.
Parminder Jawanda: Uma mulher forte, séria, decidida. Adorei ela. Completamente. Me entreguei. E principalmente o final, que vemos uma Parminder arrependida e mudada. Sim, eu acredito em mudanças.
Suhkvinder: Adorei ela também. Queria começar a chorar com ela, a abraçar e dizer que tudo ia ficar bem. Uma personagem que se auto-mutila, sofre bullying e é extremamente insegura. Mas AMEI a mudança (pra melhor!) com ela nos últimos capítulos do livro. Juro que chorei com aquele final.
Terri Weedon: Ter é uma personagem revoltante, mas muito humana. Aquela mãe que ama os filhos, mas que não sabe demonstrar o amor, principalmente por ser viciada. Fiquei com muita pena dela no final.
Obbo: Tive que falar dele. Homem nojento, revoltante, ridículo. Fiquei com tanta raiva dele. O pior é que existe vários Obbo’s por aí.
Krystal Weedon: A melhor personagem. Sem mais nem menos. A pessoa mais engraçada, despachada, com o peso da responsabilidade sobre as costas. Aquela menina estava esgotada. Chorei no final.
Robbie Weedon: Eu não consigo nem pensar sobre ele, sem querer chorar. JK, você não tem sentimentos. :,(
Enfim, o livro trata sobre assuntos extremamente polêmicos: bebida, drogas, sexo, internet, auto-mutilação, bullying, traição, política, morte e vantagens pessoais. Pagford é nosso mundo. Pagford é a sua cidade, a minha, a nossa. Todos os problemas que tem lá tem aqui. O livro tem quatro estrelas. Uma obra de arte gigantesca, de uma autora incrível, que provou para o mundo que sua criatividade vai bem além de Harry, Hogwarts e Voldemort. Indescritível, emocionante. Ninguém pode deixar de ler.

xoxo, vickie♥
~~>http://chicletevioleta.blogspot.com.br
Nanda 30/12/2012minha estante
Legal sua resenha Vickiemd, só discordo de vc gostar do Bola rs, pra mim ele adotou uma filosofia de vida nada coerente, afinal ele ficava agindo como um "bad boy" para mostrar a si mesmo (e para todos) que ele era autêntico, sem disfarces,mas já pelo fato dele adotar esse estilo pra provar para alguém já o torna umposer rs. E esperava um desfecho melhor da Suhkvinder e da Parminder, esperava uma conversa das 2 sobre os problemas da garota. Dos adolescentes, gostei da Krystall,Andrew e Suhkvinder.

Victoria (Vic) 30/12/2012minha estante
Brigada Nanda :) Bom, por um lado achei o Bola meio confuso mesmo, mas acho que isso é um "lado" de cada adolescente, sabe?
Também estava louca para uma conversa entre elas!! Adorei os adolescentes, achei a parte mais curiosa.
Beijos e obrigada pelo comentário!

Vinícius 06/01/2013minha estante
Gostei da sua resenha, mas discordo de alguns pontos. Principalmente sobre o fato de você não ter gostado da última frase. Essa frase ilustra exatamente como Fields (e consequentemente a Terri) é visto pela maioria de Pagford.

Victoria (Vic) 07/01/2013minha estante
Isso eu entendi, achei até legal, mas tem algo que me incomodou hahah
Bj!

sandy 12/01/2013minha estante
adorei sua resenha vick, tá me ajudando a compreender os personagens, to amando o livro! (:

Victoria (Vic) 14/01/2013minha estante
own, que bom que gostou Sandy! ^^