Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Lavs 15/10/2021

A história de Suzie e sua família vai mudar algo dentro de você.
Uau. É difícil ler esse livro. Ele te faz sentir um oceano de coisas (como li em outra resenha aqui). Raiva, sensação de injustiça, tristeza, dor, mas ao mesmo tempo me faz refletir de modo inquietante de uma forma que nenhum outro livro ainda o fez.

O primeiro capítulo acredito que sou incapaz de reler. É difícil digerir as páginas da agressão que Suzie sofre. O livro aborda temas pesados então é preciso lê-lo com o estômago e a mente preparados, caso seja um assunto muito sensível. Os demais capítulos mostram nossa protagonista no céu, observando e narrando sobre as pessoas na terra (aquelas que teve que deixar para trás, e até mesmo seu assassino). É uma história sobre a perda, sobre o luto, sobre como pessoas diferentes lidam com elas de forma variadas. É uma história sobre o tempo, a vida e a morte.

Durante toda a leitura me perguntei o que ainda teria para contar em 300 páginas porque tinha a impressão de sempre estar perto do final. Fiquei com medo de lê-lo por achar que o fim seria injusto, fiquei com medo por não ser muito chegada a dramas, mas no fim cada página valeu cada minuto de leitura. O livro é lindo, a história te faz sentir um milhão de coisas. Os personagens são humanos e com defeitos e problemas. A história aborda temas como adultério, racismo, estupro. Senti raiva, muita raiva da mãe de Suzie tanto quanto senti dor por seu pai. Mas o final de todos os personagens foram da forma que deveriam, construídos de acordo com suas verdades pessoais.

Refleti muito, como pessoa, sobre a vida e minhas atitudes. Sobre aquela pessoa excluída, sobre aquela pessoa tachada de louca, sobre aquela pessoa imoral, sobre estrangeiros, sobre mil formas que temos de julgar, inferiorizar, moldar, tachar e etiquetar as pessoas. Refleti bastante sobre compreensão e empatia, mesmo que a verdade daquela pessoa não batesse com a minha, mesmo que fosse difícil acreditar.

Esse livro me fez refletir sobre respeito, sobre família e sobre o valor do tempo. Sobre como é importante amar e cuidar agora.

Leia sem medo. A história de Suzie e sua família vai mudar algo dentro de você.

site: https://www.instagram.com/fabulaslunares/

Kenna 02/09/2021

Eita livro pesadinho viu.
A história em si é bastante complexa.
Estrupo, assassinato e traição,algumas coisas abordadas nele.
Ao ler esse livro tive um oceano de emoções, tristeza, raiva, sentimento de injustiça e outros.
A mãe da personagem foi a que mais me deu raiva e vocês saberam ao ler esse livro.
Apesar disso é uma escrita envolvente e bem feita.

Sweet_wonderland 09/08/2021

"
Esse com certeza é um dos livros mais tristes e ao mesmo tempo geniais que eu já li..o sentimento que você tem ao ler é impossível de descrever,a forma como a Susie é assasinada me deixou em choque por horas,o luto de seus pais é doloroso..É triste ver que uma garota tão jovem com tantos sonhos não realizados (como seu primeiro beijo e o desejo de se tornar uma fotógrafa) é destruído por um ser humano cruel e asqueroso. Porém esse livro também nos mostra o quanto devemos saber perdoar alguém por mais difícil que seja e que a vida vai muito além do que achamos que é em terra.O final é de primeira revoltante,porém ao olhar por outro lado descobrimos que era o que tinha que acontecer. Um dos melhores livros que já li.

GeMartt 23/06/2021

Entre os meus favoritos !
O livro conta a história de Susie Salmon ( como o peixe ), que aos 14 anos foi estuprada e assassinada e a partir disso, ela passa a acompanhar a vida de sua família do céu.
A história é envolvente ! Eu me sinto muito atraída por temáticas sobre a morte e como as coisas mudam depois dela. Susie acompanha a mudança de sua familia, como cada um lida com sua partida e como alguns laços ficam mais fortes e outros mais fracos e outros se rompem.
O livro me trouxe uma série de sentimentos e reflexões. Como agir diante da morte de uma pessoa amada ? Como seguir em frente ? Quanto tempo leva até superar ( se de fato, superar ) ? O que acontece com os vivos quando alguém próximo morre ? Pra onde vão os mortos ?
Durante a leitura nós ficamos intrigados. Queremos que Harvey seja preso e punido pelo assassinato. Queremos que a familia de Susie supere sua morte. Queremos que Susie possa falar com eles uma última vez. Queremos que Susie encontre a verdadeira paz e se liberte da Terra.
Só posso dizer que esse livro me trouxe angústia, revolta, tristeza, felicidade, reflexão...
Fico pensando em quantas pessoas morrem por dia e quantas delas gostariam de poder se despedir das pessoas amadas. Como é triste partir da Terra e ser obrigado a deixar tudo pra trás, tantos arrependimentos e desejos.
No fim da leitura, eu conclui que "nunca será suficiente". Quando perdemos alguém que amamos, pensamos em tudo o que podíamos ter oferecido para essa pessoa, nosso tempo, nosso amor, nossa atenção, e desejamos poder ter oferecido mais, mas nunca vai ser suficiente, não importa se ficarmos literalmente nossa vida toda ao lado de uma pessoa, quando ela morrer, sempre vamos ter a sensação de não ter sido o suficiente. Acho que isso é uma das coisas mais tristes da morte.

1001 Páginas 15/04/2021

Depois de assisitir mil vezes ao filme... Finalmente li o livro.
E que livro perfeito, que nos transmiti muitos sentimentos (tanto o livro quanto o filme).
Vale muito a pena a leitura.

Amanda.Ramos 22/03/2021

"Eram estimulados pela culpa que liam na pele escura de Ray"
Aqui temos o tipo de história que prende o leitor desde a primeira página. O livro aborda temas extremamente dolorosos, sob a perspectiva de uma criança, trazendo uma mistura de choque e leveza ao mesmo tempo. Uma triste e linda história.

Nalice 20/03/2021

Tocante
É impossível não chorar em alguns momentos, uma história realmente tocante que te deixa com um sentimento agridoce no fim.

Aquin0 15/02/2021

Susie salmon é uma garotinha de 12 anos que tem sua vida interrompida pelo seu vizinho, que a assassina brutalmente sem deixar marcas ou pistas de onde sua família possa encontrar seu corpo para te dar um enterro decente, ela só segue desaparecida por anos, sem ninguem saber o que aconteceu, porem susie vê tudo do "céu", sente raiva e angústia por ver todos seguirem sua vida sem ela, vê sua irma mais nova dar o primeiro beijo que ela nunca deu, ou fazer outras simples coisas que foram tiradas dela, e que ela nunca teve a chance de experimentar.
Esse livro é extremamente triste, talvez role lagrimas, se não rolar, parabéns, você não tem sentimentos! (brincadeira ok)
ALERTA DE GATILHO: estupro e assassinato.
Tem um filme sobre ele "um lugar no paraíso", igualmente triste.

Lipe 24/01/2021

Um bom livro sobre o luto
Esperava um livro em que um fantasma ajudava sua família a encontrar seu assassino e o que encontrei foi um drama familiar sobre o luto.
O sobrenatural aqui tem pouca participação, Susie apenas observa os vivos em 95% das vezes. Temos poucas pistas também de como o "além" funciona.
Como drama o livro é bastante sólido. É interessante acompanhar como cada membro da família lida com a morte de Susie.
O final da história aqui é muito mais justo e congruente do que no filme. Fiquem com o livro e esqueçam daquele final horrendo do filme.

Mariza.Cristina 07/01/2021

Final
Alguém pode me explicar o final do livro?
Não sei se foi a tradução mas o final em que os dois estão conversando e fala sobre pingentes de gelo????? Alguém pode me explica????MEU DEUS

Hannah 28/12/2020

Um olhar do paraíso
Susie Salmon era um amorzinho de pessoa. O tipo de gente a quem você só pode desejar o bem. Ela é gentil, cumprimenta e ajuda a todos. Aquela menina de quem eu com certeza gostaria de ser amiga.
Infelizmente, nem todos são pessoas boas como a Susie e ela descobre da pior forma todo o mal que pode conter em um ser humano. Voltando da escola, em um dia aparentemente normal, Susie encontra o vizinho, George Harvey, no milharal, perto de sua casa. Ele a convida para acompanhá-lo até uma cabana que ele fez, "para as crianças da vizinhança brincarem". Porém, quando Susie tenta ir embora, após se sentir desconfortável lá, sozinha com o vizinho, ele a impede. Susie é violentada e assasinada brutalmente.
Ela, então, narra sua história de vida e morte do "Paraíso", contando para nós como as pessoas reagem, sobrevivem e seguem em frente sem ela. Ela passa o tempo observando a Terra e torcendo para que sua família supere o acontecido, fique bem e feliz; e que a justiça seja feita. Já havia assistido ao filme, mas nem ele me preparou para essa leitura, sofri muito e chorei em grande parte da história. Apesar de ser extremamente triste, vale muito a pena. Super recomendo.
"Desejo a todos vocês uma vida longa e feliz"

thejanedoe 24/09/2020

Emocionante
Eu já tinha assistido o filme, mas quando descobri esse livro fiquei louca pra ler. Chorei muito, o livro passa muitos sentimentos e é tão emocionante quanto o filme. Vale muito a pena ler.

Gladis 19/09/2020

Que velhos conhecidos sejam esquecidos e nunca mais lembrados, se velhos conhecidos forem esquecidos e dias muito remontados!

Amanda.Assis 30/08/2020

Um livro emocionante, e com uma perspectiva diferente, faz você pensar como a personagem principal, sentindo seus anseios e dores.