Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Jana 26/06/2014

Susie Salmon é a primogênita de uma família amorosa. Ela tem uma vida tranquila e sonha em ser fotógrafa da vida selvagem quando for mais velha. Ela acredita que os anos que estão por vir serão marcados pelo sucesso, conquistas e emoção. Até que numa noite, esses anos se transformam em pó. O vizinho dela, Sr. Harvey, a atrai para um inocente esconderijo que ele construiu num milharal. O Sr. Harvey, homem solitário e excêntrico, estupra Susie, a mata e a corta em pedacinhos.

Esse é o ponto de partida para “Uma Vida Interrompida – Memórias de um Anjo Assassinado”. Não se preocupe, não é nenhum spoiler – esse acontecimento macabro aparece nas primeiras páginas do livro. Susie, sendo arrancada tão violentamente de sua vida, parte para um lugar misterioso de onde ela pode observar as pessoas que ficaram para trás. Basicamente, esse é o enredo: uma menina morta assiste e vigia os vivos. Sua família, os vizinhos, os amigos... Susie permanece com eles, como uma sombra. E o livro trata daquilo que ela vê. De fato, é um livro sobre perda, tanto para a protagonista quanto para sua família.

Para avançar e ir para um céu diferente – o céu no qual ela está é como se fosse uma sala de espera - Susie precisa desligar-se dos vivos. E para seguir em frente, os vivos precisam desligar-se da menina assassinada. É um livro bonito. Apesar da premissa violenta, a parte que descreve o estupro e a morte de Susie é a única parte realmente forte da obra. No mais, é de forma muito delicada que acompanhamos os personagens. Para citar alguns:

- Há Jack, o pai. É ele quem mergulha mais fundo no desespero provocado pela morte de Susie, tornando-se obcecado em descobrir o assassino;
- Abigail: a mãe. Ao invés de mergulhar, ela emerge e foge. A personagem que menos gostei e que no decorrer das páginas, ao invés de me dar pena, me deu é raiva.
- Lindsey: a irmã. Certamente, a mais forte entre os personagens. A sequência na qual ela invade a casa do Sr.Harvey foi ótima! Extremamente tensa.

E há muitos outros: Ruth, Lynn, Buckley, Len, Ray... E claro, o Sr. Harvey. Todos são importantes, todos tem papéis fundamentais. O acompanhamento da vida deles é feita de forma sutil e domina o livro – quando eu comecei a ler, imaginei que o destaque estaria em Susie e no céu em que ela está. Felizmente, eu estava enganada.

Pensei em dar 4 estrelas para esse livro, mas tem algo que eu não gostei. Muitos vão discordar, pois a cena da qual eu vou falar é do tipo que agrada a maioria. Para mim, foi completamente destoante e acabou com todo o clima de sutileza. Eu estava concentrada na leitura e quando essas passagens se desenrolaram, me afastei e fiz uma careta. "Que merd* é essa?". Pois é. Uma cena tão pequenina, mas que me obrigou a fazer o que Susie deveria ter feito - desconectar.

--- Agora sim, é SPOILER. Continue por sua própria conta e risco ---

Achei ridículo quando Susie baixou em Ruth. Susie estava evoluindo, estava se preparando para aceitar sua passagem. De repente, *puf*. Momento possessão? E pior, usar o corpo de Ruth para transar com Ray? Achei terrível. Sim, ela queria desesperadamente um novo beijo, sentir como era crescer, sentir-se viva de novo. Ok. Mas o propósito não era Susie passar por todo o processo de “reality show” com a família dela para conseguir, enfim, a paz? Descer em Ruth e dormir com Ray foi uma curva, uma regressão de volta para a carne. Achei desnecessário, até fútil. Teria sido mais aceitável para mim, até por conta de toda a trajetória da narrativa, Susie ter escolhido então ter um último abraço do pai ou sentir a chuva de novo - digo isso porque há uma bela passagem na qual ela dá um sentido especial para a chuva, o vento, as trovoadas. Nessa parte do livro, lembro-me, em especial, de um diálogo maravilhoso entre Susie e sua mãe:
" — Você parece invencível — disse minha mãe certa noite.
Eu adorava esses instantes, quando parecíamos sentir a mesma coisa. Virei-me de frente para ela, enrolada na minha camisola fina, e disse:
— Eu sou."

Enfim, esse momento de possessão foi tão estúpido, ao meu ver, que a parte final do livro perdeu um pouco da graça. Ainda assim, é uma boa leitura. Rápida, emocionante e interessante. Só uma dica: não leia se estiver esperando vinganças. Há justiça – isso sim -, mas não vingança.

Diessyca 16/11/2013

Um livro que me ensinou que a gente nuca supera uma morte, a gente só aprende a conviver com a dor.

Fran 05/11/2013

Livro: Uma vida interrompida - Memórias de um anjo assassinado - Alice Sebold
"Meu sobrenome era Salmon, salmão, igual ao peixe; meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973. Nas fotos de meninas desaparecidas que saíam nos jornais nos anos 70, a maioria delas se parecia comigo: meninas brancas de cabelos castanhos cor de camundongo. Isso foi antes de crianças de todas as raças e sexos começarem a aparecer nas caixas de leite ou na correspondência diária. Ainda era na época em que as pessoas acreditavam que coisas assim não aconteciam."
Uma vida interrompida conta a história de Susie Salmon que sonhava em ser fotógrafa. Uma menina feliz de 14 anos que estava apaixonada por Ray Singh (Reece Ritchie), e teria seu primeiro encontro e possível primeiro beijo no sábado, se não fosse brutalmente assassinada pelo seu vizinho.
Do céu, a história é contada pela própria Susie. Donde acompanha o sofrimento de sua família, vendo sua irmã amadurecer sozinha, sem a mãe que não conseguiu lidar com a perda da filha e saiu de casa para buscar um caminho. Um pai inconformado com a falta de justiça e um irmão pequeno que sofre com a falta da irmã mais velha.Ali ela faz uma amiga e descobre que elas possuem mais em comum do que imagina e aos poucos descobre mais sobre a vida de seu assassino.
Lançado em 2002, este é o segundo livro da autora americana Alice Sebold Em seu primeiro ano na universidade de Syracuse, ela foi estuprada quando voltava a noite para casa, depois desse fato formou-se, e um tempo depois envolveu-se com drogas. Nos anos seguintes mudou-se para Manhattan e para Califórnia, vindo a viver em uma cabana em uma floresta. Nesse período foi zeladora de uma colônia de artes e escreveu sua primeira obra, uma autobiografia chamada Sorte, em 1999. Em 2007 lançou Quase Noite, seu terceiro livro.
Uma vida interrompida é um livro que desperta emoções fortes no decorrer de sua leitura. Eu o li por volta de 2004 e ainda consigo sentir todo sofrimento de Susie quando seus sonhos foram interrompidos, o desespero de seus pais e a história das vítimas de seu assassino. Este foi um dos livros que mais me marcaram no decorrer das minhas leituras.
Em 2009 ele foi adaptado para o cinema com o título "Um olhar do paraíso". Foi dirigido por Peter Jackson, o mesmo diretor de O senhor dos anéis, O Hobbit e Distrito 9. É um filme que nos traz cenas maravilhosas dos momentos de Susie no céu e possui um elenco muito bom com: Saoirse Ronan (Susie), Rachel Weisz (mãe), Mark Wahlberg (pai) e Stanley Tucci (vizinho) .
Mas na minha opinião o filme não se compara ao livro. Sim, sei que na maioria das vezes é isso que acontece, mas esse é um caso especial. Quem não leu o livro ficará fascinado com a história e as paisagens, porém quem viveu junto com as personagens todas as emoções descritas se decepcionará mais que o normal.
Acho que o filme poderia ter se aprofundado um pouco mais no dia-a-dia dos personagens e em como cada um foi afetado pela perda de Susie, ao invés de ter dado tanta atenção à luta de seu pai e sua irmã para encontrar o seu assassino. Penso assim, não por que o livro não trata essa busca, mas por que o foco principal é o drama, ele tenta mostrar como um acontecimento deste pode desestruturar um família, principalmente quando o caso acaba não sendo solucionado e o causador de tanta dor acaba impune e livre para continuar cometendo outros assassinatos.
Esse é um dos tópicos tratados pela autora baseada em sua própria vida, pois quando foi estrupada e recorreu as autoridades, o que teve como resposta foi que ela não havia sido a primeira a dar queixa, e que muitas das mulheres atacadas foram mortas no mesmo beco.
Apesar da minha opinião em relação a diferença entre livro e filme, indico ambos a todos.

Natália Coelho 27/10/2013

Uma leitura interrupta
6 Dezembro de 1973, Susie Salmon foi assassinada.
Susie era uma garota com sobrenome de peixe e uma paixão por Ray Singh. Mas em uma noite voltando para casa, ela passa pelo milharal e o Sr. Harvey, seu vizinho, a convida para visitar algo que ele construiu. Mas ela não sabia que ele queria um pouco mais que uma visita. E Susie só percebeu isso quando ele a mandou tirar a roupa.
Do céu, Susie encontra outras meninas vítimas do mesmo homem e observa o que está acontecendo embaixo. Ela vê seu pai "enlouquecer" tentando provar para a polícia quem é o verdadeiro assassino , sua mãe entrar em um "estado vegetativo"da situação e cometer alguns erros, vê sua irmã se transformar em uma mulher, espiã e atleta, em suas palavras. Vê o dono de seu primeiro beijo virar amiga da espectadora do acontecimento... Mas ela também observa o assassino.
Uma estória sobre como superar a vida e a morte, mesmo que você não esteja exatamente de acordo com isso. Para quem não sabe é o livro que baseou o filme Um olhar do paraíso.

site: http://leioreleio.blogspot.com/

Joice (Jojo) 23/09/2013

A bela história de Susie Salmon
Logo no primeiro ano de faculdade, Alice Sebold, autora de "Uma vida interrompida", foi estuprada. Ao contrário de outras mulheres que foram atacadas no mesmo local, ela conseguiu escapar com vida. Dessa experiência, surgiram dois livros: uma autobiografia - Lucky - e "Uma vida interrompida". Diante disso, é fácil entender porque o primeiro capítulo da história de Susie Salmon, quando ela é estuprada e assassinada, é tão brutal.

Apesar dessa primeira impressão, "Uma vida interrompida" não é um livro violento, ao contrário. A delicadeza das memórias de Susie, bem como seu amor por sua família e amigos, é linda e cativante. Susie acompanha sua família se despedaçar após sua morte; a dor de amigos e até de quem ela não conhecia tão bem assim; a trajetória de seu assassino, que parece escapar impune ao crime.

É um livro belíssimo, que fala da vida e dos belos momentos que a preenchem. Também fala de dor, de perda e de saudade de um modo raro. Vale a pena. Recomendo.

Artemia 26/07/2013

The lovely Bones - Uma vida interrompida
"Vocês não percebem os mortos indo embora quando eles decidem abandoná-los de verdade. No máximo os sentem como um sussuro. Eu os compararia a uma mulher nos fundos de uma sala de conferência ou de um teatro, que ninguem nota ela sair discretamente. Nessa hora só os que estão perto da porta a percebem; para os outros é uma brisa inexplicável em um quarto fechado"

Cíntia 31/05/2013

Susie teve sua vida interrompida aos 14 anos, por conta de uma armadilha que seu vizinho montou em um milharal, atraindo sua atenção e assassinando-a. Morta, ela assiste de um lugar que seria uma espécie de paraiso, a reação da vida da família ao seu desaparecimento, a busca de seu pai pela suposto assassino, e enfim a gradual mudança de vida de sua família e o choque e depois esquecimento dos colegas de escola
Susie descreve como é estar no paraiso, e como se sente ao ver o seu assassino ileso, os policiais buscando por pistas de pelo menos o paradeiro de seu corpo em vão ,além de acompanhar a vida de sua irmã, experimentando coisas que ele nunca experimentaria na vida, como o beijo, por exemplo.

O livro é interessante, pois mostra como é ter uma pessoa querida tirada da família de forma tão trágica, e como a família reage aos dias com o vazio que essa pessoa deixa, até acostumar com a sua falta. Lembrei muito dos dias iniciaisapós a morte do meu pai. O livro, talvez por isso, se tornou meio pesado para mim, mas valeu a pena ler.

Tem um filme baseado nesse livro, chamado Um olhar do paraiso, que é bem fiel, vale a pena assistir. Porém, o livro vai um pouco além dos anos, descrevendo como fica a vida da família depois de tantos anos passados desde o seu sumiço.

Eu li esse livro para o Desafio desafiante 2013, na opção de capa que não gostei. Não gostei da capa, por me causar uma má impressão a foto da garota.
Giovana Marin 11/07/2013minha estante
Spoiler?!

Cíntia 11/07/2013minha estante
spoiler onde?

Breno 14/04/2013

Um olhar do paraíso...
Como deram o nome traduzido para o filme no Brasil. Uma vida interrompida é e não é ao mesmo tempo um livro espirita, de psicologia que foca sobre o sofrimento da família depois de uma grande tragédia. Como seria sua reação ao descobrir que um familiar seu não volta mais para casa? Nunca mais você verá o corpo dele e nem saber o que realmente aconteceu. Como tudo isso ficaria implantado em sua mente? Muitos pirariam(como o pai de Susie), muitos fugiriam (como fez a mãe de Susie)e outros se fingiriam ser fortes mas se acabando aos poucos por dentro (como Lindsey).
Este livro te da um olhar diferente sobre a morte, "Um olhar do paraíso", sabemos como todos ficam aqui na terra, sofrendo, chorando, por anos e pelo resto de suas vidas, mas e como ficam os mortos do outro lado? Imaginação ou não a autora te faz pensar no assunto.

CACAU TOSTES 02/03/2013

Uma vida interrompida injustamente
O livro passa a sensibilidade que sentimos ao lidar com a morte, principalmente quando ela vem de forma tão inusitada.
Ficando todos vulneráveis as emoções e tentando fugir da realidade.
O livro é um drama, com algumas pitadas de suspense e fantasia.

Nota: 10,0

kelly cruz 27/02/2013

emocionante
uma garotinha morta, esquartejada, e abusada pelo seu vizinho…com este livro tive vários momentos, momentos de raiva, dor, angustia, láhgrimas. revolta, alegria… e por ai vai. dificilmente quem ler esse livro não terá esses momentos, pois esse livro é muito emoçionante, muito chamativo e muito PERFEITO, cada página algo surprendente cada capitulo uma magia, eu recomendo, só cuidado para não chorar, coisa em que fiz muito ao le-lo kk :)

FabyTedrus 23/12/2012

Uma vida interrompida - Alice Sebold
Quando li esse livro, muitos e muitos anos atrás, não sei o que esperava dele, mas sei que foi meu primeiro livro de "drama" e foi por causa dele que me apaixonei por livros assim!
LINDO apesar de tão triste!
O tipo de livro que você NUNCA esquece!

Silvana 21/12/2012

Enternecedor.

neide 09/12/2012

vida apos morte
o livro conta a historia de uma garota de 14 anos que é morta por um pedófilo, e sua alma não descansa enquanto ela nao mostrar a sua familia e policia quem a matou. muito bom. gostei.

Catharina.Mattavel 18/11/2012

Uma Vida Interrompida
Lindo e tocante.
Até hoje não assisti o filme desse livro, que seria "Um olhar do paraíso" mas estou louca para assistir.
O livro é muito bom, super marcante. Me emocionei em várias partes dele. É uma historia bem diferente das que eu li. Me fez refletir, chorar, rir e ficar triste por ter acabado.
Eu tinha ele há muito tempo, mas só fui tomar coragem para pegar e ler recentemente e vi que vale a pena.
Recomendo, é lindo e perfeito.