Uma Vida Interrompida

Uma Vida Interrompida Alice Sebold

Resenhas - Uma Vida Interrompida

Mary 11/06/2020

@jornadadeumaleitora
Esse livro foi um empréstimo de uma colega de trabalho. E pelo título imaginei que a história me tocaria profundamente. Dito e feito! Meu coração ficou pesado durante essa leitura e por muitas vezes senti meus olhos marejados.

Logo nos primeiros capítulos, lembrei que há um tempo assisti ao filme e não sabia que era baseado nesse livro. Se eu sofri com o filme, imagina com o livro que é bem mais detalhado?! Sofri o triplo.
O filme é: Um olhar do paraíso.

A narrativa fica toda por conta de Suzzie, uma adolescente de 14 anos que foi brutalmente assassinada e agora está do céu observando sua família e seu assassino.

O interessante foi que a autora abordou não só o assassinato, a pedofilia, mas também como o luto pode abalar e acabar com uma família. E a morte não é um assunto fácil, né?!
Indico muito essa leitura, por mexer com nossos sentimentos, e que nos deixa refletindo sobre a vida, sobre as pessoas. Espero que tenham a oportunidade de ler!

site: https://www.instagram.com/p/CBBqPpIDR0o/

Lari 26/04/2020

A jornada de Susie Salmon, como o peixe.
Susie Salmon [como o peixe], descreve as pequenas mudanças que ocorreram no mundo depois de sua repentina ida para o limbo entre a Terra e o céu. Durante todo o livro, em uma escrita divertida e detalhada, é possível sentir o que a perda pode causar nas pessoas mais próximas e, até mesmo, naquelas que apenas nos dão um sorriso gentil quando passamos na rua.
Alice Sebold, além de pôr no papel fatos que ocorrem pelo mundo inteiro, contesta o quanto cada vítima perde quando lhe é tirado a chance de vivenciar pequenos e únicos momentos, o quanto pode ser doloroso deixar tudo o que um dia você pensou que teria anos para desfrutar, o quanto a saudade e a vontade de estar presente pode ser dolorosa e egoísta em níveis agoniantes.
A família Salmon é tão próxima da realidade quanto você está do seu aparelho eletrônico agora, são pessoas que refletem o meio familiar atual de forma tão precisa que é surpreendente, apesar da história se passar a alguns anos. Os Salmons renunciaram muito para estarem unidos e precisam fazer muito mais para continuarem juntos após a morte de Susie, mostrando o quão forte alguém que você ama pode marcar a sua vida.
O livro trás uma visão sobre os laços e suas instabilidades quando a morte cruza o caminho, seja direta ou indiretamente, de um ser humano. Como a família se porta após descobrir que um ente se foi de forma precoce? Como explicar a morte para uma criança? O quanto um casamento pode suportar após tal tremendo baque? O que fazer quando tudo parece lhe lembrar aquela pessoa? Como reagir quando tudo o que os outros vêem em seu rosto é o acontecimento trágico que lhe perturba? O livro trata de tudo isso e um pouco mais!
É uma obra incrível que precisa do tempo e da atenção do leitor para fazer uma detalhada construção de personagens e momentos com pesadas cargas emocionais, portanto, é necessária uma certa paciência para não tropeçar nas palavras e se atropelar nos acontecimentos. Contudo, vale a pena cada página lida.
Recomendo essa belezura de livro em todas as suas extensas páginas, uma bela mistura de sentimentos que devíamos todos provar, ou ao menos, pensar sobre.

Steffany Leal 23/04/2020

"Desejo a todos vocês uma vida longa e feliz. "
Conheci a história de Susie há uns anos atrás, através do filme. A primeira vez fiquei extremamente abalada, precisei rever para prestar mais atenção ao filme.
Há uns dias descobri a existência do livro, minha curiosidade ficou aguçada. Entrei em conflito se deveria ler ou não. Como eu imaginava, fiquei sensível em alguns trechos.

É uma leitura que precisa ser feita com calma e cuidado,mas vale muito a pena. A forma como a família lida com a tragédia é real demais, senti cada sentimento vividos por todos eles. Observar o mundo e os fatos com o olhar da Susie foi lindo e triste.

"Porque o horror na Terra é real e acontece todos os dias. É como uma flor ou como o sol; não pode ser contido."

Daniela Eng. Amb. 22/04/2020

Livro da minha vida!
Nunca vou esquecer este livro!

paula 22/01/2019

Um livro marcante
Eu li esse livro no ano do seu lançamento, 2003, tinha 14 anos. Foi uma porrada na época..Confesso que não me lembro com detalhes do livro. Por anos tentei lembrar o título do livro, e não conseguia. Esse ano me falaram sobre o filme " um olhar do paraíso" e quando minha colega contou a historia PEI, bateu! Tive a certeza que era o livro e assim consegui achar o título! Já está na minha lista para reler!

Fran 18/12/2018

Uma linha tênue entre a tragédia e a delicadeza. Encantador!
"Todas as vezes que eu contava a minha história, perdia um pedacinho, uma minúscula gota de dor. Foi naquele dia que eu soube que queria contar a história da minha família. Porque o horror na Terra é real e acontece todos os dias. É como uma flor ou como o sol; não pode ser contido."

Quando escolhi "Uma Vida Interrompida" para ler em Dezembro, tive certo receio de que fosse um livro pesado demais para uma época tão festiva e esperançosa. A medida que os parágrafos se desenrolavam, no entanto, a história de Susie Salmon me provou pouco a pouco que eu estava enganada: o livro fala sim de estupro e assassinato, mas acima de tudo fala sobre vínculos: familiares, dolorosos, românticos. Vínculos que podem nascer e morrer a partir de coisas impactantes como um assassinato cruel ou de pequenos detalhes como um esbarrão num estacionamento. Numa época cheia de confraternizações entre amigos e familiares, um livro como este nos faz refletir muito sobre o quanto valorizamos nossas relações e se realmente enxergamos e respeitamos as pessoas a nossa volta como realmente são, com suas fraquezas, talentos e limitações.
O livro é todo narrado em primeira pessoa e a autora, Alice Sebold, soube transmitir brilhantemente os sentimentos de sua personagem, uma garota de 14 anos que nos fala honestamente sobre sua vida, sua morte e seu pós morte, contando como aqueles que ficaram vivos, inclusive seu assassino, deram continuidade a seus caminhos.
"Uma vida interrompida" é um dos melhores livros que já li, dramático, realista e ao mesmo tempo inocente, delicado, mágico. Um livro que me trouxe uma infinidade de reflexões e que recomendo a todos, porque é daqueles que nos transformam.

Eduarda Graciano do Nascimento 14/08/2018

Um relato emocionante do "outro lado"
Susie Salmon tem 14 anos quando é estuprada e brutalmente assassinada por seu vizinho. Lá do Céu, tentando se adaptar a sua nova condição, ela observa a vida daqueles que foram direta e indiretamente atingidos por sua perda: seus pais, amigos, conhecidos e até mesmo seu assassino, e como eles vão tentar reconstruir sua vida após o crime que muda a história da antes pacata cidadezinha de Norristown, na Pennsylvania.

Eu sabia que conhecia essa história! Esse livro chegou até mim através do Livro Viajante do Skoob (uma iniciativa muito legal na qual as pessoas emprestam livros entre si) e eu me interessei primeiramente porque gosto muito do tema “pós-vida”. Que surpresa quando li no prefácio o título original: The Lovely Bones (algo como Os Ossos Adoráveis, na tradução literal) e na hora reconheci como o livro que foi adaptado em 2009 para o cinema e chegou ao Brasil com o nome Um Olhar do Paraíso (Paramount Pictures, 2009). Engraçado que vi esse filme na época do lançamento porque foi bastante premiado e me lembro de não ter gostado nadinha. Mas o livro...
Quase dez anos depois entrei em contato com a obra original e só posso dizer que é muito emocionante! Engraçado que, pelo que pude recordar, o filme é bastante fiel. Fiquei me perguntando se hoje eu não gostaria, mas depois de espiar o trailer tenho a impressão de que funciona melhor como livro mesmo.
O relato de Susie é marcado pela saudade que ela sente de sua família, da escola e, o que achei muito legal, de uma curiosidade sobre questões da adolescência das quais ela estava começando a se aproximar, como o primeiro amor, sexo, a visão de um futuro profissional. O fato é que agora tudo isso ficou no passado e a garota tem que se adaptar a sua nova “vida”.
O que mais gostei no livro foi a relação dela com os irmãos: Lindsey, de 13 anos, e Buckley, de 4. Me identifiquei pois também tenho uma irmã próxima em idade e, assim como Lindsey e Susie, com uma relação marcada pelo companheirismo. As duas são melhores amigas e, querendo ou não, é nela que Susie passa mais tempo de olho, algumas vezes até invejando as experiências que a irmã passa a ter.

Enfim, não quero me alongar muito, só posso dizer que recomendo fortemente a leitura (chorei!) pra quem gosta desse tema. Por vezes parece que estamos lendo um romance policial, mas não é disso que se trata. O livro é cheio de personagens muito interessantes – dois dos mais importantes, para mim, são Jack Salmon, o pai da Susie, e Ruth Connors, uma colega de classe dela que tem um “sexto sentido”. É muito bonito acompanhar a superação e amadurecimento de todos os personagens durante os anos. E, é claro, acompanhar a caça da polícia ao Sr. Harvey, o vizinho que na verdade é um serial killer. Se e como ele é descoberto, vocês terão que ler pra descobrir!

site: https://www.cafeidilico.com/2018/08/uma-vida-interrompida-alice-sebold.html

Julia5628 26/01/2018

Esse livro é emocionante, é inevitável torcer pra que nada aconteça, pra que tudo seja diferente. A autora vai nos mostrando como é pra cada pessoa da família a perda da Susie, a mãe fingindo que nada aconteceu, o pai em busca do assassino, os irmãos que sentem sua falta, o livro se passa nos anos 70, naquela época não tinha muitos recursos, hoje em dia tudo seria rapidamente solucionado, achei esse fato interessante. Eu me vi chorando em muitos momentos e diferente de outras pessoas que leram esse livro, não o achei cansativo, nem confuso como eu vi alguns falando, e talvez pra outros seja uma história difícil, um gatilho. Não quero contar muito o final, mas fiquei um pouco decepcionada, mas é realista nem sempre tudo termina bem, acontece infelizmente.

Bia 10/10/2017

Tem que ter psicológico!
Nesse história conhecemos Salmon, uma garota que acaba sendo morta, e estuprada ao voltar para casa, mas seu assassino é alguém que ela conhecia.

A partir da aí, a história é narrada por ela, apos sua morte.

Antes que comece a ler, saiba que é aquele tipo de livro que você tem que parar para respirar. Tem até vezes que fica monótono, porém a narração deixa isso menos banal.

Teve partes que foi difícil de absorver, e ser for ler, tenha a mente aberta. Pois, iremos ver de tudo nesse livro, desde do adultério, injustiça, orientação sexual, e também quase uma "distopia" sobre céu (o paraíso).

Uma coisa que deixa a leitura mais "integrante", e vemos a salmon narrando o que está acontecendo com a família( todos que convivia com ela, até mesmo o assassino), após a morte dela. Ah, passei por muitos momentos de raiva, e de querer tentar entende quem era os pais delas, pois muitas ações deles, fez questionar tudo, principalmente da mãe dela.

No início o foco é o assassino, mas logo sua família torna o centro de tudo! Não posso esquece da Ruth, e do rapaz que ela era apaixonada, o Ray.

Sentir que o final ficou meio incompleto, no entanto toda história sustenta o livro.

Boa leitura!
Lary.Momentolitera 04/01/2018minha estante
Interessante Vou add na minha lista.?

Sanoli 29/12/2015

Em uma frase...
Um Olhar do Paraíso.
Para ler nossa resenha, por favor, acesse nosso blog. Obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/12/uma-vida-interrompida-memorias-de-um.html

Vica Maltez 22/07/2015

Surpreendente.
Primeiramente o que eu digo: não recomendo esse livro para qualquer um, apesar de que há muitas lições nele que variás pessoas deveriam aprender. Demorei um pouco mais nele do que em outros livros pois sabia que era aquele do tipo que você precisa de tempo e paciência para entender e absorver certas partes. Lembro que queria ler esse livro pq era apaixonada pelo filme a muito tempo e que descobri por acaso, mas nunca achava uma oportunidade de obtê-lo já que a muito não se vê, mas uma vez fui em um sebo e o vi mas não estava com dinheiro na hora e tentei esquece-lô, mas ele não se esqueceu de mim. Meses depois voltei lá e o livro estava lá bem na minha frente me esperando, então o troquei com outros livros que tinha, onde até o cara disse "esse livro é seu desde que pôs os olhos nele", ele tinha razão. Caramba... Agora tenho que dizer o pq de não ter dado 5 estrelas, são pequenos motivos mas indispensáveis: em uma parte dele fica um pouco cansativo, se não me engano um pouco antes da metade, mas depois que ela se passa, não consegui mas parar de lê-lo! E outra coisa que já vi muitos citarem nas resenhas SPOILER: o fato de Susie ter incorporado Ruth! Não sei se a intenção da autora era dar um momento de vida para Susie antes de ela ir para o verdadeiro Céu ou por ela não ter passado corretamente por isto, ou para mostrar como o papel de Ruth era mais "obrigatório" de mediunidade ou coisa parecida, e eu curtia a relação dela com Ray mas depois dessa cena fiquei decepcionada. E no final só é explicito o final de Lindsey, Ruth e Ray, sendo que eu estava bastante curiosa para saber o dos outros, que diversas vezes foram citados. Esses foram os motivos. Mas realmente gostei das mensagens -e da mensagem principal- que a autora passou e pelo o que eu vi por aqui, pela nota dos skoobers e resenhas, poucos souberam utilizar a seu favor. E uma dica: no prefácio dizem pra vc ter tempo para ler esse livro degustá-lo e tudo mais e eu não dei atenção até perceber a verdade, estão aceite este conselho de todo o coração. E um aviso: se vc está interessado em lê=lo inicialmente pq também amou o filme assim como eu: calma! Como toda a ADAPTAÇÃO há coisas diferentes, mas nada que vá mudar a qualidade, ambos são encorajadores.

Thalita Branco 17/06/2015

Resenha ~ Uma Vida Interrompida - Alice Sebold
Susie Salmon, como o peixe, narra a história de seu brutal assassinato cometido por um vizinho aos seus 14 anos de idade. Através de um mirante no Céu, olha pelos entes queridos e conta ao leitor como seus familiares e amigos superam sua perda. Ou não. Seu pai vive em busca de respostas e vingança, sua mãe em certos momentos nega a existência da filha, sua irmã tenta ser forte ao se fechar em si mesma enquanto seu irmão pequeno não entende nada. Há também Ruth, uma estranha colega da escola, e Ray, uma paixão adolescente.

Falando na Ruth, ela é uma das personagens mais legais do livro. Ao morrer, Susie esbarrou em Ruth ao se dirigir ao Céu, assim Ruth passa a sentir a presença de Susie e a se interessar pela morte da garota. Seu ar misterioso confere uma certa mágica na história.

A temática do livro é interessante e a forma como é contado, digamos, de um outro ângulo, é bastante bacana. Mas em alguns momentos achei o livro cansativo. A leitura não é complexa mas mesmo assim as páginas parecem não render. As vezes Susie narra acontecimentos do Céu e da Terra em um mesmo parágrafo gerando uma certa confusão. Nos quase dez anos que Susie acompanha sua família, alguns acontecimentos são descritos com detalhes enquanto outros discorrem rapidamente. O livro é bastante bacana, vale a leitura, mas é um daqueles raros casos em que prefiro o filme.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Carla Martins 09/02/2015

Lindo, triste, leve, imperdível
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Alguns autores têm maneiras de escrever capazes de cativar leitores instantaneamente. Alice Sebold tem esse poder sobre mim. Começo a ler um livro dela e não paro de pensar nele enquanto não termino suas páginas. Tá bom, depois que termino também, vai. Esse, então, deixou-me pensativa por dias! Já tinha lido o livro biográfico Sorte - um caso de estupro e ficado do mesmo jeito. Ambos tem como pano de fundo uma das piores violências que uma mulher pode sofrer: estupro. Porém, nesse livro a vítima é assassinada e esquartejada, aos 14 anos, e passa a ver do "céu" como sua família, amigos e seu amor da adolescência lidam com a sua perda.

A leitura, apesar do tema mega pesado, consegue ser leve. A meiguice de Suzie contagia toda a história. No fim, óbvio, fiquei super emocionada e, por mais pesado que tenha sido, foi uma leitura que deu saudade quando acabou. E olha que eu tinha muita expectativa, porque esse livro estava na minha lista de leitura há anos-luz!

Ele é bem subjetivo em alguns momentos e muito sutil também, mas isso não é um problema para uma leitora envolvida até o último fio de cabelo como eu estava. Apesar disso, confesso que, na parte em que o pingente de gelo cai da árvore, fiquei meio sem entender o que aconteceu realmente. E foi aí que soube que esse livro tinha virado filme!!! Fui correndo no Netflix ver se o filme estava disponível e....SIIIIIM!!! :D

Tudo bem que demorei pra achar porque o nome não era o mesmo que o livro. O filme chama-se Um olhar do Paraíso e em algumas partes ele é bem diferente do livro. Como quase sempre, preferi o livro mil vezes ao filme, mas foi um bom complemento para a obra e, enfim, pude entender o que o lance do pingente de gelo quis dizer. :)

Super recomendo a leitura e, digo mais, é um livro ótimo para ser lido mais de uma vez.