Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Atenasis 09/07/2022

O mundo de Lori, e de todos nós.
Se eu pudesse, daria todas as estrelas do mundo para esse livro.
Eu sinceramente não sei o que escrever, tudo que eu disser não será suficiente para transmitir a beleza, a complexidade e exuberância deste não apenas livro, mas desta obra de arte.

Eu sai totalmente de minha zona de conforto ao escolher ler um livro o qual não possui fantasia e não é conhecido pelo romance, se encaixando mais na categoria de ?auto-ajuda?. Eu sinceramente, após ler e refletir sobre cada página, cada palavra, não sei onde inseri-lo. Mas acredito que ele me mudou como pessoa e leitora.

Tal como ?O mundo de Sofia?, este livro, a cada capítulo, compartilha as ideias de diversos psicanalistas e como elas são inseridas na vida das pessoas. É um aprendizado fluido ao mesmo tempo que complexo.
Ele trabalha com as relações sociais que temos no dia a dia, principalmente a de um terapeuta e seu paciente, essa que possui uma faceta diferente de qualquer outra relação.

Durante a leitura eu ri, chorei, pensei e, muitas vezes, fiquei chocada com o quanto aquilo fazia sentido. Ele mudou minha percepção sobre muitas coisas mas, mesmo dizendo que ?tudo bem não saber? eu ainda não sei como aplicar isso na minha vida, acredito que por isso se deve ir numa terapia.

Infelizmente não posso dar spoilers mas eu ainda não estou preparada para acabar o livro, ainda não estou pronta para acabar a terapia mesmo não tendo como voltar atrás.
Vou sentir falta desse livro para sempre por que nunca conseguirei ler ele pela primeira vez de novo.

Eu não apenas recomendo como acredito ser uma leitura obrigatória para entender a si mesmo e compreender a realidade de cada um. Não é apenas uma história, é uma experiência e você deve estar aberto para digerir tudo que lhe é ali ensinado.

Antes de terminar gostaria de comentar uma frase do livro e como ela se aplica em minha despedida:
?Os relacionamentos na vida não terminam de fato, mesmo que você nunca mais veja a pessoa. Cada um de quem você foi próximo continua vivi em algum lugar dentro de você.?

Portanto, eu nunca terminarei meu relacionamento com este livro pois lembrei pelo resto da vida da experiência e espero que vocês também possam ter isso em suas vidas.
becccastro 09/07/2022minha estante
Eu já tinha vontade de ler esse livro, mas depois de ver isso, eu sei que eu PRECISO ler! ?

Lilian 09/07/2022minha estante
Eu também amei esse livro! Todas as estrelas pra ele!

Ziane.Silva 11/09/2021

Gostei. Nota 10!
Gosto desse tipo de leitura, mais voltada para histórias do cotidiano, porque me ajuda a ter mais empatia com as pessoas.
Nesse livro, a autora Lori Gottlieb, narra o dia a dia dela como terapeuta, o dia a dia dela com seu próprio terapeuta e de alguns pacientes com as mais diversas problemáticas. Isso me ajuda a refletir sobre minha vida e a dos outros. Todos nós temos problemas, passamos por bons e maus momentos. Às vezes medimos as pessoas pela nossa própria régua e nem somos capazes de imaginar tudo que levou aquele ser humano a agir de tal forma. Para mim foi uma leitura muito produtiva.
AdrielleSantos 11/09/2021minha estante
esse livro é perfeito ??

Ziane.Silva 11/09/2021minha estante
Ela cita muito o Irvin D. Yalom. Fiquei curiosa para conhecê-lo. Depois vou ler algum livro dele.

Soh 23/09/2022minha estante
esse livro é muito bom

KauAzinho 25/09/2022minha estante
Vc terminou em quanto tempo

Iza 24/01/2022

Um bom livro para iniciar o ano
A autora nos faz enxergar várias situações de modos diferentes, esse não é um livro que você normalmente devora de cara, pra mim cada capítulo exegia uma reflexão. Foi uma aposta e tanto na hora de sair da zona de conforto, mas esse livro me surpreendeu positivamente e dele tirei ensinamentos que vou levar pra minha vida toda.
amandaakk 25/01/2022minha estante
esse livro é tipo de auto ajuda ou tem pegada de narração igual livro de ficccao?

Iza 25/01/2022minha estante
Ele tem a pegada de narração, ela mesmo fala da própria vida e de seus pacientes.

Jessica 16/12/2021

Incrível
Eu já indiquei esse livro para todo mundo.
É simplesmente incrível. Fiz muitas anotações e reflexões.
Me ajudou a ver e rever a minha atuação na psicologia Clínica.
Tamires Souza 21/12/2021minha estante
Também amei o livro e vou dar de presente pra minha terapeuta, será que ela vai gostar?

Jessica 21/12/2021minha estante
Ela vai adorar ?

Giulia.Pessoz 03/05/2021

u a u!
Esse livro está na categoria de autoajuda na Amazon, e eu não costumo ler esse gênero, mas esse livro...
Não sei se me pegou pelo fato de eu ser quase uma terapeuta (formo no final do ano), ou pelo fato de fazer terapia - ou talvez ser humana mesmo.
Aprendi tanta coisa nesse livro. Aprendi como terapeuta. Como paciente. E como humana também. Tive vários insights clínicos e pessoais incríveis. Ri, chorei e fiquei indignada. Me encantei com as histórias (sério gente, tem uma em específico que me pegou demais) e toda a humanidade, vulnerabilidade e coragem por trás de cada uma delas.
Acho que é um livro necessário. Serve de incentivo àqueles que hesitam em buscar ajuda e, também, àqueles que prestam ajuda.
Definitivamente não é um livro-conforto! Tem tópicos sensíveis que podem cruzar com a vida de alguns.
A escrita é muito boa, inspiradora, reflexiva e cativante!
Lori Gottlieb, gênia.
Thais 24/08/2021minha estante
vou te chamar pra gente conversar sobre! sério haha ??

Giulia.Pessoz 26/08/2021minha estante
Me chamaaaaaa!!

Eliani.Sousa 24/09/2022

Necessário
Uma leitura necessária para todos. Adorei a narrativa, as histórias, o desenrolar dos acontecimentos. Vc já se perguntou como é a vida de um terapeuta...pois é, nem tudo é perfeição. No começo achei q não iria gostar, pensei em desistir da leitura, mas aos poucos vai ficando interessante e muito gostoso de ler.
KauAzinho 25/09/2022minha estante
Vc terminou em quanto tempo

Eliani.Sousa 25/09/2022minha estante
Quase um mês ?

Marcelo 21/07/2021

Resenha postada no Bookstagram @cellobooks
Sendo um livro biografia de uma terapeuta, a autora começa contando o inicio de sua carreira em Hollywood, seu interesse por medicina, até chegar na formação em Psicologia.

Confesso que inicialmente achei o livro um tanto quanto chato pois me pareceu que seria sobre o desabafo de uma mulher histérica abandonada pelo namorado, mas com o passar da narrativa ela começa a cruzar as histórias de seus pacientes e como eles impactaram sua vida.

Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.

Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.

Do meio para o final do livro acho que ele melhora e as historias se tornam mais emocionantes, e confesso que meu coração ficou pequeno em algumas passagens.
Rauny.Campos 21/07/2021minha estante
Estava com ele encalhado. Vou dar uma segunda chance. Achei muito enrolado o começo mesmo

Marcelo 21/07/2021minha estante
Nos últimos 25% do livro ele fica melhor. Leia sim.

Jenny 06/05/2022

Sensacional
Foge da regra de livros auto ajuda. Te ensina pelo exemplo e encanta pela sua simplicidade, pelos personagens da vida real e seus dilemas tão únicos. A premissa desse livro é muito genial, é um livro sincero sobre construção pessoal, sobre viver.
Any 16/09/2023minha estante
Eu tava louca pela opinião de alguémmmm

Jenny 25/09/2023minha estante
Leiaaaa, é incrível!

Gabriela 18/04/2022

Talvez você deva conversar com alguém
Ei você aí, eu estive refletindo sobre a nossa conversa, quando você me disse que sentia-se perdida, o máximo que pude lhe retribuir foi o acolhimento, mas as respostas eu não tinha e não as tenho, mas queria te dizer que estou na luta constante de encontrá-las. Estive lendo um livro e acredito que talvez você deva ler; “Talvez você deva conversar com alguém” escrito pela psicoterapeuta e escritora norte-americana Lori Gottlieb em 2016.
Não se assuste se em um primeiro momento, ao ler o título do livro, você pense que seja mais um de autoajuda que segue a fórmula perfeita de causa/consequência, questões/soluções, etc. Se o fizer, saiba que será surpreendida da melhor forma. Afinal, no decorrer da obra, nota-se que o título é somente uma tentativa de esclarecer o objetivo central do livro; a busca pelo autoconhecimento, sobretudo, com o auxílio da terapia. Mas não é somente isso!
Através da dinâmica dos personagens que perpassam a vida da escritora e psicóloga Lori, fica evidente que essa busca é constante, sem fórmulas e definitivamente não linear. A psicoterapeuta consegue desmistificar alguns estigmas em relação à terapia e faz isso a partir de narrações do seu cotidiano enquanto psicóloga que, além de lidar com os problemas dos seus pacientes, precisa lidar com a sua própria crise interna. Todos os personagens estão inseridos em uma rede complexa de conturbações e caos chamada “Vida”, e percorrem o caminho dilacerante que pode ser o movimento de se encontrar e se perder…
O livro nos mostra que é árduo o processo, que podemos encontrar distrações e outras conturbações no meio dele, mas é preciso que se continue. Para que possamos encontrar uma melhor forma de lidar com os próprios desejos e angústias, para que possamos compreender que todos nós temos uma casa assombrada com alguns fantasmas, mas que ainda assim possamos nos ressignificar e vivenciar a vida. Sendo a terapia o start ideal para nos deparar com esses fantasmas para que possamos aceitá-los como nossos próprios reflexos e lidemos repetitivas vezes com diversos impulsos de vida e morte, pois a vida é isso.
A autora transmite isso e muito mais através de sua diversidade de análises dos pacientes, uma leitura imersiva que, sem dúvidas, vai te tirar da sua zona de conforto (assim espero), igual uma terapia! Esse livro significou muito para mim, pois me abriu portas para novos horizontes! O caos e a angústia foram meu combustível nesse caso…

site: twitch.com/msfisher1
Kabizinha 18/04/2022minha estante
Chef, poderia entrar em minha humilde residência e fazer review de qualquer coisa para mim??

Gabriela 19/04/2022minha estante
@kabizinha eu gostaria mt de um dia poder fazer review do nosso date?

Beatricets 08/12/2021

Parece livro de coach mas não é, juro
Eu não sabia o que esperar mas esse livro é simplesmente grandioso! Todo mundo deveria ler.

Um livro que te faz refletir sobre questões humanas e sem frases motivacionais (porque parece livro ruim de auto ajuda mas eu juro que NÃO é).

Lori soube explicar a terapia de uma forma tão incrível, leve e realista, através dos dilemas de seus pacientes e da sua própria vida. E é muito fácil se identificar com os personagens e seus conflitos. Personagens reais que te ensinam tanto?

Eu amei a experiência de ler esse livro. Recomendo pra todo mundo!
Anne Balbueno 08/12/2021minha estante
Foi meu preferido do ano! Fiquei muito surpresa pq achei que era de auto ajuda hahahaha

Carolina.Ferreira 08/12/2021minha estante
Nossa sim. Simplesmente maravilhoso e nada de autoajuda.

Thayssa.Tannuri 29/05/2021

Uma terapia e tanto esse livro! Personagens que nos deixam com saudades e curiosidade para saber como a vida continuou fora da sessão... Muito bom!
Marcelo Rissi 04/06/2023minha estante
Comecei ontem!

Thayssa.Tannuri 04/06/2023minha estante
Ah depois vou querer saber o que achou ? Eu adorei!!!

Ju Abreu 04/07/2021

Uma boa surpresa!
Já tinha visto muitas pessoas indicando esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava até começá-lo. Adorei! Nesse livro, a autora Lori conta um pouco do dia a dia como terapeuta, as dificuldades e as temáticas que aborda com seus pacientes e, por outro lado, traz um pouco da sua própria experiência como paciente e sobre a relação que ela estabeleceu com seu próprio terapeuta.
Eu adorei o livro, achei muito interessante e amei diversos temas abordados. Sempre fui muito defensora da terapia, do acompanhamento psicológico - acho de verdade que todo mundo deveria ter essa experiência - e esse livro apenas me fez reafirmar a importância da terapia na vida da pessoa.
O autoconhecimento é uma arma poderosa e desenvolver inteligência emocional para lidar com nossas questões cotidianas é extremamente importante.
Adorei a narrativa e indico o livro fortemente!
Andréa G. 06/07/2021minha estante
Adoro suas resenhas, Ju! São bem sinceras, vc sempre fala o que não te agrada e o que agrada de uma maneira ímpar, passa uma segurança e uma confiança bem grande. Deu vontade de ler esse livro!

Ju Abreu 06/07/2021minha estante
Obrigada, Andrea!!! Fico muito feliz que você tenha gostado! Adoro escrever sobre os livros que leio e indicar aqueles que me marcaram. Esse livro é muito bom! Você vai gostar!

Vitor Dilly 13/10/2021

A conversa: um lugar onde os desassossegos viram sossegos.
Sempre nutri uma rixa história com as psicólogas desde que fui reprovado logo no primeito psico-teste do Detran. A psícóloga pediu para desenhar um "homem" e eu desenhei o Homer Simpson, ao invés desses risquinhos convencionais das placas de trânsito. "Eu sei desenhar esses risquinhos num vapt-vupt, e entendo o conceito: são para serem lidos por esses motoristas patetas que andam a 180 kilômetros por hora! Mas o trânsito não é feito apenas para os motoristas patetas que andam a 180 km por hora, ele também é feito para as professorinhas de escolinha que ainda estão ensinando os patinhos a andarilhar nas ruas sobre as faixas de pedestres. E o que as crianças querem? As crianças querem ver desenhos de homens ou patos de cabeção amarelo, querem rir nas ruas, querem se divertir!" Para quê falei essas coisas? A multa do Detran que começou em 70 patacadas, no simples ato de desenhar o personagem mais infrator de regras de trânsito da história, subiu para 700 patacadas em menos de quinze minutos de discussão.
Mas aí estava falando de uma psicóloga de Detran, instruída a dar multas a qualquer patetice que falamos! Outra coisa é o longo contato profissional, cara a cara, olho no olho, sem julgamento, reprimendas ou multas!. Nesses casos, que são os casos relatados pela autora e psicóloga Lori, as crises viram soluções, as dores viram esperanças, os desassossegos viram sossegos, os lixos emocionais passam por uma reciclagem, a merda sentimental de hoje vira o adubo fertilizante das árvores dos relacionamentos florestais do amanhã. E os sinais de alerta de trânsito nunca viram uma multa que consome um mês inteiro de trabalho (mas quase isso!). Putz! :P
Carolina 13/10/2021minha estante
Que demais essa resenha

Vitor Dilly 13/10/2021minha estante
Obrigado!! :)

Thauany.Fernandes 15/09/2022

Uma verdadeira descoberta.
Levei um mês para ler esse livro, não porque ele seja arrastado ou há partes que não gostei mas sim porque ele é INTENSO!
Nos meus 31 anos acho que nunca refleti sobre a vida de uma maneira tão leve quanto fui levada a fazer nessa leitura. Uma verdadeira terapia para os leitores , que me fez querer voltar a fazer a minha própria. Com certeza um favoritado que voltarei a ler daqui há alguns anos .
Iara Silva 15/09/2022minha estante
Eu amo esse livro. ??

Junior 15/09/2022minha estante
tenho adiado tanto ler esse. Sei que vou me sentir do mesmo jeito, e parece que tô evitando sentir tudo que essa leitura vai fazer