Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

isababy 15/04/2021

Muito foda caralho mas n deveria ter lido isso mentalmente instável por que eh extremante melancólico e SOFRIDO
otimo agr qro ler

e to mentalmente instavel

°°° 15/04/2021minha estante
O livro explora o lado mais sombrio e dramático do amor, e bastante impactante mesmo, recomendo uma próxima leitura mais leve, pra tentar purificar os pensamentos.

Lobo 15/04/2021minha estante
eu sobrevivi aos livros do raphael montes, me sinto forte pra ler qualquer coisa KKKK

°°° 15/04/2021minha estante
Nunca li Raphael Montes, mas sempre leio bons comentários sobre ele.

Lobo 15/04/2021minha estante
recomendo dms, mas tem que ter mt estômago pra ler

Kelly.Jesus 03/07/2023

Amooo! Pela segunda vez esse livro me cativou, como Goethe escrevia com maestria e com tanto sentimento envolvido! Werther se apaixona por Lotte, porém a mesma já é prometida em casamento. Mesmo se casando, Lotte não deixa de permear os pensamentos dele, o fazendo sofrer de uma forma viceral e mortal! É uma história linda e triste, mas que vale muito a leitura!

Regina279 20/12/2020

Épocas diversas, porém a mesma impressão
Recentemente, comentava mais uma vez com uma amigairmã sobre minha antipatia em relação a Werther - sentimento curioso, diga-se de passagem, tendo em vista meu estranho apreço por cavalheiros literários de singular conduta - e me dei conta de que li Os Sofrimentos do Jovem Werther na juventude, mais ou menos à época em que também li Eurico, o Presbítero, tendo guardado deste empatia que neguei a Werther, ainda que ambos tivessem alguma semelhança de pensamento e conduta.

Vim, então, aqui à estante para lembrar qual avaliação dei a Os Sofrimentos do Jovem Werther; visivelmente surpresa, descubro que sequer acrescentei este livro aos meus lidos, sendo que é meu costume incluir aqui até mesmo as obras das quais não gostei.

Então, num arroubo romântico bem a propósito, resolvi deixar de lado algumas obrigações por um breve momento para, numa rápida releitura, uma vez mais acompanhar Werther em suas desventuras e tentar entender por qual motivo lhe voto tanto desprezo há tantos anos. Talvez minha diferença de idade nesta releitura pudesse me tornar mais permeável às angústias do jovem atormentado de amor...

Contudo, a juventude e a maturidade comungam da mesma opinião: Werther não me desperta empatia, não adianta. Seu comportamento caprichoso, inconveniente, algumas vezes beirando o infantil me impacienta, e o travo amargo de velado despeito temperado com certa crueldade dissimulada em relação a Alberto e Carlota retiram do último ato de Werther a grandeza que até poderia ter - grandeza que consigo enxergar em Eurico, em Hamlet. E, de certa forma, essa (pretensa) grandeza também está presente em Heathcliff, este sempre constante em sua notória sordidez de caráter.

Diante disso, Werther, desculpe; mas, real oficial, dedico a você apenas aquela célebre frase atribuída ao Capitão Rhett Butler: sinto muito, querido, mas não me importo.
Coruja 21/12/2020minha estante
Concordo plenamente, Régis... Quando finalmente me dei a chance de ler esse livro, fiquei sem entender o que era tão impressionante na montanha de egoísmo do Werther que justificasse a epidemia de suicídios que ele causou...

Regina279 22/12/2020minha estante
Acredito, Lulu, que a onda de suicídios da época por conta do Werther foi motivada mais pelas ideias românticas de morrer por um ideal ou de libertar a alma sensível da opressão de um mundo, de de uma sociedade, frios e materialistas do que exatamente para exaltar a figura do Jovem Werther... Honestamente, até acho tocante s esses idealismos da alma sensível, mas prefiro a conduta de Eurico ?

Elane.Medeiross 17/06/2021

Goethe
Werther é um jovem recem saído da adolescência que se apaixona por uma mulher noiva de outro, e ai se inicia seu sofrimento.
O personagem é como todo jovem, adora falar de si, isso fica evidente nas suas cartas que escreve ao seu amigo, pelo qual pouco pergunta da vida dele, mas compartilha muito de si.
Gostei muito do autor, e quando você descobre todo o contexto do livro, a história fica mais incrível ainda.
Fatos que eu achei interessante sobre a obra:
1. As vestimentas do personagem virou moda na época.
2. O livro foi proibido em viários países pela onda de suicídio que inspirou.
3. A história é um pouco auto biográfica.
4. É considerado o primeiro livro do romantismo alemão.

Pedróviz 10/03/2023

Coitadismo, egoísmo e adultério.
Eu mais ou menos sabia o que estava me esperando nas páginas desse livro: coitadismo e pieguice. Mas o conteúdo foi além! Encontrei um texto repleto de egoísmo, adultério e revolta contra o sagrado. A mulher "amada" é o centro do universo, é o sentido da vida do protagonista. A palavra amor é, no livro, sinônimo de paixão dos sentidos, embora notadamente se dê um toque platônico para ficar mais... romântico? Na impossibilidade de ter seu desejo atendido, o filhinho de mamã, que tudo sempre teve ao mínimo muxoxo, entra em colapso. Como bem observou o skoober Jordan, o Romantismo vai muito bem na poesia; quando envereda na prosa, quase sempre é um desastre.

Em tempo: A historinha é baseada em fato ocorrido com Karl Wilhelm Jerusalem, que era um advogado alemão. Seu
suicídio em Wetzlar tornou-se o modelo para "Os sofrimentos do jovem Werther".

Em tempo: se Werther verdadeiramente amasse Carlota, harmonizando Storge, Philia, Eros e Ágape, ele não agiria como agiu, muito menos matar-se-ia. A obra ilustra e parece enaltecer um desequilíbrio afetivo.

Thiago662 28/05/2023

Um paixão intensa ou apenas uma obsessão?
"Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo".

"Tenho de suportar tanto! Ah, será que os homens antes de mim também já eram tão miseráveis?".

Um mar de reflexões! Sobre suicídio, moral, religião, política, classes sociais, desconforto social, incapacidade do homem em lidar com suas paixões...

Confesso, que por vezes o livro me cansou. Talvez por ser epistolar e não termos as devolutivas do destinatário, a quem só conhecemos o nome. É, em grande parte, uma obra filosófica. Werther se apaixonou por Lotte, uma moça comprometida, e aí teve início a sua ruína. Pobre Wilhelm, o destinatário das cartas e lamúrias de Werther.

Werther é chato, por vezes, e me perguntei a mesma coisa que Lotte quando fala com ele abertamente: se ela fosse solteira, seria alvo de avassaladora paixão? Acho que não! Parece que as atrações de Werther são sempre passageiras... por que não seria o amor? Mas esse o consome a ponto de...... Uma obsessão.

Um inconformado por natureza, "que nunca conseguia estar em paz consigo mesmo". Mas privilegiado. Há melhores e piores que nós, nós que, por vezes, olhamos para o lado errado.

A observação sobre o mau humor é sensacional:

"Nada me entristece mais do que quando às pessoas torturam umas as outras, ainda mais quando pessoas jovens, na flor da idade, que poderiam estar abertas para todas as alegrias, estragam os poucos dias bons com caretas, e só percebem tarde demais o insubstituível de seu desperdício".

"Será que não é suficiente não conseguirmos tornar felizes uns aos outros? Será que temos ainda que roubar uns dos outros o prazer que cada coração carrega em si? E cite-me uma pessoa de mau humor que seja, ao mesmo tempo, tão hábil em escondê-lo, em carregá-lo sozinho, sem, no entanto, destruir a alegria a sua volta!".

Mais uma edição fantástica da Antofágica, embora não tenha curtido muito os pósfacios.

Iananda Barone 21/01/2011

Uma leitura fascinante!
Particularmente, sempre houve uma grande curiosidade minha em relação a esse livro. O que sempre me intrigou foi que, em meus tempos de escola, minha professora de Literatura me contou sobre o 'mistério' que havia em relação a esse livro, já que muitas pessoas que se suicidaram, na época do Romantismo, levavam consigo a edição de bolso do mesmo.

Para quem não sabe, ele é considerado o marco inicial do romantismo, além de um clássico da literatua mundial.
Em minha opinião, não poderia ser menos do que isso.

Na obra-prima de Goethe, o jovem Werther, por motivos de trabalho, está longe de sua família e amigos, mas comunica-se com Whilhelm através de cartas nas quais narra sua história de paixão e tragédia com a jovem Lotte.

Desde o início ele soube que sua amada estava prometida a um noivo: Albert, homem cujo qual Werther adquiriu grande admiração e amizade desde sua apresentação.

Mas o tempo é um martírio para as almas envoltas pela paixão. Com o convívio diário, Werther apaixonava-se cada vez mais. Passeios no campo, longas conversas, poemas, todos momentos que contribuiram para fazer com que esquecesse do mundo todo e só visse importância em Lotte.

Por vezes, tentou afastar esse pensamento, sabia que nunca poderia tê-la para si, mas a certeza cega de que ela também o amava fez com que retornasse para, mortalmente, ser atingido pela paixão.

Com o casamento entre Albert e Lotte, Werther cada vez mais pensava na impossibilidade de seguir sua vida, de viver sem Lotte, de viver simplesmente.

Em uma última noite, houve um beijo. O mais sublime e apaixonado beijo da história da literatura, Lotte sabia que amava Werther, mas também sabia que este amor era impossível. Assim, ela pediu para nunca mais vê-lo e ele assentiu.

Naquela mesma noite o jovem mandou seu criado pedir as pistolas de Albert emprestadas, alegando que ia viajar e precisava de proteção, elas vieram das mãos da própria esposa.

No dia seguinte, Werther foi encontrado morto em seu quarto, com um tiro acima do olho direito. Todas as suas cartas a Lotte estão transcritas no livro.

Algumas frases que me apaixonei do livro:

"E, assim, quaisquer que sejam os obstáculos que entravem seus passos, guarda sempre no coração o doce sentimento de que é livre e poderá, quando quiser, sair da sua prisão."

"A vida humana não passa de um sonho."

"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"

"Pobre homem insensato, que julgas todas as coisas pequenas, por que és, também, tão pequeno?"

"Rio-me do meu coração ... e só faço o que Ele quer."

Entre muitas outras!
Recomendado!
Darlene_Poetisa 13/04/2014minha estante
Há alguns anos li este livro. Tenho poucas lembranças da história em si, e pretendo reler em breve. Um fato engraçado marcou essa leitura, entretanto: eu estava no pré-vestibular e o professor de literatura disse que nós não deveríamos ler esta obra por ser muito deprimente. Foi o que bastou para eu procurar e ler, em menos de três dias. Adorei a forma como é escrito, intenso, sentimentos vindos do âmago.

Leila de Carvalho e Gonçalves 19/12/2020

Cartas Para Wilhelm
Publicado originalmente em 1774, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" foi escrito em apenas quatro semanas por Johann Wolfgang von Goethe e, desafiando a passagem do tempo, é considerado como o mais famoso e importante romance alemão.

Sua história remete a banalização da vida e glamourização da morte e foi inspirada em dois fatos reais. O primeiro refere-se ao envolvimento do escritor com uma mulher casada e o segundo ao relato sobre um homem que tirou a própria vida em virtude de uma desilusão amorosa.

Apontado como marco fundamental do Romantismo, sua leitura é uma boa sugestão para compreender esse movimento. Seu texto apresenta com subjetividade e emoção uma paixão platônica de tal forma idealizada, que o desejo de escapismo conduz à tragédia. Em linhas gerais, trata-se da obsessão de Werther por Charlotte, uma jovem comprometida com outro homem.

O livro é narrado através de cartas do protagonista para um amigo chamado Wilhelm, e oferece a perspectiva unilateral de uma história apontada como responsável por uma onda de suicídios na Europa por conta do forte impacto nos "corações despedaçados" da época.

Esse fenômeno, nomeado Efeito Werther pelo sociólogo David P. Phillips, é usado para designar um padrão de comportamento suicida após a divulgação de um suicídio por veículos midiáticos. Um assunto que está relacionado a uma das doenças mais prevalentes no mundo, a depressão, e ambos são abordados na Fortuna Crítica do livro. De autoria do psiquiatra Victor Mera, ?Do Werther Ao Efeito Werther: A Identificação De Um Fenômeno Social? superou minhas expectativas e recomendo não deixar esse texto para trás.

Também não deixe para trás Goethe Um Gênio Universal De Inegável Qualidade, da professora Claudia Dornbush que igualmente é responsável pela tradução do romance. Seu conteúdo, ao apresentar a trajetória de Goethe, oferece ao leitor uma aula sobre o Classicismo e Romantismo na Alemanha.

Ainda há um último texto. O relato de Luisa Geisler, Minha Carta-Resposta a Werther, descreve como ela ainda adolescente, tomou contato com a narrativa e qual foi sua reação. Uma experiência parecida com a minha e talvez com a sua, contudo mesmo que não haja qualquer semelhança, a maneira franca e descontraída a escritora apresenta, irá conquistá-lo.

Enfim, com Prefácio de Pedro Pacífico, delicadas ilustrações L. M. Melite, além de projeto gráfico, capa e diagramação a cargo de Alles Blau, essa é mais uma edição primorosa da Antofágica. Sem dúvida, um dos melhores lançamentos desse final de ano, ideal para compor sua biblioteca e ou presentear. ? ? ??
Vivi 26/03/2021minha estante
Excelente resenha!

Jéssica 17/07/2022

Um livro um tanto quanto dramático demais para o meu gosto e olha que gosto de um drama, além de ter uma leitura do tipo antiga.

Marina 21/11/2022

Sonhador, é você?
Meu primeiro contato com clássico alemão não poderia ter sido melhor. A começar pela escrita completamente cativante e tranquila de Goethe. Mas, principalmente, pela história e protagonista. Werther me lembrou constantemente do Sonhador de Noites Brancas, mas com ainda mais profundidade (até porque temos muito mais páginas). Para um livro escrito no século 18, é bizarro, ASSUSTADOR, as críticas que o autor fez à igreja, à corrupção e à sociedade no modo geral. Me apaixonei e me apeguei ao personagem, sofri muito com ele e com esse amor impossível pela Lotte. Ai, sem palavras, amei demais! O único detalhe que me deixou ? é porque não é muito linear, apesar de ser datado KKK então eu ficava um pouco confusa as vezes, mas nada que atrapalhasse minha experiênica. MARAVILHOSO!

Poli_ 22/08/2021minha estante
Pobre werther!

William LGZ 24/08/2023

Infelizmente esquecível para mim
Esta é uma leitura meio complexa para se resenhar porque, pra ser sincero, faz um mês que a terminei e entre as tantas outras que acompanhei durante o período ela acabou se tornando uma que realmente não me marcou e em primeiro momento foi muito difícil de lembrar do que aconteceu durante sua extensão. Porém, revendo minhas anotações e um resumo sem opiniões pude rememorar grande parte do meu julgamento e o contarei a seguir.

A obra se trata de um clássico da literatura alemã comovente e intimista sobre um homem que troca cartas com um amigo contando sobre a experiência dele recém-chegado em um vilarejo e, em principal e o que vai realmente mover a narrativa, da sua paixão por uma moça já prometida à outro. Recordo que, embora tenha sido fisgado pela abordagem inicialmente e tido ótimas reflexões com os pensamentos do personagem central, do meio pro final quando o mesmo foi se tornando mais melancólico eu me desprendi bastante da história.

Sem estar imerso completamente a essa altura se tornou difícil comprar as ideias de Werther e isto me levou, eu imagino, a descartar o enredo como um todo na memória por achá-lo exagerado, tempestade em copo d'água, não me entregado a sua proposta como deveria para que pudesse realmente entendê-lo e apreciá-lo. Por isso, embora minha avaliação seja apenas "acima da média" e não tenha sido realmente algo memorável, eu ainda o indico e certamente relerei no futuro pois acho que, mais disposto e aberto, pode ainda ser muito válido e instigante.

Thalezito 28/10/2023

O amor que se transformou em melancolia
Os Sofrimentos do Jovem Werther é um dos romances mais belos e o ao mesmo tempo triste, que eu já li. A força poética desse livro é impressionante, Goethe realiza uma valsa com as palavras e com as frases, sendo que qualquer capítulo possui alguma frase que vale a pena ser emoldurada.
A prosa também é excelente, a história se trata do amor que Werther cultiva por Carlota, e quando esse amor não é correspondido, pois ela está prometida a Alberto, ele entra em estado de amargura e melancolia, com esse sentimento não correspondido consumindo ele por dentro. E acaba levando a um trágico final.
Na época que foi lançado, este livro levou a vários jovens amargurados realizassem a mesma ação que Werther, mostrando a força que esse romance teve e que mantém até a hoje seu status de clássico.
Recomendo!

Pão 27/02/2023

Não é uma leitura para todos.
é um livro agradável até certo ponto. cansativo em algumas partes, mas isso eu relevei porque o jeito de se falar antigamente (para burgueses mais ainda) era mais rebuscado e poético e etc.

mas devo dizer, o final me incomodou bastante. as passagens sobre os últimos momentos dele são tenebrosasl. por isso não recomendo, especialmente para quem tem sensibilidade com relatos de suicídio.