Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Lorelay 05/07/2021

Muitos não vão gostar desta leitura por ser melodramática. Eu mesma achei que não ia curtir, mas rapidamente fiquei viciada e fascinada pela escrita (são tantos trechos maravilhosos!).
Grande parte da história é contada através das cartas do protagonista e achei genial como isso complementa muito bem o enredo; por elas, podemos conhecer o jovem Werther e acompanhar sua perturbação crescente, bem como deixam lacunas que prendem a atenção do leitor.
Apesar de ter me identificado muito com Alberto, racional e estável, fiquei abalada com toda a personalidade emotiva, tempestuosa e dramática de Werther.
Pobre Werther... sensível demais pra esse mundo...

yas :) 15/09/2023

É preciso aprender a amar humanamente.
Goethe, você tem um coração de poeta!!

Esse livro é lindamente escrito e absolutamente cruel em suas intenções. Não é à toa que causou tantas consequências horríveis na época que foi publicado, vide a imensa riqueza de detalhes e delicadeza com a qual Goethe reflete o encorajamento do Werther em acabar com tudo.

Parece meio bobo ler esse livro nos tempos atuais e pensar nas razões do Werther para seus delírios, mas como ele próprio diz "Este meu coração, que é meu único orgulho e a única fonte de tudo: de toda a minha força, de toda a fortuna e de toda a desdita. Afinal, o que eu sei, qualquer um é capaz de saber ? mas só eu sou portador deste meu coração." E como julgar o coração alheio depois disso tudo?

Leitura essencial, mas que necessita de cuidado e de calma, coisas que absolutamente faltam no sofrimento aqui contado e que com toda certeza me encheram os olhos de ler!!

Maria.Oliveira 16/06/2021minha estante
Que resenha magnífica! Fique até com vontade de reler.

Maria 15/09/2021minha estante
Digo o mesmo! Magnífica resenha!

Márcia Regina 18/09/2021minha estante
Obrigada! Saudades dessa época, não ando conseguindo parar para pensar nas leituras que faço :'(

Maria 18/09/2021minha estante
Eu estava contando sobre o livro a minha filha e como a sua resenha BRILHANTE mudou a minha própria visão acerca de Werther, que já foi o meu "crush literário" (pelamor). Então entrei na página para ler a resenha em voz alta e não resisti a deixar um comentário. Saudade das suas resenhas certeiras, aquele tipo que nos fazia enxergar além do que é mostrado. Saudade, também, das nossas conversas. Um grande abraço!

Ingrid664 29/11/2023

Sturm und Drang - movimento literário romântico
O livro apresenta Werther o protagonista extremamente sensível aos ocorridos, considero interessante o quanto o clima é retratado como interligado com o humor dele, se estava bem o dia estava ensolarado e os dias ruins chuvoso e nublado, além de ser regido pelos seus sentimentos e desejos do coração .
Se mudando para uma cidadezinha, onde conhece Carlota, uma mulher que desde o início desperta admiração Werther, porém ela já é comprometida, mas não impede dos dois desenvolverem um relacionamento de " amizade", o livro só apresenta o ponto de vista dele, não sendo possível realmente compreender o de Carlota, mas pela interpretação dele aparentemente também tinha algo mais na relação dos dois do que apenas uma amizade, mas ela compreendia e aceitava sua condição de mulher comprometida com maior facilidade .
O protagonista nutre grande admiração por Alberto ( marido de Carlota ) e pela própria Carlota, chegando ao ponto de idealização. Além de apresentar uma obsessão tão gritante ao ponto de ser sádico, pedia para seus criados irem visitar ela nos dias que não poderia para estar em contato com alguém que esteve com ela. SPOILER , além que no dia do seu suicídio pediu para pegar a arma do marido de Carlota e ficou feliz ao saber que ela tocou na arma que seria seu fim.
Recomendo pesquisar sobre a importância dessa obra e o escritor que mistura ficção com um toque de autobiografia .

Sofia 13/04/2021

A história e a crítica carregada pelo livro foram importantes e marcantes na época de lançamento, uma boa pedida pra estudar essa era da literatura, mas ao mesmo tempo os pensamentos do protagonistas são confusos e escrito de forma rebuscada, da um trabalhozinho ler pra quem não estiver acostumado mas vai
Israel.Berbigier 13/04/2021minha estante
Tenho bastante interesse em Goethe, pensei em começar por esse.

Sofia 25/04/2021minha estante
Meu professor de literatura na época q recomendou, disse q é muito interessante começar com esse, principalmente pq foi um dos maiores representantes do movimento literário q ele pertence na Alemanha

tatilitata 29/06/2021

O que é que acontece quando o jovem tem expectativas muuuuito idealizadas pra vida? Quebra a cara! Mas não dá pra culpar o Werther por ser jovem e querer o melhor e o mais puro de tudo. Não dá pra culpar a Carlota por atender ao que é esperado dela e honrar seus compromissos.

Renata Rezende 21/03/2021

Aquele amor que é O amor
O livro é sobre encontrar o amor da sua vida em um momento onde ele já está envolvido com outra pessoa. É O amor da sua vida, você não co segue fugir ou evitar. Não consegue esquecer ou substituir.

Quem nunca?!

Rey 18/03/2021

Uma obra sensível
Por influência do movimento "Sturm und Drang", que no Brasil significa "tempestade e ímpeto", a obra de Goethe mostra a intensidade de sentimentos de Werther assim como a agudez da sua percepção sobre a realidade a sua volta. A obra pode ser dividida em dois Werthers: o primeiro é um jovem alegre e apaixonado pelo lugar onde vive, que sente tudo com os mínimos detalhes; o segundo é um jovem tomado por uma paixão avassaladora por Lotte, sua amiga cujo amor estava direcionado a Albert. Diante desse amor não correspondido, Werther se afunda em um estado melancólico, e o leitor é puxado pela angústia que esse momento expressa.

Nívia 25/05/2023

Sensível e intenso
O jovem Werther me cansou um pouco, mas a leitura flui muito bem quando você se percebe imerso em várias das reflexões feitas por ele. O tema da leitura é bastante sensível e intenso.

Thais645 04/07/2023

"Tantas vezes sentimos que nos faltam algumas coisas e justamente o que nos falta parece estar de posse de outra pessoa, a quem ainda somamos todas as qualidades que temos, além de certa satisfação idealizada por nós. Assim, a felicidade está completamente pronta no outro, uma criação de nós mesmos".

ferbrito__ 08/09/2020

Pobre Werther, teve de cair justo nos pavorosos braços do amor platônico.
Como dito pelo próprio narrador, o amor foi a ventura e a desgraça do jovem Werther. Seu coração fervia e logo era carbonizado pelo amor que sentia por Lotte. Mas não acredito que se voltasse no tempo tudo fosse diferente, o amor não pede licença, ele simplesmente arromba a porta de nosso coração e, no caso de Werther, o espanca.

Eu amei a narrativa, mas cada vez que Werther se apaixonava mais, eu sentia mais pena dele, pois sabia qual seria o resultado desse amor tão atroz.

Thaís Aguiar 03/07/2021

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER - GOETHE

Goethe, neste romance inesquecível, cria um personagem que transpira sensibilidade em tudo o que vê, toca, admira e ama. Trata-se de Werther, um jovem que muda-se de cidade e através de cartas ao seu amigo Guilherme (tenho percebido que o nome de alguns personagens pode mudar dependendo da edição) conta suas primeiras impressões do lugar, bem como suas expectativas acerca de sua nova vida nessa cidade desconhecida.
A natureza tem grande influência na percepção de Werther sobre as coisas ao seu redor e sobre seus próprios sentimentos, é notável a mudança do tempo seguindo a mudança de humor do personagem. Também pude perceber que em várias passagens do livro, Werther acredita possuir uma certa superioridade de intelecto e sentimentalidade, dá a atenção devida a certas coisas que para muitos passa de forma despercebida. Algumas atitudes do personagem tem um teor até um pouco exagerado e dramático, sendo talvez por isso que sua paixão por Carlota tenha sido tão devastadora para a alma do rapaz.
Carlota é a moça pelo qual Werther vai se apaixonar perdidamente, mesmo sendo alertado que estava prometida a um outro rapaz, que havia partido em uma viagem para tratar de negócios da família. Apesar do aviso prévio da falta de disponibilidade amorosa da moça, Werther inicia um amor platônico que toma conta do seu ser em todos os aspectos. Tudo gira em torno de Carlota, seus pensamentos são torrentes de expectativas pelo próximo encontro, pelo próximo contato, olhar e conversa. Ele a coloca num pedestal que nenhuma outra seria capaz de alcançar, quase santificando-a.
Sem querer dar mais detalhes do enredo, me resta dizer que essa paixão funciona como uma doença degenerativa: consome o personagem a cada dia que passa, que definha com a impossibilidade de concretizar o amor que o devora por dentro.
Esse livro caminha para um final que ultrapassa qualquer expectativa que o leitor possa ter, Werther tem insights sobre sua decisão em diversos momentos da história, discute sintomas de depressão muito antes dessa doença ser devidamente conhecida na sociedade: " À noite, decido que vou gozar o nascer do sol no dia seguinte, mas não consigo levantar da cama. De dia espero ficar alegre com o luar, mas à noite fico trancado em meu quarto. Já não sei mais por que levanto, já não sei mais por que vou dormir. O fermento que pôs minha vida em movimento falta; o estímulo que me encorajava à noite já não existe, aquele me despertava pela manhã se foi." (citação)

Livro recomendadíssimo! Favorito!

@elaselivros no instagram

sofiaa 18/03/2021

lindo perfeito
gostei muito, obra favorita do romantismo com certeza. tem alguns gatilhos então pesquise antes de ler