Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Rick Shandler 29/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe
A literatura deve muito a Goethe. O impacto e a importância de Os Sofrimentos do Jovem Werther são incomensuráveis. Marco inicial do Romantismo, este livro ajudou a moldar a literatura como a conhecemos hoje.

Publicado no século XVIII, o livro segue sendo até hoje um dos mais famosos romances epistolares já escritos. Através das cartas escritas para seu amigo Wilhelm, Werther nos apresenta toda angústia que o levou ao fatídico final do livro. Apesar de ser um livro escrito há quase 3 séculos, vou manter a ideia de não dar spoilers - mas dá pra imaginar qual é esse final.

Mesmo sabendo o desfecho da história, os atrativos da leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther são inúmeros. Este é um daquele livros que todo amante da leitura tem que ler. Um primeiro motivo para leitura é a maestria do uso do romance epistolar. Goethe explora ao máximo essa abordagem intimista, transmitindo cada uma das frustrações de Werther com uma intensidade única.

Aliás, outro motivo é Goethe. Goethe por si só já é motivo suficiente para ler esse livro. Goethe é um daqueles autores incontornáveis sendo considerado até hoje um dos maiores escritores alemães. Conhecer sua obra é conhecer a própria história da literatura. Tamanho foi o seu sucesso com Os Sofrimentos do Jovem Werther que hoje se discute o efeito Wherther (de novo não vou dar spoilers, mas é fácil de achar no Google).

Por fim, não podemos esquecer que esse livro está na origem do romantismo. Como bom machadiano, confesso que por muito tempo só pude ver com olhar de deboche o ideal romântico. No entanto, um olhar mais maduro e principalmente levando em consideração o contexto me trouxe uma leitura totalmente diferente deste livro. Os Sofrimentos do Jovem Wether trata acima de tudo sobre a insatisfação com nossas impossibilidades e convenhamos, no século XVIII elas eram inúmeras. Essa inquietação, esse descontentamento, esse sofrimento é a força motriz não só do romantismo, mas de toda a literatura.

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um marco na literatura. Um clássico necessário para todo leitor. Tem que ler.

Italo 19/06/2020

Bom.
Pelo status no mínimo macabro do livro eu imaginei que o conteúdo seria um tanto forte e que me faria sentir coisas ao extremo mas não, é um livro tranquilo com uma boa história e que além de tudo tem uma escrita que mesmo não sendo das mais simples nós induz a uma leitura fluente devido a musicalidade que envolve. Gostei e recomendo.

Deyviton.Yule 18/04/2021

Werther, o primeiro emo
Bem... O livro é de leitura rápida, quase inteiramente escrito através de cartas de Werther para seu amigo Guilherme (li na versão da L&PM Pocket). Werther faz boas reflexões sobre a vida, suicídio e paixão. O livro é meio melancólico por vezes você pode se pegar pensando: "cara... pra quê tanta humilhação; sai disso... parte pra outra". Também senti um pouco de vergonha alheia em algumas cenas kkkkkkk. É um bom livro até pra você refletir sobre as atitudes que você toma no dia-dia e que você aceitar passar (uma frase dele que gostei bastante foi: "quando faltamos a nós mesmos, tudo nos falta.")

Na versão da L&PM Pocket tem uma parte final com as trocas de cartas reais que houveram entre as pessoas que basearam a história (é muito bom pra se situar).

Anna Clara 17/05/2022

O livro é bom
O livro é bom, começa com o Wether (personagem principal) feliz, que ama contemplar a natureza, ama as coisas simples , as pessoas simples e cotidiana do lugar para o qual acaba de se mudar, e depois durante o desenrolar do livro ele conhece Lotte, moça bonita, de princípios e comprometida, e se apaixona loucamente por ela.. Werther que se afunda nisso, vive um verdadeiro sofrimento e drama, por não ter Lotte pra si; A maior dor de Werther é estar longe de Lotte... O livro inteiro é sobre isso, o próprio Werther narrando seus sofrimentos à seu amigo por meio de cartas.

Teve coisas que eu gostei e achei muito belas, outras que não faziam sentido pra mim... mas foi muito bem escrito ,a alma do livro foi mesmo passada ao leitor, ele transmite mesmo as dores e emoções dos personagens, especialmente de Werther ( que aliás, tem um vocabulário muito bonito, poético, profundo)...
loracy.y 17/05/2022minha estante
Tô lendo esse tambémmm espero que eu goste :)

Anna Clara 17/05/2022minha estante
Espero que você goste também!! Eu gostei, mas como não é o gênero que mais gosto , não foi maravilhoso pra mim... mas é bem bom!

Will 17/05/2023

Werther e seu ímpeto destrutivo
A história de um jovem que se deixa levar por uma paixão avassaladora e fadada à não reciprocidade. Werther deixa-se tomar por fantasias - até pueris, de certo modo - que desde o início mostravam-se ser sua rendição ao inescapável, ao apagamento de sua própria chama interior. Sofreu por amar demais!

ArthurAlves 04/02/2021

Drama dramático
Pode ter sido o momento não oportuno, mas não gostei de como a história é abordada no livro, se torna tedioso e até confuso. Muitas resenhas comentam sobre o drama do personagem, mas o livro é exatamente isso, um drama! Relatado em forma de cartas para um amigo sobre sua vida. Entre oscilações de amor e ódio o livro se arrasta.

Custoso a terminar.

Glória 03/05/2021

Leitura de escola que eu gostei
Inaugurador do Romantismo, expressa completamente a intensidade e valorização do "eu" nessa escola literária. Whether sente tudo ao extremo e a história é uma reflexão disso. Acompanhamos, por meio de suas cartas para seu melhor amigo, sua paixão por Charlotte, uma mulher comprometida. É um bom livro, indico a leitura.

Wilza.Alves 02/09/2022

Uma leitura não muito fluída, por vezes repetitiva, mas que mostra todo o sofrimento do pobre personagem, contém gatilhos emocionais e vários leitores relataram algum incômodo, então já deixo o aviso. Embora levemente arrastado, recomendo a leitura

Manu5 23/09/2022

É importante falar pra quem não conhece o livro que ele gira em torno do tema suicídi0.
Eu amei esse personagem muito perspicaz no que ele fala sobre o homem e o homem enquanto ser humano e não gênero, um personagem tão novo assim como o autor quando escreveu, mas que vê o mundo de uma formo muito madura, profundo.
O sofrimento desse personagem é quase palpável, realmente isso explica o tanto de suicídi0 que teve pelos jovens que liam este livro, não é pra qualquer pessoa até pelo tema, mais é uma ótima mensagem pra mostrar o quanto a paixão pode e na maioria das vezes faz mal, nas coisas pequenas e nas grandes também, não é atoa que a mente de um apaixonado é a mesma coisa de um viciado.

Rafadferrari 15/05/2021

PERFEITOOOO
Ele nao é chato eu amei, foi uma surpresa esse livro ser tão incrível, não tava preparada, eu li até os 47% e depois tive que começar de novo por que o livro tem muita informação e eu não devo ter pego 1% das referências mas gostei muito.

João 23/04/2022

Os sofrimentos do jovem Werther.
Bom, gostei bastante da leitura, e de quebra me identifiquei á beça com o personagem central. Um livro que a gente consegue adentrar muito no psicológico do personagem por meio das cartas, e ficando visível o sofrimento dele, de como ele descreve os seus sentimentos, sua obsessão, os anseios, podemos ver ele se degradando.

Um livro que não tem uma leitura difícil, tendo uma temática interessantíssima, e que vale a pena ser lido, recomendo a todos ( excerto, para as pessoas que estão apaixonadas e tendo um amor impossível de se concretizar ?? se não, vai se identificar e consequentemente irá sofrer junto com o nosso amigo melancólico, Werther.)
Michela Wakami 23/04/2022minha estante
Amei a sua resenha.????

Michela Wakami 23/04/2022minha estante
Também gosto muito desse livro.??

João 24/04/2022minha estante
Muitíssimo obrigado! ?? esse é bom, Michelângela!

Douglas Finger 24/04/2022minha estante
Excelente leitura!!

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Marafa 04/06/2022

Sofrimento
O livro começa com o personagem principal num momento de recuperação, e esse momento vai crescendo até alcançar o cume... e então tudo cai por terra. Aos poucos, a alegria vai dando espaço pro sofrimento, desespero, desilusão, o personagem vai ficando cada vez mais neurótico, vai se entregando à paixão, de tal maneira que o sentimento começa a consumir toda a vida dele, deixando um vazio no lugar.

O bom desse livro é que ele não foge dos assuntos; não procura remediar as situações, não quer evitar algo polêmico, nem tenta fazer o clássico final feliz e perfeito... Ele chega ao único final adequado à história, passando por tantas questões durante isso que é até difícil mencionar. Esse é um livro que vale muito a pena ler, mas ler preparado. A mão da tristeza, aquele sentimento catártico, aquela sensação estranha, aquele incômodo que algumas histórias causam, se instala dentro da gente e insiste em ficar...