Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Matheus 12/10/2020

O livro é dividido em duas grandes partes, e possui como base elementos da realidade. Na primeira, o personagem principal é uma personificação do que seria Goethe, o autor, e a narração é feita com base nas experiências vividas por ele, sendo o tema principal a paixão nutrida por uma mulher já comprometida. Na segunda parte, Werther incorpora Karl Jerusalem, um conhecido de Goethe que passou por uma experiência semelhante de paixão não correspondida, mas que acabou por suicidar-se. Fato este que o escritor soube, curiosamente, por meio de correspondência com o marido de sua amada, afinal Goethe manteve fortes laços de amizade tanto com ele quanto com a moça, durante o tempo em que conviveram diretamente e após, através do envio de cartas. A segunda parte é, portanto, fruto da criatividade do autor para descrever toda a tristeza, desencanto e falta de perspectivas de Jerusalem em relação à vida, que o teriam levado ao seu trágico fim.

Com essa mistura dos elementos de duas vivências - a sua e de Jerusalem -, Goethe cria Werther, um personagem intenso que defende suas opiniões de maneira apaixonada, emocional, e que no início é alguém de fato encantado com a vida, a natureza e as pessoas. A amizade com Carlota - a Charlotte de Goethe -, por quem o homem se apaixona desde o momento em que a vê, é uma relação pura e verdadeira, porém Werther se ressente por não poder ter seus sentimentos correspondidos por ela, que tem em Alberto - o Johann Kestner da realidade - o amor de sua vida. O próprio rapaz reconhece as virtudes do marido de Carlota, que não é retratado como "vilão" em momento algum, mas sim como uma pessoa honesta e equilibrada. A sanidade de Werther passa a desgastar-se aos poucos, tornando seus pensamentos cada vez mais depressivos e irracionais.

Recomendo a todos que tenham curiosidade em conhecer essa que é uma grande história do Romantismo, e que me deixou muito interessado em ler as demais obras do autor.

Caroline457 25/06/2023

As lamentações do Jovem Werther
Confesso que achei o início do livro meio tedioso e lento, mas com o decorrer da história, ele teve um salto enorme em seu desenvolvimento. A obra é escrita em formato de romance epistolar, contendo cartas escritas pelo próprio Werther, que são enviadas a seu amigo muito íntimo, Guilherme. Suas cartas contam relatos de como o personagem se apaixonou por Carlota e de como ele sofre de maneira cada vez mais angustiante por este amor não-correspondido, juntamente à sintonia com os elementos da natureza, que torna o livro excessivamente sentimental.

Percebemos que o jovem passa a criar uma relação muito forte de dependência pela moça, ficando obsessivo e deixando suas emoções dominarem-no de maneira intensa e impulsiva. O final do livro foi muito aflitivo e trágico, onde há toda uma questão ética e filosófica muito mórbida e sombria. Não é o tipo de livro que eu goste muito, mas, no geral, foi uma boa experiência.

"Pois, com certeza, é mais fácil morrer do que suportar firmemente uma vida de suplícios."

CrisIngrid 03/04/2021

Apenas minha experiência de leitura
Eu comecei a ler este livro caçoando do Wether porque, para os parâmetros atuais, amar como ele amou é ridículo. Óbvio que eu entendo todo o contexto em que essa obra foi escrita e o que ela representa e o quanto ela é importante, já que é tida como a obra que fundou o Romantismo. Mas também não dá para avaliá-la descolada das minhas experiências, né?

O que eu não esperava era ser fisgada pelos sentimentos do protagonista ao decorrer da leitura. Terminei o livro super triste e pesarosa, com a sensação de uma nuvem carregada pairando sobre a minha cabeça. Agora eu entendo porque essa obra causou tanto reboliço quando foi lançada. Não tem como ficar apático. Ou você acaba se compadecendo, ou morrendo de raiva. Mas alguma coisa vai sentir.

Para além de toda a questão sentimental exacerbada (se você torcer esse livro, sai lágrimas), eu gostei muito da linguística. A disposição das palavras na frase, as pontuações, as escolhas lexicais, tudo isso é um deleite. Claro que devemos ressaltar o brilhante trabalho de tradução de Ary de Mesquita.

Outra coisa muito boa também é a maneira apaixonada como Werther defende suas ideias, suas crenças. Gostei disso nele, nada é superficial com ele. Me agradei muito, ainda, com a maneira como certos pensamentos iam tomando forma dentro da cabeça dele. Ele tinha um jeito curioso de chegar a certas conclusões. E, por último, achei muito legal o amor, a admiração, o apreço que ele tinha com a natureza.

Enfim, com certeza vale a pena ser lido, mas faça isso quando você estiver super bem.
Mateus com h 03/04/2021minha estante
Recomendo ?as afinidades eletivas? e parte I do Fausto

PatriciaCeron 03/04/2021minha estante
Que ótima resenha, irei lê-lo em breve .

CrisIngrid 03/04/2021minha estante
Obrigada pela dica, Mateus!

CrisIngrid 03/04/2021minha estante
Que bom, Patrícia! Tenha uma boa leitura. E cuidado! haha'

PatriciaCeron 03/04/2021minha estante
Estou me preparando psicologicamente kkkk

ekundera 22/09/2020

Muito drama pra uma pessoa só
O jovem Werther dá nos nervos do tanto que é dramático. Sem mais nada pra fazer da vida, fica remoendo seus sentimentos sobre um amor impossível, sem se dar conta que a realidade vai muito além disso. Você é um almofadinha muito insuportável, Werther!

hugomedina 02/03/2023

Só quero chorar em posição fetal depois desse
Acho que nunca tinha tido tantos sentimentos com um livro antes. Da alegria do encontro ao sofrimento profundo pelo desencontro, esse livro conseguiu me deixar aflito e ansioso por dias!

Não, não é algo tão ruim assim. Acho que pra alguém conseguir te fazer chegar nesse nível, só pode escrever maravilhosamente bem, e foi isso que Goethe fez com esse livro.

Não leia esse livro se estiver com o coração partido.

Tirando esse contexto, indico.

Leandro190 29/07/2022

Amar e sofrer. Sofrer e amar.
Trata-se de, antes de tudo, de uma obra de alto valor histórico. Este livro é considerado como referência inicial do Romantismo europeu. Creio que bons livros sempre nos fazem refletir sobre algum grande tema. Os Sofrimentos do Jovem Werther falam do amor e como o próprio título do livro já enuncia....um amor que faz sofrer. Mas será que amor faz mesmo sofrer??? Se faz sofrer, será que e amor? Será que o que faz sofrer não é o fato de se querer prender, possuir, controlar, monopolizar toda a atenção daquela (e) a quem se ama? Particularmente acho que amar e possuir são coisas distintas e incompatíveis, mas evidentemente, é só uma opinião.

Rick Shandler 29/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe
A literatura deve muito a Goethe. O impacto e a importância de Os Sofrimentos do Jovem Werther são incomensuráveis. Marco inicial do Romantismo, este livro ajudou a moldar a literatura como a conhecemos hoje.

Publicado no século XVIII, o livro segue sendo até hoje um dos mais famosos romances epistolares já escritos. Através das cartas escritas para seu amigo Wilhelm, Werther nos apresenta toda angústia que o levou ao fatídico final do livro. Apesar de ser um livro escrito há quase 3 séculos, vou manter a ideia de não dar spoilers - mas dá pra imaginar qual é esse final.

Mesmo sabendo o desfecho da história, os atrativos da leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther são inúmeros. Este é um daquele livros que todo amante da leitura tem que ler. Um primeiro motivo para leitura é a maestria do uso do romance epistolar. Goethe explora ao máximo essa abordagem intimista, transmitindo cada uma das frustrações de Werther com uma intensidade única.

Aliás, outro motivo é Goethe. Goethe por si só já é motivo suficiente para ler esse livro. Goethe é um daqueles autores incontornáveis sendo considerado até hoje um dos maiores escritores alemães. Conhecer sua obra é conhecer a própria história da literatura. Tamanho foi o seu sucesso com Os Sofrimentos do Jovem Werther que hoje se discute o efeito Wherther (de novo não vou dar spoilers, mas é fácil de achar no Google).

Por fim, não podemos esquecer que esse livro está na origem do romantismo. Como bom machadiano, confesso que por muito tempo só pude ver com olhar de deboche o ideal romântico. No entanto, um olhar mais maduro e principalmente levando em consideração o contexto me trouxe uma leitura totalmente diferente deste livro. Os Sofrimentos do Jovem Wether trata acima de tudo sobre a insatisfação com nossas impossibilidades e convenhamos, no século XVIII elas eram inúmeras. Essa inquietação, esse descontentamento, esse sofrimento é a força motriz não só do romantismo, mas de toda a literatura.

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um marco na literatura. Um clássico necessário para todo leitor. Tem que ler.

@Estantedelivrosdamylla 23/04/2023

Lírico, cativante, polêmico
Neste dia 23 de abril em que se comemora o dia do Livro, nada melhor do que finalizar uma boa leitura.

"Os sofrimentos do jovem Werther " está entre os livros que sempre quis ler, e essa vontade advém de tempos longínquos quando eu estudava o romantismo na escola.

Achava interessante a temática do suicídio e de como o livro havia instigado as pessoas a o praticarem, então ao mesmo tempo que quis lê-lo tive medo do gatilho. Porém, não foi dessa forma.

Werther é um personagem apaixonante. Eu adoro seus sentimentos aflorados e suas paixões, se fosse meu amigo eu diria "omi, relaxe" (o que algumas vezes Lotte e Albert até tentam, mas que não funciona muito), e sorriria de seus rompantes.

Porém, diferente de uma piada, Werther vive intensamente seus amores, o que o caracteriza como uma pessoa sensível à tudo, e algumas de suas abordagens são atemporais. Sentimento de não pertencimento a certos ambientes, amor não correspondido, não identificação com o trabalho (esse muito atemporal), tudo isso faz sua vida pesar.

Por fim, o desfecho todos sabem, mas ainda surpreende o momento em que ele decide por tal atitude, o que sensibiliza o leitor. Mas é isso, uma leitura agradável, com um personagem interessante e uma escrita poética. Marquei muitas citações e amei ler pela edição da Antofágica que está belíssima.

"Amar é humano, apenas tem que amar humanamente".

"Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada."

Renata 21/07/2021

O sofrimento do jovem werther
Uma história linda,triste de um amor não correspondido.Não imaginava que a maneira como ele gostava dela fosse transformar em uma paixão doentia.No livro são abordados muitos outros temas e faz com que sempre temos que olhar o outro lado.Uma leitura triste porém muito atual.Recomendo muito

Francisco240 15/07/2021

Deus meu, Deus meu! Porque me abandonastes...?
O romance epistolar/Drama psicológico
"Nossa imaginação, porque a natureza tende a se elevar, alimentada pelas fantásticas imagens da poesia, cria uma porção de seres, dos quais são os mais insignificantes, e tudo o que está fora de nós parece magnífico, e passamos a considerar qualquer outra pessoa mais perfeita. Isso é absolutamente natural (...)".

Mah 14/06/2022

Não sei se consegui compreender a importância
Honestamente, talvez não tenha conseguido compreender a importância do livro. Acredito que sim, naquela época e até os tempos atuais o romance seja um divisor de águas para muitos. Infelizmente, foi uma leitura sofrida pra mim, e não no sentido que eu esperava ou que fui avisada. Wether me pareceu alguém sem rumo, sem pensamentos solidificados, que colocou toda sua atenção e essência em algo tão fora de órbita quanto o amor a alguém que já estava comprometido. Carlota é... chata, só consigo descrevê-la com essa palavra.

Novamente, devo repetir que talvez não tenha conseguido compreender o livro como deveria.

Luna 24/02/2020

Pesado
É um livro que merece ser este grande clássico da literatura mundial, pois o autor criou uma história que nos envolve desde a primeira página, que mexe com nossos sentimentos, que teve uma narrativa epistolar toda construída pelas cartas de um só personagem e que foi inspiração para muitos escritores que vieram depois. No entanto, você tem que estar preparado emocionalmente antes de ler. Se for uma pessoa sensível, vai chorar com a dor do Werther, vai sentir tudo com ele, toda aquela confusão angustiante de sentimentos, a montanha-russa que eram as suas emoções. E isso desgasta, machuca. Eu fiquei muito triste pelo protagonista, atormentada com a dor dele, sabendo que ele não se salvaria do poço no qual estava caindo. E isso fez com que eu terminasse a leitura me sentindo esgotada. Sentia que eu própria tinha ficado sem energia.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/02/os-sofrimentos-do-jovem-werther-johann.html
Nádia 24/02/2020minha estante
Vou ler com o meu filho para um trabalho escolar ^-^

Bookarina 02/08/2021

favoritado
já havia tido contato com esse clássico na escola, mas não cheguei a ler, apenas vi as notas e estudei sobre. Provavelmente na época não teria sido capaz de absorver toda a história como o fiz agora.
Me envolvi demais e torci pelo werther mesmo sabendo que fim o personagem levaria. á edição da antofágica é um espetáculo a parte e gostei muito do conteúdo extra contido nos posfácios.

Vivi 27/12/2021

Uma leitura para degustar!
Um clássico que faz você observar todos os detalhes da construção do personagem principal, passando por diversos tipos de pensamentos e sentimentos que o levam ao sofrimento e também a outros sentimentos relacionados a conflitos internos, depressão, amor não correspondido, dentre outros. Uma daquelas leituras que vale ler mais de uma vez e a cada leitura novas descobertas e entendimentos.
Patricia.Nobile 02/03/2024minha estante
Iniciando essa leitura.??