Na casa dos sonhos

Carmen Maria Machado

Resenhas - Na casa dos sonhos

Anna 14/01/2024

Fantástico
Carmen nos faz explorar un emaranhado de memórias e dores, trazendo, ao final, o conforto e a beleza de suas palavras.
Uma leitura surpreende sobre um relacionamento queer abusivo.
Deixo aqui um trecho que talvez tenha sido o meu favorito:

"(Nostalgia) Só porque e agudez da tristeza arrefeceu, nao significa que essa mesma tristeza não foi insuportável. Significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidade infinitas, se interpuseram entre vocês e hoje te protegem como no passado não puderam."

Julia 11/01/2024

Às vezes as pessoas amam uma ideia, mesmo que não saibam o que fazer com ela. Mesmo que só saibam fazer a pior coisa possível.

Na 09/01/2024

Absorvi a leitura aos poucos
Foi uma leitura extremamente demorada porque digeri cada página aos poucos. Me identifiquei com muitas, outras tive raiva, outras crise de riso. É um livro que escancara as várias faces de um relacionamento problemático entre mulheres e como isso nos afeta mental e
emocionalmente.
Recomendo o livro, tenho vários trechinhos marcados por aqui.

leobalarin 31/12/2023

NA CASA DOS SONHOS
Mais um livro que dá aquele soco na sua cara, estômago e faz a gente refletir sobre todas as relações.

A autora conta memórias de um relacionamento abusivo que viveu com outra mulher, e acho que esse um ponto alto, pois a relação abusiva sempre vem a memória com o recorte de relações heterossexuais, e ser uma pessoa LGBTQIAPN+ e ver que isso também é uma realidade e que as vezes a gente deixa de enxergar, ou finge que não existe, causa ainda mais desconforto.

A narrativa é perfeita, a forma com que tudo é contato faz de fato a gente viver e sentir toda a angustia vivada por ela enquanto dentro dessa relação, toda sua fraqueza, seu medos, suas ansiedades e o quanto as pessoas se sentem diminuídas a ponto de aceitar viver relações assim.

Possui gatilhos de violências físicas e psicológicas, então fica o alerta.

Como última leitura de 2023, acho que fechei o ano com um livro incrível e sem dúvidas uma leitura marcante e um dos livros favoritos do ano.

Carla566 29/12/2023

Extremamente intrigante
Tudo aquilo que é diferente me agrada, assim como a forma como a Carmen conta a história dela, como ela faz comparações, histórias paralelas e principalmente como ela conta sua dor de uma forma que vemos como aquilo não a afeta mais. Ela conta como aquela parte da sua vida a fez quem é, apesar das cicatrizes. Eu me encantei muito, queria ser amiga da Carmen. Ela conta mais que a sua história, ela fala para pessoas que talvez nem saibam que estejam em relacionamentos assim ou sequer saibam da existência.

Mari 14/12/2023

Uma frase
Esses dias estava vendo, em uma rede social, as pessoas comentando sobre frases que fizeram elas lerem livros, pois bem, esse foi o meu livro incentivado por uma frase. O livro é bom, muito bem escrito, mas pesado, e não é pra ser leve. A Carmen traz em seu livro uma parte de sua história pessoal e também citações e referências de suas pesquisas sobre o assunto. Eu, como mulher cis hétero, não tenho um lugar de fala sobre o assunto, mas uma coisa eu sei: a violência contra a mulher acontece em todo tipo de relacionamento e deve sim ser tratada para que vítimas não se sintam mais sozinhas do que se sentem e com mais medo de denunciar.
Através de metáforas, Carmen escreve sobre o relacionamento abusivo que viveu.

desireemarr 27/10/2023

Livro difícil de se ler. Você fica aflita à todo momento e esperando sempre o pior.
É uma leitura necessária.

Julianaaires 26/10/2023

Diferente
O livro é diferente de tudo que eu já li, principalmente na organização dos fatos, o que eu gostei bastante. Não foi uma leitura arrebatadora, mas achei bem necessária, principalmente quando se para pra pensar como existem poucos relatos de relacionamento abusivo entre mulheres documentados

mimi0 21/10/2023

Na hora certa
Quero começar essa resenha dizendo que o livro não me tocou como uma mulher queer mas sim como uma mulher. Obviamente eu espero que o livro possa ser lido e aproveitado pelo o público alvo que a autora quis tocar, mas também por todas as mulheres que tiveram que passar por uma experiência assim.

Sai de um relacionamento abusivo meses depois de começar minha leitura, e poder ter uma mulher falar tão abertamente sua experiência sem poupar suas palavras fez muito bem pra mim. Muitas coisas que eu nunca tive coragem de pensar, que eu não pude falar foram expressadas nesse livro e ao mesmo tempo que me dói tanto também me traz um conforto muito grande ver uma mulher fazer o que eu não posso e não tenho coragem.

Brunna158 19/10/2023

Coisa de DOIDO!
Simplesmente devorei esse livro em uma tarde. não conseguia largar, o mundo podia acabar que eu não soltava esse livro.

é lindíssimo, a escrita te faz viajar. o tanto que é lindo é doloroso. o tanto que é doloroso é CRIATIVO. recomendo de olhos fechados!

Evellyn257 17/10/2023

Uma narrativa diferenciada que no início me surpreendeu, principalmente a forma de apresentar os capítulos, mas logo me vi imersa na leitura sem conseguir parar. O tema é pesado, mas é necessário que esse tipo de história seja contada, uma vez que é mais comum do que imaginamos que aconteça e muitas vezes a vítima é descredibilizada, como a própria autora destaca.

Polyana 05/10/2023

?Quando o chão se afasta cada vez mais, você jura a si mesma que vai contar para alguém que a situação é grave, que vai parar de fingir que essas coisas não estão acontecendo, mas, quando o chão volta a se aproximar, você já começou a embelezar sua história."

Eu não sabia que precisava tanto ler esse livro, até ler. Com certeza não teria forma melhor de escrever essa história, se não fosse dessa forma, da Casa dos Sonhos. Maria Carmen conseguiu colocar em palavras dor, sentimentos e situações que são quase inexplicáveis.
Esse livro é pedrada demais, inclusive não recomendo para todos, porque tem muitos gatilhos.
Doeu demais ter me identificado com a Carmen, mas a admiro muito por ter escrito sobre esse tema, que é tão pouco falado e pela coragem de contar a sua história.

ClAudia 26/09/2023

Dolorido e necessário
Essa autobiografia é tocante, triste, engraçada, tudo ao mesmo tempo.
Uma mulher gorda e lésbica que encontra um amor avassalador e ele quase a destrói. Uma história real demais e ao mesmo tempo surreal: como é possível, num relacionamento homossexual, haver violência?

A escrita da Carmen é envolvente e te coloca pra refletir. E mais uma vez eu li bem devagar, apreciando o que ela escreveu e respirando fundo com tudo que as palavras dela me fizeram sentir.

Super recomendo, mas cuidado com os gatilhos de violência.

Giovana.Kutschenko 23/09/2023

Na minha mente
Um dos melhores livros desse ano com certeza, porque foi um dos mais humanos.
Possui frases maravilhosas que são recheadas de sentimentos e experiências.
Pensei que leria apenas sobre a história dela, mas me vi em diversas dessas situações, essa leitura foi como uma afirmação e abraço em meio a incerteza e solidão de viver algo que não é tão comum ou intenso como foi comigo.
Carmen é escrita, é toda uma intensidade no sentir e no viver. No momento, ela foi a escritora na qual eu mais me identifiquei e me emocionei.
Não me arrependo de ter lido esse livro, abordar esse tema de certa forma aquietou uma parte de mim, a que duvida se sentir é irrelevante ou totalmente necessário para a existência em si.

Cleany 21/09/2023

Autobiografia, ensaio, conto. "na casa dos sonhos" não é nada do que eu esperava e consegue ser muito mais. definir esse livro como "uma história sobre um relacionamento abusivo" seria deixar de fora a maior parte do que ele realmente é: um livro sobre partidas, mas também sobre encontros - encontros consigo mesma, com a história. riquíssimo em referências, poético e triste. uma reflexão profunda sobre uma vida.

"Será que esse é o fim da história? O avanço inconsequente e ruidoso do tempo?
Há um conto folclórico panamenho que termina assim: 'Meu conto só chega até aqui; ele termina, e o vento o leva embora'. Esse é o único final verdadeiro que existe.
Às vezes você precisa contar uma história, e em dado momento você precisa parar".