Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

jmath 20/02/2024

Uma continuação desnecessária.
Uma leitura cansativa do início ao fim. O livro é muito extenso para uma história simples e, em alguns momentos, pecou em trazer personagens e não desenvolvê-los, o que impossibilitou gostar e criar vínculo com os personagens novos. A história também trouxe conflitos um pouco infantis demais. Não consegui me conectar tanto como no primeiro livro, que já foi um dos meus favoritos.

Alice1666 20/02/2024

Silêncio= morte
Eu amei essa continuação. O primeiro é bom mais como o próprio autor falou "[...] Não sei o porquê, mas pareceu leve demais.". Tive muito medo do Dante morre kkkkkkk. É incrível vê o amadurecimento do Ari e como sua visão do mundo pode mudar tudo a sua volta. É tanta coisa junta, te ensina tanto, fala sobre: homofóbico, racismo, machismo, se autoconhecer, nacionalidade, aceitação, amor, principalmente sobre o amor e todas as suas formas. E tem personagens secundários incríveis.

lina39204829 20/02/2024

Este livro foi super necessário SIM!!
Quando li "Aristóteles e Dante Descobrem os segredos do universo" achei que o livro tinha acabado com um final perfeito, dois gays felizes (na medida do possível) juntos. E POH@ eu estava super errada vey.
"Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo" foi um livro super necesario e completo, que me fez chorar muito.
Sério, o descubrimiento do Ari sobre si msm e sobre o seu amor pelo Dante é incrível, os dois são encriveis!!
quero me acabar com eles, ou ser a cachorra do ari.
Sério, o jeito como o ari amadurece é surreal.
Os amigos que amam ele são incríveis.
Os srs. Quintana são maravilhosos, um amor de pessoa.
Os pais do ari são incríveis.
fiquei muito feliz por ter lido esse livro, ficaria com um grande vazio se não o lê-se.
Vou chorar, foi uma leitura muito boa ?

Eduarda2505 18/02/2024

Mergulhando em Águas Tempestuosas
O volume dois do romance mais profundo e filosófico de todos continua exatamente de onde a história parou. Mas não, não é igual ao primeiro, os personagens mudaram e continuam mudando ao longo de cada página, evoluindo cada vez mais. E foi uma experiência linda e emocionante acompanhar todo esse desenvolvimento.

Como o autor fala nos agradecimentos, este é um livro menos leve que o volume um, quando se trata dos temas abordados. Todos os personagens e as linhas da história se desenrolam e se atam em um grande enredo com frases icônicas, cenas emocionantes, pautas importantes, demonstrações de amizade sinceras e, principalmente, AMOR.

Pessoalmente, o volume um já havia me cativado de uma forma tão linda que, mesmo sem querer, as expectativas para o dois estavam altíssimas, ainda que não soubesse o que seria abordado nele. E as expectativas foram alcançadas. Como citei à cima, são focos diferentes, mas são ambos perfeitos para mim. Vou levá-los em meu coração por toda a vida.

JaqueSiim 17/02/2024

Não estava gostando da continuação da história dos dois no início.. demorei muito pra passar da primeira metade do livro. Mas a partir do momento que o foco saiu um pouco dos dois comecei a me interessar mais, e o fim me rendeu muitas lágrimas

malibusina 17/02/2024

Lindo, lindo, lindo, lindo ??
Foi uma experiência muito verossímil e tocante vivenciar o amor do Ari e do Dante meio à epidemia de aids nos Estados Unidos, quando o preconceito estava mais violento do que nunca. Homossexuais eram mortos cotidianamente e pessoas trans tinham tratamento médico recusado. O medo, a angústia e o sofrimento de viver nessa época me contaminou de tal forma que Ari e Dante serão meus companheiros de vida. A luta deles será também a minha luta, e não posso me sentir mais orgulhosa por isso! ??

Victor108 16/02/2024

Leitura cansativo, e final ruim. Um dos objetivos do livro era se redimir com erros de fala cometidos no anterior, mas acabou se centrando nisso e se distando da história principal varias vezes do livro. Com quantidades de páginas desnecessárias para assuntos que nada tem a ver com a história.

Aila.Cristal 16/02/2024

Se fosse 100 páginas mais curto acho que amaria mais
Teve várias partes em que o livro foi entediante. Teve uns diálogos que pareciam forçados e superficiais.
Me surpreendeu o plot twist porque foi do nada (de um jeito ruim) acho que não precisava mas me emocionei de qualquer forma.
O romance dos dois era a coisa mais linda mas achei que tinha pouco. Queria que fosse como o primeiro livro: simples e objetivo mostrando a trajetória deles com o amor, a amizade, a vida, a lealdade e descobertas.
Amei as meninas do livro também, mas a profundidade da amizade deles foi muito rápida e quase instantânea.
Mas ainda gostei. Ari e Dante, Dante e Ari. Uma história linda.

Victor 15/02/2024

Dante ama Ari, Ari ama Dante!
?Pensei que ele só me ensinaria a nadar nas águas da piscina. Mas ele me ensinou a nadar nas águas da vida.?

Que continuação maravilhosa!

Essa história nos lembra a importância do amor em nossas vidas, na sua forma mais simples.
Retrata a dificuldade do relacionamento gay nos anos 80, o preconceito, a amizade, a importância da presença familiar, diversos assuntos de maneira leve e de fácil compreensão.
Dá pra literalmente se sentir na pele do Ari, com todas as suas inseguranças e medos, que só quem já passou pelas mesmas situações sabe.

Ari e Dante são meus novos personagens favoritos, com certeza!

Babi @leiturasdababi 14/02/2024

@leiturasdababi
Esse é o segundo livro da história de Aristóteles e Dante, e nele vamos acompanhar o amadurecimento dos dois. Ele é narrado em primeira pessoa pelo Ari, então conhecemos mais de perto seus medos, seus sentimentos, seus bloqueios...

Os dois moram em um cidade do Texas, bem na época em que a pandemia de AIDS está no auge, e junto com isso, o preconceito e homofobia das pessoas. Portanto, além de acompanhar a história dos dois, ainda vamos nos deparar com vários outros problemas no meio do caminho.

🖌️🎨 Os dois têm personalidades bem diferentes, mas são loucamente apaixonados um pelo outro. Ari é muito na dele, possui muitos bloqueios e dificuldade de expor seus sentimentos. Enquanto Dante é bem expansivo, gosta de fazer piadinhas e ama poesia e arte.

Um ponto forte nesse livro é o acolhimento de ambas as famílias, isso foi muito lindo de acompanhar e muito gratificante. Mais especificamente a mãe do Ari, que é uma pessoa incrível, uma mulher FODA!

🍒 A questão do relacionamento e amor de Ari e Dante no livro é apenas a cereja do bolo, pois há outros assuntos muito importantes nesse livro também (luto, racismo, homofobia, feminismo, fé, xenofobia, etc...) e que, na minha opinião, foram tratados de uma maneira muito sólida e nada superficial.

Juliana440 13/02/2024

AMADURECER NEM SEMPRE É FACIL.
O segundo livro, tão qual o primeiro foca de maneira expressiva nos sentimentos do protagonista Ari, não só nos seus pensamentos em relação a Dante, como seus pesadelos e monstros internos.

A relação dos protagonista embora fique mais consolidada, não obtém tanto foco quanto no primeiro livro, dando espaço para o amadurecimento pessoal de Aristóteles, como pessoa e principalmente, a transição de garoto para homem.

O desejo que percorre o corpo de garotos dessa idade, o conhecer do próprio corpo e não só o próprio corpo. Mapear outros países e ser cartógrafo de sua própria história, e trilhar e escrever seus passos.

Foi um livro delicioso de acompanhar, adorei as amizades de Aristóteles, adorei seu romance, e principalmente... eu amei a mãe de Ari.

Todos sabem que Lilian é apaixonante.

Kazim 13/02/2024

Aristóteles e Dante Mergulham Nas Águas Do Universo
Não gostei desse livro, ASMEI esse livro! Cinco estrelas e favoritadooo, um dos livros da minha vida!
Aprendi tanto lendo essa obra prima, senti tantas emoções, me senti tão próximo dos personagens e consegui adentrar de uma forma tão diferente dos outros livros que já li, que para mim era tão palpável o que os personagens passavam e sentiam que me sentia literalmente nas situações, ficava feliz com o casal, ficava aflito quando brigavam, put* quando eles tinham que lidar com certo tipo de gentinha, enfim, vibrei o tempo todo por eles. Sei que para muitos esse livro não tem sentido existir, ou que não tem nada para contar, mas em minha humilde opinião, acredito que a existência dele é algo necessária pra complementar o primeiro livro, e trazer mais de aridante claro, e tem muita história pra te fazer esquecer o nosso universo e focar só neles.
É uma história tão rica, não só pelo que ela por si só representa, mas também por trazer muito sobre o amadurecimento. Amadurecimento em uma relação amorosa, em uma relação de amizade e em uma relação familiar, podemos ver o Ari, que inicialmente era um garoto introvertido e que não se permitia amar e ser amado, passar a se permitir mais e viver muito mais em todos os núcleos que há, e isso tudo não da noite pro dia, mas sim de um duro trabalho em que ele teve que se permitir fazer. Amadurecer não é algo fácil, é mais difícil do que parece, e tanto Ari quanto Dante vão percebendo isso, e posso dizer também de uma forma pessoal de minha parte que isso machuca demais, temos que quebrar a cara, errar, errar e errar é continuar seguindo sem parar pra só assim evoluir, não é, e nunca vai ser fácil, por isso acredito que esse livro é extremamente importante para muitos jovens, pois ele mostra isso de maneira bem realista e difícil de digerir. Não é aquelas história de conto de fadas e tudo mais, a gente é levado pra um mundo cruel, o nosso mundo real, onde por muitas vezes até amar te machuca e te causa dores. Em meio a tantas incertezas, medos, decepções, perdas e sofrimento, os personagens continuam seguindo e mudando suas visões de mundo, com uma sede imensa de desbravar e amar o mundo que por muitos os odeiam, e junto a isso entendem que o que sempre vai prevalecer é importar no final sempre vai ser as pessoas que nos amam e o amor. Só assim pra fazer a gente seguir acreditando. Enfim, uma história de muito valor que merece ser conhecida pelo mundo inteiro!

Jkjmlovely 12/02/2024

O mundo, o universo, e Aristóteles e Dante.
Sinceramente? Nao existem palavras existentes capazes de demonstrar o que foi a itensidade desse livro, a continuação mais que perfeita e incrivelmente emocionante.

É incrível o amadurecimento principalmente vindo da parte do Ari, a história toda bem desenvolvida e bem escrita, demonstrando por si só o quanto mesmo que nao reais, mostra o quanto sao humanos e correm em busca de conhecimento e autoaprendizado.

Eu chorei com eles, ri e fiquei feliz, surreal de emocionante é eu ja sinto saudade, recomendo a todos a leitura de tão incrível que é!!

"Se tivermos sorte, se tivermos muita sorte, o universo vai nos enviar as pessoas de que precisamos para sobreviver."

Mirelle56 12/02/2024

Eu nunca fui de ler romances gays, porque gosto de me identificar com o protagonista que narra, como se fizesse parte da história, então nunca me interessei em ler.
Mas vi esse livro em promoção na americanas, e comprei sem perceber que era um, decidi dar uma chance, afinal já havia comprado e li.
Me surpreendi demais, não esperava nada e me entregou tudo, aquela história...
Chorei as últimas cem páginas como uma manteiga derretida, tinha que parar várias vezes para respirar.