Belladonna

Belladonna Laura Reggiani

Resenhas - Belladonna

Daiane 02/08/2023

Vou começar pelo epílogo. Por que não poderia deixar de dizer que se houver uma continuação leria com muito gosto pelo simples fato de ter me deixado curiosa com certo personagem introduzido no final(Atropa).

A fantasia me conquistou desde o início, mostrando como Belladonna vivia antes de ser levada para Salvattore. Quando terminei o primeiro capítulo, tudo o que pensei foi: se o primeiro capítulo foi desse jeito, acho que posso colocar grandes expectativas para a leitura.

Como posso descrever a protagonista se não for com suas próprias palavras "Ladra de almas. Venenosa. Assassina. Salvadora. Justiceira. Heroína. Bastarda. Plebeia. Soberana. Belladonna." "Eu não era Sofia Trevoci, ou um parasita vagabundo, ou uma aberração bastarda. Meu nome era Belladonna. E o mundo ainda tremeria diante do som dele." Depois disso me conquistou facinho!

Ficava constantemente apreensiva pensando em quem realmente estava do seu lado e quem a trairia.

O romance me pegou de jeito, adoro um enemies to lovers. A tensão e desconfiança que pairava sobre eles me deixava bem ansiosa. E sabe aqueles livros que completos estranhos se juntam por um objetivo maior e no final se tornam mais que amigos, mas família? Então, isso também acontece aqui!

Foi um livro enorme? Foi.
Achei que foi bem construído? Sim.
E os personagens? Também.
Os secundaristas foram todos bem introduzidos e cada um tinha sua particularidade e peso na história. Mas em especial Lucca e Damica. E olhe, o Lucca me deixou louca, LOUCA!

A evolução da Belladonna, o desejo de conquistar pelos seus objetivos, os tropeços, as traições, a paixão, as tristezas e tantas outras coisas que aconteceram foram lidas de se ler.

P.S.: sobre o romance, essa frase aqui me deixou fraquinha
"Me deixe? me deixe apenas? Venerá-la" fraquinha gente!

Larissa 27/04/2023

?? VENENOSA. LADRA DE ALMAS. SOBERANA ??
Eu confesso que estou desde que terminei essa leitura tentando encontrar palavras que consigam expressar pra vocês o que foi esse livro.
Belladonna desde as primeiras páginas me ganhou pela sua inteligência, força e convicção. Embora sempre precisasse mentir, fingir e se esconder quando as circunstâncias apertavam, ela nunca deixou seu passado interferir no que queria para o seu futuro.

? Eu nunca tinha lido livros com temas sobre vampiros porque era traumatizada com Crepúsculo (perdão a quem gosta, mas eu odeio), e comecei a ler esse livro com 0 expectativas, juro.
Mas confesso que não precisou de muito, porque logo nas primeiras páginas eu ja estava ?cadelinha pela protagonista e me contendo ao máximo para não ler tudo de uma vez.

? AMBIENTAÇÃO
A história se passa da Roma Antiga, e eu só posso dizer que a Laura ARRASOU na ambientação. Se tem uma coisa (na verdade, várias) que não podemos falar dessa mulher é ?que ela não estuda (e muito) para escrever um livro. Desde o dialeto dos personagens, os nomes, as expressões, O VINHO. GENTE ELA ESTUDOU SOBRE VINHOS PRA PODER ESCREVER A PERSONAGEM. Fora que as descrições são maravilhosas, na medida e te deixam imersas na história sem se entediar.

? PERSONAGENS

Não teve UM personagem nessa história que eu não me apeguei por um momento. Alguns foram até o final, outros depois eu desejei a morte (tipo o 🤬 #$%!& do Salvattore).
Todos com personalidades MUITO distintas, mas ainda assim cada um tinha um lugarzinho na história e fizeram total diferença.
Eu nem preciso falar de Belladonna e Lucca ne? A partir de agora são meu casal fav.

? PONTOS NEGATIVOS

?História cativante
?Protagonista vilã
?SUPER enemies to lovers
?Conquista pelo trono
??Ela quer o reino. Ele quer ela?

LEIAM BELLADONNA ????????

Mayzinha 19/04/2023

MEU DEUS DO CÉU
Eu não me canso de dizer que a Laura pode escrever o que ela quiser e vai sair PERFEITO, mas dessa vez ela se superou! Belladonna é um livro que valeu a pena esperar.

Lelê 26/04/2023

Como tudo que Laura faz, esse livro é PERFEITO. Tudo de bom, perfeito, sem defeito, maravilhoso, thuthuco belíssimo só coisas boas

OhDerye 08/10/2023

Sanguis, Calidus, Victoris.
Belladonna foi uma surpresa, comecei a ler pq tinha achado a capa bonita e em poucas páginas já tava imersa na história, e mesmo sendo um livro grande, não é uma história massante, a escrita é fluida e o desenrolar da história satisfatório.
Amo o desenvolvimento do casal e toda interação que eles tiveram.

Minha frase favorita do livro:
"? Eu não morreria por amor, mas morreria por você."

manumoli 24/04/2023

Pqp q livro bom
Uma fantasia nacional lançada recentemente que merece seu tempo. Uma história que te envolve de uma forma única, com um protagonista cheia de carisma e um pouco cruel, intrigas políticas muito bem desenvolvidas e um romance de tirar o fôlego.

FAbily0 25/11/2023

Belladona.
Decidi começar a ler pelo desafio das exatas 1000 páginas, não sabia o que esperar em questão, ao começar a ler o livro me prometeu uma protagonista fodona e ele entregou o prometido. Belladona simplesmente é "belíssima" e esplêndida, de todos os livros de fantasia com personagem feminina conquistando seu lugar, belladona está na pirâmide das fodonas junto a Feyre(acotar) e Jude Duarte(príncipes cruel). Essa três tem o que gostamos de melhor, força, foco e persistência. A história do livro é bem construída e bem desenvolvida, a Autora me surpreendeu várias vezes durante o livro com plots inesperados, devorei o livro gigantesca o mais rápido que pude. Super recomendo a todos que gostem do tema ?

Thai lendo 13/07/2023

"É desoladoramente poético. Saber que a única coisa que te provém alívio provoca agonia na mesma proporção."
Vampiros? Vampiros!

Sabe quando você começa um livro que sabe que vai ser bom? Que sabe que vai ter uma ótima experiência? Comigo esse livro foi assim. Eu já sabia que ia ser bom, ja sabia que ia gostar, e fui com expectativas bem altas, nem todas foram superadas, mas a maior parte me surpreendeu, e de uma forma bem positiva.

Para começar com a protagonista, o desenvolvimento dela é bem perceptível, até mesmo para ela que, nos últimos capítulos, descreve que mudou muito. Ela teve uma construção boa, mas ao mesmo tempo eu senti que não foi de um jeito normal, de um jeito comum. Parece meio superficial. Os outros personagens seguem a mesma lógica, eles são bons, muito bem feitos, mas não parecem muito bem desenvolvidos, e também não dá para se apegar a eles, os transformando em uma parte que deveria ser essencial no livro, para algo superficial.

Na verdade, isso foi um grande problema durante a minha leitura. Eu amo vampiros, amo histórias de fantasia, ainda mais quando envolve política e estratégia, e apesar da quantidade de páginas, eu estava preparada para o desafio.

No começo, até gostei de ler, mas não conseguia me apegar a história. Depois de um tempo, a quantidade de páginas deixou de ser uma oportunidade de cenas interessantes, para uma certeza de virar uma história maçante. Foi isso que infelizmente aconteceu, a história ficou cansativa, o número de páginas não ajudou, e as cenas de ação não compensam as dezenas de cenas de conversa e jantares na corte, ou ainda mais, as descrições de vestidos e outras vestimentas.

Outra coisa, a vilanidade da protagonista. É comum e muito bem avaliado, a ideia de ter uma protagonista (ou antagonista) malvada, que passe acima de todos para alcançar seus objetivos e tenha uma crueldade não fingida. A Belladona é assim, mas perde um pouco da sua essência logo nos primeiros capítulos, quando começa a questionar se tem lealdade com Lucca ou se vai conseguir aliados no castelo. Não que seja ruim, mas foi um ponto negativo, já que ela só volta ter essa personalidade tão panfletada nas divulgações, lá pro fim do livro, mais de 500 páginas depois.

É por isso que eu esperava que a história em si, fosse melhor. Mas é mais do mesmo, brigas na corte, uma cena de ação vez ou outra, diálogos sentimentais com alguns personagens e uma vez ou outra explicação dos planos, nada muito novo, o que seria ruim, se não fosse o próximo e principal ponto na minha leitura; a construção de mundo.

De verdade, a Laura deu uma aula nesse quesito aqui. Apesar de dentro do livro eu não me importar nem um pouco com o mundo e a geopolítica (até porque no livro isso não é nem um pouco aplicado de forma interessante) dentro da história, olhando por fora, tenho que admitir, esse livro é um exemplo de construção de mundo. Árvore genealógica, história de origem, países proximos, comércios, guerras antigas, vestimentas, normas, etiqueta e até mesmo instrumentos e comidas diferentes, baseados em uma cultura e desenvolvidos para o livro. Foi um trabalho em tanto, muito bem feito. Ficava um pouco irritada na hora de ler tantas palavras em outro idioma, mas achei tão bonito, tão legal, deu uma originalidade na história. Esse foi de longe o meu ponto principal em Belladonna.

Esse é um livro muito bem feito e muito bem pensado. Não me conquistou nem me prendeu do jeito que eu esperava, mas não posso negar que foi bom. Mesmo com tantos pontos negativos, ele ainda consegue facilmente ser uma das melhores estruturas literárias que li (falando do mundo). Agora a história em si, não me prendeu nem gostei, é previsível e pouco elaborado, estava esperando um plot twist enorme, mas recebi apenas uma explicação mal introduzida.

Outras coisas que não gostei foram as mortes desnecessárias, as cenas feitas para chocar que não tinham um real propósito e também os misterios e desavenças que eram introduzidos aleatóriamente e não foram nem um pouco resolvidos.

Enfim, tem muito o que dizer, muito o que melhorar e muito o que colocar se realmente tiver um próximo livro, mas não é ruim. Recomendo, porque, de verdade, é um trabalho gigante e impecável para uma autora independente fazer, e só mostra como livros nacionais têm um potencial enorme num mercado literário que pouco se importa com eles. Além do mais, a estrutura dele como ebook surra a de muitas editoras grandes. Gostei, quero ler o próximo e recomendarei esse com certeza, ainda mais que tem vampiros.

Bianca.Avanci 27/07/2023

Belíssima de Fato
Meu Deus, que livro maravilhoso!

Sou apaixonada por uma personagem forte e destemida, mas Belladonna realmente subiu e muito na minha visão, ela é incrível, me identifico com ela em vários momentos, simplesmente uma personagem para amar.

Lucca, devo dizer que me apaixonei por ele no momento que ele esfaqueou Belladonna e Deus, o que isso faz de mim não sei, mas que eu me vi fascinada por ele foi. Lucca cresceu tanto ao longo da história que só me fez ama-lo mais e mais, aquele personagem que odiamos e amamos ao mesmo tempo.

História incrível de muitas formas, aquele Plot Twist acabou comigo por milésimos de segundos, porque no começo não conseguia acreditar que estava acontecendo, completamente insano, mas muito bem planejado.

Só tenho amor e elogios para essa obra esplêndida!

MayaraMoeller 19/07/2023

A Laura já tinha conquistado minha fidelidade com Safira de Prata, mas nunca imaginei que ela conseguiria me fazer ler mil páginas sobre a parte que menos gosto nas fantasias, a política. Mas ela é tão tão tão boa que valeu a pena cada segundo.
Acompanhar a trajetória da Belladonna e ver ela pisando em cada um que duvidou dela, conhecer esse universo incrível e rico, me apaixonar por tantos personagens maravilhosos e bem construídos... Valeu cada página (inclusive muitas das quais tive que reler porque as tramas políticas foram tão bem criadas e entrelaçadas que me perdi na maioria). Enfim.
Essa autora é maravilhosa e me da orgulho em enaltecer os autores nacionais.

anyswiftt 01/03/2024

Belíssima!!!
Belladonna foi meu primeiro contato com a inscrita da Laura Reggiani e sinceramente foi um contato surpreendente... Eu não tenho palavras para descrever o que é ler esse livro.

Vamos falar da protagonista, Belladonna não é uma moça ingênua de coração bom, ela é o próprio demônio e isso faz ela ser tão especial. O jeito que ela arrancou a coroa das mãos do Salvattore foi tão satisfatório. Só o fato de ela ser uma vampira mestiça e ser coroada a rainha, já deixava o povo da corte tudo p@t@ da cara.

O plot Twist me surpreendeu muito, eu chorei igual criança no POV do Lucca e quando voltou pra Belladonna o tombo foi tão grande que eu fiquei 5 minutos olhando para o nada.

Esse livro é uma obra prima que todos deveriam ler e eu vou panfletar para geral sim. O livro é cheio de jogos políticos, segredos, traições e aliados. A Laura Reggiani fez um trabalho incrível.

Belladonna e Lucca um enemies to lovers de respeito, um casal que explode química desde o primeiro contato.

Esse livro tem um enredo que prende a atenção do leitor, fazendo a gente se envolver pelos personagens e tentar adivinhar o que vem nos próximos capítulos.

Recomendo Belladonna a todos que gostam de fantasia.

Mavete07 27/08/2023

AAAAAAAAAAHHG
Eu sou fã de carteirinha da Laura e me comprometi a ler todos os livros dela desde Safira de prata. É incrível ver a evolução da escrita e das histórias dela de um livro pro outro. Não sei pra quem essa mulher vendeu a alma, mas as histórias dela são mágicas e sempre me deixam obssecada. É uma escrita deliciosa, você nem percebe que tá lendo tão rápido e bum, o livro acaba. A habilidade de escrever personagens cativantes pelos quais eu sempre me apaixono perdidamente mesmo que isso me faça apoiar coisas como possessividade, um pouco de violência ocasional, etc. Não sei nem o que dizer sobre a Belladona, ela é absurda e como o Lucca, não sei se existem palavras pra ela, mas concordo em começar com "belissima". O romance é saboroso e uma facada no peito ao mesmo tempo. Desde o começo, eu achei que alguém iria machucar alguém no final e pela forma que a relação é construída, é 50% a 50%, não dá pra confiar em ninguém e mesmo confiando eu tava que nem a Belladona, desconfiada. Adoro cada parte de política que preciso ler 3vz pra tentar entender e as batalhas. Tudo nesse livro foi perfeito, ele me fez rir e chorar nas mesmas proporções e eu não vejo a hora de ler a continuação.
Laura se você estiver vendo isso, eu te venero e você é belissima.

LeSoze 01/05/2023

Cópia e cola
Confesso que no começo até que estava gostando, apesar de algumas ressalvas, porém depois de 50% a história já não me descia mais

1000 páginas pra um livro estremamente corrido, tudo acontecia numa velocidade impressionante, e depois estagnou, ficou arrastado

As resenhas e propaganda "intrigas políticas incríveis" , não vi nada disso, achei tudo superficial e sempre se resolvia em duas páginas, e não teve profundidade nenhuma

O casal é simplesmente fraco, não senti química nenhuma, esse "enemies to love" não colou, pq simplesmente não tinha lógica

E oque mais me incomodou foi que li o livro inteiro, pensando que já vi essas histórias em outro livro. A personagem feminina forte, diferente das outras garotas, o moreno sarcástico mistérios. Isso tudo é clichê demais e não me desceu.

O que eu gostei foi esse found family, a criação da Capitolina, achei fofo e adorava as cenas delas juntos. Podia ter sido mais explorado, nos últimos 30% foi simplesmente ignorado, ainda o fato que não posso falar por ser spoiler, desnecessário, tentou trazer drama pra história, mas olha ??

Um livro fraco, que poderia ter tido mais potencial, pq a história em si é interessante, mas execução pecou. Parece uma junção de várias livro de fantasia adolescente, com hot e um pouco violecia pra tentar deixar adulto. Não funcionou pra mim esse livro
Isabelle.Dias 18/05/2023minha estante
Pra mim também

Amy 19/04/2023

Fiquei super animada para ler esse livro porque quando li safira de prata foi a coisas mais gostosa do mundo e me apaixonei pelo universo que a Laura criou.
Esse livro, no entento, tem um potencial GIGANTE, ideias incríveis e personagens muitos gostosos, mas acredito que não foi tão bem executado.

Primeiramente, minhas considerações positivas:
Belladona é uma protagonista INCRÍVEL, ela é forte, mas ao mesmo tempo vulnerável, inteligente, mas ainda ingênua no desenrolar da corte. É tão gostoso de se ver ela planejando, estruturando e se superando cada vez mais.
Morana, Carina e Lidana também tem cada uma sua personalidade e seu carisma, são maravilhosas e fáceis de se apegar.
A ideia do reino como um todo é muito boa, a inspiração romana e os vampiros fizeram ser uma experiência muito boa e ler algo formulado de um jeito tão inovador foi ótimo.
O romance com o Lucca é maravilhoso, houve vários capítulos que me tiraram suspiros, que me fizeram surtar e me emocionar. Eu simplesmente amei como eles tem sede de sangue juntos (falo do caso figurado rs).

Agora minhas considerações não tão boas:
Eu achei que essa história poderia ter sido divida em dois livros para ter oportunidade de se expandir.
Eu senti que houve coisas que não foram muito me explicadas ou desenvolvidas, algumas dessas sendo: explicações das posições hierárquicas no sistema político, cônsul, regente, pretor, senador, quais são suas reais atribuições? Eu não tenho conhecimento de política romana e por isso até agora não sei quem faz efetivamento o que; também, o Vicenzo foi apresentado como um dos personagens importantes e leais a Bella mas simplesmente sumiu e teve 0 interações relevantes; o final do livro se perdeu um pouco no romance, a terceira parte foi 90% só sobre o lucca, achei que isso poderia ter sido distribuído melhor.
Além disso, a Laura mudou um pouco sua escrita e resolveu sempre começar os capítulos no meio de uma cena. Eu acho que esse é um recurso que funciona em situações específicas, mas com frequência realmente me incomodou, muitas vezes, inclusive, eu ficava perdida no início de um capítulo, tinha que ler um pouco pra me habituar e depois voltar pro começo pra conseguir efetivamente entender o que tinha acontecido.
Também senti que ela se prendeu na mesma coisa em vários capítulos, por exemplo, teve 3 capitulos seguidos sobre a Bella se arrumando pré coroação, o que poderia ter sido 1 capítulo só. E achei que faltou um pouco de ação, sangue, lutas, etc, e até me referindo aos esquemas políticos mesmo, que era 8 ou 80, ou falava muito dos esquemas ou passava capítulos só mencionando por cima, poderia ter havido um equilíbrio.

Apesar de tudo, é uma história muito boa, criativa e cativante. Me arrancou muitas emoções e surtos. Recomendo!