A Ruína de Um Reino

A Ruína de Um Reino Alexandra Christo

Resenhas - A Ruína De Um Reino

its.duda 14/01/2024

Eu, meu navio, e uma garota com o oceano em seus olhos
Perfeito! Que livro perfeito!
Eu estava louca para ler uma fantasia de sereias com piratas. E ainda é um enemy to lovers só pra me deixar mais feliz ainda.
Eu enrolei pra ler pq quando eu descobri esse livro ainda não tinha em português e eu estava com preguiça de ler em inglês. Mas quando a editora Literalize liberou a pré venda eu não perdi tempo, e valeu a pena pq a edição é lindíssima.

Sobre a escrita, a autora Alexandra Christo trouxe uma releitura incrível e sombria da clássica princesa da Disney. Ela até mesmo usou referências a obra original da Pequena sereia, onde serias viram espuma do mar, mas no caso da Alexandra são as ninfas. Mas a Pequena Sereia não foi a única referência aos contos de fadas e outras histórias que eu percebi. É possível ver que alguns reinos citados são baseados nessas histórias.

É incrível ver a interação dos personagens e sua evolução, o modo como Lira aprende aos poucos sobre o que é ser humana e também o modo como Elian aprende que os monstros que ele caçava também podiam ter sentimentos.

geem28 12/01/2024

Deu a louca na pequena sereia
Olha, vou mandar a real, a premissa do livro e interessante mas ele é muito chato.

São novecentos anos pra começar a acontecer algo e num momento de menos paciência eu tinha largado isso pra lá. E quando finalmente começa a acontecer algo (e isso é lá pros 70% do livro), passa corrido e amontado e dali pro epílogo é tipo um pulo.

Enfim, 3.5 de 5 porque já li coisa melhor mas não é o pior de temática meio sereia. O soco em maldição do mar.

isasc. 09/01/2024

Num dia você é o caçador e no outro a caça.
O conto da ariel é um dos meus preferidos, esse livro é uma "releitura" e conseguiu ser muito mais interessante.

Lira. Uma ninfa, caçadora de corações de principes, predestinada a ser a rainha sucessora de sua mãe.
Elian. Um príncipe, que mais se identifica como pirata, matador de ninfas.

A leitura é super fluída, a história é muito boa, dividida entre os povs da Lira e do Elian onde vamos descobrindo mais sobre seus pessoais. Ambos com o mesmo destino, serem rei e rainha de seus mundos. E ambos com o mesmo sentimento, que não pertencem àquilo que lhe foi destinado.

Senti falta de umas borboletas no estômago no romance deles mas pelas circunstâncias da para entender porquê nao teve kk.

*A ambientação do livro é perfeita!!

Dienifer.Velasques 07/01/2024

Eu gostei da história .
A história em si foi bom só o romance podia ser mais construída ficou um pouco raro.

Mainara.Ashley 29/12/2023

Virou um dos meus livros favoritos! Amei cada página desse livro e como a história é empolgante. Tudo nesse livro é incrível e faz a pessoa querer cada vez mais. Super recomendo pra todo mundo.
Stefany.Valim 03/01/2024minha estante
Sabe me dizer qual a classificação indicativa? Tem hot?

Bianca 27/12/2023

Previsível
Achei a leitura bem previsível, nada de surpreendente, cliche até. Já esperava por esse final. A leitura é fácil e fluida, não tem muita ação na história nem acontecimentos incríveis. É uma leitira padrão.

Pam 21/12/2023

Ameii ?? uma coisa diferente do meu costume
Quando li a resenha já me interessei, mas estava com um pé atrás de ler porque não era bem meu estilo, sempre li mais romances sem fantasia então foi diferente, mas eu amei para uma primeira experiência e achei ele rápido e gostoso de ler, os pontos de vistas dos personagens e os diálogos são ótimos e é um livro que favoritei em novembro.

shiggycatbooy 19/12/2023

'A Pequena Sereia' da melhor forma possível
Um ótimo livro, lindo e que dá pra sentir as emoções em cada página, a melhor releitura que já li!
Recentemente comprei 12 livros físicos, e de todos, este foi o único que tive receio de não gostar; e não poderia estar mais enganada!
Acho que foi pelo fato de ser uma releitura da história da Pequena Sereia, por ele ser um dos queridinhos do tiktok, ou até mesmo um preconceito meu à primeira vista por ter achado que os personagens seriam imaturos por serem jovens. Só sei que me enganei e muito bem.
A minha personagem favorita sem dúvidas foi nossa protagonista Lira, ela é forte, leal, intensa, inteligentíssima e engraçada. O relacionamento complexo que ela tem com a mãe até o final do livro é algo que consegui me identificar bastante e me fez torcer muito por ela.

amanda.sf 17/12/2023

“A Ruína de Um Reino", ou "To Kill A Kingdom", na versão original, é uma fantasia standalone (livro único) que reconta a história da pequena sereia, porém com várias mudanças.

Aqui, as sereias são seres mais monstros do que humanos, e além delas também temos as ninfas do mar, uma espécie um pouco mais encantadora, mas também mais mortífera. A nossa protagonista, Lira, na verdade é uma ninfa do mar, e é a filha da rainha do mar. Lira é conhecida como A Maldição dos Príncipes, porque ela mata príncipes e rouba os seus corações.

Já Elian, o nosso mocinho, é um príncipe, pirata e caçador de ninfas. O seu maior alvo é a Maldição dos Príncipes, que vem atacando a realeza e assassinando os seus amigos. E é claro que logo Elian também se torna o principal alvo de Lira, já que ele está caçando a sua espécie.

De cara, já achei essa sinopse muito boa, e o livro me atraiu bastante. Eu diria que o ponto alto aqui são os protagonistas. Eles funcionam muito bem isoladamente (mas nem tanto juntos, como vou falar a seguir), e ambos são extremamente ferozes, espertos e carismáticos. Eu imaginava que algum lado dessa relação estaria mais desequilibrado, mas não. Os dois são muito inteligentes e não fazem o papel de bobos, como é tão comum vermos em histórias em que temos algum tipo de fingimento ou mentiras, como temos aqui - já que Lira precisa se passar por humana para esconder a verdade, e Elian tem seus próprios segredos a esconder.

Porém, não achei a dinâmica deles como casal tão boa quanto eu esperava. Os diálogos são sem graça e muitas vezes infantis. Frequentemente, eles estavam discutindo e se provocando de maneira tão estúpida que me fazia revirar os olhos. Além disso, como dá para perceber pela sinopse, os dois são inimigos mortais. Sendo Lira a única que conhece a verdade, eu esperava que ela demorasse bem mais para se apaixonar do que Elian, mas foi o contrário. Logo ela estava caidinha por ele, ignorando todas as ninfas que ele já havia caçado e matado, e ignorando o seu próprio desprezo por humanos, que ela foi ensinada a ter. Não acho que isso seria algo impossível de acontecer, mas foi mostrada muito pouca interação entre eles para chegar ao ponto em que ela literalmente estava dando sua vida por Elian. Enfim, o romance me decepcionou muito. Foi um instalove fantasiado de enemies to lovers.

No mais, gostei um pouco de alguns personagens secundários, como Madrid e Kye, mas eles também não tinham nada de muito especial.

A mitologia também é extremamente rasa, e parecida com o que teríamos em qualquer livro YA. Foi a parte mais chata do livro, e as cenas de batalha não me cativaram nem um pouco. O mundo não é muito expandido, e temos poucos personagens. Em vários momentos foi descrito que tínhamos uma população de 100 pessoas no navio, mas só eram descritas falas e reações dos mesmos cinco personagens. Li Tress do Brandon Sanderson recentemente, e foi impossível não comparar.

A escrita também é bem típica de livros YA, com diálogos cringy (especialmente os dos vilões), o que me desanimou em vários momentos. No geral, te dá a mesma sensação de assistir a um filme da Disney ou a uma série da CW, apenas mais sangrento.

Por fim, também chamo a atenção para outro ponto que vem me incomodando em todos os livros da Literalize: a tradução. Esse é o terceiro livro que leio da editora, e em todos encontrei o mesmo problema. Diálogos estranhos, expressões que não fazem sentido e parecem ter sido traduzidas literalmente, erros de ortografia. Tudo bem que é uma editora menor, mas ainda é um absurdo, especialmente considerando o preço que eles cobram por esses livros. Vou pensar duas vezes antes de comprar qualquer coisa deles novamente.

No geral, dei 3.5 estrelas (porém na verdade seria mais para menos, 3.25) porque foi um livro relativamente divertido, com protagonistas interessantes, e uma história que consegue estabelecer bem um começo, meio e fim. O plot não é nada muito especial, mas a autora consegue fechar o livro de forma satisfatória. Além disso, o twist de termos ninfas do mar assassinas e um príncipe pirata no lugar da história clássica da pequena sereia é bom demais.

Rafaela1752 17/12/2023

Gostei bastante, mas não foi o que eu esperava.
Acabei colocando expectativas altas no livro e, no final, não foi o que eu esperava. Confesso que esperava mais. Faltou química nos personagens principais. Em certo pontos, dá pra entender que eles nem deixaram de ser "enemies to lovers". Não achei um livro ruim, só senti que faltou alguns pontos. O final também ficou meio em aberto e mal explicado. Um epílogo seria bem-vindo.

Lavinea.Neves 13/12/2023

Acho que eu coloquei muitas expectativas nesse livro, me decepcionei um pouco, mas não consigo dizer o que eu realmente estava esperando. Gostei muito do protagonista masculino, mas acho que a Lira acabou ficando meio confusa. Entretanto a leitura foi rápida e confortável, ao meu ver um livro bom de ler, mas não maravilhoso.

Eloah38 04/12/2023

Que universo e desenvolvimento incríveis
A muito tempo eu queria ler esse livro. Eu acabo não lendo tanto livros de monstros marinhos e piratas porque não acho, mas é prazeroso ler esse tipo de livro, imaginar tudo, eu amei muito.
O Elian e a Lira tem uma história linda, o desenvolvimento deles como casal parece improvável e eu fiquei com medo de ser algo meio forçado, mas foi simplesmente perfeito, tudo fez sentido e o desenvolvimento da Lira, ela se autoconhecendo e entendendo quem ela realmente é foi maravilhoso.
É uma leitura divertida, não é aquilo que tem um grande plot, mas o livro inteiro você fica esperando quando o Elian vai descobrir, da até um nervoso kkkkkkk.
O universo que a Alexandra Christo criou ficou lindo, os reinos, as ninfas, as sereias, as lendas... tudo foi muito bem estruturado.
Eu estava com saudade de me envolver tanto assim com uma história, me divertir, surtar. E meu deus, é muito bom ler fantasia com livro único (raridade).