A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Nidia Lysney 05/08/2023

Elena é uma autora intrigante, consegue escrever sobre assuntos difíceis de forma extremamente fluida. A obra nos apresenta um retrato cru da perda da inocência, da chegada da vida adulta com suas mazelas. A personagem principal tem um pouquinho de Lenu da tetralogia napolitana.

Dani (@danimoura1) 05/08/2023

Deixando de ser menina
"Eu a considerava uma adulta, eu era uma garotinha. Eu certamente não teria sido capaz de uma lucidez tão impiedosa, nos momentos mais críticos, sabia como me esconder até de mim mesma".

Elena Ferrante tem o dom de escrever verdades incômodas sobre o que é ser mulher.

Mari 04/08/2023

Ferranter de carteirinha
O que é essa mulher, gente? Perfeita!!
O livro mostra as indiossincrasias, contradições, confusões mentais e descobertas próprias da adolescência.
Acho incrível e não canso de me surpreender como Elena Ferrante é capaz de sair desconstruindo peça por peça cada personagem, e tornando cada pecinha mais e mais complexa, depois unindo tudo num grande quebra-cabeça confuso, saboroso e tão real, pois somos assim, humanos, complexos e cheios de contradições.
É lindo ver como ela consegue mostrar a quebra das ilusões que muitas crianças criam sobre seus pais e como tudo muda na adolescência, como a vida vai desfolhando novas facetas.
Uma obra-prima.

Letícia 02/08/2023

Esse foi meu primeiro livro da autora e fiquei maravilhada com a forma como ela consegue descrever como é crescer em um mundo caótico e ir se adequando a ele conforme vamos amadurecendo, a capacidade dela de descrever a confusão que é existir. Vi muitos comentários negativos sobre começar a ler Elena Ferrante por esse livro mas, pra mim, foi um ótimo início.

jufe 01/08/2023

Boa leitura
Gente, foi um livro que eu tive asco de todos os personagens, mas ao mesmo tempo eles pareciam tão reais que eu entendia e depois achava todo mundo interessante de novo. Vou dar uma chance pra série da Netflix. O livro saiu da minha zona de conforto, mas é uma ótima leitura.

Alice 30/07/2023

Eleninha, a maioral
Avalanche de sentimentos e pensamentos honestos, cruéis, brutais, assustadores e principalmente reais sobre amadurecimento e rompimento com a infância.

Acho que nunca vou deixar de me impressionar com a capacidade da Elena Ferrante em descrever a confusão nervosa que é o fluxo de memórias, dores, neuroses, medos e vontades de uma pessoa. No caso desse livro, de uma adolescente vivendo quebras dolorosas e importantes enquanto questiona, descobre e constrói quem ela é.

Nem sempre agradável de ler. Um livro que te instiga e te repele. Intenso, medonho, maravilhoso.

Gabi Stramandinoli 26/07/2023

Eu fiquei simplesmente obcecada com a história e a escrita incrível dessa autora. O final me pegou demais porque eu realmente não queria que acabasse, fiquei querendo saber mais ter o desfecho de tudo.. incrível, incrível! Com certeza vou ler outros da autora ??

Laura.Brito 26/07/2023

Ao cair das máscaras
Elena Ferrante tem o dom de nos fazer mergulhar em tramas complexas atravessadas pela profundidade das personagens, especialmente as femininas. Nesta obra, acompanhamos a crise de Giovanna no que percebe o fim da própria infância. Depois de ouvir do próprio pai que está ficando feia, tal qual sua tia conhecida por sua feiura e maldade, a garota vê suas certezas se desmoronarem diante de sua transição de menina à mulher.
A adolescência de Giovanna é marcada pela confusão de sentimentos, pela pressão estética que acomete todas as mulheres a partir dessa fase e a busca por sua identidade. Tentando entender a sentença do pai, ela se aproxima de sua tia. Esta terceira presença é responsável pelo questionamento da imagem idealizada dos pais e, também, da vida adulta. Aos poucos, Giovanna deixa de enxergar seus pais somente como seus pais e passa a enxergá-los como as pessoas que são - sinal inevitável de crescimento. Por baixo das máscaras, a menina enxerga um teatro de mentiras e falsidades que permeiam as relações adultas.
Enquanto lida com a quebra de expectativas acerca de sua família, ela busca entender a si mesma atravessada por questões transformadoras na vida de toda adolescente, como a autoimagem, o sexo, as amizades, o amor e o ódio, a descoberta da liberdade. A rebeldia que dispara contra os pais traduz sua própria confusão e o rancor de ser, subitamente, afastada do mundo fantasioso infantil onde tudo era fácil e tudo era justo. Ao acompanharmos a história de Giovanna, acompanhamos sua releitura sobre a cidade onde vive, as pessoas que conhece e ela própria.
Já tendo lido outros livros da autora, posso afirmar que poucos romances conseguem atingir tamanha profundidade a construção das personagens e as relações interpessoais que se tecem ao longo da história. Ferrante tem a habilidade de escrever mulheres imperfeitas, tão imperfeitas a ponto de serem reais. Não faltam momentos de identificação com alegrias e sofrimentos, assim como não faltam momentos em que, diante da honestidade da autora ao compôr as personagens, nos cabe julgamentos e até mesmo revoltas com suas condutas.
No estilo literário de Ferrante, notei proximidades com a tetralogia napolitana, principalmente na maneira de construir as personagens femininas: imperfeitas, reais, relacionáveis, profundas e não-romantizadas. Talvez essa sinceridade crua ao escrever (sobre) mulheres seja o que mais aprecio no trabalho da autora.
Fiquei surpresa ao ler várias críticas negativas a esse livro. Talvez porque seja uma leitura mais densa, mais fria e mais cínica do que os trabalhos anteriores. Contudo, tenho que concordar quando sugerem que esse não é o melhor livro para iniciar a aproximação com a autora. Depois de familiarizada com o tipo literário que Ferrante propõe, esse livro vem como leitura mais potente, profunda e transformadora. Gosto de pensar que a autora escreve sobre mulheres para mulheres. Por essas e outras, a necessidade e indicação de ler mais vozes femininas.

ogatoleu 25/07/2023

Achei malfeito
No começo pareceu um livro ótimo, estava empolgada. No entanto, à medida que ia passando as páginas, me parecia cada vez mais que o livro não tinha sida muito bem planejado, e que a autora tinha um início em mente, mas estava improvisando o que ia acontecer depois. O livro constantemente te promete reviravoltas e frustra suas expectativas. Personagens que pareciam chave são simplesmente abandonados e, no final, todos eles parecem pouco importantes. Não tenho problemas com não gostar dos personagens de uma história (afinal, se for algo bem feito, pode ser algo interessante), mas os personagens aqui parecem não ter significado nenhum a partir da metade do texto. Temas que a autora se propunha a abordar, como o amadurecimento e as diferenças entre classes sociais, são desenvolvidos de uma forma meio porca. Parece que a autora tenta nos fazer acreditar que suas escolhas na obra são propositais, mas a mim muitas coisas me soaram mais como encheção de linguiça.

Esse foi o meu primeiro livro da Ferrante, mas, apesar da má primeira impressão, vou tentar dar uma nova chance para outro livro da autora, já que li em alguns lugares que esse livro não é de longe um dos melhores dela.

Maga 23/07/2023

Acabei de ler e estou na dúvida se gostei ou não... É inegável o quanto Ferrante escreve maravilhosamente bem e nos faz, no mínimo, querer acompanhar o desenrolar da história, porém não me senti afeiçoada por nenhuma das personagens.

lcsfagundes_ 19/07/2023

Diva da fofoca
Elena Ferrante sempre sensacional em criar personagens multidimensionais, personagens que são detestáveis em alguns momentos e em outros (ou nos mesmos) totalmente relacionaveis.

JAlia372 19/07/2023

Desapontamento
Como uma grande fã de Elena Ferrante, esse último livro dela que me faltava, decepcionou muito. Principalmente porque, depois de ter escrito a obra fantástica que é a tetralogia napolitana, entregar essa história me deixou bem desapontada. Aqui não senti que nada foi tão bem trabalhado como a autora sabe fazer, os problemas e dilemas enfrentados pela narradora adolescente soam como coisas sem importância e não consegui, em nenhum momento, me conectar ou sentir qualquer simpatia por Giovanna.
Uma pena que este livro não chegue nem aos pés dos outros de Ferrante.

Vanie 17/07/2023

"Naquela fase, a mentira e a prece entraram estavelmente na minha vida cotidiana e de novo me ajudaram muito. As mentiras, em sua maioria, contei a mim mesma."

Mah Mac Dowell 15/07/2023

Acho que Elena Ferrante não é pra mim. Já tinha lido a série dela e também não tinha gostado muito. A história é ok, mas achei a protagonista meio chata. Não consegui me apegar à história ou mesmo aos personagens. Única coisa positiva foi a forma como a Autora expõe essa ?vida mentirosa dos adultos? como todo mundo finge ser o que não é e como todos nós temos segredos. Mas não é um livro que eu indicaria.

Bia 10/07/2023

Livro incômodo que mostra as dificuldades de uma adolescente ao entrar na fase adulta. As decepções ao saber que adultos mentem, são mesquinhos, egoístas e gananciosos até mesmo com os seus relacionamentos familiares. A descoberta da liberdade. A emancipação dos seus próprios sentimentos.
O livro é bom, a autora, como sempre, consegue trazer incômodos para reflexão.