A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

GioMAS 09/07/2023

A inconstância do amadurecimento.
O impacto das atitudes dos pais sobre os filhos, as relações familiares e sua inconstância, o sexo e os relacionamentos sociais.

O livro nada mais é do que um mergulho nas profundezas da consciência de uma adolescente, ora confusa e descolada da realidade, insegura, infantil, ora extremamente consciente, desperta para os aspectos que regem a alma humana.

A leitura exige sensibilidade, doses de compreensão e paciência. As incertezas da narradora personagem geram inquietude, são básicas, beirando o medíocre e, justamente por isso, capturam o leitor.

Não é um livro ruim, confesso que me conquistou, fazendo com que retomasse a leitura após cinco meses. Porém, é difícil se adaptar a narrativa, a protagonista provoca emoções simplórias, que muitas vezes desprezamos para aparentar uma superioridade forjada.

Sem dúvidas, a autora consegue reproduzir a escalada da maturidade de uma adolescente, a descoberta da sexualidade - em verdade, trata-se de um livro bem Freudiano -. Não é uma tarefa fácil, certamente exige elevado dom literário, tanto para a autora, quanto para o leitor.

Uma estória sobre a vida, as vezes bastante monótona, mas vida, esse entrelaçado constante que nos une nos mesmos desafios e felicidades.

Bom, é impossível negar que Giannina e Vitória nos fazem refletir sobre o papel que assumimos, nossas próprias realidades.

Um livro que parece avançar assim como os solenes e conturbados anos da adolescência avançam.

Arrivederci, Giannina.

Patiiii 06/07/2023

Amo a ferrante e adoro como ela consegue passar também os dilemas dessas fases da nossa vida com tanta crueza é verdade mas esse foi difícil pq todos os adultos eram grotescos e extremamente egoistas. Óbvio não esperava perfeição por serem adultos mas essa tia era muito escrota com a Giovanna. Só passo pano pra gio justamente pq ela era uma menina totalmente sem apoio e instrução de ninguém que era culpabilizada pelo erro dos outros infelizmente algo bastante real. É muito bom viajar pra Itália com a ferrante.

Shirley :) 06/07/2023

Se eu for bem honesta comigo mesma, eu nem sequer conseguiria descrever as sensações que esse livro me proporcionou. Mas como é uma obra que trata justamente sobre "A vida mentirosa dos adultos", e se tem uma coisa que eu sou é uma adulta, mestre em mentir pra si mesma, vou tentar traduzir, em meros devaneios tortos, o quão impactante foi essa leitura.

"Arrebatadora", essa é a primeira palavra que me vem à mente, nessa minha tentativa fútil de descrever A vida mentirosa dos adultos. Mas se eu parar um pouco pra pensar, essa palavra se encaixaria para qualificar a minha experiência com a escrita de Elena Ferrante como um todo.

Alguns (vários) questionamentos e inseguranças enfrentados por Giovanna me atravessaram violentamente, muitas vezes me pegando desprevenida e me largando atordoada em meio a tantas páginas. Cada capítulo que eu concluía, no insano desejo de ler mais um, e mais um, e mais um, me guiou por um caminho tortuoso de revisitar meu próprio passado e refletir sobre a adulta que aquela adolescente de dez anos atrás se tornou e, principalmente, pensar nos adultos que influenciaram aquela adolescente a se tornar a adulta de hoje, além das leituras que me interessaram e as mudanças que enfrentei. Duas protagonistas vagando pela própria mente, cada uma em seu próprio fluxo de consciência.

Em determinado momento da narrativa, um dos personagens diz a Giovanna, que ela coloca muita força nas palavras, e posso afirmar, sem pudor nenhum, que é nessa força que está o poder da linguagem.

Dito isto, se é que minhas palavras tiveram força suficiente pra se fazerem entendidas, A Vida Mentirosa dos Adultos é um livro magnífico, daqueles que, de cara, já ocupam um valioso espaço na lista de "um dos melhores que já li na minha vida", tal qual sua autora.

Maria Eduarda 04/07/2023

Girlhood in a spectrum
Precisa como sempre. Senti falta de desenvolvimento de algumas personagens e o meio pro fim foi beeeeem massante e chato. Mas gostei
Brena.Siqueira 11/07/2023minha estante
Creio que o tema tinha tudo para ser muito bem explorado. Mas os fatos realmente se tornam massantes e o enredo não toma rumo nenhum. O final é sem sentido.

joao366 03/07/2023

A Vida Mentirosa dos Adultos
Minha primeira experiência com a Elena Ferrante e posso dizer que pretendo ler mais livros dela. esse livro é bem reflexivo no sentido de a personagem principal pensar muito sobre tudo, a vida, as relações e essas coisas. apesar de ter gostado do livro eu esperava um final bom, um objetivo pra história seguir ???? posso não ter entendido o ponto principal do livro. mas de qualquer forma gostei, a escrita é fluida e a mente da giovanna é bem cativante, te dando vontade de ler.

Michelle 02/07/2023

A vida mentirosa dos adultos
Pela voz e olhares da adolescente, Giovana, um livro repleto de mentiras e verdades ... pequenas e grandes ... das nossas vidas.

Lena.T 29/06/2023

Como vi em alguma resenha aqui no?
Skoob, o livro fala sobre Autoconhecimento, sobre as etapas da vida, e principalmente da visão de quem as vive. Com trechos bastante despudorados, o livro é fluido e demonstra a complexidade do desenvolvimento humano. Estava com bastante expectativa, e me entendam, gostei, é uma bom livro. Mas esperava mais dele, seguindo as indicações que recebi.

Boa leitura ?

Marina 26/06/2023

Tenho gostado bastante do estilo dos livros da Ferrante. Contando com a tetratologia, esse deve ser o seu sexto livro que leio. Como sempre, sua trama tem "um quê" psicológico, umas questões existenciais e muuuuitas ponderações do personagem, que no caso é a Giovanna. Desse jeito, dá para se entranhar bastante nos dilemas de crescimento, família, amizade, amor, encantamento e nas muitas desilusões de Gianní. A adolescência é uma fase meio desencaixada da vida mesmo... é preciso se descobrir. E Giannì se mostrou obstinada nessa busca.

Thaís Brito 24/06/2023

É desassossego que você quer?
Eu tinha vontade de ler Elena Ferrante, mas nem sabia muito bem o que esperar. Que surpresa boa. Foi um dos livros que me tirou da zona de conforto. Tem partes cruas, fortes, que me trouxeram inquietação. E foi mais curioso ainda me identificar com a personagem principal com uma parte do dilema que ela enfrenta dentro da família. A autora nos dá uma visão privilegiada da passagem da infância para a maturidade de Giovanna, com todas as suas dúvidas sobre a própria identidade e absorvendo o impacto das descobertas sobre as falhas dos adultos que serviram de referência para ela até então. Gostei muito da jornada.

Cla Motta 22/06/2023

Autoconhecimento
Giovanna é uma adolescente tentando se descobrir através da relação com seus pais e sua tia. No livro, você acompanha esse crescimento da personagem e compartilha com ela suas inquietações e questionamentos.

Natalia 21/06/2023

Esperava mais
Este é o primeiro livro da Elena Ferrante que leio, e me decepcionei. A temática é interessante, mas o desenvolvimento da história não me agradou. Achei meio vazio, assim como o final.
Teve pontos interessantes como quando os filhos percebem que seus pais não são perfeitos e que cometem erros, as inseguranças da adolescência, início sexual, etc.
Mas pra mim a história foi fraca.

Carina28 19/06/2023

Não funcionou para mim
Confesso que esperei muito desse livro, e para mim não funcionou.
Achei a leitura cansativa, e muitas vezes até entediante. Aborda alguns temas necessários, mas não me atraiu a história.
O final eu achei muito sem graça e previsível.

Renata @paraquemgostadelivros 14/06/2023

Giovanna é uma garota napolitana que escuta o pai dizendo à sua mãe que ela se parece com sua tia paterna Vittoria, que ela não conhece, por ser brigada com seu pai.
Então, Giovanna decide conhecer sua tia e, a partir daí, começa a mudar seu comportamento, a enxergar seus pais de forma diferente e se aproxima de pessoas ligadas à sua tia, tentando se descobrir e se conhecer melhor.

Mih 13/06/2023

Seco e sem frescura
O livro aborda os trâmites e problemas da vida adulta e, principalmente, da adolescência. A história é boa, mas não a achei instigante. O livro é fluído, acho que alguns personagens ficaram de fora de uma exploração melhor. De resto, o livro é bom.