A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante




Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos


1096 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


GioMAS 09/07/2023

A inconstância do amadurecimento.
O impacto das atitudes dos pais sobre os filhos, as relações familiares e sua inconstância, o sexo e os relacionamentos sociais.

O livro nada mais é do que um mergulho nas profundezas da consciência de uma adolescente, ora confusa e descolada da realidade, insegura, infantil, ora extremamente consciente, desperta para os aspectos que regem a alma humana.

A leitura exige sensibilidade, doses de compreensão e paciência. As incertezas da narradora personagem geram inquietude, são básicas, beirando o medíocre e, justamente por isso, capturam o leitor.

Não é um livro ruim, confesso que me conquistou, fazendo com que retomasse a leitura após cinco meses. Porém, é difícil se adaptar a narrativa, a protagonista provoca emoções simplórias, que muitas vezes desprezamos para aparentar uma superioridade forjada.

Sem dúvidas, a autora consegue reproduzir a escalada da maturidade de uma adolescente, a descoberta da sexualidade - em verdade, trata-se de um livro bem Freudiano -. Não é uma tarefa fácil, certamente exige elevado dom literário, tanto para a autora, quanto para o leitor.

Uma estória sobre a vida, as vezes bastante monótona, mas vida, esse entrelaçado constante que nos une nos mesmos desafios e felicidades.

Bom, é impossível negar que Giannina e Vitória nos fazem refletir sobre o papel que assumimos, nossas próprias realidades.

Um livro que parece avançar assim como os solenes e conturbados anos da adolescência avançam.

Arrivederci, Giannina.
comentários(0)comente



Patiiii 06/07/2023

Amo a ferrante e adoro como ela consegue passar também os dilemas dessas fases da nossa vida com tanta crueza é verdade mas esse foi difícil pq todos os adultos eram grotescos e extremamente egoistas. Óbvio não esperava perfeição por serem adultos mas essa tia era muito escrota com a Giovanna. Só passo pano pra gio justamente pq ela era uma menina totalmente sem apoio e instrução de ninguém que era culpabilizada pelo erro dos outros infelizmente algo bastante real. É muito bom viajar pra Itália com a ferrante.
comentários(0)comente



Shirley :) 06/07/2023

Se eu for bem honesta comigo mesma, eu nem sequer conseguiria descrever as sensações que esse livro me proporcionou. Mas como é uma obra que trata justamente sobre "A vida mentirosa dos adultos", e se tem uma coisa que eu sou é uma adulta, mestre em mentir pra si mesma, vou tentar traduzir, em meros devaneios tortos, o quão impactante foi essa leitura.

"Arrebatadora", essa é a primeira palavra que me vem à mente, nessa minha tentativa fútil de descrever A vida mentirosa dos adultos. Mas se eu parar um pouco pra pensar, essa palavra se encaixaria para qualificar a minha experiência com a escrita de Elena Ferrante como um todo.

Alguns (vários) questionamentos e inseguranças enfrentados por Giovanna me atravessaram violentamente, muitas vezes me pegando desprevenida e me largando atordoada em meio a tantas páginas. Cada capítulo que eu concluía, no insano desejo de ler mais um, e mais um, e mais um, me guiou por um caminho tortuoso de revisitar meu próprio passado e refletir sobre a adulta que aquela adolescente de dez anos atrás se tornou e, principalmente, pensar nos adultos que influenciaram aquela adolescente a se tornar a adulta de hoje, além das leituras que me interessaram e as mudanças que enfrentei. Duas protagonistas vagando pela própria mente, cada uma em seu próprio fluxo de consciência.

Em determinado momento da narrativa, um dos personagens diz a Giovanna, que ela coloca muita força nas palavras, e posso afirmar, sem pudor nenhum, que é nessa força que está o poder da linguagem.

Dito isto, se é que minhas palavras tiveram força suficiente pra se fazerem entendidas, A Vida Mentirosa dos Adultos é um livro magnífico, daqueles que, de cara, já ocupam um valioso espaço na lista de "um dos melhores que já li na minha vida", tal qual sua autora.
comentários(0)comente



Maria Eduarda 04/07/2023

Girlhood in a spectrum
Precisa como sempre. Senti falta de desenvolvimento de algumas personagens e o meio pro fim foi beeeeem massante e chato. Mas gostei
Brena.Siqueira 11/07/2023minha estante
Creio que o tema tinha tudo para ser muito bem explorado. Mas os fatos realmente se tornam massantes e o enredo não toma rumo nenhum. O final é sem sentido.




joao366 03/07/2023

A Vida Mentirosa dos Adultos
Minha primeira experiência com a Elena Ferrante e posso dizer que pretendo ler mais livros dela. esse livro é bem reflexivo no sentido de a personagem principal pensar muito sobre tudo, a vida, as relações e essas coisas. apesar de ter gostado do livro eu esperava um final bom, um objetivo pra história seguir ???? posso não ter entendido o ponto principal do livro. mas de qualquer forma gostei, a escrita é fluida e a mente da giovanna é bem cativante, te dando vontade de ler.
comentários(0)comente



Michelle 02/07/2023

A vida mentirosa dos adultos
Pela voz e olhares da adolescente, Giovana, um livro repleto de mentiras e verdades ... pequenas e grandes ... das nossas vidas.
comentários(0)comente



Lena.T 29/06/2023

Como vi em alguma resenha aqui no?
Skoob, o livro fala sobre Autoconhecimento, sobre as etapas da vida, e principalmente da visão de quem as vive. Com trechos bastante despudorados, o livro é fluido e demonstra a complexidade do desenvolvimento humano. Estava com bastante expectativa, e me entendam, gostei, é uma bom livro. Mas esperava mais dele, seguindo as indicações que recebi.

Boa leitura ?
comentários(0)comente



Marina 26/06/2023

Tenho gostado bastante do estilo dos livros da Ferrante. Contando com a tetratologia, esse deve ser o seu sexto livro que leio. Como sempre, sua trama tem "um quê" psicológico, umas questões existenciais e muuuuitas ponderações do personagem, que no caso é a Giovanna. Desse jeito, dá para se entranhar bastante nos dilemas de crescimento, família, amizade, amor, encantamento e nas muitas desilusões de Gianní. A adolescência é uma fase meio desencaixada da vida mesmo... é preciso se descobrir. E Giannì se mostrou obstinada nessa busca.
comentários(0)comente



Thaís Brito 24/06/2023

É desassossego que você quer?
Eu tinha vontade de ler Elena Ferrante, mas nem sabia muito bem o que esperar. Que surpresa boa. Foi um dos livros que me tirou da zona de conforto. Tem partes cruas, fortes, que me trouxeram inquietação. E foi mais curioso ainda me identificar com a personagem principal com uma parte do dilema que ela enfrenta dentro da família. A autora nos dá uma visão privilegiada da passagem da infância para a maturidade de Giovanna, com todas as suas dúvidas sobre a própria identidade e absorvendo o impacto das descobertas sobre as falhas dos adultos que serviram de referência para ela até então. Gostei muito da jornada.
comentários(0)comente



Cla Motta 22/06/2023

Autoconhecimento
Giovanna é uma adolescente tentando se descobrir através da relação com seus pais e sua tia. No livro, você acompanha esse crescimento da personagem e compartilha com ela suas inquietações e questionamentos.
comentários(0)comente



Natalia 21/06/2023

Esperava mais
Este é o primeiro livro da Elena Ferrante que leio, e me decepcionei. A temática é interessante, mas o desenvolvimento da história não me agradou. Achei meio vazio, assim como o final.
Teve pontos interessantes como quando os filhos percebem que seus pais não são perfeitos e que cometem erros, as inseguranças da adolescência, início sexual, etc.
Mas pra mim a história foi fraca.
comentários(0)comente



Carina28 19/06/2023

Não funcionou para mim
Confesso que esperei muito desse livro, e para mim não funcionou.
Achei a leitura cansativa, e muitas vezes até entediante. Aborda alguns temas necessários, mas não me atraiu a história.
O final eu achei muito sem graça e previsível.
comentários(0)comente



Renata @paraquemgostadelivros 14/06/2023

Giovanna é uma garota napolitana que escuta o pai dizendo à sua mãe que ela se parece com sua tia paterna Vittoria, que ela não conhece, por ser brigada com seu pai.
Então, Giovanna decide conhecer sua tia e, a partir daí, começa a mudar seu comportamento, a enxergar seus pais de forma diferente e se aproxima de pessoas ligadas à sua tia, tentando se descobrir e se conhecer melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mih 13/06/2023

Seco e sem frescura
O livro aborda os trâmites e problemas da vida adulta e, principalmente, da adolescência. A história é boa, mas não a achei instigante. O livro é fluído, acho que alguns personagens ficaram de fora de uma exploração melhor. De resto, o livro é bom.
comentários(0)comente



1096 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |