A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Laura.Radicchi 08/08/2020

Este foi o meu primeiro livro da autora. Achei a leitura bem fluída. O livro é dividido em 7 partes que contam a história da protagonista Giovanna dos 13 aos 16anos.
Em muitos momentos me vi na protagonista, principalmente nos momentos em que mostram a relação dela com o pai. Em outros momentos confesso que achei ela uma adolescente chata e mimada. Mas ai lembrei que algumas palavras que meu pai me disse quando se divorciou da minha mãe ficaram marcadas e eu carrego as cicatrizes até hoje, quase 20 anos depois.
Toda a trama sobre crescer, experienciar os laços familiares de maneira intensa é muito bem descrita pela autora. A única coisa que me deixou desanimada foi o final em aberto. Eu gostaria de fato de saber o que acontece com Roberto e Giuliana, aliás queria fazer um parantese. A adoração que todos tinham por Roberto me lembrou muito a adoração que os personagens do livro O coração é um caçador solitário tinham pelo mudo John Singer, no livro o mudo era a cola social que uniam todos os personagens. Roberto não é a cola social e sim a pulseira e a tia Vittoria mas achei interessante o fascínio que todos tinham por ele.
Nah 15/08/2020minha estante
Por onde conseguiu ler ?

Patricia.Olazar 08/08/2020

Leiam
Sem muitas palavras, apenas LEIAM!
Me prendeu do início ao fim, vale a pena a leitura.

Vivian.Panizzi 06/08/2020

É bom.
Não é meu gênero preferido de leitura mas até que foi interessante, a escrita é boa e não gostei do final.

Caio Dantas Cabral 05/08/2020

Experiência de leitura:
Imagina essa situação:

eu estou lendo um livro rapidamente, o devorando, o tempo voa e tenho lido 50 páginas sem nem perceber. no entanto, a história não é tão boa, é simples, muito linear, e sem grandes reviravoltas na trama.

e eu me pergunto, o que me mantém preso nesse livro e está me fazendo ler ele tão rapidamente? ?caramba, eu vou terminar ele em 3 dias.?

a resposta: a escrita da autora é simplesmente incrível, bastante agradável e incrivelmente fluida. eu lia páginas e páginas, e não percebia o tempo passar.

eu estou falando do livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. o livro que finalizei recentemente. ele foi o livro que veio no mês de junho no clube Intrínsecos.

ELIOMAR.MIGUEL 03/08/2020

Eu achei que a leitura flui bem, por mais que em alguns momentos ela fique muito carregada, dificultando a concentração.
A história começa interessante, mas ao todo não gostei tanto.
Não é um livro que indicaria para os amigos.

Blenda.Michela 03/08/2020

História prende e final decepciona!
A autora tem uma escrita que prende o leitor, livro muito bem escrito, que traz um relato da perda da infância e início da adolescência de maneira bem singela. Ela não poupa detalhes. No entanto o final decepciona pois acontecem fatos que deixam a história em aberto e o leitor fica sem entender, principalmente a decisão final da Giovana. Gostaria que todos os pontos do livro tivessem sido fechado e não restassem dúvidas sobre o destinos dos personagens.

Susy 02/08/2020

Não curti.
Acabei de finalizar o livro e eu não gostei . Esperava outra coisa do livro e me decepcionei. O início do livro é muito cativante, começa com uma criança contando a visão dela dos adultos e como ela descobre que um adulto mesmo que ensine que uma criança não pode mentir, faz totalmente ao contrário e que a vida não passa de uma farsa, acontece que com o passar do livro vira a história de uma adolescente chata e o final é completamente decepcionante, eu esperava que ela virasse adulta no livro e refletisse sobre as questões do que faz a vida dos adultos ser uma farsa. O que não aconteceu . Nunca tinha lido a autora e com a leitura desse livro não tenho interesse em pegar outras histórias para ler.

Ju 02/08/2020

Primeiro livro da Ferrante
Leitura extremamente enrolada! Não achei nada demais em nenhum personagem.. faltou um final mais chocante, algo mais inesperado.

Jacque Mayer 01/08/2020

Não desgostei, mas também não amei
Sendo objetiva aqui, a leitura flui bem. É uma história potencial, mas pra mim faltou um objetivo mais claro para os personagens.
Não fechou bem, não encontrei o ponto alto do livro.

vivsyumie | @vivsbookshelf 01/08/2020

Minha primeira leitura com Elena Ferrante
Gostei da escrita fluída da autora que sempre me deixava cada vez mais curiosa sobre a história da família da Giovanna. Mas depois de passar da metade do livro, percebi que, para eu gostar ainda mais da leitura, precisava haver um objetivo por trás de toda a aventura da personagem.

Mais resenhas no Instagram @vivsbookshelf

Fla @flaavilar 27/07/2020

Cansativo
Primeiro contato com a escrita da Ferrante e Confesso que fiquei bastante decepcionada. A proposta do livro não é ruim, mas o desenvolvimento sim. Os personagens não são nada cativantes e as motivações para os acontecimentos são mal trabalhos.

Rosana Miyata 25/07/2020

Só tinha lido um livro da Elena Ferrante e não tinha gostado, aí comecei este com bastante receio. Não foi uma leitura que me prendeu do começo ao fim, mas foi boa no geral e me tirou a impressão ruim que tinha ficado com a leitura anterior.

Iris 24/07/2020

Primeiro contato com Ferrante
Através do Intrínsecos tive a oportunidade de ler Elena Ferrante pela primeira vez. Acho que nunca li nada semelhante. Me senti lendo um fragmento da história de Giovanna, desde o início de sua puberdade até o início da sua vida adulta. Ao longo do livro acompanhamos a transição da personagem de criança para adolescente e de adolescente para mulher e todos as questões típicas desse recorte da vida de uma mulher.
A narrativa pode chocar alguns, creio eu por ser contada de maneira muito simples e crua, sem floreios.
Gostei muito e pretendo ler mais obras da autora.
Cíntia T. 03/08/2020minha estante
Tem uma série dela que começa com A amiga genial, se não me engano. Uma amiga minha adora a ferrante e tudo que ela me contou sobre a narrativa me parece bom. Quero conhecer a obra dela também.