A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

julia776 17/12/2023

Como pode elena ferrante saber tanto sobre mim
Amei muito sempre me identifico demais com as personagens da elena (kk) talvez por serem livros que sejam voltados para histórias e vivências compartilhadas por mulheres, mas nunca tinha me identificado tanto com alguma personagem como me identifiquei com a principal desse livro!! todas as questões dela, o problema da identidade, de validação, de questionar a imagem que tem dos pais, o conflito com a sua personalidade, a procura por talentos especiais e a busca por um lugar que ela se encaixasse, enfim, tudo foi tão bem escrito que fez com que eu me identificasse a cada pg lida. todos os livros dela fazem com que eu queira conhecer mais obras suas enfim amo muito?

Vi 14/12/2023

Eu me senti com 13 anos vivenciando todos os meus traumas de vida. parabéns elena ferrante ninguém acima de você quando se trata de esmiuçar todos os cantos da alma de uma mulher.

Maria17641 13/12/2023

Relatable demais kdkdkdk
é um livro simples e profundo ao mesmo tempo. as intrigas de família, a ideia de crescer sendo menina e a relação que vc tem com os seus pais tendo isso em ótica. é leve e pesado ao mesmo tempo mas mostra muito da confusão que sentimos quando começamos a definir quem somos

anaclvtt 12/12/2023

Me senti abraçada
Foi uma história que parecia que a autora tinha entrado na minha cabeça com 13 anos e descrevesse todas as sensações mais estranhas sobre estar crescendo, as estranhezas do corpo, e até o tanto que Giovanna era sensível a ponto de notar coisas que passam muito despercebido.

Personifiquei a Tia Vittoria como a Vóvó Gigi de Irmão do Jorel!
A escrita da autora me pegou muito, senti falta de um final, mas é daqueles livros que não precisam de um, o decorrer dele como um todo já diz muito.

Alguns trechos que amei:
?Com bons pensamentos ficamos bonitas, mas enfeamos com os ruins, temos de arrancá-los da cabeça?

?Ela queria várias coisas ao mesmo tempo, e isso a mantinha em um estado permanente de descontentamento?

?Um homem que gostava de causar boa impressão nos desconhecidos, mas não hesitava em magoar as pessoas cujo afeto já tinha conquistado?

?Será que é tão fácil - pensei - morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver??

?Somos duas pessoas que aguentam tudo porque não sabem fazer nada e não têm importância alguma?

myhtuck 11/12/2023

A vida mentirosa dos adultos
"Será que é tão fácil - pensei - morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver?"

Nota: 3/5

bruna3810 09/12/2023

Totó das ideias
Te falar, esse livro me deixou totó da cabeça pô, já mudei a avaliação dele umas 3 vezes, simplesmente porque desde que eu terminei não consigo tirar a história da cabeça e a cada dia me vem uma nova perspectiva e com isso uma nova opinião kkkkkryng

sinto falta da gianní 50 vezes por dia, acho que me apaixonei por ela, e tem também o fato de eu querer muito olhar nos olhos dela e ficar ali por um tempo até tentar minimamente compreendê-la e acessá-la

sinto falta de cada personagem, que são quase palpáveis, reais, é uma realidade expandida, leitura seca, que rasga o pensamento e quase que olhamos de lado como num filme de terror aquelas partes que nos deixam extremamente desconfortáveis, como num dia de calor com uma roupa quente, uma estafa, um incômodo que arde e ao mesmo tempo me faz sentir viva, humana, nem heroína nem vilã, e sobretudo incerta, passageira

embrulhada com esse livro, virada de ponta cabeça, mas oque me deixa passada chocada é que não foi de cara, com o passar dos dias ele se torna melhor, quando você digere tudo que acabou de ler e fica tilelê das ideias, será que é um dos meus favoritos? não sei dizer hoje, quem sabe amanhã

em resumo, como diria casimiro, me encontro totó das ideias, fim.

Tai 08/12/2023

Adorei a história, me envolveu, me fez querer ler mais um capítulo e depois mais um e mais, porém o final deixou um pouco a desejar.

Luzz 08/12/2023

Uma obra prima mas sem final
Não sei se foi uma boa leitura pra começar, se os outros são melhores, espero que sim porque agora é certeza que vou atrás de ler algo mais dela.
Eu nunca me interessei pelos livros da Elena e confesso que no começo tava bem chatinho, não acontecia nada só apresentava mto personagem e contexto da vida da Giovanna. Mas depois, vai rolando bastante coisa, traição, relacionamentos, amizades e desamizades?
Enfim, o final é péssimo. Odeio final aberto e nesse caso ficou tipo escancarado. Motivo de perder 1 estrela.
A coisa que mais achei incrível é a veracidade na história , nas cenas, uma realidade desconfortável então se vc ficou mal, acredite, provavelmente era a intenção pq na vida as coisas são assim também?

Bárbara Vargas 07/12/2023

Final chocho
A história é muito boa, a narrativa é fluida e sempre dá vontade de ler ?só mais um capítulo?. Mas, o desfecho deixou a desejar, ficou um final em aberto e não proporcionou a conclusão satisfatória para fechar a narrativa.

Josy.Ribeiro 06/12/2023

Foi uma leitura bem diferente do que tô acostumada. A história é difícil mas você acompanha o crescimento da personagem e vai se envolvendo na trama. Não sei o que eu estava esperando no final, mas acho que eu esperava mais.

yas 02/12/2023

“no plot, just vibes” na maior parte do tempo, com foco no psicológico da protagonista. é definitivamente um livro que incomoda, girando em torno, além da sexualidade de uma pré-adolescente, de como um simples comentário dos pais afetou na construção da imagem ideal da criança. acho que é uma história pra ser digerida por um tempo, a leitura é fluida apenas em algumas partes, porque em outras a história fica um pouco parada, apesar dos capítulos serem curtos. o final deixou um gostinho de “só isso?”, mas, no todo, foi interessante.

Erica201 29/11/2023

Devastador
Eu amei a leitura. A escrita e o desenrolar da história te prendem de uma forma inexplicável. Acompanhar o crescimento e se identificar ao longo desse caminho foi o que me encantou.
Fiquei no final com um gostinho de quero mais.

Stella 24/11/2023

Demorei um tempão pra ler esse aqui, talvez por estar passando por uma super ressaca literária ou pelo livro mesmo (o que acho difícil já que acho a escrita da elena ferrante muito cativante). fala muito sobre a transição entre a infância e adolescência, de uma forma que me incomodou muito, mas acho que o objetivo é exatamente esse:
mostrar como crescer é confuso e incômodo.

Nai 22/11/2023

Elena Ferrante nunca erra
Os livros de elena sempre me pegam muito mesmo após finalizar a leitura, são livros que fico dias pensando, ruminando as informações que absorvi na leitura
Incrível como Elena consegue abordar pontos sensíveis de uma forma leve e interessante

Morgana.Paulino 20/11/2023

O nome precede o sujeito
O nome precede o sujeito é uma frase falada na psicanálise, que quer dizer que aquilo que dizemos ou como nominamos alguém, dirá muito sobre como essa pessoa irá se manifestar em termos de personalidade e comportamento.

Para mim, essa é a premissa desse livro de Ferrante, quando dizem para a protagonista que ela é feia. Dizer determinadas coisas, em determinados momentos do desenvolvimento de uma pessoa, vai ter marcas tão profundas quanto o momento vivenciado.

Não é meu livro preferido de Ferrante, mas faz sentido na sua obra de uma visão mais geral, abordando sempre o tema do feminino.