A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Amandioca 29/06/2020

Nossa, que saco...
Que livro horrível, senhoras e senhores! Estou muito brava porque:
1. Joguei dinheiro fora com a assinatura do intrínsecos apesar do livro ser lindo;
2. Perdi 2 dias da minha vida lendo essa besteira sendo que poderia ter lido algo muito melhor.

Tenho muitos motivos pra não ter gostado dessa história, mas vou citar os 10 principais:

Primeiro: a personagem é uma menininha mimada que acha que todo mundo tem que amá-la e fazer as suas vontades.
Segundo: a cada duas páginas a autora fica repetindo que ela é feia, que ninguém gosta dela, que todo mundo acha ela feia, que MEU DEUS ELA É MUITO FEIA.
Terceiro: apesar de repetir mil vezes que ela é feia, todo mundo se apaixona por ela e fala que ela é linda.
Quarto: existem vários personagens desnecessários para a trama, que estão lá só por estarem mesmo.
Quinto: a história vai do nada para lugar nenhum, uma trama sem pé nem cabeça.
Sexto: a autora fala desnecessariamente sobre sexo, apesar da personagem ser UMA CRIANÇA!!!!
Sétimo: a personagem só se preocupa em conquistar TODOS os homens da história e ainda quer roubar o namorado da tal da Giuliana.
Oitavo: a narrativa é enrolada demais e a autora (na minha percepção) só queria usar uma linguagem rebuscada pra ser Cult.
Nono: fala muito de muitos personagens mas não faz com que a gente crie uma conexão com eles, só consegui odiar todos mesmo.
Décimo: o principal mistério, que era a tal da tia, não fede e não cheira e no fim ela quase nem tem importância para a história.

Em resumo, achei péssimo. Quem concorda, respira.
Adriana 29/06/2020minha estante
Ufffa. ... só de ler sua resenha já achei um Saco o livro ? rs

stelasxs 29/06/2020minha estante
Oi, te interessa me vender?

Juliana.Rissardi 29/06/2020minha estante
Kkkk fiquei curiosa em ler.. mas depois dos seus comentários, já odiei junto com vc kkkkk com certeza essas percepções não são em vão.

elle carmo 29/06/2020minha estante
avaliou bem, tem um monte de gente dizendo que não gostou e dando 4 estrelas, ué ?

Amandioca 29/06/2020minha estante
Aaaaa que bom que não fui só que que não gostei!! Hahaha eu via a galera dando 4 ou 5 estrelas e ficava tipo ?????

Suelen Matos 29/06/2020minha estante
Eu também odiei. Sinto que perdi tempo.
Ódio define o esse momento.

Aline.Silva 03/07/2020minha estante
Eu odiei tambem, se não fosse tão bonito teria queimado ?

Jotape 08/07/2020minha estante
Concordo com tudo em grau, número e gênero. E ainda digo mais: parece um livro de swing, todo mundo pegando todo mundo, um troca troca, nem parece que o livro fala sobre >crianças

Daniel 22/09/2020minha estante
Respirando 20 x aqui
E aquele lenga lenga interminável por causa da tal PULSEIRA?
Achei tudo ruim, a começar pela capa MEDONHA.
Meu deus! cadê a Ferrante da tetralogia???

Leticia 27/02/2021minha estante
Não conseguiria ter definido melhor minha própria opinião.

Mah 10/05/2021minha estante
Queria ter lido sua resenha antes de comprar ou antes de começar a ler. Li até o fim, na esperança de achar pelo menos um pouco do que vi o povo falando, mas terminou pior que começou.

Lilane 19/06/2022minha estante
Tô mesmo tentando respirar kkkk Concordo com o péssimo! Acabei de ler esse livro nesse exato momento e minha cara tá de " ah.. será que pulei alguma parte sem perceber?" Vou ter que ler outros livros da autora pra tentar tirar o gosto ruim da boca. Arrisco?

Caroliis 20/06/2020

A verdade nua e crua de como é crescer e desapegar dos aspectos da infância
Na história, a autora traz, sem mascarar ou romantizar, como é passar pela transição da infância para a adolescência, descobrindo-se mais adulto, fazendo-nos refletir e lembrar, em diversos momentos da trama, como foi essa época para nós.

***

A história começa quando Giovanna, a personagem central da história, ouve uma conversa de seus pais e a frase “Ela está ficando igual Vittoria” proferida pela boca de seu pai, que, naquela época, ainda era uma figura de alta representação para ela, seu herói de mesmo sangue, dando o pontapé inicial para o desenrolar da trama, para as buscas das menina pelo entendimento de quem é a tia e o que significa, para ela mesma, aquela comparação (em sua opinião, preocupante e horrível), já que tia Vittoria é a pessoa que seu pai mais odeia e que, em sua casa, sempre é motivo de menções relacionadas ao mau sentido.

A partir do momento em que decide procurar pela tia, Giovanna embarca em um mundo totalmente diferente daquele no qual cresceu, com o qual está acostumada. A menina, confusa diante o período pelo qual está começando a passar, vê uma grande necessidade de se tornar mais próxima à tia, que revela-se uma mulher vulgar e totalmente diferente daquelas com as quais está acostumada a ter a sua volta e que, com o passar dos encontros de ambas, começa a exercer grande influência sobre a menina.

Com o passar do tempo, as máscaras dos adultos ao redor de Giovanna vão caindo. Traições e mentiras surgem e fazem-na questionar o porquê de ter que seguir as palavras impostas se nem mesmo aqueles que as pronunciaram cumprem-nas.

***

A cada parte em que o livro é dividido, Elena Ferrante nos mostra o crescimento pelo qual Giovanna passa dos 13 aos 16 anos, descobrindo-se diferente de quando era garotinha, explorando cruamente, em alguns momentos, a sexualidade que começa a aflorar mais nesta fase (também influenciada pelas experiências pessoais que a tia comenta com ela), a necessidade que surge de não seguir as palavras dos adultos, uma vez que estes mesmos se revelam mentirosos e o aparente amor pelo qual a menina espera que a note e que a transforme, novamente, em uma pessoa diferente.

Em cada uma das páginas, a história nos mostra, sem filtros e o mais próximo da realidade possível, como é crescer, como é descobrir que os adultos não são aqueles heróis que achamos que são quando somos pequenos, como é experimentar novas vontades e experiências diferentes as quais estamos acostumados. O livro apresenta como é ser humano.

***

Embora com algumas cenas que me incomodaram um pouco pelo próprio incômodo da personagem com certas coisas que decidira fazer, a leitura flui muito bem. É interessante observar a personagem crescendo, deixando a infância cada vez mais para trás e tendo que descobrir como lidar com as diversas mudanças proporcionadas pelo crescimento.

Em diversos pontos da história, conseguimos até nos identificar, pois crescer é confuso e apenas nós mesmos podemos construir quem seremos e conseguir nos entender, cedo ou tarde. É disso que o livro se trata: Crescer e descobrir quem somos.
Geórgea 09/09/2020minha estante
Ótima resenha! Fez com que crescesse meu interesse pelo livro, apesar de acreditar que será uma leitura bem difícil, pois esse tema aciona tantos gatilhos...

Benedito.Almeida 13/09/2020minha estante
Fui com tanta expectativa ler esse livro, afinal vi tantas pessoas tecerem elogios à autora, entretanto achei o livro bem mediano.

Benedito.Almeida 13/09/2020minha estante
Achei ele bem parecido com o Livro de Líbero.

@mcaroliinaq 09/11/2021minha estante
Que resenha incrível!

Emy 30/01/2022minha estante
eu criei um grupo no zap para os assinantes da intrínsecos se alguem tiver interesse so me chamar aqui no chat

Fofa 09/09/2022minha estante
Achei o livro médio e decepcionante

Jess.s2 22/01/2024minha estante
Gostei da história, mas me senti perdida em alguns momentos. Estava com muita expectativa, mas achei somente ok.

Camila Felicio 13/10/2023

"A obediência é uma doença de pele?"
Outro livro incrível da Elena Ferrante!! Mentiras e mentiras, a loucura napolitana, o desejo de fulga, o arrogante que fala italiano e o degradado que fala dialeto! Temas que a Ferrante tanto ama encontramos também nesta obra.... Além de muita traição, que após reflexão eu também cometerei kkk, durante meus 18 anos como leitora sempre tagarelei sem pestanejar que a Allende era minha alma literária, pois veio 2023 e trouxe à luz meu lado Ferranter!
Estou apaixonada por esta mulher, até minha má experiência com "Um amor incômodo", não foi de todo mal, foi.. incômodo mesmo... Tanto que farei releitura, quem sabe minha versão de 2023/2024 entenda melhor o livro!
Sobre "A Vida mentirosa dos Adultos" eu me surpreendi com a fluidez, achei muuuito mais fluído que a Amiga Genial, super profundo, tenso e cheio de momentos hiper marcantes, e como todo livro que já li da autora, passei do amor ao ódio com
vários personagens, neste caso com Vittoria e Andrea!
Super recomendo, mas não creio ser uma boa leitura inicial!
Fabio 13/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Camila! ????
Adorei!

Camila Felicio 13/10/2023minha estante
Obrigadaaaaaaa!!!!!! tou apaixonada pela autora kkk

Fabio 13/10/2023minha estante
Percebi, Camila kkkkkmk, e sua empolgação está me empolgando a ler mais livros dela! ?

Camila Felicio 14/10/2023minha estante
KKKKKK Queeee bom!!!!!!! Quero ver se sigo a tetralogia dela ?

Fabio 14/10/2023minha estante
Vou acompanhar todas as suas atualizações!?

Camila Felicio 14/10/2023minha estante
??

Thaais.bit 30/03/2023

O inicio é ruim e o fim parece o início
Sinceramente quando peguei pra ler achei que era um livro sobre descobertas, mágoas, a transição pra juventude e tal
Tem essas passagens no livro, mas nada interessante que te faça pensar sobre a vida, refletir ou ate se identificar
Na verdade é bem chato e apesar dos capítulos curtos demorei + de 1 semana pra ler.
Eu não consegui entender direito qual o sentido do livro, ou sou muito burra ou esse livro REALMENTE é sem nexo, pq assim acontece algumas coisas que interligam a outras e de repente bum não da em nada, a gente fica perdida no meio dos pensamentos.
enfim n percam seu tempo, tem livros mais interessantes por ai ?
Caian.Gabriel 30/03/2023minha estante
Muito bom, nota 0

Thaais.bit 31/03/2023minha estante
exatamente

CInt_lo 12/04/2023minha estante
Li e também tive essa percepção, a maior parte dos personagens não é coeso sempre agindo de forma dúbia e com segundas intenções mas ao mesmo tempo a história não caminha pra lugar algum

Thaais.bit 14/04/2023minha estante
sim terminei de ler e fiquei com aquela sensação de "o que acabou de acontecer aqui" kkkkkkkk

CInt_lo 14/04/2023minha estante
Como se a adolescência acabasse com o início da vida sexual sabe

Aline.Silva 22/06/2020

PÉSSIMO, de longe um dos piores que já li
Ruim, sem nexo, ainda com pornografia infantil, eu detestei. Foi minha primeira experiência com a autora e não quero ler nada dela nunca mais. O final é a pior parte, não chega em lugar nenhum. A edição do intrínsecos por ser linda pelo menos serve de enfeite, o livro em si, nem para segurar mesa bamba.
Vinícius Alves 23/06/2020minha estante
Como conseguiu ir tão longe na leitura? Porque foram várias páginas kk

Aline.Silva 23/06/2020minha estante
Foi coletiva, então ajudou MUITO rs

Nicole 24/08/2020minha estante
Nossa, SIM! O livro vai de nada até lugar nenhum, a personagem é insuportável e cheio de passagens de pornografia infantil que me deixaram de estômago embrulhado.
Por algumas resenhas que li aqui no site, achei que tinha recebido outro livro por engano..

Felipe Celline 03/04/2021minha estante
gente, não gostar do livro, ok!
Mas se referir às cenas de Giovana e Angela como se fossem "pornografia infantil"?
Isso não tem o menor cabimento.
A autora está narrando experiências que são até comuns nesssa idade de 12, 13 anos, principalmente lá nos anos 80, 90.
Além do mais, a psicanálise discute profundamente o tema da sexualidade desde os primeiros anos de vida! E isso no século passado.

Fernando.Aguiar 07/06/2020minha estante
Concordo. Também foi minha primeira experiência com a autora e não pretendo ler mais nada dela...

Nathália 13/06/2020minha estante
Meu Deus, eu achei que o povo ia querer me cancelar, mas até aonde vi, ninguém gostou... Foi minha primeira leitura da autora e provavelmente a última

Fernando.Aguiar 26/06/2020minha estante
Eu também detestei, nunca mais...

Maddu / @litera.poesia 05/06/2020minha estante
O tema de abuso infantil foi jogado no lixo!!! Tinha TUDO para ser uma leitura agradável, se ela tivesse se posicionado sobre algumas coisas.

Lua 12/06/2020minha estante
Tive a mesma impressão.

Nathália 13/06/2020minha estante
SIM CARA! chateada com isso

Nana 21/09/2020

Gostinho de quero mais...
Desde que li "A amiga genial" e toda a série napolitana, me tornei fã de Elena Ferrante, gosto de tudo que ela escreve, e com esse livro não foi diferente.
Temos aqui vários temas tratados em suas outras obras como a diferença de classes sociais, a adolescência, a perda da inocência, traição, amizades e relacionamentos familiares.
A história é bem comum e seus personagens são tão reais que parecia tudo verdade.
Giovanna, a personagem principal, é uma garota de 15 anos que ao conhecer sua tia Vittória, se depara com várias mentiras na família e com isso vai amadurecendo aos poucos.
Só não vou dar 5 estrelas porque o final ficou muito vago, mas a minha esperança é que tenha um novo livro com esses personagens. Acredito que essa história não parou por aqui, tem mais a ser explorado!
Bete 21/09/2020minha estante
Vai trocar?

Nana 21/09/2020minha estante
Esse não

Bete 21/09/2020minha estante
Que pena!!!

ElisaCazorla 06/11/2023

Que coisa mais chata!
Dou por encerrada as leituras dessa autora porque, embora seja uma leitura fluida, seus tramas me amarram no começo mas logo depois me perco nos enfadonhos personagens e seus problemas adolescentes sem a menor graça.
Terminei esse porque me obriguei. Os personagens tão interessantes do começo desaparecem para darem lugar aos chatos adolescentes, o que parece ser a fixação da autora nos últimos livros.
Não encontrei a potência que li em Um Amor Incômodo ou Dias de Abandono ou A Filha perdida.
Foi bom enquanto durou, Ferrante, mas tchau, bela!
Silvana (@delivroemlivro) 07/11/2023minha estante
Além da capa medonha...

ElisaCazorla 08/11/2023minha estante
Essa capa é um horror mesmo!

Nalaura9 31/12/2023minha estante
Primeiro contato com a Elena, tinha muita expectativa e gostei até da escrita, mas abandonei. História CHATA, personagem INSUPORTÁVEL e sem paciência nenhuma pras ""questões"" da adolescência.

Daniel263 12/02/2021

O primeiro de muitos!
2ª leitura de 2021.
(E meu 1º contato com Elena Ferrante!)

Que livro fenomenal!
Não posso falar muito, pois foi uma escolha do Clube de Leitura que faço parte - e a reunião será hoje a noite...

A obra é quase um romance de formação exclusivamente focada na passagem da infância para a adolescência.

Giovanna, protagonista e narradora, nos conta sobre as experiências de desconstrução de discursos impostos por adultos e suas lutas para compreender a verdade.

Ao longo da narrativa, máscaras caem sucessivamente, enquanto a heroína vai construindo sua identidade e personalidade.

Gostei muito da desenvoltura do enredo e da narrativa. A evolução da trama é envolvente e bem gostosa!

site: https://www.instagram.com/p/CKtoUxbjmrp/
Marina 12/02/2021minha estante
que interessante! Qual é o clube de leitura do qual vc participa? :)

Daniel263 14/02/2021minha estante
Eu participo de um, off-line, com amigos. Ele já existe faz uns 8 anos e já teve 47 livros/encontros - mas por conta da pandemia é todo on-line agora! ?

Marina 14/02/2021minha estante
Uau! Que demais! Vida longa! ?

yas 30/04/2021

Ao fechar o livro não pude deixar de notar a sensação de espanto por ainda não ter conseguido absorver tudo que ocorrera nesta obra tão bem escrita.

Como meu primeiro contato com a autora, não poderia estar mais maravilhada e afetada por suas palavras tão cruas e reais.

Acompanhar o crescimento de Giannì e suas percepções do mundo dos adultos foi uma jornada equivalente a uma montanha-russa, com suas bruscas mudanças entre altos e baixos, entretanto mesmo em meio a esse turbilhão de emoções, experienciar a adolescência da personagem e ter momentos de identificação certamente trouxe um toque de enorme sensibilidade à narrativa.

A escrita de Ferrante nos prende, nos traz desconforto mas, acima de tudo, dialoga de maneira admirável com questões e situações totalmente verídicas e necessárias.
lio 30/04/2021minha estante
ah, adorei a resenha! estou pensando em ler esse livro, mas estou com bastante dúvida

yas 30/04/2021minha estante
confesso que eu fiquei assim por um tempo também mas te encorajo muito a ler, quando comecei não quis mais parar

Fabíola Luna 01/05/2021minha estante
Adoro suas resenhas, Yas!

Nathália 10/01/2021

Bom, mas não compare aos anteriores!
Não há a mesma loucura da perda de fôlego extenuante da tetralogia napolitana, por exemplo, mas a natureza dilacerante ainda é a de Ferrante. Ela não perde a oportunidade de mencionar como somos patéticos e apegados a frescuras que somente os adultos criam para si mesmos.
Começa bem, perde o ritmo no meio do caminho e o final, como sempre, deixa uma ponta aberta para refletirmos sobre o desenrolar do que poderia acontecer. Não me empolguei com o enredo, mas me apego sempre as cutucadas que Elena sabe dar tão bem.
OsLivrosDaTha 10/01/2021minha estante
Oie, passando pra te convidar a conhecer meu insta literário @oslivrosdatha ?

Fe santiago 18/01/2021minha estante
Vale a pena os outros dela? Esse foi meu primeiro dela e achei bem sem graça. Criei expectativas por conta do que já tinha ouvido falar dela... mas achei esse bem mediano. Li na força...

Nathália 08/08/2021minha estante
Fe, eu gostei muito da tetralogia, pois me senti dentro dela. Ferrante consegue trazer muito realismo aos personagens. O terceiro da serie é o mais cansativo na minha opinião, mas tambem gostei. Foi uma leitura que me marcou muito.

Boni 12/06/2020

Um bom livro
A vida mentirosa dos adultos foi um livro que me surpreendeu com sua escrita e fluidez (primeiro contato com Elena Ferrante), parecia que estava conversando com alguma amiga e me senti muito próxima dos personagens.
Sobre a história em si, a autora aborda diversas coisas que acontecem com muitas pessoas, e que aconteceu com nossa Giovanna. Brigas familiares, desentendimentos com amigos, crises internas por não se entender, crises por não entender o mundo, as pessoas... Giovanna acaba passando por toda essa fase da adolescência durante o livro, e gostei da forma que a autora descreveu essa vivência dela, foi expresso muito bem.
É legal ver como esse processo ocorre, como, aos poucos, as pessoas acabam entendendo e ficando maduras com o tempo. É normal se irritar com algumas atitudes de Giannì, mas quando pensamos que ela está entre seus 13-16 anos, a gente acaba entendendo o porquê disso tudo e como é importante passar por algumas coisas para amadurecer e finalmente seguir sua vida.
O final me deixou meio confusa, fiquei com muita vontade de saber sobre sua vida adulta, mas acredito que foi dessa forma que Elena Ferrante pretendeu significar o encerramento da infância, que acontece dessa forma para muitas pessoas.
A história faz jus ao título, vemos como muitas coisas da vida adulta são superficiais e falsas, até mesmo "sentimentos".
Acredito que essas são algumas lições que tiramos com o livro: nos amar sempre, acreditar em nosso potencial, não nos comparar, não acreditar em uma vida perfeita porque certamente ela não existe, e estar aberto ao amor, para, quem sabe, sentir a intensidade de Vittoria e Enzo e também o amor leve e puro que Roberto tem por Giuliana.
Gostei muito dessa leitura, ansiosa para a adaptação.
ivana ramos 13/06/2020minha estante
Pfttttt

ivana ramos 13/06/2020minha estante
Já quero ler

Boni 13/06/2020minha estante
Vai gostar amigaaaaa

Lara.Bueno 05/07/2020

GENTE? PQ INTRÍNSECOS???
Olha, não tenho nada a dizer além de que É RUIM
SÓ RUIM
Só li por que veio no intrínsecos, não recomendo, JAMAIS compraria
Gabriela.Melo 05/07/2020minha estante
O primeiro RUIM já me convenceu haha

Jotape 08/07/2020minha estante
Também achei PESSIMO, terminei na força do ÓDIO, não recomendo.

Fernando.Aguiar 11/08/2020minha estante
O pior livro que eu já li! Nojo!