Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1935 encontrados | exibindo 46 a 61

Abduzindolivros 05/06/2022

Essa história é genial de um jeito que eu não sei, só sei que foi assim
Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete ?

Maria.Gabriela 01/04/2024

Vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer...
Gostaria de ter lido com mais tempo. Os personagens são deliciosamente engraçados. Particularmente não tenho experiência com peças, mas achei muito bem descrita, o autor deixa claro os sentimentos que quer repassar a quem assiste.

A história em si é curta e muito rápida, não tem nada que faça o texto ser de difícil compreensão. Os personagens tem características muito humanas e cada um com seus defeitos são defendidos e acusados. Sem dúvida merece todo o reconhecimento que tem.

laura 28/11/2021

O Auto da Compadecida
Li para uma prova da escola, no começo não estava esperando muito dele porque o último que li para a escola foi simplesmente horrível, mas para falar a verdade eu até que gostei desse aqui.

No início eu não estava entendendo muito porque não tinha entendido o propósito do livro, que era realmente ser uma peça, mas depois que fui entendendo, foi ficando bem fácil e rápido de ler.

Também achei engraçado, só n tenho certeza ainda da nota, mas acho que é essa mesmo, fiquei entre 3 e 4, 3 achei pouco, e 4 achei muito, então foi 3,5.

... 21/03/2021

Clássico
Não costumo ler muitos autos ou roteiros teatrais, mas quando decidi entrar nesse projeto solo de ler um livro clássico de cada estado brasileiro eu não poderia deixar Ariano de fora.
É uma leitura muito gostosa, principalmente porque é uma revisita uma vez que tenho na memória de minha infância as falas icônicas do filme.

maria 17/07/2021

Obrigada Ariano
É a minha obra nacional favorita, sou apx pelo filme e o livro é em formato de peça, então foi uma leitura bem dinâmica e divertida. Tem mts aspectos regionais, e faz qualquer nordestino ter orgulho da sua origem.

Beto6 28/01/2023

É uma fábula nordestina, brasileira. E o Brasil é um caldeirão de culturas e nenhuma delas pode ser negligenciada, pois somos feitos de todas elas. João Grilo e Chicó tem um modo a parte de enxergarem o mundo, cheio da inocência daqueles que tem que se enganar pra conseguirem acreditar que o mundo é um lugar lindo, mesmo que esse mundo tente chutar eles pro lado, pra debaixo do tapete de suas próprias histórias. Viva Suassuna.

Aline220 29/10/2023

Gostei bastante mas o filme é muito melhor, não é ruim mas o filme é tão bom que não da para superar. Temos que levar em consideração que foi escrito para ser uma peça então.

Edit: Alguém chamado "Godhett" fez um comentário incrível que explica tudo!
Godhett 29/10/2023minha estante
Síntese do movimento armorial, esculpido pelas mãos de Adriano Suassuna, era de se esperar que o livro não fosse experiência equiparável.

Gabriela3816 26/12/2023minha estante
Concordo contigo Aline.

sofiaaa 19/09/2023

Auto da compadecida
O livro é uma obra de arte, a comédia do livro é muito boa, os personagens são bem trabalhados e o livro pode ser considerado uma obra leve para descontrair.

?????

Nat 27/03/2020

A peça, dividida em duas partes, traz de volta elementos do teatro popular e da literatura de cordel para exaltar o povo humilde e satirizar os poderosos e os religiosos. A história se desenvolve em torno das trapaças de João Grilo (que engana até o diabo) e Chicó.

Não dá para falar muita coisa sobre as loucuras de João Grilo sem dar spoiler, então o que dá para falar é que este é um livro fino e agradável de ler, apesar da dificuldade absurda que eu tenho em ler esse tipo de livro, mas valeu. Já tinha ouvido falar muito, vi a adaptação para o cinema (que eu adorei), então só me faltava ler o livro. As alfinetadas que o autor dá nos poderosos são ótimas e a forma como ele fala das misérias humanas é muito real. Valeu a pena.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/03/lendo-o-brasil-paraiba-o-auto-da.html

Danilo 02/08/2021

Suassuna é incrível!
Chicó e João Grilo estão em busca da sobrevivência. O pobre nordestino precisa dar um jeito para driblar a própria fome. O livro é uma peça de teatro pronta e apesar do seu jeito simples e cômico, essa história não deixa de apresentar um sofrimento constante na vida do sertanejo. Eu amo ver o jeito que João Grilo monta e resolve as confusões, ridicularizando a elite. Essa ridicularização da elite brasileira é um traço incrível do Ariano. Sempre me diverti assistindo suas palestras onde ele fazia chacota da elite e ainda era aplaudido! Rsrsrs? Essa frase resume o que tem no livro:?A esperteza é arma do pobre?
Adorei sua resenha!!! ?

Julia Mendes 03/08/2021minha estante
É de boa de ler sendo peça de teatro? Não muito sou acostumada ?

Julia Mendes 03/08/2021minha estante
Falei que nem mestre Yoda ???

Danilo 03/08/2021minha estante
Ju! É super tranquilo. Essa edição não tem tantos detalhes do que fazer no palco. Então é possível ler sem perder a conexão com a história

Danilo 03/08/2021minha estante
Depois eu vi uns erros na minha resenha. Vai ficar assim mesmo! Hahahah

Fernanda 08/06/2023

Personagens clássicos em uma história folclórica.
Mesmo já tendo visto a adaptação para minissérie/filme várias vezes - e descobri, depois de ler, o quão bem adaptado esse livro foi -, a leitura dessa história foi incrivelmente apaixonante e engraçada. Definitivamente, é um livro que todos deveriam dar uma chance para a leitura por ser e representar tradições de enredo e figuras típicas brasileiras.

Alana N. 24/07/2022

"Não sei, só sei que foi assim."
"Auto da compadecida" é uma obra peculiar e característica.
Sinceramente, sendo essa uma peça, acredito que vale muito mais a pena acessá-la da forma com a qual ela deveria ser acessada, ou seja: na forma oralizada, do que através da leitura.
Claro que com isso não quero dizer que a leitura não é válida, mas existe algo que se perde, com toda certeza.
Muito do que encontramos aqui vem da tradição popular nordestina, dos cordéis, e essa é a melhor característica da trama. Ela é regional, representativa e culturalmente característica. E, justamente por tudo isso, que a mesma se beneficia tanto da encenação.
É uma obra que acho que, sim, todos deveriam ter contato e que vale super a pena.
O filme de 2000, que acredito que todo mundo conhece, é uma adaptação incrível e bastante fiel. Mas, procurando direitinho, também é possível encontrar algumas peças pelas Internet. Fica a forte indicação.

Lucas 27/09/2020

Apaixonado pelo filme, resolvi ler esse livro. Foi meu primeiro contato com um livro que foi adaptado para o cinema, e é muito bom rever a obra descobrindo coisas novas que antes não foram contadas.

Vania.Cristina 18/07/2023

Diferentes encontros e misturas através do tempo
Esta história é um reconto de várias outras, nascidas da tradição popular e publicadas em cordel. Por sua vez, esses contos populares tem origem em culturas muito mais antigas: as peças sobre Nossa Senhora da Alta Idade Média, Gil Vicente e o teatro espanhol do século XVII, a Commedia Dell'Arte francesa... Como diz Braulio Tavares no posfácio dessa edição, é o mesmo DNA dramatúrgico das routines dos cômicos do Teatro de Vaudeville e do cinema mudo norte-americano. Acredito que Carlitos seja um exemplo dessa influência. João Grillo, que já existia antes de Suassuna no Nordeste brasileiro, decende de Pedro Malazarte, Pedro Urdemalas, Lazarillo de Tormes e Arlequim. O que Suassuna fez de mais original nessa obra, além de lhe dar corpo e a forma de prosa, foi a criação de um companheiro para João Grillo: Chicó. Nesse caso ele bebeu na tradição do circo, onde temos a figura do palhaço espertalhão e a do palhaço ingênuo. Mesma influência de Renato Aragão e Dedé Santana. Suassuna pesquisou a fundo a tradição, fez suas próprias misturas e deu uma expressão nova a essas histórias, através da linguagem teatral. Cultura popular é cultura viva, está em constante transformação. E não tem raiz, vem de encontros e misturas, que vieram de outros encontros e misturas. Pesquisa de cultura popular é coisa séria, a ser feita num diálogo respeitoso. As mudanças acontecem naturalmente e só se aceleram quando surgem verdadeiros e criativos artistas. Como foi o caso de Ariano Suassuna.

Jack 13/05/2021

Não sei, só sei que foi assim...
Estava olhando o Skoob e, me veio o pensamento: "Por que nunca escrevi a resenha de uma das minhas histórias favoritas?" E logo a resposta me veio: ela simplesmente não precisa dessa resenha. A fama, por si só, já a precede.
Uma das melhores obras da literatura nacional, que exprime a genialidade de Ariano Suassuna em poucas páginas. Com uma leitura extremamente fluída, é impossível não ler os diálogos com as vozes dos personagens e comparar as semelhanças e diferenças com a obra cinematográfica de mesmo nome.

1935 encontrados | exibindo 46 a 61